Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As variantes do futebol, os profetas do acontecido e as últimas vagas da Copa América 2015

Recepcionistas da área VIP do estádio Monumental. O lado bonito do futebol atual

Com nevoeiro e 5 graus em Santiago, depois de dar uma passada pelos comentários aqui do blog e principais jornais do Brasil, aguardo a hora de ir ao estádio do Colo-Colo para ver Brasil x Venezuela, 18h30, na luta pelas últimas vagas das quartas de final da Copa América. Chile, Bolívia, Paraguai, Argentina e Paraguai já se garantiram nos grupos A e B. No Grupo C, todos têm chance, todos com apenas três pontos até agora. Colômbia e Peru se enfrentarão às 16 horas.

BAR

Chilenos reclamam dos preços do que é servido nos bares da Copa América: refrigerante entre quatro dólares e cinco dólares; sanduiche de carne a US$ 6. Combo a 13 dólares, ou R$ 50,00.

* * *

A exemplo do Vanaldo Reis que nos enviou ótimo comentário sobre a seleção brasileira, Neymar e cia., destaco hoje as ótimas observações do Reginaldo Cardoso, sobre o Campeonato Brasileiro, a quem agradeço. Só discordo dele quando faz distinção entre comentaristas que nunca jogaram e que jogaram futebol. Somos todos iguais, caro Reginaldo, com aquela clássica diferença: os que não jogaram pensam que são os donos da verdade; os que jogaram têm certeza, ou vice-versa.

Ser comentarista de bola rolando é a coisa mais fácil do mundo. Profetas do acontecido: “o time tal ganhou porque fez isso e aquilo; o outro perdeu porque não fez, conforme falei e etecetecera e etecetecera e tal.”

E raros são os que dão a mão à palmatória e confessam que erraram redondamente em sua análise.

Aliás, mais um aviso aos navegantes: o bate boca de geral entre atleticanos e cruzeirenses vai sumir da seção dos comentários aqui no blog. Não adianta mandar que não será mais postado esse nhehenhem miúdo. O saco encheu. Provocações que não têm nada a ver e até ofensas pessoais. Para este tipo de coisa há sites que vivem disso e sugiro que enviem para lá esses ataques mútuos.

Mas, vamos ao tipo de comentário que engrandece e dá prazer de ler, que é o objetivo da seção de comentários do blog, como este texto do Reginaldo Cardoso:

* “O futebol é um contraste e quebra diversos factóides criados pelos teóricos comentaristas que nunca jogaram futebol. Nunca se viu tantos gols espíritas, tanta ação do sobrenatural de almeida, tantos resultados improváveis e muitas surpresas no esporte bretão calando os doutores do futebol.
A bola prefere entrar onde a coruja dorme, o frango do goleiro é onde o sapo foi enterrado e pra nosso desespero, Zezé Perrela e Fernando Collor, farão parte da comissão da cpi da cbf. Cruzes!
E essa bola mais leve sujeita a ação das leis da física, que faz o mais clássico dos zagueiros, o melhor dos goleiros, enfim, atletas, perderem o seu tempo, traçando um paradoxo incomum e nem sempre vence o melhor, mas o que erra menos ou o que tiver melhor sorte.
No topo da tabela, o Sport Recife, um time que sempre é cotado pra cair; hoje, com jogadores rejeitados em outros clubes vai galgando seu espaço, enquanto o caríssimo time do Inter, é apenas o 10º colocado.
Há dias atrás, o Flamengo dispensou Luxa e o time começou a vencer. Luxa, que jogou o Fla no Z4, vem ao Cruzeiro e o tira do rebaixamento.
No Galo, o Burro com Sorte reinventa atletas que antes não eram escalados, como Maicossuel e G. Augusto, perdendo jogos fáceis e vencendo onde ninguém espera. Cria um esquema que contraria suas expectativas, perdendo jogos em casa quando ataca muito e vence fora, jogando nos contra ataques e nos erros dos adversários. Vence jogos com muitos de seus atletas jogando abaixo do que podem render.
Tenho receio de que este campeonato de pontos corridos, seja decidido nos pênaltis ou termine empatado com três campeões fazendo o mesmo número de pontos.”

Reginaldo Cardoso


» Comentar

Comentários:
7
  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Boa Chico !
    Além de nos poupar mutuamente de ofensas gratuitas que não levam a nada, quem sabe podemos ajudar a o futebol mineiro a subir (mais ainda) de patamar.
    Não dá prá aceitar Caixa Econômica patrocinando qualquer time em outros estados e deixar o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil de fora.
    Sem falar nas decisões de tribunais, nos juízes arranjados, nas punições diferenciadas (e o Dudu ? quantos meses vai tomar de suspensão ? E o Petros ?)
    Vamos juntar forças, cruzeirenses e atleticanos, prá mostrar que o futebol aqui de Minas é sim, o melhor do Brasil – depois a gente resolve no buteco qual dos dois é melhor aqui no estado, mas com muita cerveja, amizade e bom humor. O foco é o Brasil, não vamos nos esquecer disso.

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Caro Alex, tudo na paz?
    Pegando carona no que você escreveu.
    Meu nome por exemplo é CARLOS EDUARDO. Não tenho o menor problema em me identificar (O Chico já me identificou aqui outras vezes). A questão é: quantos “Carlos Eduardos” tem por aí afora? É muito mais fácil identificar um comentário meu, aqui ou em qualquer lugar, com meu nick do que meu nome que é tão comum.
    Eu, por exemplo, tenho foto nos meus comentários, o que me torna muito mais identificável do que muitos por aqui e o que por si só já prova que não temo nada quando aqui posto.

    A propósito, sugiro que ao invés de Alex, você possa se identificar com o nome completo, porque postar apenas como “Alex” é uma forma bem eficaz de se manter anônimo (assim como apenas Tiagos, Andrés, Brunos, etc).
    É tão difícil identificar apenas “Alex” como Zeca, Totonho, Didi, etc…
    Para os demais, quanto aos comentários do blog, o Chico sempre fala dessa limpeza mas a gente vê sempre esse tipo de comentário acontecendo. Eu não sou cínico, como já falei outras vezes. Por diversas vezes provoquei e usei termos pejorativos com os rivais. Mas se houver mesmo essa moderação, serei o primeiro a me esforçar pra que tais coisas não aconteçam.
    Lembro que há uns 5 anos atrás a gente trocava provocações (Eu, Emílio, Clayton, Stefano, Márcio Luiz, Fred Dantas, Nelson Henrique, etc… e eram raras as derrapadas, depois que apareceu uma turminha nova por aqui a coisa ficou realmente difícil) mas o nível era bem melhor.
    Vamos todos contribuir então???

    • Alex disse:

      …meu caro Dudu, todo mundo sabe que Dudu é abreviatura do seu nome e não é isso que quis me referir….e qto a Alex, é o meu nome, só não escrevo meu nome completo por que tem um lunático por aí(já criou mais de 900 personagens), que se “apaixonou por mim e que disse que não sossegaria enquanto não me conhecesse….e outra coisa meu nobre, o Chico tem os meus dados e sabe que não sou um personagem,fácil de me identificar…agora, qto a a fotos, respeito a sua ideia mas não acho legal, pra mim é muita exposição, tem muita gente mal intencionada nas redes sociais….valeu!!!!

  • Alex disse:

    …é isso aí Chico, moralização já!!!……sugiro também que vc não aceite participantes que não usam o nome verdadeiro, aqueles que criam personagens e que pensam que com isso podem atacar a todos…..

  • Emerson Talma disse:

    Parabéns Chico, ótima decisão ao censurar comentários de quem não sabe viver em harmonia com rivais, em algo que não muda a vida de ninguém. Tem muitas pessoas precisando aprender a valorizar o que realmente deve ser valorizado, e um bom começo para isso é compreendendo valores como respeito e tolerância.

  • Pedro Vítor disse:

    E se Galo for campeão nos pênaltis ótimo, esta cravado no sangue o sofrimento ate o final, se for no saldo de gols, muita gente vai agradecer o Levir por ter feitos muitos gols, colocado o time pra fazer e cria oportunidades e com bom aproveitamento.

    O Cruzeiro, que vinha no embalo, venceu jogos importantes, foi derrotado em casa, sendo completamente dominado desde os primeiros minutos, e eu ví a partida.

    Sem criação, A Chapecoense marcou com sabedoria, mesmo limitado, brigando por ttodos os espaços, e fazendo um belo gol de falta, onde o Fábio cantou borboleta, era chute defensável.

    Aí lembro do Alisson Sol, que é contestador do Fábio, que acho muito bom goleiro, mas comete suas falhas e nunca assumi os erros!