Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Vanderlei Luxemburgo continua sendo dos melhores treinadores do país, mas precisará de jogadores de qualidade

Marcelo Oliveira foi o menor dos culpados dessa péssima fase do Cruzeiro. Cometeu os erros dele, alguns bem lembrados aqui pelo conterrâneo Hélio Antônio Correa, de Conceição do Mato Dentro: “Amigo Chico, não podemos ficar pensando em 2013 /14, isto já foi, ja era, vira historia, fica nos livros , mas o momento nosso é horroroso. para dizer o minimo. Ficar c/ Charles, dispensar Dagoberto,implicar com Riascos(nao que ele seja esta Brastemp) e morrer abraçado a W.Farias, sem contar que o esquema era o mesmo independente do jogo
As substituiçoes eram as mesma, até os adversarios ja sabiam,(sai Wilhiam, entra Alissom ou vice-versa), cara sei que ele é seu amigo, mas ja foi tarde. tomara que nunca volte…”

Mas o desmanche do time executado pelo presidente Gilvan, somado à incompetência nas reposições foram os fatores determinantes. Só faço uma ressalva a uma referência do caro Hélio: não sou amigo do Marcelo, e se fosse, não me deixaria levar por amizade em meus comentários. Trato-o bem como ele sempre me tratou, mas há muito tempo não converso com ele. Agora é passado. Foi excelente para o Cruzeiro e certamente continuará brilhando na carreira.

Agora começa uma nova era Vanderlei Luxemburgo, que para mim continua sendo dos melhores treinadores do país, demitido também injustamente do Flamengo. Caso indique algumas peças chaves e o Cruzeiro consiga contratar, pode melhorar o time e colocá-los nos trilhos. Se não for assim, terá o mesmo destino do Marcelo, apesar do contrato de 18 meses que será assinado amanhã, antes da estreia dele, justamente contra o ex-clube.


» Comentar

Comentários:
42
  • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

    A saída do Marcelo Oliveira e da forma como foi, sem um mínimo de etiqueta, elegância, consideração e até mesmo educação por parte dos dirigentes do Cruzeiro, só confirma o quanto incapacitados eles são. Por mais que o time precisasse de um gás novo, que o Marcelo Oliveira pudesses estar um tanto quanto desgastado ou desmotivado, a sua saída não foi honrada pelo Clube. Nenhum, absolutamente nenhum dirigente do Cruzeiro estava ao seu lado na hora que o Marcelo Oliveira comunicou à Imprensa sobre sua saída. Era pra estar ali o omisso Presidente, enaltecendo o trabalho do treinador, agradecendo pelos ótimos serviços prestados e declarando que as portas do Clube estariam abertas para ele no futuro. Mais uma vergonha proporcionada por essa administração arcaica e deprimente.

    Quanto ao Luxemburgo, já não é nem de longe aquela unanimidade que já foi, mas de repente poderá “ensinar” aos dirigentes do Cruzeiro em como se faz time. Assim como fez com o Perrella na segundo semestre de 2002. E se ele conseguir extrair alguma coisa desse grupo que aí está, a ponto de livra-lo da vergonha que é a mancha da segundona, já será digno de uma placa lá na Toca II. Porque pra conseguir essa proeza, só milagre !!!

    • Vinicius Campos disse:

      O Claytinho. Saudações Atleticanas.

      Meu camarada perfeito seu comentário sobre o MO. Não merecia nem de longe um tratamento como este. Ingratidão é mato hein.

      Sobre o “pojeto”, sei não viu pra mim já era a muito tempo. Mas de repente ele implanta a equipe celeste de poker pois nisso o bicho é viciado. Vcs já tem time de voley! Mais um esporte.

      Rsrsrsrs…

      Brincadeira meu camarada. Grande abraço.

  • Vinicius Campos disse:

    Vanderlei um dos melhores ainda.

    Me desculpem mas não mesmo. Fracasso atrás de fracasso por onde passa. Meus amigos cruzeirenses, não se iludam com este cara por causa da triplice coroa. Digo isso por um simples detalhe que fez toda a diferença, ALEX. Vocês tinham este cara jogando em alto nível e ele sim é o grande nome daquela incrível façanha de vocês.

    O Luxa é arrogante, prepotente e decadente. Um cara que está em má fase a mais de sete anos. Fracassa por onde passa e vão querer me dizer que ainda é um dos melhores do Brasil. É realmente nosso futebol vai continuar decadente por muito tempo.

    Enquanto ficarmos amarrados a merce destes mesmos técnicos ultrapassados que temos de monte, vamos estar com nosso futebol em eterna decadência mesmo.

  • Marcão de Varginha disse:

    Com “jogadores de qualidade” qualquer um pode ser técnico e/ou manager!
    – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

  • Julio Avila (mariana) disse:

    chico,voce so pode estar de brincadeira! luxemburgo é pessimo dos pessimos!
    tira um tecnico que esta crescendo pra colocar esse ex treinador em atividade!
    prefiria adilsom batista,leo conde,cuca!vou dar 10 jogos pra ele sumir!

  • Márcio Luiz disse:

    Duas perguntas:
    1 – Será que o profexô vai usar também na enseada ds garças a “ideia genial” de mandar contratar um ex-árbitro só para ensinar regra aos jogadores, como fez na Cidade do Galo?
    2- Será de que lado vai cair o pão com manteiga do “manager”?

  • Walter Pereira Galo disse:

    O Pofexô, deu uma Banana para o CrÜzeiro quando estava no Galo, e elas gostaram…

  • Carlos da Mata disse:

    Se a “esperança” do Cruzeiro se baseia simplesmente na contratação do Luxemburgo então posso afirmar que o “Inferno astral” só acaba de iniciar! Vamos lá, alguém aqui se lembra qual foi o último grande trabalho do Vanderlei Luxemburgo? Se a Diretoria deixar, o Luxa ira fazer o mesmo que fez com o Grêmio. Basta olhar como está a situação do time Gaúcho hoje em dia.

    Logicamente a demissão do Marcelo Oliveira se deu pelo simples fato que no sábado teremos o clássico no Independência, e como uma derrota já eminente a Diretoria tratou de fazer a mudança agora, pois sabia que se deixasse o Marcelo no comando do time até o sábado e um placar adverso ocorresse as coisas ficariam incontroláveis.

    Vamos ver se esse choque de gestão promovido pela Diretoria terá algum efeito positivo. Eu duvido muito,

    • Pedro Vítor disse:

      Eu acho que no Grêmio em 2013 ele fez um bom trabalho, e no Flamengo de Ronaldinho Gaúcho em 2011 também fez.

      No Atlético em 2010, num sei se foi o planejamento do clube, ou se foi as decisões do Luxa, o que eu sei é que estragaram um time promissor que tinha vencido campeonato Mineiro; Daquele time saíram Jonilson, que carregava o piano no meio de campo, Correa, que dava um bom suporte ao time, Aranha, que vivia um bom momento, Muriqui que estava jogando muito, ajudava o Tardelli demais, o Marques que era um bom reserva. Aí chegaram Fabiano, genro do Luxa, andando dentro de campo, o Serginho que tinha acabado de voltar de contusão séria no joelho, o Fábio Costa, que o Galo ficou dois pagando ele sem jogar, Ricardo Bueno, chegou pro lugar do Marques, Berola pro lugar do Muriqui, e ainda chegou o Diego Souza, que andou em campo enquanto ficou no Atlético, ainda tinha Ricardinho e Zé Luís, que foi os caras que derrubaram o Luxemburgo!

      Então estragaram um time pronto, que precisava de reforços!

      O Luxemburgo com uma diretoria forte, de pulso firme, sabendo trazer reforços e controlar o elenco, acho uma boa aposta. Agora a gente sabe também, que o problema no Cruzeiro não é treinador!

    • Paulo Afonso disse:

      Com certeza absoluta o fator preponderante para a demissão do Marcelo Oliveira foi o clássico de sábado… Mais uma derrota já estava sendo considerada certa pela diretoria celeste, que resolveu agir e trocar de técnico… Luxemburgo pega o time hoje sem nem saber o nome dos jogadores, mas no sábado ele pode entrar contra o Galo com jogadores motivados e correndo triplicado… Talvez assim, quem sabe não consiga até uma vitória? É a aposta da diretoria celeste… Consideraria válida, caso não houvesse um outro campeonato, aquele de 36 rodadas disputadas contra os outros times, dos quais faltam ainda 32 jogos… Para este campeonato, acho que a decisão não foi acertada…

  • Raws disse:

    Luxemburgo nunca conseguiu fazer de um grupo com jogadores medianos um grande time. Será desta vez?

  • Pedro Vítor disse:

    A demissão do Marcelo era mais que esperada, pelo menos da minha parte, ´já vinha dizendo que não durava muito no cargo.

    Só acho que poderiam ter não assinado a renovação no início do ano. Já que a meta era não dar sequencia ao trabalho, um prejuízo enorme ao clube, um trabalho desperdiçado.

    O Luxemburgo, é um dos melhores mesmo, eu concordo. Apesar de não vencer a bastante tempo, esta com o filme queimado no eixo, foi demitido por política no Flamengo, além de não ter ido bem no Estadual, e resultados ruins no Brasileiro.

    Os times do Luxa sempre se superam. A parte ruim, é o ego e a vaidade, que se bater de frente com o Gilvan, com toda a sua teimosia, pode não durar muito tempo, mas se um entender o papel do outro, e se tiver uma credibilidade, principalmente, do presidente, atendendo os pedidos do técnico, pode dar certo também. Mas não vai ser da noite pro dia!

    • Marcão de Varginha disse:

      Ego, vaidade (até na musiquinha), Luxa, Radicado, Gilvan e torcida: tudo à ver!
      – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

    • Paulo Afonso disse:

      Aliás, quase sempre ele atribui derrota a jogador… Só não falou isto quando enfrentou o Galo ano passado… Tomou de 4 no Mineirão e falou que o time do Galo faria 4 ou mais em quem quisesse… Depois no Horto, tomou 4 de novo e não atribui a derrota aos seus jogadores… Quem estava lá viu foi ele pedindo a Deus para segurar o Tardelli, porque um ser humano não conseguiria… Tirando este confronto, padrão dele é ficar com os elogios e repassar as críticas… Vai chegar longe se terminar o primeiro turno no comando da equipe azul…

    • Paulo Afonso disse:

      Caro colega, o Luxemburgo ultimamente tem se mostrado um técnico de resultados de curto prazo… Normalmente ele chega e consegue colocar o time nos trilhos, mas aí depois a coisa desanda… Ele começa a falar que as vitórias são dele e as derrotas dos jogadores… E jogador não gosta desta postura do técnico… Também dizem que ele cobra caixinha de jogador… A médio e longo prazo, ele deixa é prejuízo para os clubes…

  • Marcio Borges disse:

    Chico, acho que a saída do Marcelo foi em decorrência dele ter um conceito de como um time deve jogar e não desejar mudar. Veja que desde 2013 o cruzeiro joga da mesma forma. Em 2015 com a saide de jogadores o time não conseguiu mais jogar e o esquema não foi mudado.
    Quando um treinador chega ele implementa o seu “estilo de jogo” e os jogadores devem se adaptar a este “estilo”. Em 2013 e 2014 ele tinha estes jogadores na mão, independente se foi indicação dele ou da diretoria. Agora o cruzeiro ficou sem jogadores que encaixam na filosofia do Marcelo e ele não conseguiu adaptar os que tinha a disposição em seu esquema e também não tentou mudar o esquema. Eu pelo menos vejo desta forma.
    O bom é que ele chegou com rejeição alta entre muitos cruzeirenses (me excluo deles pois conhecia o trabalho dele no coritiba) e saiu respeitado e idolatrado por uma grande parte da torcida. Vai ser sempre lembrado por mais algumas paginas heroicas e imortais que ajudou a escrever na historia do cruzeiro pois ser bi campeão no brasileirão são para pouquíssimos treinadores e ele hoje é um dos melhores do Brasil.

  • Marcelo Andrade disse:

    O crüzëïrö repete as mesmas ações de 12 anos atrás e espera os mesmos resultados. Será o Luxa o mesmo? Serão os jogadores do mesmo nível dos daquela época? Vâmo aguairdá.

  • Rodrigo Assis disse:

    O velho “novo pojeto do profexô” … encosta a base, contrata uns medalhões, afasta um ídolo do time, é demitido e embolsa multa milionária.

  • Paulo Afonso disse:

    Concordo que o Luxemburgo esteja entre os nomes mais conhecidos, mas se é um dos melhores, aí já não sei… Ele já entendeu mais de futebol… Ultimamente ele tem começado bem nos clubes… Ganha os jogos iniciais, organiza a casa, aí começa com a conjugação verbal dele: eu ganho, nós empatamos, vocês perdem… E é neste momento que a coisa desanda… Ele vai perdendo o grupo, vai para a imprensa conversar fiado, começa a fazer críticas a quem não deveria, até o momento de ser demitido… Duvido que o Fábio, quando falhar num jogo de domingo, vai assistir calado ao Bem Amigos na segunda-feira e receber passivamente as críticas do Luxemburgo… Fora que ele tem uma comissão técnica de 300 pessoas e atualmente recebe salário de 3 ou 4 clubes por conta disto…

  • Celso Pindaíba disse:

    Isto é verdade, onde Luxa vai, leva seus companheiros de farra e mesa de baralho. No Galo, trouxe
    o come e dorme do Luís Henrique e deixou por exemplo, contratações como a do Nikão, que nunca vingou e só joga em time de menor tradição. Trouxe o goleiro Fábio Santos, Fábio Baiano, Fabiano, que aqui, só mamaram. Agora no cru cru, já trouxe o Deivid, daqui a pouco chega o Aristizábal. E tome birita!

  • Celso Pindaíba disse:

    Gente, dizer que o Gilvan promoveu um desmanche é ilusão demais. Aliás, o Gilvan é culpado por ir aos microfones dizer que tal atleta é do Cruzeiro, que o time é rico, sendo que na verdade, os atletas tem sua maior parcela nas mãos dos empresários, os clubes só compram 10%, medo do foguete molhado. Presidente nenhum segura jogador. Por isso que o clube tem que formar o atleta, ai sim, a maior parte dos direitos é do clube.
    Outra coisa, quando demite o técnico é porque tem crise sim. É só observar que não há sincronia entre diretoria, comissão técnica e jogadores. Cada um fala uma coisa.

  • joão reis disse:

    Caraca véio! Pensei Que Gilvan fosse um profissional sério,alguém competente e capaz,pensei que fora ele o responsável pelos chapéus aplicados no Kalil em 2013 com relação ao Gulart quarta feira e companhia,contratação Éverton Ribeiro a preço de banana,isso depois do Galo ter ido lá e contratado a preço de ouro o péssimo Leonardo e o enfermo do Emerso…O velho é fraquíssimo.Para nós atleticanos só temos a agradecê-los,espero que continue assim por anos a fim:Galo fazendo sua parte dentro de campo,e o Gilvan fazendo a dele fora desse…riririririiriririririri Cara! Com essa da até para acreditar que a praga do kalil pegou mesmo,no time das mariposas,ou seja,vamos bater neles 10 anos sem parar.Put!Ainda falta 8.kkkkkkkkk

  • Alexande (de Moçambique) disse:

    Caro, Chico! Assim como alguns comentaristas do seu blog, também eu vou pedir licença para discordar de você nessa (coisa rara de acontecer, heim?). Apesar do passado vitorioso, Luxemburgo hoje em dia estaria, no máximo, numa prateleira mediana. Já Marcelo Oliveira é pra mim um dos melhores, se não o melhor técnico de futebol brasileiro da atualidade. E quer saber mais? Se o São Paulo tivesse esperado uma semana e o contratado, aí sim eu estaria muito preocupado com uma possível reedicao daquele fantástico time tricolor do início dos anos 90, comandado pelo Tele
    Santana. Melhor pro Galo que os principais rivais estão, literalmente, batendo cabeça. Marcelo dificilmente não comandara uma boa equipe ainda nesse campeonato brasileiro e se não fosse o excelente trabalho do Levir Culpi no Atletico, certamente estaria torcendo pela sua contratação.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Alias, uma sugestão – a “genial” diretoria poderia ganhar vários milhões (como em Cuiaba) jogando nesses elefantes brancos construídos para a Copa – Natal, Brasília, Manaus, etc.
    Afinal, 2015 não está sendo um ano pra “jogar fora” ???

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Peço licença não remunerada de ser cruzeirense por 6 meses, até começar a pré – temporada de 2016, com técnico que preste.
    Aviso aos meus amigos atléticanos que durante esse período só conversarei sobre as variações no período fértil da girafa femea pré colombiana.
    “Inacreditável Futebol Clube” !!!!

  • Edson Dias disse:

    Difícil dizer o que se pode esperar desta próxima passagem do Luxa pelo rival do Galo… se ele tiver pés no chão e reconhecer que não é mais a última bala do pacote, pode fazer trabalho de bom pra razoável. Se começar com os costumeiros esquemas com empresários e jogadores, além da megalomania de começar a exigir contratações pra todo lado, tem tudo fazer outro péssimo trabalho. Não devemos nos esquecer que Luxa já quebrou vários clubes, e que o momento não parece propício pra clube nenhum fazer loucura. Ele passou pelo Grêmio, e por lá deixou terra arrasada… no Flamengo, com um time desgraçado de ruim, conseguiu fazer um bom trabalho com o material humano que tinha.

    Agora, a pergunta que não quer calar é a seguinte: já vimos esse filme antes em todos os grandes clubes do país. Galo e o nosso rival são vezeiros nisso também. Como esperar que um treinador faça BOM trabalho com um amontoado de jogadores que chega da noite pro dia, muitos de qualidade duvidosa? Por exemplo: o que dizer de Mena e Seymour? O que dizer do lateral direito que foram achar lá na Chapecoense, que andou substituindo o Myke, que por sinal também não está jogando NADA? O que dizer do FRAQUÍSSIMO Henrique Dourado? E do Joel? E do Reascos? Esse é a maior piada… o cara que hoje é reconhecido em toda a América do Sul por ter proporcionado um dos lances históricos de glória do Galo!!

    Enfim… sai Marcelo Oliveira, que pegou um time em frangalhos e o transformou em bicampeão brasileiro. Chega Luxemburgo e fica um time, a meu ver, ruim… e novamente vão querer esperar milagre?

  • ivan junior disse:

    Empata com o flamerda amanha e perde pro galo sabado (normal). A partir dai queda livre rumo a segundona.

    26/11 eterno
    27/05 hilario

    #cruzeiroeternofregues
    #mariaeuseiquevocetreme
    #ficagilvanevaldir

  • Kleber bsb disse:

    Por isso que o futebol está assim. Quem dirige os clubes mentem com mesma cara lavada de sempre. Como acreditar nesses caras. Tomara que tenham que pagar uma bela multa pro Marcelo Oliveira.

  • J.B.CRUZ disse:

    As esperanças se renovam..
    O bom filho a casa torna..VANDERLEI LUXEMBURGO já faz parte da história do CRUZEIRO..
    É o melhor técnico que o CRUZEIRO já teve ao longo de sua história, onde a TRÍPLICE COROA conquistada em 2.003, faz do clube estrelado, ímpar entre os demais..
    WANDERLEY LUXEMBURGO é cabeça coroada: Um vencedor!!!..Boa Sorte e bem vindo a sua nova “velha” casa…
    CRUZEIRO SEMPRE !!!

  • Alexandre Paiva disse:

    Conquistou o primeiro Brasileiro para a Enseada das Garças. O que será que vai “conquistar” de inédito desta vez?

    Sim, acertou!

  • Emílio Figueiredo disse:

    Péssima fase?!?! Discordo.
    Até semana passada, estava nas quartas de final da Libertadores. E, se recuperar em um campeonato longo, é bem possível.
    Que o Luxemburgo é dos melhores, de acordo. E pode dar certo, pois está por baixo, baste ter humildade.
    Mas, teremos diretor de futebol?
    E a culpa do presidente, ele assumirá?

  • Fausto disse:

    Notaram na entrevista do Valdir? Ele fez questão de frisar que foi uma decisão do presidente. Ta cheirando a borracha queimada. Contratação de alto risco. Como atleticano gosteiiiiii muitcho………. Hehehe

  • Magrelo disse:

    O Cruzeiro, definitivamente, atleticanizou-se!

  • Paulo disse:

    Com jogadores de qualidade nem precisa de técnico. O capitão do time resolve.
    O Técnico bom é aquele que tira leite de pedra.
    Vai tomar sacode contra o fla e contra o Galão da massa e no terceiro jogo a bandidagem já vai começar a aprontar delitos de novo.
    Podem aguardar!!!

  • Carlos Santana disse:

    Sempre assim time em crise sai o técnico, qual a função do Valdir Barbosa no Cruzeiro?

    • Thiago disse:

      Concordo com vc. Se é pra mudar porque não mandou Benecy e Valdir embora também. Precisamos mais de um diretor de futebol que saiba contratar do que propriamente de técnico!

  • Thales rosa disse:

    Chico vou discordar de vc.. Luxemburgo nao esta entre os melhores a muito tempo… Ultimamente oque ouço sobre ele é q vara as noites no porquer. Cobra caixinha de atletas de base para ter chance no principal.. Sem falar na barca q sempre vem com ele.. No gremio ele deixou um rombo impagavel… E por ai vai.. Trocamos 12 por 0…

  • Frederico Dantas disse:

    Estou de luto.
    Depois da queda, o coice.
    Depois de um biênio excelente prenuncia-se terra arrasada.
    Este ano não está bom pra ver futebol.

    • ivan junior disse:

      Ao contrario. Este ano esta sendo otimo e tende a melhorar. Se nao der zebra o galo sapeca as marias e ai e ver a derrocada azul purpurina.

      26/11 eterno
      27/05 hilario

    • Alisson Sol disse:

      Concordo 100%

      Sair da Libertadores com o elenco deste ano: esperado.
      Sair da Libertadores com o elenco do ano passado: uma decepção.
      Perder a final da Libertadores em 2009: enorme tristeza.
      O Cruzeiro contratar o “professor” para mais um “projeto”: tristeza equivalente à morte de parente próximo!