Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Na véspera da abertura da Copa América, 200 mil estudantes protestam nas ruas de Santiago

A raposa “Zincha”, mascote da Copa América, em painéis gigantes como este, dando boas vindas a quem desembarca no Aeroporto Internacional de Santiago.

* * *

O Brasil está em crise econômica, mas só havia quatro poltronas vazias no Boeing 737-800 da Gol, com capacidade para 187 passageiros, que faz São Paulo/Santiago do Chile. É o voo 7667 que sai de Guarulhos às 10h30 e chega à capital chilena às 14h40. Eu vim nele ontem para iniciar a cobertura da 44ª edição da Copa América, que começa esta noite com Chile x Equador às 20h30 no Estádio Nacional. A maioria absoluta dos colegas de voo veio fazer turismo, muitos, usando a competição como pano de fundo, sem ter adquirido ingressos antecipadamente. E muitos mineiros presentes, para curtir principalmente as vinícolas e estações de esqui do país.

Com muito sol deu para apreciar a Cordilheira dos Andes na chegada a Santiago. Belíssima, porém, sem qualquer bairrismo e falsa modéstia, vista de cima a nossa Serra do Cipó é mais bonita, em função da vegetação e das cachoeiras que brotam de suas entranhas. Apesar da temperatura em torno de 15 graus, a capital chilena está “quente”, agitada pelos protestos dos estudantes universitários contra as propostas de reforma do sistema educacional feitas pelo governo da presidente Michelle Bachellet. O ambiente estava tenso em algumas vias dos 25 quilômetros do Aeroporto Arturo Merino Benitez até o Centro da cidade. Muita polícia e uma multidão com faixas, cartazes e palavras de ordem nas ruas. Os noticiários das TVs falavam em 200 mil pessoas quando eu escrevia esta coluna, por volta de 19 horas, mesmo horário de Belo Horizonte, já que não há fuso horário entre Chile e Brasil nesta época.

Mas a realização da Copa América é bem vista pelos chilenos e a receptividade a quem chega é a melhor possível, com sorrisos, facilidades e muita informação por parte deles, deste a imigração até os hotéis e demais locais por onde se transita. O taxista Luiz Ibañez disse que as pessoas veem na competição mais uma oportunidade de incremento ao turismo, que já é muito forte por aqui. Além de Santiago os jogos serão realizados em Valparaíso, Viña Del Mar, Antofagasta, Temuco, La Serena, Rancagua e Concepción.

PAINELAEROPORTO3

A seleção brasileira nesta quinta-feira e estreia domingo, em Temuco, 18h30, contra o Peru, mas não há muita badalação em torno do time comandado por Dunga por essas bandas. Os chilenos estão acreditando mesmo é na seleção deles, que fez ótima Copa do Mundo e foi eliminada nos pênaltis naquele jogo dramático no Mineirão contra a seleção do Felipão.

Temuco fica a 670 quilômetros ao Sul de Santiago e tem 265 mil habitantes. No seu material de divulgação turística é destacada a visita de Che Guevara e seu companheiro de motocicleta Alberto Granado, em fevereiro de 1952.


» Comentar

Comentários:
9
  • José Eduardo Barata disse:

    O seu Levir Culpi disse não se importar com a manifestação da torcida pelo péssimo futebol contra
    o Santos e que tal atitude deriva da derrota para o Cruzeiro .
    Disse mais , que o torcedor tem “apenas” que torcer , pois não sabe nada do que se passa com o
    time , para ser escalado .
    Seu Levir , um recado : pegue o seu boné e se mande , meu caro .
    Respeite o Galo , respeite o torcedor , respeite o que resta de paixão na vida sofrida do cidadão
    atleticano , que agora nem protestar nas arquibancadas pode mais , segundo sua visão míope ,
    de quem tem a vida resolvida , por seus próprios méritos , mas que não tem a sensibilidade e a
    coragem de admitir que erra , e erra muito , por teimosia ou por despreparo , mas que revela uma
    covardia sem limites .

  • Julio Cesar disse:

    Brochante ! Ducha de agua gelada neste frio de junho na torcida do Galo ! E em alguns jogadores que pensam que jogam mais do que jogam realmente. Preocupante, muitissimo preocupante. O Santos estava sem 6 de seus titulares. A torcida tem que cobrar agora. Depois é tarde.

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre o jogo do Galo ontem, tenho visto nestas duas últimas rodadas a seguinte situação: algumas peças precisam voltar a funcionar logo para que o time entre nos trilhos novamente, principalmente o Levir Culpi… Não sei se está havendo algum problema dos jogadores com o técnico, mas parece que este está perdendo o grupo… Time não tem mostrado aquela intensidade que tanto agradava… E o Levir ainda consegue piorar as coisas quando resolver mexer por conta própria, como o caso da entrada do Maicosuel ontem no intervalo, ou quando finge que ouve a torcida e faz pirraça, como fez ontem ao tirar o Lucas Pratto quando colocou o Guilherme (que a torcida pediu)… Daniel Nepomuceno precisa chamar Levir Culpi e Rodolfo Mehl no canto e passar o sabão…Se o time não terminar o primeiro turno entre os 3 primeiros, eles ficam com os cargos ameaçados…

  • audisio disse:

    Desisti de elogiar o Gilbert da 98FM se destaca como um dos melhores comentaristas de Minas. O cara é bipolar. Nunca sabe onde parar de mexer no time e já está na maior confusão começando a dividir o plantel e dessarrumar os times.
    Cada dia me convenço que a Copa do Brasil foram os jogadores que se uniram sob o Tardelli e com um time montado pelo Cuca a coisa andou por si mesma.

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    Desculpe chico mas pra mim o importante no momento é o galo e é dele que vou falar

    Amigos atleticanos podem esquecer titulo de campeonato brasileiro 2015, podemos até nos classificar para a libertadores como não me assusto se isso também não acontecer…
    Falta de elenco? Acho que precisamos de mais um jogador tarimbado para o meio de campo que chegue para ser titular, mas começo a achar que mesmo se o presidente Daniel nepomuceno trouxer esse jogador não irá mudar muita coisa, acho que nem se neymar e messi viessem pro galo no momento iria acrescentar muita coisa e sabem porque meus amigos??? Porque é bem capaz do nosso treinador coloca-los no banco de reservas só pra satisfazer o seu ego…
    Tá na hora do daniel nepomuceno dar uma prensa no levir culpi e parar de atender tudo que o levir acha que é certo, quando o kalil estava no comando o levir culpi queria se meter em assuntos que não era de direito dele e o kalil prontamente o colocou no seu lugar.
    Agora com o nepomuceno o negócio está descanbando de novo, o levir não quer o rever o daniel nepomuceno prontamente negocia o cara, o levir não quer o pierre o daniel nepomuceno logo atende seu pedido e negocia o pierre, o daniel nepomuceno o malfuf e toda a torcida atleticana enxergando que o elenco precisa se reforçar e só o senhor levir com sua prepotencia acha que o elenco não precisa de reforços….

    meus amigos, time até que temos, não temos é um treinador com a humildade suficiente de reconhecer que esse negócio de jogar com um volante não está dando certo, não tem a humildade de reconhecer que ele está colocando no banco um dos melhores volantes que já passaram pelo nosso time nos ultimos tempos (leandro donizette) e que o rafael carioca é um bom jogador mas tem como seu principal defeito a marcação…
    não tem como o donizette ficar fora desse time, eu já venho falando isso a muito tempo, vamos marcar 5 gols e tomar 15, não tem jeito, o levir se acha o sabe tudo e está achando que vai revolucionar o futebol brasileiro, o levir acha que o galo é um barcelona ou real madrid da vida que pode fazer invenções a todo momento que vai dar certo, hoje não tem time no brasil que tenha jogadores de grande qualidade tecnica pro treinador querer ficar inventando moda, todo mundo tá fazendo o simples e o “guardiola” do futebol brasileiro querendo inventar moda aqui no atlético…

    se o levir não tiver a humildade de colocar esse time para fazer o simples e abandonar esse negócio de rafael carioca sozinho de volante vamos tomar toco de todo mundo, queria saber aonde o levir viu que datolo é segundo volante, mesmo que fosse para jogar com um volante só esse jogador deveria ser o leandro donizette e não o carioca…

    contra o enseada quando tomamos o segundo gol eu falei com um torcedor ao meu lado que se o “guardiola” culpi não colocasse o donizette em campo não iriamos conseguir nem empatar e ainda tomariamos o terceiro gol e quiçá o quarto, não deu outra…
    ontem li em um blog um comentario de um torcedor dizendo que também não gostava desse esquema de só rafael carioca como unico volante ainda mais com a contusão do luan, que aí é que o time ficaria mais exposto na defesa sem o maluquinho dando auxilio na marcação…

    outra coisa que não entendo é essa onda com esse giovanni augusto, o levir acha que o giovanni augusto é coisa de outro mundo, já falei que esse cara é de mediano para fraco ele e´o cardenas, porque não insistir mais um pouco com pratto e jô juntos….

    Pra mim jogamos fora 8 pontos certos nesse inicio de campeonato, 3 contra o treme treme, 3 contra o fraco atlético generico e 2 contra o fraco santos dentro de casa, esses jogos pra mim eram pontos garantidos pro atlético, o empate contra o palmeiras lá mesmo com as devidas circunstancias acho que não foi de todo ruim devido ao palmeiras ser muito dificil de ser batido nos seus dominios…

    Podem falar o que quiserem mas depois desse empate contra o santos já estou com a toalha na mão pra ser jogada em relação a titulo de campeonato brasileiro 2015….

    a unica certeza é que ELAS AINDA TREMEM

  • Milena Lorrana disse:

    E o 6alim é mesmo um cavalinho paraguaio. Abram o olho com a segundona. E o Lucas Pratto? Pela gordura deveria se chamar Lucas Garrafa.

  • junior disse:

    200 mil atleticanos deveriam protestar é contra a pelada que eu acabei de assistir.