Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Hoje é o dia do lançamento da Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro, 19h, no Mineirão

Parabéns às jornalistas Nair Prata e Maria Cláudia Santos pela iniciativa:

* “Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro biografa 382 radialistas”

A história do rádio esportivo de Minas Gerais acaba de ganhar um registro de peso: a Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro, que biografa 382 radialistas de todos os tempos. O livro é fruto de um projeto de pesquisa das jornalistas Nair Prata (UFOP) e Maria Cláudia Santos (Rádio Itatiaia) e contou com a participação de 101 autores, entre professores, pesquisadores, profissionais de mercado e estudantes de graduação e pós-graduação. A obra, publicada pela Editora Insular, tem capa do jornalista e chargista Son Salvador e prefácios do presidente da Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE), Luiz Carlos Gomes e do vice-presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão e diretor-presidente da Rede Itatiaia de Rádio, Emanuel Carneiro. O lançamento do livro, aberto ao público, será no dia 24 de março, das 19h às 22h, no Mineirão.

A professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a jornalista Nair Prata, explica que o trabalho de pesquisa durou três anos e teve o objetivo de realizar um inventário biográfico dos principais profissionais com atuação na editoria de esportes do rádio do Estado. Segundo ela, “o propósito da pesquisa foi contar a história do rádio esportivo mineiro – ou pelo menos parte dela – por meio da trajetória dos profissionais que a construíram”.

NAIR

Nair Prata com o José Lino Souza Barros, no programa Rádio Vivo, divulgando o lançamento da Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro.


» Comentar

Comentários:
0
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    E também não reclamaram do gol legítimo do Jô que foi mal anulado…

  • Silvio Torres disse:

    Caro Chico, parabéns às jornalistas pelo brilhante trabalho. E espero que um exemplar do mesmo seja doado á AMCE – Associação Mineira de Cronistas Esportivos. Vários dos nomes que fazem parte desta obra e, consequentemente, da história do jornalismo esportivo do estado são tratados, como diria Nélson Rodrigues, como ratazanas prenhas. Funcionários despreparados e arrogantes tratam jornalistas e radialistas em busca de credenciamento com interrogatórios, exigências e desconfianças absurdos! Enquanto gente que não passa nem perto das funções ligadas ao esporte recebem suas carteiras e infestam os estádios como se fossem profissionais.

  • Cassiano disse:

    É a coisa tá feia mesmo….. Depois de um desabafo destes, só resta ao americanos se unirem e tentarem tirar o America deste buraco em que se encontra.

    O America tem mais presidentes que torcedores……. São 9 presidentes, nove…….

  • Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro disse:

    Caro Chico Maia,
    Estamos caminhando para uma eleição no América e infelizmente nosso futuro é mais sombrio do que a realidade, imposta por esses 9 presidentes, dos quais somente o Marcus Salum, manda na parte do futebol. Uma imcompetência absurda o que andam fazendo com o nosso time. E o pior de tudo é que faltando pouco para as eleições não conseguimos enxergar uma liderança que nos dê esperança de dias melhores.
    Essa diretoria, conseguiu fazer nos últimos 3 anos um dos piores elencos da história americana. Um time completamene sem alma, sem comprometimento em campo, desunido. É claro que somos apaixonados mas nem por isso somos burros. É sabido e notório que não temos elenco, nem time para enfrentar de frente os dois maiores de minas, mas pelo menos luta, garra, tesão por defender nossas cores esses pseudo jogadores deveriam dar em campo.
    Não temos um movimento de oposição dentro do América. Uma instituição com mais de 100 anos e ninguem consegue montar uma chapa para sumir com esse conselho que a cada dia que passa só nos dá decepão, vergonha, acabando com o pouco de auto estima que ainda sobra dos torcedores.
    O time está tão apático, que ontem no primeiro gol do time atleticano, ninguem reclamou de impedimento. Aceitaram tudo passivamente. Não temos um líder dentro de campo e nem na diretoria para nos defender.
    A instituição América Futebol Clube está agonizando e ninguem move uma palha para ajudar. A mídia mineira só quer saber dos dois maiores, pouco se lixando e nem tocando nessa ferida que está presente nesse time e nessa diretoria.
    Precisamos de ajuda. Não deixem o América acabar.
    Nos ajude Chico Maia

    – Belo Hrizonte