Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Chile poderá ter a maior torcida estrangeira no Brasil e economia mineira pode se beneficiar

Reportagem na coluna da Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo de ontem, mostra que até 70 mil chilenos poderão vir para a Copa.

Belo Horizonte e arredores podem se beneficiar dessa multidão já que a seleção deles terá a Toca da Raposa como casa

* “Deu a louca no Chile”

Mônica Bergamo

Até 70 mil chilenos podem vir ao Brasil na Copa; 4.000 deles viajam numa caravana de carros, motos e motorhomes, em fila indiana, e muitos dizem ter esperado a vida toda pela chance de ir a um Mundial

Se uma parte dos brasileiros está contrariada com a Copa do Mundo, milhares de chilenos já se preparam para invadir o país na próxima semana. De acordo com o governo e com associações de futebol do Chile, 50 mil torcedores devem chegar ao Brasil em junho –ou até 70 mil, caso “La Roja”, como é conhecida a seleção do país, passe da primeira fase da competição.

Os chilenos conseguiram até organizar, segundo as informações disponíveis, a maior caravana de carros que chegará ao Brasil de uma só vez. “Te Seguimos Donde Vayas” (em português, “te seguimos [a seleção] aonde vá”) é o lema da Caravana Santiago-Brasil 2014.

Mais de 800 carros cadastrados, com cerca de 4.000 torcedores, partem de todos os cantos do Chile no dia 7 para subir a cordilheira dos Andes, em fila indiana. Em motorhomes, caminhonetes, ônibus, vans e kombis, reforçados com correntes nos pneus para vencer a neve, juntam-se e seguem rumo ao Brasil. Vão passar por nove cidades –entre elas, Cuiabá, Rio e São Paulo, onde a “La Roja” vai jogar–, percorrendo 6.352 km só na ida. Pelos cálculos de diplomatas, se todos chegarem ao mesmo tempo, o último veículo da fila só passará pelo primeiro ponto de fronteira oito horas depois.

No domingo passado, boa parte dos integrantes da caravana se reuniu no parque La Reina, em Santiago, para o último encontro antes da viagem. O governo enviou funcionários dos ministérios da Saúde, das Relações Exteriores e da Segurança para orientar os “hinchas” (torcedores).

Juan Aguirre, 46, veio da cidade de La Serena, a 400 km de Santiago. “No verão, falei para os amigos: vamos fazer uma loucura. Vamos para o Brasil!” A adesão foi imediata. Oito viajantes fizeram vaquinha de US$ 40 mil e compraram um motorhome, com duas camas de casal, duas de solteiro e bancos que reclinam para dormir. Na volta, vão colocar o veículo à venda.

Juan diz que, jovem, corria o Chile com amigos. Quando soube que a Copa seria na América do Sul, “o bichinho da aventura despertou de novo”. Como quase todos os torcedores da caravana, eles só têm entrada para o primeiro jogo do Chile, contra a Austrália, em Cuiabá. Se não conseguirem para os outros dois, contra a Holanda, em SP, e a Espanha, no Rio, vão ver no meio da rua mesmo, em qualquer televisão.

Ouviram falar das manifestações. “Protesto tem em todos os lados”, diz Juan. Violência urbana? “A TV só mostra isso para vender mais. Quando chegarmos lá, tudo vai girar em torno da bola.”

A reportagem completa está no:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/168782-monica-bergamo.shtml

CHILE

Boas vindas aos animados e gentis chilenos!


» Comentar

Comentários:
0
  • Alex disse:

    Eu quero saber é das chilenas.

    Chico, favor fazer uma reportagem com as mesmas quando estiverem
    aqui em BH.

    Grato

  • Alisson Sol disse:

    Eduardo,

    Geralmente, nos EUA as motorhomes estacionam no Wall-Mart ou algum outro supermercado que funcione 24h por dia. É um esquema conhecido: eles ficam no estacionamento do supermercado durante a noite, dando como retorno as compras que fazem de suprimentos (sem falar no marketing que o supermercado acaba fazendo com estes consumidores). Inclusive, há postos de serviços para as motorhomes na maioria dos estacionamentos de Wall-Mart dos EUA. Só resta o departamento de marketing desta ou outra rede de supermercados fazerm o mesmo no Brasil.

  • Gelson Stanislaw disse:

    Se tem atletas daquele time que perdeu para o cru cru lá, na Libertas, não passa da 1ª fase.

  • EDUARDO - BH disse:

    Onde será estacionado estes 800 motorhomes chilenos em BH ?
    Em lugar nenhum do Brasil há infraestrutura para acomodar tais motorhomes, inclusive nas rodovias.

  • Hernando disse:

    Se pegar a frescura azul, perde os tres jogos seguidos e dá adeus a competição, agora só de dar uma visitada lá em Vespasiano, pelo menos um jogo ganha, com certeza!!

  • J.B.CRUZ disse:

    Nesta chave de AUSTRÁLIA–CHILE–ESPANHA e HOLANDA, dá para acreditar na classificação chilena..A outra vaga fica entre ESPANHA e HOLANDA…
    A seleção chilena só de ficar nas confortáveis acomodações do maior centro de treinamentos da AMÉRICA DO SUL(TOCA II), já tem a bafejada de SORTE do MAIOR BRASILEIRO do SÉCULO XX NA AMÉRICA DO SUL ….E já conta com a simpatia da FAMÍLIA CRUZ…A outra seleção que merece a nossa torcida com esperança de título é a ITÁLIA..
    A GLORIOSA AZZURRA…

  • Thiago disse:

    Podem até vir. Mas vão voltar rapidinho para a casa. Equipe fraca e ainda treinando na Enseada das Garças…. A zica em competições internacionais é grande lá kkkkkk