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Mudança da fórmula do Brasileiro começou depois que a Globo avaliou os números do Ibope

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Muita gente se surpreendeu com a notícia da quase certa mudança da fórmula do Brasileiro a partir de 2016, com o fim dos pontos corridos e a volta do “mata-mata”. Porém, isso vem sendo arquitetado desde o ano passado e passa pelos interesses da Rede Globo. Veja o que escreveu o Luiz Prosperi, no blog dele no portal do “Estadão”, no dia 22 de agosto do ano passado:

* “Queda de audiência do futebol mexe com clubes e a Globo”

Ibope aponta queda de audiência dos jogos do Campeonato Brasileiro de futebol e inflama discussão entre clubes e a Globo

A TV Globo já ouviu a maioria dos 20 clubes da Série A do Brasileirão a respeito dos problemas do futebol, audiência dos jogos, cotas de transmissão das partidas e fórmulas de disputa dos campeonatos.

Do resultado dos encontros da emissora com os clubes pouco se sabe. Mas, a grande preocupação da Globo é a constante queda de audiência dos jogos medida pelo Ibope. Sem boa audiência na televisão os patrocinadores diminuem o dinheiro injetado na TV e, por consequência, a emissora perde receita. Sem receita, a tendência é a TV pagar menos aos clubes para exibir seus jogos na telinha. Daí a crise.

Este blog teve aceso aos dados do Ibope da audiência do futebol na Grande São Paulo que ilustram bem o tamanho da queda de interesse em acompanhar os jogos na televisão. Cada ponto no Ibope representa 65 mil domicílios ligados nos jogos.

Vamos aos números:

Sistema de disputa nos pontos corridos

Campeonato Brasileiro de 2014 (12 rodadas) – média de 16,9% de audiência.

Campeonato Brasileiro de 2013 (maio a dezembro ) – média de 17,%.

Campeonato Brasileiro de 2012 (maio a dezembro) – média de 17,2%

Campeonato Brasileiro de 2011 (maio a dezembro) – média de 21,1%

Campeonato Brasileiro de 2010 (maio a dezembro) – média de 20,9%

Campeonato Brasileiro de 2009 (maio a dezembro) – média de 23,2%

Campeonato Brasileiro de 2008 (maio a dezembro) – média de 20,0%

Campeonato Brasileiro de 2007 (maio a dezembro) – média de 21,1%

Campeonato Brasileiro de 2006 (abril a dezembro) – média de 26,2%

Campeonato Brasileiro de 2005 (abril a dezembro) – média de 27.5%

Campeonato Brasileiro de 2004 (abril a dezembro) – média de 25,5%

Campeonato Brasileiro de 2003 (março a dezembro) – média de 23,9%

Sistema de disputa no mata-mata

Campeonato Brasileiro de 2002 (agosto a dezembro) – média de 25,2%

Campeonato Brasileiro de 2001 (agosto a dezembro) – média de 26,2%

Diante desses números, fica claro a preferência da Globo pelo sistema de mata-mata no Brasileirão quando a emissora teve seus melhores índices de audiência. Os campeonatos de 2001 e 2002, no mata-mata, só perdem para o campeonato de 2005 (pontos corridos).

Os clubes têm preferência pelos pontos corridos em função do maior número de datas dos jogos que dariam mais receita. A discussão agora é uma revisão das cotas de transmissão. Clubes com mais apelo de audiência, como Corinthians e Flamengo, recebem a maior cota da Globo.

“A única coisa que eu espero que seja discutida é a ‘espanholização’ (Real Madrid e Barcelona recebem cotas estrondosas comparando-se com outros clubes da Espanha) do futebol brasileiro, porque eles (Globo) só querem passar jogos de Flamengo e Corinthians. Só que a maior audiência da Globo no ano passado foi o Atlético-MG na Libertadores”, disse Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, ao site UOL.

E insistiu: “Quem dá Ibope é quem está na frente e quem disputa títulos. A Globo deve ter visto isso. Ela se f… quando deu 52% da renda para cinco times (Corinthians, Flamengo, São Paulo, Vasco e Palmeiras). A Globo está fragilizada porque a audiência está caindo”, completou Kalil.

Quer saber? Goool da Alemanha!

22 Agosto 2014


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Comentários:
21
  • TARCISIO FRASCINO FONSECA disse:

    Prefiro como é agora
    1) CAMPEONATO BRASILEIRO…pontos corridos.
    2) COPA DO BRASIL…mata-mata

  • Jota Pereira disse:

    Caro Chico,

    Acredito que a comparação entre os dados do IBOPE e a utilização de pontos corridos não pode ser realizada somente dessa forma como foi apresentada.

    Considerando que a medição do IBOPE foi realizada apenas em São Paulo, é possível observar uma relação direta do “aumento do interesse” com o desempenho dos times de São Paulo na competição, independente do sistema de pontuação utilizado.

    Observe que a maior audiência ocorreu em 2005, justamente no ano em que o Corinthians foi campeão. As exceções são 2007 e 2008 quando, salvo engano, o São Paulo foi campeão com muita antecedência.

    Se o IBOPE fosse medido em Belo Horizonte, Porto Alegre ou Rio de Janeiro, possivelmente encontraríamos números muito diferentes.

    Um abraço.

  • Filipe disse:

    A audiência da Globo não caiu só com o futebol, caiu em toda sua programação – aliás, a TV aberta têm perdido público, seja para TV fechada, Netflix, vídeo games, entre outros. O formato do campeonato contribui também para o desinteresse de muita gente, haja visto que o futebol brasileiro ainda não se profissionalizou por completo, começando lá daquela instituição sediada no Rio de Janeiro.
    Sou a favor da volta do mata-mata, atrelado a um trabalho profissional para melhorar o produto. Por que se voltar apenas, estancaria essa perca de público momentaneamente. Depois, ladeira.

  • José Eduardo Barata disse:

    Perdi meu comentário , teclei o que não devia .
    Vou tentar de novo .
    Dizia eu :
    “Pera aí” : a Globo não paga , outros pagam . É uma inversão de valores incrível . O futebol existe
    por si mesmo . Emissoras de televisão estão aí para divulgar um espetáculo . Não podem querer
    ditar as regras do jogo , literalmente . Somos torcedores , antes de telespectadores . Que história é
    essa de quererem controlar os sentimentos de um povo ?
    Cada jogo devia ter um preço para ser mostrado . Os clubes que se organizem melhor . Jogadores
    não faltam , estão aí aos montes pelo interior e pela várzea . Ou não ? De onde saem os craques e
    os pernas-de-pau ? Tem que saber buscar , descobrir , revelar . E parar de nos oferecer “bondes” fabricados que , por insistência da mídia ,para aumentar audiência , tentam nos fazer engolir .
    Coisas como Patos , Gansos , Loves , Emersons e afins .
    Sai fora , Globo . Seu tempo já foi . Deixe o futebol brasileiro respirar , reviver . Chega de querer nos
    fazer crer que jogador de 21,22 anos é garoto , promessa , investimento .
    Se essa turma que a platinada põe em campo para transmitir e comentar jogos existisse nos idos de
    60/70 , como seria a referência ao Tostão , ao Dirceu , ao Marcelo , ao Reinaldo , ao Edu do Santos ,
    ao Pelé (ôpa , cometi um sacrilégio) ? Crianças de colo , com seus 16 anos entre os profissionais ?
    Se bem que , para o nosso grande Drumond , Reinaldo era (é) o eterno Baby-Craque .
    E lembrar que o Luciano do Vale , que Deus o tenha , foi o grande incentivador da parceria das TVs
    com os clubes de futebol . Será que ele imaginou a “caca” que iria acontecer , como hoje ?

  • Álvaro Castelo Branco disse:

    Meu caro Chico Maia, me permita discordar de você (coisa extremamente rara)! Acho o tal campeonato por “pontos corridos” uma das coisas mais sem graças e chatas que já inventaram! Acho, sim, que a perda da audiência tem relação com o formato pouco atrativo! Como já ressaltado aqui mesmo, se há vários argumentos favoráveis aos pontos corridos, existem outros tantos ao mata-mata, basta dar uma olhada nos EUA! Abraços

  • @cabrito2606 disse:

    O Nepomuceno/Kalil deve sentar-se com a FOX Sports para negociar os direitos de imagem e com o Bilionário Murdoch enterrar, de vez, A Rede Globo junto com seu IBOPE. O Clube Atletico Mineiro e mais uns Gaúchos serão capazes de mudar o atual cenário, Chico. 🙂 Liberdade ou Rede Globo, Brasil! 🙁

  • Alisson Sol disse:

    Eu sinceramente duvido que isto tenha qualquer coisa a ver com a Rede Globo. O pessoal da Rede Globo é muito mais profissional do que isto! Sabem muito bem que a audiência de TV em geral vem caindo, por vários fatores. A desculpa da audiência não cola de jeito nenhum. E a Globo sabe muito bem que os times de SP estão horríveis (apesar de toda a força dada ao Corinthians!).

    Se algo pode envolver a Globo nesta estória seria a esperança de que, com o mata-mata, os “grandes times” fiquem para os estágios finais, e aí tem-se o potencial de se ter uma partida na Globo, e outra no pay-per-view por evento (não por mensalidade). Só que, considerando o poder aquisitivo brasileiro, e a crise por vir, isto seria absurdo.

    Minha hipótese é de que isto seja algo do tipo notícia para desviar a atenção de algo…

  • Thiago disse:

    Em todos os segmentos a Globo tem decaído mesmo mas pontualmente no campeonato brasileiro alguns pontos são cruciais para a baixa audiência e também baixa presença de público nos estádios. ( um está ligado ao outro pelos mesmos motivos):
    1- dia e horário impróprios . Jogos de meio de semana arrebentam com trabalhador, principalmente com jogos as 22:00 horas. Muito tarde pra assistir e pra ir ao campo. Quem trabalha cedo sabe o que eu to falando.
    2- Custo x benefício: preço do ingresso absurdamente caro, falta de respeito em relação a fila, benefício aos cambistas, falta de transporte decente, falta de conforto em alguns casos, violência de torcida.
    3- qualidade técnica do jogo. (Na NBA vc não vai ver peladas, na NFL vc não vê jogos chatos, na bundesliga vc não vê jogos sem emoção.)
    Agora muito dessa fórmula e pelo puxa-saquismo dos clubes com a Globo.

  • otavio Neto disse:

    sou atleticano mas duvido muito se o corinthians e o flamengo fossem campeões se estavam nessa discussão sobre pontos corridos

  • Antonio Duarte disse:

    Essas mudanças são tiro no pé para clubes e a própria Globo. Para os clubes que ficarão 3 meses sem jogar será um caos. Para a Globo, TV aberta, terá um respiro, mas e o PPV? Quem vai querer pagar para não ver? Se querem melhorar a audiência, precisam melhorar a qualidade do espetáculo e vende-lo bem ao público.
    Se comparar a queda de audiência geral da Globo com a do Futebol, não deve haver muita diferença. Estamos caminhando para uma maturidade em termos de TV. O domínio da Globo reduzirá por outros motivos, como quantidade de canais existentes, conteúdo sob demanda e internet. Ela continuará sendo o veículo de mídia mais importante por muito tempo, mas perderá a predominância que possui.

  • João Matias Dias disse:

    Chico,
    A queda da audiência da Globo é mais complexa do que isso…
    Veja este excelente artigo da professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG, Ângela Carrato:
    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed844_o_brasil_mudou_a_midia_nao

    O fracasso das novelas da Globo é irreversível !!!
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/babilonia-fracassou-por-uma-unica-razao-por-paulo-nogueira/

    Aqui também tem números interessantes sobre a queda vertiginosa da platinada rumo ao abismo:
    http://jornalggn.com.br/blog/iv-avatar/audiencia-da-tv-globo-derrete-no-verao

    A história da humanidade é rica em história de impérios que ruiram. Chegou a vez da platinada !!!

  • Alexandre de Assis disse:

    Mas amigos, a Globo tem um monte de gente pra verificar que a fórmula está dando prejuízo a ela e se os clubes não aceitarem o mata mata, não vão receber o que recebem.

  • Roberto Morato disse:

    Vou discordar do Thales Rosa. A queda na qualidade, que gerou a queda de audiência, não se deu em razão de queda técnica dos atletas nem do endividamento dos clubes. A queda de qualidade se deu em razão de um formato que não agrada ao público.
    Entre 2001 e 2015 tivemos no Brasil uma revolução no futebol com a terceira parte que possibilitou clubes brasileiros a repatriar bons jogadores (alguns craques, inclusive) que jamais teriam voltado em anos anteriores.
    À exceção do futebol carioca, o que se viu no país inteiro foi uma reestruturação dos clubes, em especial o Corinthians, Inter e Galo, que se tornaram gerenciáveis. Flamengo é uma exceção no Rio que, ainda que tardiamente, vem se organizando.
    Cruzeiro e Atlético se destacaram no país nos últimos anos por organização. O Atlético por reorganização. Indiscutível isso. Agora, indiscutível é, também, que o campeonato brasileiro se desvalorizou, ficando em segundo plano para os times que disputam a Libertadores, o Mundial, chegam longe na Copa do Brasil, na Sulamericana e até Recopa. Esses times inevitavelmente escalam reservas e desvalorizam, quando até tiram a meritocracia do campeonato (vira sorte pegar ou não times reservas fora de casa).
    PFC e sócio torcedores são produtos e têm sua forma pautada em cima do calendário, e não o contrário. Aliás, quem faz o PFC está louco para a volta do mata-mata, porque sabe que haverá mais adesões e lucro, mesmo com mudança de formato. Quem faz os sócios torcedores (os clubes) deveriam querer também.
    A diferença de calendário entre quem classifica e quem não classifica, não só daria mais tempo de preparação para aqueles que não se classificaram como também tornaria a divisão de cotas mais meritocrática, no estilo inglês.
    Play offs são regra sem exceção na NHL, NBA, NFL e em todas as outras federações americanas. Ou seja, os mestres do marketing esportivo no mundo sabem que mata-mata dá Ibope. Aliás qualquer federação americana dá de 7×1 em qualquer federação de futebol em termos de organização, FIFA inclusa. Veja, não há desculpa de dizer que isso não se aplicaria ao futebol: isso se aplica em todas as modalidades esportivas.
    O campeonato brasileiro não pode mais ser torneio-treino. Tem que voltar a ser obsessão como era entre 1971 e 2002.

    • Thales Rosa disse:

      Se o Mata MAta é sucesso no mundo o que me diz da Sky per pago 22 bilhoes de reais por 3 temporadas da Premier League (inglesa).. eu Falei BILHOES…
      PAra outros esportes como vc citou, Beisebol, Futebol Americano pode ser mais justo e rentavel o mata mata.. mas no longo prazo para o futebol a melhor solução para gerar qualidade sao os pontos corridos, este modelo obriga as equipes a se estruturarem para ganhar algo… não é apenas na base da sorte e da ajuda dos juizes..

      Voce como pagante do socio torcedor iria pagar de outubro a maio do outro ano mensalidade para ver seu time no estadual (levando em cont que nao se classifique entre os 8)?? nao sei como pode ser mais rentavel para o socio torcedor, so se for nos meses do campeonato.. e nem precisa dos clubes ter socio torcedor.. ele arregaça o couro do torcedor nos jogos finais e ta no lucro… pra que se planejar e ter socio torcedor?

  • Cristiano Martins disse:

    Segundo em 2001 e 2002 não tinha pay-per-view e parece que ela não computou isso.
    Terceiro, como ela pode fazer um Ibope pra Rio e São Paulo e dizer que Flamengo e Corinthians tem maiores audiências, as duas capitais tem muito mais pessoas que as demais, deveria ser feito uma média considerando a quantidade de cada capital e pior se pegar o número de público nos estádios e compradores de pay-per-view desde que ele existe, aí sim veremos que não existe tanta diferença assim com os demais clubes.
    Resumo da opera, os clubes mineiros e gaúchos estão bonzinhos demais é muito estranho, não me surpreende se amanhã ouvir dizer que um dirigente desse recebeu por fora alguns milhões pra ficar quieto.

  • Cristiano Martins disse:

    Chico boa tarde, pensa comigo 3 pontos.
    Primeiro, se voltar o mata-mata e classificar 8 equipes, esses jogos terão no mínimo 1 Mês de duração, isso quer dizer que o clube que não se qualificar ficará 1 mês parado que deverá ser novembro, 1 mês de férias que será dezembro e 1 Mês de pré temporada, quer dizer janeiro, ou seja 3 meses parados e voltando no estadual que não da renda pra ninguém e nenhum deles estarão na libertadores, acredito que os clubes não pensaram nisso.
    Segundo em 2001 e 2002 não tinha pay-per-view e parece que ela não computou isso.
    Terceiro, como ela pode fazer um Ibope pra Rio e São Paulo e dizer que Flamengo e Corinthians tem maiores audiências, as duas capitais tem muito mais pessoas que as demais, deveria ser feito uma média considerando a quantidade de cada capital e pior se pegar o número de público nos estádios e compradores de pay-per-view desde que ele existe, aí sim veremos que não existe tanta diferença assim com os demais clubes.
    Resumo da opera, os clubes mineiros e gaúchos estão bonzinhos demais é muito estranho, não me surpreende se amanhã ouvir dizer que um dirigente desse recebeu por fora alguns milhões pra ficar quieto.

  • Alexandre de Assis disse:

    Dos times vencedores na era dos pontos corridos, somente Fla e Curingão deram retorno, os outros vencedores deram prejuízo. No mata mata a sensação é maior, o interesse é maior, 8 clubes com chances, enquanto nos pontos corridos, é festa de uma torcida só. prejuízo maior, quando o vencedor é time sem torcida, que não sabe comemorar títulos.

  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    Não só a Globo, mas os times também têm grande influencia nessa decisão.

  • Thales Rosa disse:

    A audiencia cai porque a qualidade do espetaculo cai ano apos ano… cada vez mais os clubes se afundam em dividas, contratam sem poder pagar, adiantam cotas e por ai vai.. o campeonato pode ser do modo que a globo quiser, a audiencia vai continuar uma M porque a maioria dos times estão quebrados.. Cruzeiro se destacou no Brasil pela otima gestão, gestão com pes no chão sem fazer loucuras financeiras no decorrer dos anos, é dos poucos que nada deve, nao atrasa salarios e paga tudo em dia!!

    Querem a votla do mata mata mas esquecem que se ficar de fora dos 8 primeiros o campeonato so dura de maio a Outubro, 5 meses no ano.. e os outos 7 meses??? Alguem ai vai assinar o PFC de Outubro a fevereiro (inicio do estadual) para ficar sem ver futebol? So pagando 69,90 por mes sem ver um so jogo do seu time?? So se for otario!!!

    E da-lhe Anelka Day;;;;