Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Na via de mão única o bom senso passa longe!

No site do ESPN: “Lateral Patric já posou com a camisa do Osmanlispor e deixa o Atlético-MG”

* * *

A situação de Patric no Atlético é a de 99,9% dos jogadores de futebol nas relações contratuais com os clubes brasileiros. Usam tudo que a legislação lhes permite para se dar bem, mesmo se for para ferrar o clube, tratado pelos pseudo intelectuais da bola, principalmente da imprensa, como se fossem carrascos, “escravocratas”. O sujeito faz um pré-contrato com um outro clube, posa com a camisa do novo patrão e depois quer voltar para concluir os meses que faltam de contrato, como se fosse tudo normal.

Bom senso não existe nessas relações, né? Por falar em bom senso, este movimento criado ano passado deveria ditar normas de comportamento também para os jogadores de futebol. Um “código de ética” semelhante ao que eles querem que os clubes e federações cumpram. É muito comum jogador de futebol tomar umas cachaças, sumir do clube, atrapalhar o time, o ambiente e depois voltar, como se nada tivesse acontecido. Muitas vezes são jogadores caros, salários entre os mais altos do país, mas que dão prejuízos enormes aos clubes, financeiro, técnico e de imagem. E não há nenhuma sanção prevista contra estes péssimos profissionais. Bom senso passa longe! O que querem é uma via de mão única, onde só os direitos devem ser garantidos; deveres, só para o patrão!


» Comentar

Comentários:
25
  • Edson Dias disse:

    O simples fato do cara querer sair do futebol brasileiro pra ir pra um tal de Osmanlispor mostra que ele e seu procurador não têm a cabeça no lugar e só pensam em dinheiro.

    Eu não gostaria que esse zé argola saísse. Para o banco de reservas, está de bom tamanho. A maioria dos times do Brasil implora pra ter um zé mané como o Patric na sua lateral direita titular, e nós o temos no banco. Fez jogos sofríveis esse ano, mas subiu de produção e ganhou confiança.

    Acho ele fraco, mas convenhamos: o esquema que o Levir vinha usando com um volante só, COM ESTAS PEÇAS ATUAIS, não poderia dar certo. Dátolo vinha mal, Thiago Ribeiro não é marcador, Guilherme muito menos, Marcos Rocha fora, e Carlos no banco para a entrada do Thiago Ribeiro. Carlos pode perder seus caminhões de gols, mas ajuda muito na recomposição da defesa, oferecendo pelo menos a oportunidade para que a defesa tenha tempo de se reorganizar lá atrás. O time vinha jogando aberto demais, como foi contra o Inter no Horto, e mesmo contra Cruzeiro e Santos. O esquema é muito legal, e deixa o time muito ofensivo. Mas não adianta falar “quero que meu time jogue com um volante” se suas peças não dão conta de jogar desta forma. Perdemos cinco pontos preciosos nesse campeonato, e não acho que a culpa é SÓ do Patric ou do Giovanni Augusto. Ela também foi do Levir.

  • Juarez Athanagildo disse:

    O que não faz uma opinião carregada de simbolismo…. Gente, é ilegal e imoral eu ter um vínculo qualquer e desrespeitar este vinculo. Se o Patrik assinou com o outro time, o Galo tem direito sim e o Patrik infringiu a lei por quebra de contrato. O Giovanne Augusto que o diga. A torcida do Galo não tem ódio do Patrik, apenas entendemos ser ele um atleta fraco pra defender e erra mais do que acerta no ataque. Que a situação se acerte e o Patrick seja feliz no seu novo clube!

    • luiz ibirite disse:

      no meu caso nao existe simbolismo, o que ta parecendo é que neste caso a lei so está funcionando para um lado, o do clube, se existe essa possibilidade de assinar com outro clube, o jogador vai ficar esperando ou deixar passar uma oferta dessas, sabendo que onde está quando joga bem a torcida se cala e quando o time perde a torcida o culpa, (acho que mais por terem o m. rocha) repito talvez o patrick queira continuar ate o fim o clube é que não quer.

  • luiz Ibirité disse:

    E a tal lei pele ninguém questiona né pessoal, foi através dela que isso aconteceu talvez o Patrick ate tenha tentado renovar com o galo antes deste imbróglio todo, pois nao sabemos ao certo se a diretoria tb nao quis dar uma de esperta e aguardar o jogador abaixar a pedida salarial so que no meio do caminho o m.rocha se machucou e a campanha é boa no br15 o Patrick é odiado pela maioria dos torcedores alvinegros porem vem se destacando nos últimos dois anos tanto que o galo o queria para substituir o rocha caso o mesmo fosse vendido, a lei neste caso o beneficia para poder assinar com outro clube infelizmente e vcs acham que o jogador vai achar ruim de ficar sem jogar por 5 meses sabendo que vai receber seu salario ate o fim do contrato sem jogar com toda estrutura do galo ao seu lado minimizando o risco de alguma lesão e ainda sabendo que já tem um bom contrato la fora esperando, meu amigo nesta ai quem vcs acham que realmente vai sobrar? Ai o galo ameaça ir a justiça para forçar uma compensação financeira para ver se o come quieto devolve um pouco do prejuízo sei nao hein acho que nesta a diretoria vai sobrar.

    • DUDU GALOMAIO BH disse:

      Luiz, como o atleta em questão tem contrato vigente até dezembro, me explica por favor o que seria “forçar uma compensação financeira” por parte do Atlético, por favor.

      • luiz ibirite disse:

        o david respondeu ate melhor do que (eu acho) me parece q o jogador nao esta pedindo para ser liberado antes do fim do contrato, como ja assinou com outro clube o galo é quem quer a saida do atleta ameaçando ir a justiça e proibindo o mesmo de falar, o galo se sentiu traido e quer forçar a saida do atleta e logico pedindo a tal compensação financeira.

      • David Filho disse:

        Caro Dudu, o contrato do Patric com o Galo termina em Dezembro. Pela lei, ele pode assinar um pre-contrato com outro clube quando faltam 6 meses ou menos pro fim do vinculo atual, que foi o que nosso “amigo” fez com o time da Turquia. A compensacao financeira, no caso, ocorreria se o time turco decidisse contar com o Patric a partir de agora, antes do fim do vinculo com o Atletico. Essa eh uma tentativa do Galo, de forçar a compensacao, ao nao deixar o lateral jogar mais pelo clube ate o fim do ano. E diminuir o preju pela trairagem do nosso “amigo” Patric.

        • DUDU GALOMAIO BH disse:

          Exatamente, caro David. Obrigado pela atenção.
          Foi uma pergunta retórica ao nosso amigo Luiz de Ibirité.
          Ora pois, o Galo não permitirá que o Patric vá agora, terá que esperar o término do contrato. Como não deve jogar, terá que esperar. Caso o time turco decida pagar, não haverá nada de “forçar a pagar” e sim uma consequência natural.

  • ita disse:

    “Por falar em bom senso, este movimento criado ano passado deveria ditar normas de comportamento também para os jogadores de futebol.” Parabéns pelo comentário, Chico.

  • joão reis disse:

    A que ponto chegou o futebol brasileiro,lamentar a partida do Patric.Só lamento sua contratação e o dinheiro gasto nele,e lamento também que o Galo não tenha nenhuma compensação financeira,mas lamentar sua partida jamé!!!Chico parabéns por observar o quanto de “bom senso” tem o tal Bom Senso associação de atletas.Amigo e irmão de esporas Chico,seria possível trazer novidades a respeito do estádio do Galo.Pelas novas,podemos acreditar que o mesmo irá sair do papel.

  • Marcão de Varginha disse:

    Lateral que não sabe o básico de sua posição (cruzamento), joga olhando para o chão, não consegue visualizar o companheiro em posição de receber o passe, tenta driblar com extrema dificuldade… para mim nem deveria ter retornado do empréstimo…

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Quer ir? Vá! A falta será pouca. Mas arque com as consequências de uma atitude precipitada.
    Enquanto isso vá ter aulas de cítara na Europa pra ocupar o tempo, já que por um bom tempo não poderá jogar (a não ser que se remende um acordo).

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    Na verdade o patric está em uma sinuca de bico…

    º pra jogar lá na turquia de imediato, o clube turco teria que pagar a multa rescisória o que parece não ser o que o clube turco pretende no momento…
    sendo assim, o patric terá que continuar aqui no atlético que só vai aceita-lo no elenco se fizer um outro contrato proposto pelo galo, caso ele não concorde, não jogará e ficará fora da vitrine com ele ficando com o passe livre só no final do ano, momento este que não poderá se transferir para nenhum clube europeu, pois a janela de transferencia estará fechada e só abrirá em junho do ano que vem…. só poderá atuar em clubes brasileiros…

    É patric, foi querer dar uma de espertão igual ao giovanni augusto e se deu mal…

    Chico, e o dinheiro que o galo tem a receber do marítimo de portugal em relação ao jogador kleber, o caso foi parar na fifa e o galo ganhou a causa, mas ninguém fala em que pé está esta situação…

    • Pedro Vítor disse:

      O que vai acabar acontecendo será o time turco indenizar o Atlético através da FIFA. E o Patrick ficar com o filme queimado no Atlético, e a gente sabe que o “mundo dá voltas”.

      Como diz minha vó, aqui se faz aqui se paga!

  • @cabrito2606 disse:

    Empresta ele para o Vaxxco!
    Empresta ele para o Mogi Mirim!
    Deixa este zé ruela ir embora, basta a derrota para o cruzeiro que foi tudo nas costas dele. 🙁
    O que vier é resto e será pior que sua situação atual no Galo 🙁

  • Vinicius Campos disse:

    Concordo plenamente Chico. Na minha opinião o patrick está sendo babaca. Simples assim.

    Quanto a este bom senso só tenho uma coisa a dizer. Ridículo.

  • Julio Avila (mariana) disse:

    Não sei porque esse drama todo.todo mundo queria ver o Patric longe!
    mas preferem ficar babando ovo do marcos entrega do que valorizar um bom jogador que é o patric! marcos entrega vai voltar e a garapa vai começar a azedar anotem ai!

    • Edson Dias disse:

      Meu caro, me desculpe, mas não há o menor cabimento em comparar o limitadíssimo, porém esforçado Patric, com o Marcos Rocha. Marcos entrega?? por que? por que falhou no primeiro gol do Inter aqui no Horto na Libertadores? num jogo em que ele sequer deveria ter ido a campo? Marcos Rocha está zilhões de anos luz na frente do Patric, que, repito, é no máximo esforçado. Está em boa fase, e serve sim como um bom reserva. Nada mais do que isso.

  • Jorge Moreira disse:

    Parabens Chico por mais esta na canela destes Santos,Só querem ganhar e nada de responsabilidade.
    Quer sair ,legal pague a multa e tial, quem nunca deveria ter vestido o manto, Voçês se lembram das ultimas entrevistas deste profissional?

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Acontece que a maioria dos jogadores tem o cérebro diminuto.
    O caso desse Patric é bem o exemplo disso. Jogador limitadíssimo tecnicamente, mas que compensa isso com muita velocidade e explosão física (arrancadas). É o tipo de jogador que te agrada em 20% dos jogos e te mata de raiva nos outros 80%. Reclamou por tanto tempo um espaço no time do Galo (não conseguiu antes por culpa dele mesmo, pelo péssimo futebol apresentado) e quando consegue conquistar o mínimo de confiança pra continuar na equipe, se deixa levar por uma proposta financeira melhor, saindo do clube destaque do Brasil hoje para rumar a um desconhecido time do quase desconhecido futebol turco.
    Em pouco mais de 1 ano estará possivelmente de volta ao Brasil, ganhando um salário menor, reclamando que não se adaptou e que estava “esquecido” por lá.
    Anotem aí…

  • Alexandre Luiz disse:

    Ainda não entendi qual é o problema dele continuar jogando pelo Atlético tendo assinado por outro clube. Motivação?

    • Pedro Vítor disse:

      O Atlético investiu R$1,200 mi no Patrick. O problema é ele sair de graça!

      E a conversa de renovação começou no inicio do ano, aí o empresário foi enrolando, ate restar 6 meses, e o jogador ter direito a assinar um pré-contrato. Ate aí esta tudo dentro dos conformes.

      O problema, é que o Patrick e seus representantes, assinaram o contrato, tiraram fotos, e não esconderam de ninguém.

      O que penso, é que muita coisa pode acontecer em 6 meses, então o Patrick e o clube pra onde ele vai no ano que vem, podem esperar numa boa.

      O Atlético vai cumprir com sua obrigação, e vida que segue, e o que for de direito do clube, terá de receber!

  • Stefano Venuto disse:

    A esperança do Patric é conseguir uma liminar para atuar fora, de resto corre os risco de entrar na mesma situação do Giovanni Augusto e ter quem cumprir o restante do contrato, acho que até o final do ano. Segundo alguns advogados da área, com os quais conversei esse fato de ter se apresentado com a camisa do clube turco já configuraria uma rescisão unilateral, o que autorizaria o Galo a requerer a multa contratual. Só para ilustrar, imagine você, Chico Maia, trabalhando na Itatiaia, com um contrato até o final do ano, de repente tira uma foto na sede da Rádio Globo, informando que fechou contrato lá, o prejuízo é óbvio. Tem que ter bom senso é pra não cair na armadilha de advogados e empresários, como o Giovanni Augusto ia fazer.

  • EDUARDO - BH disse:

    Concordo plenamente. Mas esperar bom senso entre afiliados da CBF (clubes, jogadores e cartolas)é muito dificil, para nao dizer impossivel.

  • Francisco Barbosa disse:

    Logo estará no ficha livre ( campeonato de futebol onde se pode inscrever quantos e quem quiser) do meu grotão.