Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

E lá se foi o Dirceu Pereira!

Dentre as primeiras lembranças que tenho de repórteres de rádio está o trio da Rádio Guarani, que na época liderava a audiência esportiva em Minas: Paulo Celso, Valter Luiz e Dirceu Pereira. Paulo cobria o Cruzeiro, Valter o Galo e Dirceu era o “repórter volante”, responsável pelas entrevistas à beira do gramado, reportagens especiais e de histórias incríveis;

Uma delas virou lenda e o próprio Dirceu confirmou que aconteceu mesmo. O zagueirão Fontana, do Cruzeiro, foi expulso e saía de campo quando o Dirceu o abordou:

FONTANA

__ Porque você foi expulso Fontana?

__ Porque mandei o juiz à puta que o partiu!!!

__ O que é isso Fontana? Respeite os ouvintes da Guarani!!!

__ Pois eu quero que você e os ouvintes da Guarani também vão pra puta que o pariu!!!

ZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

* * *

Esta é apenas uma das histórias. O próprio Dirceu se tornou uma lenda e hoje cedo ouvi na Itatiaia que ele morreu, aos 74 anos de idade.

Que descanse em paz!

Mais detalhes no site da Itatiaia:

* “Jornalista e radialista Dirceu Pereira morre aos 74 anos vítima de diabetes”

foto

Luto no rádio mineiro. O jornalista, radialista e empresário Dirceu Pereira morreu na madrugada desta sexta-feira aos 74 anos, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dirceu estava internado no Hospital Biocor em razão de complicações no quatro de diabetes.

Dirceu teve passagem longa pela Rádio Itatiaia. Até o ano 2000, apresentou o programa ‘Dirceu Pereira 20 Horas’. O radialista também foi deputado estadual entre os anos de 1989 e 1991 e prefeito de Ribeirão das Neves, de 2001 a 2004.

Dirceu Pereira também foi vice-presidente da Associação Mineira dos Cronistas Esportivos e diretor da Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (Ademg).

As informações sobre o velório e o local do sepultamento ainda não foram divulgadas pela família.

(Fotos: Reprodução Rádio Veredas e Luiz Carlos Alves)

http://www.itatiaia.com.br/noticia/jornalista-e-radialista-dirceu-pereira-morre-aos-74-anos-vitima-de-diabetes


» Comentar

Comentários:
13
  • Anderson Cristiano Abel disse:

    Minas amanhece de luto.

  • Anderson Cristiano Abel disse:

    Uma grande perda para Minas Luto total.

  • Anderson Cristiano Abel disse:

    Uma grande perda para Minas.

  • Thiago disse:

    Chico vc leu o livro do jornalista ex-globo luis carlos azenha ? Vi uma entrevista dele na Tv Brasil onde ele descreve na sua obra o mundo por trás dos contratos de transmissão e direitos televisivos. Coisa podre de trás das cortinas, fiquei interessado em ler esse livro! Acho que os dirigentes e atletas deveriam ler e tomar partido certo nesse jogo!

  • Bruno disse:

    Eu tento acreditar que as coisas vão melhorar, mas tá difícil! O Collor será um dos integrantes da CPI da CBF. Precisa falar mais?

  • Roberto disse:

    Quando foi prefeito em Neves,só arrebentou com a cidade, aqui não vai fazer falta.

  • Fabio Fernandes disse:

    Olá, Chico! Na medida que os bons, os pioneiros, o que de fato criavam coisas inovadoras, nos deixam, a sensação é de decadência da cronica esportiva!

  • Assis disse:

    Nossos sentimentos aos familiares e amigos do Dirceu Pereira. Grande repórter e apresentador. Descanse em paz.

  • Luiz Ricardo disse:

    As minhas primeiras lembranças sobre repórteres de campo, também, foram os que você citou. E o Dirceu Pereira como repórter volante sabia empolgar os ouvintes. Eu, criança ouvindo a rádio guarani gostava do seu estilo…no gramado do mineirão ele comandava as torcidas… Nos clássicos Atlético x Cruzeiro, quando uma torcida gritava mais que a outra..ele dizia, por exemplo, a torcida do Atlético está com medo do Cruzeiro….tá calada, vibrando pouco…isso incentivava a torcida do Galo a vibrar e gritar mais, superando a do adversário e vice-versa. Ele sabia motivar os ouvintes…às vezes, até exagerando em algumas considerações…tipo, recebemos aqui na rádio mais de um mil cartas e telefonemas …audiência total….sabia, como poucos prender a atenção do ouvinte.. Foi um dos responsáveis por eu gostar tanto de rádio. Pena que muitos já nos deixaram, como Vilibaldo Alves, Kafunga, Oswaldo Faria, Gil Costa, Jota Júnior, entre outros.

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Este foi mais uma figura lendária dos belorizontinos.
    Essa história do zagueiro Fontana é das mais pitorescas… rs.

    Meus sentimentos aos familiares e amigos.

  • J.B.CRUZ disse:

    DURANTE NOSSA VIDA:
    Conhecemos pessoas que vêm e que ficam..
    Outra que vêm e passa..
    Existem aquelas que vêm, ficam e depois de algum tempo se vão..
    Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme VONTADE de ficar….
    Meus sentimentos á Família e que descanse em PAZ..

  • Mori Mitre disse:

    Grande cara!

    Ficou pra mim, além da amizade, alguns toques e até favores! Indicações… Valeu mestre! Vá em paz!

  • Stefano Venuto disse:

    Prefeito de neves, diretor da ADEMG . Daqueles tempos que o mineirão tinha 90 mil pagantes. 10 mil eram idosos, 15 mil eram policiais e família dando carteirada, 15 mil crianças e 50 mil pagavam de 5 a 40 reais. Tempos que não voltam bais