Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Pelé compara Cristiano Ronaldo com Dadá Maravilha e portugueses reagem

Foi numa ótima entrevista à Folha de S. Paulo de ontem e na edição de hoje do jornal “A Bola”, de Lisboa, a reação veio de várias formas: leitores xingando o Pelé, mas também defendendo a opinião do “Rei”.

O jornal teve a sua própria forma para cutucar Pelé. Publicou com destaque, a notícia da condenação do filho dele, Edinho, e uma foto do “Rei” com cara de assustado, olhos esbugalhados e vermelhos.

Não entendi como ofensa ou zombaria a comparação feita pelo Pelé, apesar de a manchete da Folha soar como tal. Tanto que ele compara o astro português também a Ronaldo, em seus bons tempos de goleador. Entendi que ele quis dizer que o CR7 faz gols de qualquer jeito, exímio goleador, porém sem a genialidade de um Messi, Zico, Maradona, Tostão e etecetera e tal.

Veja na sequência o trecho da entrevista do Pelé e o site do jornal A Bola:

* Folha: “Teremos nessa Copa Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar. Se eles jogassem na sua época, eles seriam tão excepcionais como são hoje?”
Pelé: O Cristiano é um jogador que finaliza. Ele é o Ronaldo, ele é até o Dadá Maravilha. Mas hoje não tem com quem comparar o Cristiano Ronaldo, entende? Se fosse há quatro ou cinco anos, seria difícil ele ser apontado como melhor jogador porque a disputa seria mais forte. Já o Messi, tecnicamente, joga mais. Faz gols, arma, joga no meio.

Ainda falando sobre os astros, Cristiano Ronaldo, Messi…
Olha só como são as coisas. Você disse: ‘Falando sobre os astros… o Messi,… o Cristiano Ronaldo…’ [Neste momento, ressalta as pausas entre uma citação e outra]. É você tentando listar os astros. Há uns anos, listaria Falcão, Zico, Pelé, Didi, Vavá, Rivellino. Veja quantos nomes eu falei em alguns segundos. Hoje é difícil listar os craques.

Isso indica uma decadência do futebol?
Nivelou por baixo.

Por quê?
Falando de Brasil, talvez pela falta de condições dos clubes brasileiros para manter os jogadores por aqui. Veja que os quatro mais jovens da seleção atuam fora. Em 1970, tinha Pelé, camisa 10 do Santos, Rivellino, 10 do Corinthians, Tostão, 10 do Cruzeiro, e Gérson, que não lembro se estava no Botafogo [estava, na verdade, no São Paulo]. Tinha quatro craques para a mesma posição e todos jogavam no Brasil. Procura um aqui hoje. Outra coisa. Não há mais identidade, os clubes não têm mais ídolos. Qual ídolo do Atlético-MG? O Ronaldinho, que é o mais velho. E jovens? Pergunta se alguém sabe qual é o ataque do Flamengo. Está nivelado por baixo mesmo.

A ida para a Europa compromete o futebol deles?
Deles e o nosso, né? A gente vê que os clubes no Brasil passam muita dificuldade. Outra coisa. Não há identidade, eles não tem ídolos. Qual ídolo do Atlético-MG? O Ronaldinho, que é o mais velho. Mais e jovens? No Santos se falava no Neymar. Mas e depois dele? Pergunta se alguém sabe o ataque do Flamengo. Está nivelado por baixo mesmo.

É o pior momento no Brasil em termos de qualidade?
Não, não é o pior momento. Se você for fazer uma comparação com o próprio Brasil, tudo bem. Mas em termos mundiais o Brasil continua sendo, com todas as dificuldades internas, um dos melhores do mundo.

PELE

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2014/06/1463098-cristiano-ronaldo-e-o-dada-maravilha-diz-pele.shtml

a-bola_25052012

* “Pelé compara Cristiano Ronaldo a Dadá Maravilha”

Por Redação

D:Fotos_apagarmjg0001.JPG
Pelé, por muitos considerado o melhor futebolista de sempre, deu uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo, onde, entre vários assuntos, comparou Cristiano Ronaldo a uma antiga figura do futebol canarinho, o avançado Dadá Maravilha.

«Cristiano Ronaldo é um jogador que finaliza, ele é o Ronaldo, ele é até o Dadá Maravilha», afirmou Pelé, de 73 anos. Dadá Maravilha era um jogador exímio de cabeça, mas limitado com os pés, suplente no Mundial de 1970 mas, sobretudo, titular no Atlético Mineiro.

«Mas hoje não tem com quem comparar o Cristiano Ronaldo, entende? Se fosse há quatro ou cinco anos, seria difícil ele ser apontado como melhor jogador porque a disputa seria mais forte. Já o Messi, tecnicamente, joga mais: faz mais golos, assiste e joga no meio», referiu ainda o antigo craque, três vezes campeão do mundo.

* COMENTÁRIOS

ESCREVER COMENTÁRIO VER TODOS OS 41 COMENTÁRIOS

S.Clader
02-06-2014 – 12:06

O fanatismo cega.vos. O Pelé comparou o Ronaldo ao fenómmeno pela capacidade dd finalização e velocidade, e comparou.o ao dadá devido à capacidade do jogo aereo. Deixem.se dd ser fanáticos pq desta vez o Pelé não proferiu nenhuma babuseira. Ainda o elogiou enquanto grande jogador.

JMMJ
02-06-2014 – 11:50

Caramba..o Pelé nem parece que vê futebol.O Ronaldo mudou muito a sua forma de jogar nos últimos anos.Quando estava no United era um jogador muito mais técnico, de drible, corrida e aceleração impressionantes. O ataque do United tinha que passar por ele. Agr dizer que ele só finaliza é injusto.

jfcsom
02-06-2014 – 11:44

melhor marcador num só ano da Champ, 2º melhor de sempre a apenas 3 do Raul e só tem 29 anos!!!!! Melhor rácio de golos de sempre no real, arrisca-se a tornar-se o melhor marcador de sempre do real, melhor jogador do mundo!! Fenomenal este jogador. Não é só finalizador, ele assiste tbmtVejam estatis

* BRASIL

“Filho de Pelé condenado a 33 anos de prisão”

Por Redação

PELEDINHO
Edinho, atual treinador de guarda-redes do Santos e filho da lenda brasileira Pelé, foi condenado a 33 anos e quatro meses de prisão por lavagem de dinheiro ligado a tráfico de drogas.

De acordo com o jornal A Tribuna, Para além da pena de prisão, o tribunal decidiu que todos os bens apreendidos na investigação vão ficar retidos, entre eles cerca de 100 carros.

Edinho, que foi apanhado através de escutas telefônicas, ainda poderá recorrer da decisão.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=481237


» Comentar

Comentários:
0
  • humberto disse:

    Vocês já viram o filme A máscara de ferro, pois deveriam colocar uma neste mercenário de merda, que fica se posando de patriota, assim quem sabe pouparia nossos ouvidos de escutar tanta asneira.

  • J.B.CRUZ disse:

    Boa comparação de Cristiano Ronaldo com Dadá maravilha…Na minha opinião de arqui-rival, sempre achei Dario o mais perigoso atacante que o galo já teve…

  • Thiago disse:

    Leo França

    Quem foi Dadá:

    Campeão da Copa do Mundo de 1970, Bi-campeão Brasileiro, Campeão Estadual n-vezes em todos os times que jogou, 3 vezes artilheiro do Campeonato Brasileiro, 6 vezes artilheiro do Campeonato Mineiro, artilheiro do Carioca, 926 gols (com mais de 500 de cabeça), fez parte do time que jogou como Seleção Brasileira no Mineirão em 68 (aliás só dois times no mundo tiveram essa honra, Atlético e Palmeiras) no qual venceu a Iuguslavia de 3×2, venceu a União Soviética no Mineirão 2×1 (fez os 2 gols), venceu a Seleção Brasileira em 1969 que seria a tri-campeã Mundial de 2×1 (no qual fez o gol da vitória e tirou a camisa da seleção mineira para mostrar a do Galo por baixo). Esse é o Dario, agora vá tomar seu Yakult.

  • thales rosa disse:

    A deixa pra la. Eu nao vi Pele jogar apenas ouço falar, ate as imagens são escassas… O futebol era outro tambem, menos correria mais tecnica..

    Dos que vi jogar (tenho 26 anos) o melhor para mim foi Romario e deppis Zidade. Mas no futebol atual que exige eximio preparo físico e habilidade o melhor ao meu ver é Cristiano Ronaldo disparado, o cara é atleta de verdade, se cuida, quase nao machuca. Faz a diferença…

    Messi é bom tambem, mas para mim Cristiano Ronaldo é o melhor da atual geração (podemos dizer de 2010 para ca).

  • Leo França disse:

    Quem é Dadá ? Quem foi Dadá ? Aném… Dá Dó do Pelé

  • THIAGO disse:

    Meus ouvidos pedem socorro. Thales VC esta com diarreia na laringe menino. Cristiano Ronaldo não serve pra limpar a pelo tinha de barro da chuteira do Pele. Pele se diferenciou quando jogavam na europa Eusébio que foi o maior ídolo português disparado, se diferenciou de Puskas, D”Stefano, Bob Moore, Rivelino, Tostão, e mais um monte de monstros do futebol. Cristiano Ronaldo disputa com Messi, Neymar, Xavi e só. E o resto e tudo meia boca meu filho. Vamos ver essa seleção de Portugal tomar um vareio de bola e esse portuga vai sair nas oitavas.
    Sobre a comparação com Dada a relação e como o português e goleador como Dada foi e ponto final, ele não comparou a qualidade de ambos. Tem gente que tem que voltar pro Mobral pra aprender interpretar caramba.

  • Alex disse:

    * na verdade quis dizer comparar CR7 a Pelé

  • Alex disse:

    Comparar CR7 a Ronaldo é demais hein.

    O Pele foi campeao do mundo contra a Suecia dando chapeu no zagueiro
    numa final e na casa do adversario isso com 17 anos.

    E isso foi uma jogada individual que independe de época, etc.

    Depois do Pele pra mim o melhor foi o Romario, esse sim jogava muito.

  • Thiago disse:

    Thales:

    Nenhum desses times que você citou fazia frente ao Santos no auge, lá para 60-61-62-63, nenhum ! O Pelé foi bicampeão mundial com o Santos vencendo o Benfica do Eusébio (O MAIOR JOGADOR PORTUGUÊS DA HISTÓRIA, DIGA-SE DE PASSAGEM) e o Milan (do lendário Maldini).
    Cristiano Ronaldo é um grande jogador, mas não tem como ser comparado com Pelé, ele não é nem sombra do que Pelé foi.

    E sobre o impedimento você falou besteira até agora, ÚNICA coisa certa foi ter falado que a regra atual é de 91. Não vem com esse papo de 4 jogadores, porque desde 1925 a regra fala de 2 jogadores dando condição. Então não venha com seu papo furado falando que quando o Dadá jogava não tinha impedimento !!!

  • ivan junior disse:

    Caro Thiago,

    Não se rebaixe ao nivel do tales rosa(piada pronta). Um cara que afirma que não existia impedimento nos anos 70 e um acéfalo. Também pudera, ela comemora um tri campeonto sem nunca ter conquistado um bicampeonato.

  • Zé Carlos disse:

    O pelé devia se dedicar à carreira de poeta. Seria um sucesso. Infinito. Invisível!

  • AlexCB disse:

    Quem é esse sujeitinho pra falar algo do GALO ou do Dadá!

    Recolha-se a sua insignificância, Pelé!

    Você já não joga bola e NÃO é ninguém!

    Saudações alvinegras

  • thales rosa disse:

    Thaigo Cristiano Ronaldo joga contra Bayern, Barcelona de Messi, Atletico de MAdrid, BOrussia Dortmund, Chelsea, Manchester, Paris Saint Germain, Milan, Internazionalle.. quem mais do alto escalçao podemos falar????

    Pele jova contra UNIAO BARBARENSE, Ferroviaria de ITU, BAngu, Jabaquara-SP, América (Joinville-SC), Rio Grandense-RS, E.C. Brasil-AL, Guarani de Bagé-RS, Flamengo-RS/Juventude-RS, Sampaio Correia-MA.

    Nesse site ai tem a lista dos jogos do Pele e seus gols…
    http://www.campeoesdofutebol.com.br/pele_jogos.html

    E outra Cristiano Ronaldo ainda tem uns 5 anos de carreira em alto nivel pela frente, ele tem azar de ter uma seleção ruim ao seu lado. Pele Tinha Dirceu Lopes, Tostão e Garricnha.. precisa falar mais alguma coisa?

    O impedimento como conhecemos so passou a valer em 1991!! Antes disso a regra era outra, para estar impedido precisava de 4 jogadores entre o atacante e a bola.

  • audisio disse:

    Thales, menos. Comparável a Pelé não!

  • audisio disse:

    Pelé está morrendo de mêdo que Messi o ultrapasse em tudo como maior jogador de todos os tempos! Fica falando pelos cotovelos comparando alhos com bugalhos. Ele não pode ser tão idiota a esse ponto!
    Ele viu Dario jogar e esta vendo o Cristiano Ronaldo. Não tem comparação entre os dois. Cristiano é um craque de bola em todos os quesitos.

  • audisio disse:

    Quanta bobagem…

  • Thiago disse:

    Thales Rosa, nunca li tanta besteira na minha vida. Vá se inteirar sobre futebol meu filho, você não sabe nada.

    “Dada ficava parado na area como um cone, ele fez mais de mil gols pq na epoca nao existia impedimento.”

    De onde você tirou essa pérola ? Se fala de impedimento no futebol desde 1863 !

    “O EGO do Pele nao deixa ele admitir, mas Cristiano ROnaldo é comparevel a PELE!!”

    Comparável como ? Pelé fez mais de 1000 gols, ganhou 3 Copas do Mundo, 2 Libertadores, 6 Brasileiros (com a unificação dos títulos), eleito jogador do século, encabeça todas as listas quando se trata de jogador de futebol.

  • Gelson Stanislaw disse:

    Todo mundo está cansado de saber que o Pelé não gostava do Dadá por atuar em Minas. Nem o Tostão era unanimidade na seleção, só depois de mostrar sua genialidade. Brilhante seleção a de 1970, mas os atletas do eixo tinham a cara da Ditadura. Até hoje, são arrogantes e mau humorados.
    Considero esta, mais uma daquelas perguntas dos que não tem o que perguntar. São épocas diferentes, cada um tem o seu valor, e o CR7 tem que ser respeitado, afinal, é o melhor do mundo.

  • Vinicius Campos disse:

    É por isso que eu admiro o Romário.

    “Pele calado é um poeta”.

  • Olá, Chico!
    Essa foi boa… Gostei! kkk

  • thales rosa disse:

    Se cale Pele!! Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo na atualidade, o cara é completo, marca, arma jogadas e é matador nato, com ele nao tem gol perdido..

    Dada ficava parado na area como um cone, ele fez mais de mil gols pq na epoca nao existia impedimento.

    O EGO do Pele nao deixa ele admitir, mas Cristiano ROnaldo é comparevel a PELE!!

  • Rafael disse:

    Romário já disse, com razão: “O Pelé calado é um poeta.”

    Querer diminuir o Cristiano Ronaldo é burrice.