Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A suspensão ao Neymar, a simplicidade do comentarista Junior e a imagem do Ronaldo

Neymar tomou quatro jogos de suspensão pela Conmebol e está fora da Copa América. Tomara que sirva para que ele repense as bobagens que anda fazendo, mas essa punição foi um exagero dessa desmoralizada entidade que aproveitou o momento para tentar se dar uma tintura de seriedade, punindo o jogador, que merecia no máximo dois jogos. E ainda terá de pagar 10 mil dólares de multa. Claro que a Conmebol não perderia essa chance de pegar uns trocados, né? O Bacca, que deu o empurrão no Neymar tomou um jogo e US$ 5 mil de multa.

* * *

O ex-lateral do Flamengo e seleção, atual comentarista Júnior é reconhecido e aplaudido por onde anda por Santiago, quase sempre na companhia do locutor Galvão Bueno e do ex-árbitro Arnaldo César Coelho. Ele se mostra até assustado com tanto carinho e assédio das pessoas pedindo fotos e autógrafos, já que parou de jogar há 22 anos. A seleção brasileira de 1982 e o Flamengo, campeão da Libertadores, sobre o Cobreloa do Chile, e Mundial em 1981), ainda são os maiores responsáveis por essa idolatria ao ex-jogador. Ele mantém a simplicidade e gentileza dos tempos que em jogava, porém, agora com mais tempo para dedicar a quem o aborda, sem pressa para entrar em ônibus de delegação ou chamado por alguma comissão técnica ou seguranças.

O mesmo não se pode dizer de Ronaldo, o ex-centroavante, comentarista convidado da Globo, que andou sendo vaiado em Temuco, em Santiago e agora não sai mais do hotel com os companheiros de equipe, temendo novos constrangimentos. Ronaldo é de geração e personalidade diferentes daquela época do Júnior, quanto a maioria absoluta tinha prazer em atender aos fãs. Está mais para a geração “Neymar Jr.”, milionário ainda muito jovem, que não dá nem uma piscada fora do script que lhe é passado pela agência que cuida da imagem dele. Tenta passar a imagem de humilde, mas se mostra arrogante, com os colegas de seleção e companheiros de profissão de outras partes do mundo, a quem considera “inferiores”.

As atitudes de Neymar no jogo contra a Colômbia reforçaram essa imagem dele entre os chilenos.

* * *

Ronaldo é identificado pela imprensa chilena e por consequência pelo público, mais como um cartola apoiador de Ricardo Teixeira na organização da Copa do Mundo no Brasil e dirigentes da Conmebol do que como o grande jogador que foi. Rodolfo Melendéz, um dos donos do restaurante Donde Augusto, do Mercado Central, conta que recebeu uma encomenda do hotel onde o Ronaldo está pedindo uma de suas famosas mariscadas. Negou, som um argumento: “Se ele quiser que venha cá, pois será um prazer servi-lo, pessoalmente”.

* * *

Desde antes do início da Copa América, Belo Horizonte tem o nome presente o tempo todo nas rádios e TVs de todo o Chile. Campanha motivacional do Canal 13, o principal daqui, convoca os torcedores chilenos, de forma bem ufanista, ao estilo Rede Globo com as chamadas “patrióticas” dela, a apoiarem a “Roja” que esteve muito perto de um grande sonho em 2014, mas que se acabou nas oitavas de final no “Mineirao, em Belo Horizonte”. E que agora chegou a hora da conquista do maior título da história da seleção deles

TRIO

Centenas de mineiros vem se encontrando nas ruas e atrativos turísticos de Santiago. Como esta família de Belo Horizonte, bem equilibrada em suas preferências: o americano João Prates (direita) com o genro atleticano Erivaldo Junior (centro) e o filho cruzeirense João Carlos.


» Comentar

Comentários:
19
  • Rafael disse:

    Neymar parece desinteressado em jogar pela seleção, deve achar que já chegou no auge por jogar no Barcelona ao lado de Messi e ser canpeão da Champions, marca do gol na final.

    Ele ainda tem esse Ronaldo como consultor de imagem, a empresa Nine ainda cuida dos contratos publicitários dele? Pelo menos era, o que é mais uma bola fora desse Ronaldo.

  • José disse:

    Tentando avaliar objetiva e imparcialmente este assunto, me parece que o principal objetivo, mesmo de interessados não envolvidos diretamente, foi conseguido: enfraquecer a seleção Brasil, inquestionável candidata ao título, física e emocionalmente. Neymar, violentamente empurrado, acabou sendo a principal vítima, pelo menos do ponto de vista de agressão física. Se Neymar tivesse morrido ou, no mínimo tido alguma complicação vertebral, talvez o responsável tivesse tido uma punição mais adequada… sorte para ambos que não foi pior. E assim vamos comentando a (in)justiça e a bola vai rolando e o povo esquecendo… Chega de campeonatos decididos sobre dúvidas e/ou sobre lacunas provocadas por situações duvidosas. Uma nação não pode, não deve continuar a ser prejudicada por uma situação tão infinitamente pequena quando comparada com todo o contexto que envolve um evento desta dimensão. Qual violência verbal poderá e deverá ter despoletado aquela atitude, atitude que podería ter terminado logo ali com consequências mínimas não viesse alguém jogar lenha na fogueira… A entidade responsável não se mune de avaliadores de comportamento nas suas decisões? Ou resumem os fatos evidenciando apenas o(s) que lhes permitem acumular penalização? cada um é livre de pensar o que quiser… eu tirei fácil as minhas conclusões… e no lugar da entidade competente, limitaría a suspensão ao máximo de 2 jogos pelos vermelhos, podería aumentar a multa para o dobro ou até 10 dobros (é irrelevante neste nível… é como a diferença entre 10 centavos ou 10 reais mesmo para quem recebe um salário mínimo… rsrs exagerando), e livraria as costas do mau comportamento numa decisão que ajuda teoricamente a ajudar o eventual vencedor da copa… deixem jogar quem quer e quem sabe. Ah, claro com a ressalva de providência cautelar pata todo mundo… próximo vassilo vai doer mais… QUE GANHE O MELHOR!

  • Fred Noronha disse:

    .
    Sem o Neymar, Brasil ataca a Venezuela com o Aécio !!!

  • Julio Avila (mariana) disse:

    o brasil tem a neymardependencia e o atletico tem a anelkadependencia!
    a suspensão de neymar serve para que os jogadores que estao lá mostrem que eles sao capazes de jogar sem o neymar,coisa que acho dificil pois é um bando de pereba! além da comembol o dunga tb tinhar que punir o jogador pois é um absurdo ele fazer oque fez e nao ser penalizado,se fpsse outro nunca mais seria convocado!

  • Marcelo de Andrade disse:

    Neymar mereceu 4 jogos porque além de tudo que aprontou, ficou esperando o árbitro no túnel e o mandou pra puta que pariu. Está lá no blog do Cosme Rimoli.

  • Marcelo de Andrade disse:

    Júnior? O verdadeiro culpado pela derrota para a Itália em 82 e que saiu pela tangente com a mídia colocando a culpa em Cerezo? Eu não me esqueço.

  • Julio Avila (mariana) disse:

    neymar é o retrato do pai! quando o pai nao é exemplo pro filho da nisso!
    prefiro assistir o brasileirao,vai ter bons jogos!

  • Paulo Afonso disse:

    Na madrugada o Brasil levou um gol a 2 minutos do fim da prorrogação e ficou com o vice campeonato… Rogério Micale precisa ser mais valorizado… Pegou um time que foi 4º no sulamericano, convocado pelo Gallo e conseguiu chegar na final… Se deixarem ele trabalhar do seu jeito, o Brasil tem grandes chances de ficar com o ouro olímpico… Mas o problema é que nas Olimpíadas aparece o técnico da seleção principal, sem saber nem o nome dos jogadores…

  • Paulo Afonso disse:

    Punição exagerada, Chico? O Suárez deu uma mordida no Chiellini na Copa e pegou 9 jogos de suspensão mais quatro meses banido do esporte… O Neymar chutou a bola em um jogador após o final da partida, deu uma cabeçada em um jogador com nariz quebrado, xingou verbalmente um jogador adversário durante o jogo e esperou o juiz depois da confusão para agredi-lo verbalmente também… A Conmebol não tinha como ser menos severa… Acho que pegaram até leve com ele por ser o primeiro caso… Ele não fica esperto não para ver…

  • Reginaldo Cardoso disse:

    Júnior é o melhor dos comentaristas de futebol da atualidade.

  • Claudio Santos disse:

    Chico outro dia um jornal mineiro saiu com uma reportagem de que a marca do pirangi tinha crescido mais que a do GALO, ai eu fico na duvida, pq eles ( elas no caso ) estão sem patrocínio master a 6 meses com uma marca tao valorizada ???????

  • Carlos da Mata disse:

    4 jogos de suspensão…..foi pouco!

  • Pedro Ventania disse:

    O Flamídia tem 3 jogadores na Copa América: Guerrero (Peru), Armero (Colômbia) e Cáceres (Paraguai).

    Só para variar, o GALO vai perder para o Flamidia…como de costume!!!

    E Levir continua firme na sua luta de mostrar que o Carlos sabe chutar uma bola…

    Até quando meu Deus…até quando ?!?

  • Thales rosa disse:

    Chico o Neymar mereceu 4 jogos. Ele deu cabeçada, chutou a bola em outro jogador após o fim do jogo. Chamou um.colega de profissão de filho da p… Sera mesmo q ele nao mereceu 4 jogos? Listei apenas 3 condutas anti desportivas.. Ele teve muitas outras..

  • Marcão de Varginha disse:

    O sujeito é mimado, birrento, pirracento e não sabe perder, praticou o anti-jogo, usou de covardia chutando a bola nas costas de seu adversário, e pegou somente 04 jogos de suspensão? Foi pouco, muito pouco! Bem que Renê Simões prevera (sic) “… é um monstro”!
    – Dá-lhe, Venezuela!

  • Marcão de Varginha disse:

    O cidadão e ex-atleta Júnior é dono de uma educação ímpar e muita simpatia, e é público e notório que Ronaldo adquiriu arrogância nos tempos de atleta do barro preto, uma “característica” marcante, indelével, tradicional e eterna do clube radicado, e de seus seguidores.
    – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

    • Julio Avila (mariana) disse:

      vc nao olha no espelho né? tudo que vc disse ai e o que faz diariamente aqui!vc e um outro bocó ai!

      • DUDU GALOMAIO BH disse:

        Júlio Mariana… tente ao menos ser criativo (sei que você tem enorme dificuldade).
        Bocós… bocós azuis… bocozões são você e o restante da turma de alienados que despejam besteiras aqui todo santo dia. Tenha ao menos vergonha de repetir o mesmo apelido que recebem (justamente por sinal).
        Meu caro BOCÓ AZUL!!!

  • Flávio Azevedo disse:

    Rei morto rei posto. Humildade e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Vamos torcer para ele se salvar das acusações espanholas de fraudes na transação pqwra o Barcelona! Futebol e coletivo e na minha opinião, a seleção será de “operários” e sairá fortalecida coletivamente! A globo deve estar se sentindo mais penalizada que o jogador.