Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Exposição relembra Copa da África do Sul com imagens marcantes

Começou ontem e vai até 15 de junho uma mostra fotográfica da melhor qualidade que relembra a Copa da África do Sul através de ângulos totalmente diferentes dos retratados pela grande mídia.

Trabalho de dois grandes profissionais do jornalismo brasileiro: Renato Alves e Iano Andrade.

Pena que é em Brasília, mas quem for lá até 15 de junho poderá prestigiar.

* “Mostra fotográfica revela a emoção e o lado B de uma Copa do Mundo”

Os brasilienses e demais brasileiros já sentem a chegada da Copa do Mundo de 2014. Quem quiser entrar em clima de torcida pode conferir, a partir de 19 de maio (segunda-feira), a mostra fotográfica “Aquecimento”, no Pátio Brasil Shopping, dos jornalistas Renato Alves e Iano Andrade. Profissionais do Correio Braziliense, ambos cobriram a Copa de 2010, na África do Sul.

EXPO1

Os 16 painéis que compõem a exposição mostram os bastidores da Seleção Brasileira e um retrato do público nas ruas, nos bares e nos estádios realizado durante a Copa do Mundo de 2010. A mostra fica em cartaz de 19 de maio a 15 de junho, na praça principal, piso térreo. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

EXPO2

Renato Alves e Iano Andrade cobriram a Copa de 2010 pelos Diários Associados, com missões diferentes. Baseado na Cidade do Cabo, o repórter Renato Alves buscava pautas que mostravam o lado B do evento, relatando os costumes, a política, a economia e os atrativos turísticos do país. Trabalhando como um repórter multimídia, ele enviava textos, fotos e vídeos para serem distribuídos a todos os veículos dos Diários Associados, grupo do qual fazem parte o Correio, o Aqui-DF e a TV Brasília.

EXPO3

Durante os três meses em que ficou trabalhando na cobertura da Copa na África do Sul, Renato circulou entre a população local, conheceu os turistas dos quatro cantos do planeta que aproveitaram o evento para conhecer aquele país, e visitou lugares emblemáticos como a prisão onde o líder Nelson Mandela ficou preso por 30 anos, por desafiar o regime racista do apartheid, e cidades como, Soweto, onde a resistência ao regime era questão de sobrevivência.

EXPO4

Já o repórter-fotográfico Iano Andrade, que durante a Copa manteve uma base em Joanesburgo e também fazia imagens para todos os veículos dos Diários Associados, acompanhou a Seleção Brasileira, antes e durante a Copa, incluindo os preparativos em treinamentos e amistosos pelo continente africano. Um das fotos de Iano, em que o técnico Dunga é flagrado com as pernas tortas, sem rumo, chegou à final do Prêmio Esso de Jornalismo, o mais prestigiado da imprensa brasileira.

E quem mora lá já está curtindo imagens como essas!


» Comentar

Comentários:
0