Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Degola de dirigentes chegou a Minas: agora é a cabeça do presidente do Villa que está em risco

Presidente Aécio Prates assumiu o Villa numa situação crítica e agora corre o risco de ser cassado

Recebi do jornalista Wagner Augusto Álvares da Silva, que também é conselheiro do Leão do Bonfim:

* “Meus caros: a pedido do presidente do Conselho Deliberativo do Villa Nova, o jornalista Sergio Prates, divulgo o Edital de convocação para Reunião Extraordinária com a finalidade de cassar o mandato do presidente do clube.”

Conselho Deliberativo do
Villa Nova Atlético Clube
Edital de Convocação Extraordinária

Ficam os conselheiros natos e efetivos, conjuntamente com o presidente e vice-presidentes da Diretoria Executiva e os membros do Conselho Fiscal, convocados para a reunião EXTRAORDINÁRIA marcada para as 19h30min (em 1ª chamada com presença mínima de 1/5) e/ou às 20 horas (em 2ª chamada com qualquer número) de segunda-feira, 15 de junho de 2015, no ginásio poliesportivo, à Rua Bias Fortes, 41, em Nova Lima, com a seguinte pauta:
1 – Apreciar o não cumprimento de determinações estatutárias por parte do presidente executivo, Aécio P. de Araújo, em especial as seguintes disposições:
Do Art. 48, que prevê reuniões da diretoria uma vez por semana, para examinar e resolver os assuntos de interesse do Clube; no parágrafo 2 do mesmo artigo, que determina que as decisões da diretoria serão tomadas pela maioria de votos dos diretores presentes; e pelo parágrafo 3, que lembra que o presidente vota em último lugar, decidindo o assunto apenas em caso de empate. Contrariando unanimidade de dirigentes presentes em reunião conjunta com presidente e vice-presidente do Conselho Deliberativo, no último dia 29 de maio, o presidente executivo decidiu sozinho pela não aceitação de parceria que todos os demais consideraram benéfica ao Clube.
Do Art. 49, que acentua que os diretores dos departamentos respondem pela organização, regularidade e execução dos serviços a seu cargo, e do Art. 57, inciso 16, que estabelece despachos do presidente executivo com os vice-presidentes sobre assuntos relacionados com suas respectivas atribuições – fatos que não estariam ocorrendo, visto estar sendo tolhida a participação dos vice-presidentes em decisões que dizem respeito às suas áreas específicas de atuação, o que originou o licenciamento de um dos vice-presidentes e informações de outros de que não há mais condições de permanecerem em seus cargos nas atuais circunstâncias.
É de se notar o que estabelece o Art. 55, ao citar que os membros da diretoria (dentre eles o presidente executivo) são responsáveis pelos atos praticados com violação da Lei ou do Estatuto do Villa Nova Atlético Clube.
2 – Aquilatar relato do presidente executivo sobre leilão realizado de propriedade do Clube, embasado pelas informações que lhe devem ser transmitidas previamente (e não na assembleia) pela assessoria jurídica do Clube, integrada pela senhora sua filha.
3 – Apreciar relato sobre empréstimos que o presidente executivo teria feito ao Clube, sem que os demais integrantes da diretoria tenham tido informações sobre destinação das verbas e seus valores.
4 – Receber esclarecimentos sobre a participação (ou não) do presidente executivo de 40% do valor dos passes dos jogadores do elenco de futebol júnior. Caso confirmado, saber se o Clube foi ressarcido da quantia correspondente às aquisições.
5 – Solicitar (ou não) reunião extraordinária da Assembleia Geral, assinalada no Art. 26 do Estatuto, que, no inciso 2, prevê destituição de administradores, conforme previsão do Art. 59, I, do Código Civil Brasileiro, lembrando que a referida convocação pode ser feita de ordem do presidente executivo ou por 1/5 dos associados do Clube (Art. 60 do Código Civil Brasileiro).
Conforme disposto no Art. 40 do Estatuto Social, a reunião será aberta exclusivamente aos membros da Diretoria Executiva, além dos conselheiros natos e efetivos.
Nova Lima, 2 de junho de 2015.

Sergio Prates – Presidente do CD
Emanuel Soares Carneiro – Vice-Presidente do CD


» Comentar

Comentários:
3