Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Os campeonatos estaduais em discussão: clubes do Rio exigem mudança e pressionam a Federação

Em minhas colunas de ontem, no O Tempo, e de hoje, no Super Notícia, falei da necessidade urgente de se mudar a fórmula do Campeonato Mineiro e da maioria dos demais estaduais.

Aliás, é um assunto do qual vivemos falando aqui no blog.

Lembrei que tudo depende dos três maiores clubes; que se quiserem, mudam tudo, já que a Federação Mineira de Futebol os obedece.

No Rio, isso vai ocorrer, porque os principais clubes querem.

E quando uma coisa acontece no Rio, o país inteiro discute e costuma acompanhar.

Uma das manchetes do Globo de ontem foi: “Sem taça, sem faixa – Final inusitada” e fala da falta de graça no título da Taça Guanabara, conquistada pelo Flamengo ao vencer o Botafogo domingo por 2 a 0.

O jornal Zero Hora, de Porto Alegre, publica hoje a união dos clubes, exceção ao Botafogo que ainda não aderiu, para forçar a Federação do Rio a mudar.

Confira:

* “Flamengo, Fluminense e Vasco atacam o Campeonato Carioca e criticam a Ferj”

Clubes divulgaram nota em protesto ao formato do Estadual

FLA

Três dos quatro clubes grandes do Estado – Flamengo, Fluminense e Vasco – resolveram divulgar nesta segunda-feira uma nota conjunta em que atacam o formato do atual Campeonato Carioca e fazem duras críticas à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e ao seu presidente Rubens Lopes.

Nesta terça está convocada uma Assembleia Geral para a eleição do presidente, o Presidente, vice-presidentes e, ainda, membros do Conselho Fiscal para o mandato que vai de 2015 até 2018. E estes três clubes, na nota, lamentam não ter “condições de votar para reeleger o atual mandatário da Federação” e sugerem mudanças importantes no formato do Estadual.

Um dia depois de o Flamengo ter conquistado o título da Taça Guanabara, por já ter assegurado o primeiro lugar da fase de classificação, os clubes sugerem mudanças no atual formato. . .

Confira a nota na íntegra:

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2014/03/flamengo-fluminense-e-vasco-atacam-o-campeonato-carioca-e-criticam-a-ferj-4442596.html


» Comentar

Comentários:
0
  • Nelson Roberto B. Junior disse:

    SAN Chico. É de conhecimento geral a eterna “bagunça” da FERJ…Pregam uma coisa e fazem outra e nada muda!. Pra mim é pura encenação e jogam pra galera. Esses arranjos das federações estaduais e da CBF não mudarão tão cedo, visto as “personas” que estão a frente. Veja o exemplo da CPI do futebol que não virou nada e até o Romário que de vez em quando dava uma estocada parece que já embaiou a espada. Vai ser difícil modificar esse cenário.

  • edson dias disse:

    Thales Rosa, parece que uma das reclamações desses três clubes é que NÃO HOUVE conselho arbitral: A FERJ aprovou o regulamento guela abaixo dos clubes. Vi isso hoje na ESPN.

  • Pedro Vitor disse:

    Nessa questão de público pagantes, não vejo como solução tão fácil, mesmo que haja uma melhor formula de disputa. O preço do ingresso contribui bastante em afastar o torcedor, outra coisa em seguida é a violência, tambem a forma como o torcedor é tratado, em questões emergenciais e tambem outras questões simples de resolver. E tem tambem o fato de que o ir e vir, para o estadio e volta pra casa, seja muito complicado. Alimentação é cara, são muitas coisas que pesam negativamente e nisso a gente coloca ate mesmo na conta o PPV, se o ingresso superar o preço do PPV, já é um ponto que deixa o torcedor longe do estádio.

  • Ednei disse:

    O engraçado é que a proposta dos clubes do RJ é ter um estadual semelhante ao mineiro. No máximo 15 datas por clube.

  • J.B.CRUZ disse:

    Acabar com os estaduais; é “matar” uma tradição de 100 anos…Mata-se as gozações,as brincadeiras o relaxamento de fim de semana..Mata-se enfim a melhor paz de espírito que é a paixão esportiva na rivalidade caseira…

  • thales rosa disse:

    Não entendo isso, os times aprovaram o arbitral que regula o molde do campeonato e agora atacam??? vai entender…

  • Cassiano disse:

    Estaduais com preço de ingresso caríssimos, fadado ao fracasso….

    Sugestão aos clubes, ingresso a preço popular para os estaduais e de teatro para Libertadores e brasileiro (dependendo do adversario) Pode isso?