Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O fim da imunidade parlamentar seria um bom começo para o combate à corrupção no Brasil

André Vargas faz o gesto de apoio ao José Genuíno na cara do Joaquim Barbosa, num “desagravo” aos condenados do “mensalão”.

Ricardo Teixeira se arrependeu de não ter seguido os conselhos de um ex-dirigente de futebol e se tornado deputado federal, pois assim teria imunidade e seria quase impossível ir parar na cadeia. Quando o bicho começou a pegar para o lado dele, passou o trono da CBF para o José Maria Marin e foi morar em Boca Raton, na Flórida. De vez em quando, quando os advogados dele recomendam, aparece no Brasil e volta rápido para a boa vida lá.

Mas vamos à principal notícia político/policial de hoje, que está na imprensa nacional, este trecho de um portal do Paraná: “… além de André Vargas (ex-PT) também foram presos o deputado federal Luiz Argôlo (SD-BA), o irmão de André Vargas, Leoon Vargas, Pedro Correia, que já cumpre prisão pelo mensalão do PT, Ivan Mernon da Silva Torres,  Élia Santos da Hora, secretária de Argôlo e Ricardo Hoffmann, que é diretor de uma agência de publicidade. Todos os presos serão trazidos para a superintendência da Polícia Federal, em Curitiba…”

* * *

Para combater pra valer a corrupção e começar a moralizar o país o ideal seria acabar com a imunidade parlamentar. Foi só estes três ficarem sem mandato que a polícia e a justiça puseram as mãos neles.

E imaginar que este André Vargas é o mesmo que fez o gesto de apoio ao José Genuíno na cara do Joaquim Barbosa, num “desagravo” aos condenados do “mensalão”.

PEDROC

Veja a cara de santo deste Pedro Correia.

LUIZARGOLO

O Luiz Argôlo mostra que em qualquer idade e em qualquer partido, mete-se a mão em dinheiro público.

MARCIO

Interessante é que a voz do delegado da Polícia Federal, Márcio Adriano Anselmo (foto) é idêntica à do atacante Carlos, do Atlético. E igualmente competente e corajoso.


» Comentar

Comentários:
8
  • Mauro Rodrigues disse:

    Eu só acreditarei no fim da impunidade o dia em que um Tucano for condenado e preso. Até lá…continuarei NÃO acreditando no sistema judiciário brasileiro.
    Principalmente, no judiciário de MG.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Chico, que bom vc abordar também esse tema tão instigante. Olha, não sou burguês, muito menos pertencente à elite branca (ou de cor), sou trabalhador sofrido que luto para pagar minhas contas com muita dificuldade. Mas acho que o problema do Brasil em especial e América Latina, em geral é da formação moral, psico-social (de mentalidade). Somos muito paternalista, omissos e sem apreço à lei e às regras em geral. Em todos os países desenvolvidos do mundo um marmanjão de 17 anos, 11 meses e 29 dias são responsabilidades civil e criminalmente pelos seus atos, mas aqui não; eles são “de menor”. Aliás, lá eles a partir de 12, 14, 16 anos o adolescente já recebe algum timo de censura decente e adequada por parte do Estado. Mas aqui não! A Esquerda adora poetizar, romantizar e dizer que queremos prender nossos jovens ao invés de acolhê-los e proporcionar oportunidades para eles estudarem, crescerem e ser alguém na vida. Claro que isso é verdade e necessário, MAS SEM PREJUÍZO DA REPRESSÃO E COIBIÇÃO DE INFRAÇÕES CRIMINAIS. Temos que investir no estudo, no trabalho, assim como o Japão, a Coréia do Sul, os tigres asiáticos, entre outros fizeram e acabar com essas cotas e bolsas da vida. Ah, o mundo não vai acabar com a tercerização.Os competentes e lutadores sempre se estabelecerão e serão vitoriosos. Mas aqui não, é um tal de pagar dívida social (que eu não contraí mas sou obrigado a quitar como classe média baixa).Agora mesmo estamos pagando o preço das bolsas tudo que foram dadas com cheque especial e não temos dinheiro para cobrir. Como diria um falecido economista americando (Milton Freedman, se eu não estiver enganado: ” NÃO EXISTE PRATO DE COMIDA DE GRAÇA; ALGUÉM SEMPRE PAGA POR ELE”.

  • audisio disse:

    Sou a favor de juiz de fora. Basta lembrar as tantas vezes que o Atletico foi garfados pelos amigos do cruzeiro. Basta lembrar a epoca do Marcio Resende ou simplesmente aquele penalty no Jo ano passado.

  • João Vitor disse:

    Desculpa, mas o instrumento imunidade é de fundamental importância na democracia em todo o mundo – inclusive tem EUA, Alemanha, e etc- pode no Brasil ter excessos sim, mas acabar com ele não é ideal.
    A imunidade serve principalmente o Deputado (cargo e não a pessoa) poder falar da tribuna ou em outro local que o fulano de tal recebeu dinheiro, que ciclano desviou dinheiro, imagina se o Deputado não tivesse imunidade ele falaria… Não seria processado, teria liberdade para investigar?
    Se que são poucos, mas a alguns anos temos muitos políticos sendo condenados e os tribunais decidindo que naquela ocasião não existia imunidade…. Concordo que estamos em passos lentos mas estamos melhorando.
    Aliás o exemplo começa de baixo para cima, então não podemos furar fila, ofender as pessoas, subornar funcionários públicos, falsificar carteira de estudante, estacionar em fila dupla, vários coisas, pois somos nós que elegemos os políticos.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Há que se ter um norte a seguir. Não adianta ir para as ruas perdido, sem saber o que quer. Começar pelo fim da imunidade já é um sinal de que queremos algo.

    Acrescentaria aí o fim do cartão corporativo, que é uma indecência; o fim de qualquer auxílio, de qualquer ordem: moradia, paletó, verbas de gabinete, verbas para passagens aéreas, gasolina que daria para ir à Lua e voltar.

    Tudo isto é de uma imoralidade sem tamanho. O melhor disto é que atingiria todo mundo. Os demônios e os que posam de santos.

    Acabaria com a choradeira destes eleitores-torcedores que, cegos, veem injustiça em penas aplicadas a mensaleiros e futuras penas a petroleiros.

    Lógico que não é só PT, O PT é, tão somente, a maioria. Algo em torno de 98%. Coincidências apenas. Ou azar.

  • J.B.CRUZ disse:

    A VERDADE nunca para de caminhar; por mais longo que seja o percurso; um dia ela chega a seu destino…
    Mentiram, roubaram, enganaram..
    O cerco se fecha; a JUSTIÇA está chegando…

  • Manoel Vicente disse:

    Fim da imunidade e maior poder de ação à Polícia Federal.

  • Igor disse:

    Fim da imunidade parlamentar é fundamental e é só o início, mas será que vai existir panelaço pedindo isto? Aliás alguém bateu panela na votação de quarta da câmara quanto o esquema da terceirizaçao? Alias as pessoas sabem como votaram os partidos? Aqui em Minas está com um buraco no caixa, maior que o Petrolhao, será que tem manifestação marcada para isto? Muita das empresas que estão sendo investigadas ataram aqui em Minas, será que vai sair CPI para o Mineirao? E o casos das privatizações a preço de banana, não vale a pena investigar? E pior e o caso HSBC, que supera o roubo da Petrobras em 100x, será que alguém vai quebrar uma panela, exigindo uma nota da imprensa mostrando a cara de quem está envolvido? E o tráfico, que gera morte, alguém sabe quando vai ser o panelaço do caso do helicóptero? Quero que cada petista que se comprovado ladrão, pague caro por isto, mas será que isto acontecendo será a fim da corrupção no Brasil?