Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Briga equilibrada no topo e as mexidas do Cruzeiro para se encontrar

Otavio Verdolin Ribeiro tem 10 anos de idade e momentos antes do início de Cruzeiro x Avaí ele dizia: “Pai, se o Cruzeiro vencer, dependendo da diferença de gols, vai para o 9º lugar”. A coluna foi enviada antes do fim do jogo e caso a previsão do Tavinho se confirmasse o time do Vanderlei Luxemburgo sairia da 12ª posição. O futebol é assim.

Não deu! Um 1 a 1 insonso!

Nos dois anos anteriores a briga azul era para se manter a liderança do campeonato durante quase toda a disputa. O presidente Gilvan de Pinho Tavares vai corrigir o maior erro de toda a gestão dele agora, quando se conscientizou que é impossível ser presidente e diretor de futebol ao mesmo tempo. Menos mal; antes tarde do que mais tarde. Brigar pelo título é muito difícil, mas há potencial no grupo para uma posição honrosa.

Atlético e Corinthians fizeram um grande jogo, principalmente no segundo tempo. Está dando gosto ver o estilo agressivo de jogo do Galo, que arrisca muito e sofre as consequências naturais de toda ação arriscada. Qualquer erro pode ser fatal, principalmente quando o adversário acerta um chute em alta velocidade como o Malcon acertou. A reação foi forte, porém esbarrou no bom goleiro Valter e na pontaria descalibrada da noite, principalmente do Pratto.

* * *

A derrota do Fluminense para o Vasco segurava o Atlético na liderança e mostrou que o equilíbrio desta edição do Brasileiro deverá durar até as últimas rodadas. O Vasco ganhou na vontade, já que time por time o novo dono do Ronaldinho Gaúcho é muito melhor, unindo experientes e uma meninada que deverá crescer com a chegada do R10. Bem dirigido pelo mineiro Enderson Moreira.

* * *

Ronaldinho Gaúcho poderá ser utilíssimo ao Fluminense. Chega numa situação parecida como na vinda para o Atlético: ambiente de pessoas de quem gosta, jovens promessas no time e a necessidade de recuperar prestígio, agora, nos derradeiros momentos da carreira. Certamente Enderson Moreira já tem na cabeça quem será o “Bernard” do Flu para correr para compensar a correria que o Ronaldinho não tem mais.

* * * 

Tumulto na parte da frente do avião da South Africa no qual eu estava indo para a Copa de 2010, lotado de jornalistas que saíam de São Paulo para Johanesburgo. Fui atrás. Na primeira classe, Alcides Gigghia, o autor do gol do “Maracanazo” de 1950. Simpatia total e uma força física impressionante para a idade que já tinha.

 

Mais impressionante que a vitalidade física e simplicidade do Gigghia, era o carisma da figura. Na mesma primeira classe dele estava Pelé, rindo daquela confusão toda, para um outro ex-jogador que não fosse ele. Também estava Ricardo Teixeira, que ninguém queria chegar perto.


» Comentar

Comentários:
27
  • Rafael disse:

    Chico, sábado fui ao jogo de masters Galo X Fla. Que desorganização, que coisa! Depois fiquei sabendo a causa do enorme atraso para a partida começar… quase que ela não acontece porque o tal empresário organizador não pagou a grana dos flamenguistas. Comprei ingresso pela internet e chegando lá, para pegar o bilhete, me informaram que o meu era no lado da torcida rubro-negra. Falei que não havia essa informação no site. Aí trocaram o ingresso. Mas muita gente ficou de fora do estádio, uma pena.

    Outro lado negativo é que algumas estrelas anunciadas não deram as caras ou não entraram em campo: Zico, Éder, Caçapa…

    E o patrocinador, a operadora de celular Claro, some nessas horas, né?

    De positivo, impressionante ver como Paulo Isidoro ainda joga! Acertou tudo e ainda correu muito! Sérgio Araújo fez 2 gols, um deles um golaço!!!!! Além de dribles desconcertantes e algumas arrancadas. Euller ainda está em forma também! E Valdir Toddynho organizando o meio. Assis foi muito bem no gol também.

    Muito legal ver esses eternos ídolos!!! Mesmo com a confusão, valeu a diversão e ter voltado no tempo vendo esses craques em campo. Só faltam agora acertar a organização. E podiam chamar outros ex-jogadores atleticanos, principalmente os que ainda residem em BH, os que foram revelados pelo próprio Galo, como o ex-meia esquerda Leandro Tavares, Cairo, Dedê, Marques, Negrini, Marquinhos (87), Vander Luiz, Batista, Paulinho, Bruno (volante e lateral), Hélcio, Emerson (goleiro), Éder Lopes, Marinho (2006), Wiver, Vanderlei, Renaldo.. e daqui a um tempo, Zé Antônio, Mancini, Lima, Paulinho Guará, Renan Garcia, Kim, Ronaldo Guiaro, Lincoln, Guilherme (99).

  • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

    Falar desse atual Cruzeiro, é falar mais do mesmo.
    Tá me dando até preguiça de criticar, reclamar…
    Cada dia uma desculpa diferente, enquanto a degola só se aproxima…
    Reitero, se não cair esse ano, será milagre !!!

    • Márcio Luiz disse:

      Então vamos mudar de assunto, conterrâneo Claytin.
      É verdade que quando vc faz um gol na pelada, cê comemora rebolando quem nem esse Marcos Vinícius também? Rs rs.

      • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

        kkkkkkk

        Sai pra lá Márcio Luiz… rsrs

        Infelizmente, nem gol tenho feito mais, porque depois do probleminha que tive no coração, não consegui ainda voltar a jogar minha bolinha… Mas quando fazia meus gols eu comemorava direito né ? rss

        Abraços

  • Fábio Sormani disse:

    Mais do que reforços o que atrapalha o Cruzeiro nesse momento é a ansiedade dos jogadores que estão sobre pressão pra mostrarem resultado o que faz com que eles acabam finalizando as jogadas de qualquer jeito. Ontem se o time tivesse mais calma e capricho com certeza fariam mais de um gol, exemplo daquele lance do Marinho em que ele saiu deixando todo mundo pra trás, mas na hora de finalizar chutou de qualquer maneira sendo que poderia ter tocado a bola para um companheiro melhor posicionado.
    O que a rodada passada mostrou é que os jogadores do São Paulo também atuam de auxiliar de arbitragem.

    • Alisson Sol disse:

      Fábio,

      O Marinho fez uma jogada épica, e tinha todo o direito de chutar. Aliás, a bola passou uns 10cm à esquerda do gol. Fosse dentro, era gol na certa. O jogador que estava em posição de receber a bola, se não me engano o Willian, chuta com a perna direita. De onde estava, ia chutar cruzado em cima do goleiro, ou chutar com a esquerda para fora. Aliás, poucos minutos depois, o Willian (e desta vez tenho certeza) teve uma chance de chutar com a esquera mais ou menos da mesma posição, e colocou a bola uns 10 metros longe do gol (e foi vaiado o resto do jogo).

      Tem muita gente comentando sem assistir às partidas (não estou dizendo ser o caso do seu comentário). O Cruzeiro poderia ter goleado por uns 5×0. Não fez, levou. O Cruzeiro teve de fazer uma substituição por contusão, e o Leandro Damião parece estar em péssima fase. O Cruzeiro ano passado criava uma meia dúzia de oportunidades por jogo, e fazia 2 ou 3 gols. Este ano, cria uma dúzia, e faz um gol. Nesta partida, mais uma vez a defesa deixou a desejar. O jogador do Avaí passa por 3 defensores que deixam um para o outro marcar, e faz um passe perfeito. Méritos do Avaí. Praticamente uma das 2 situações que criaram no jogo. E fizeram. É o futebol…

  • Paulo Afonso disse:

    Promoção para sócio, ingresso barato, adversário uma baba e o “pu pagante”: 13.860… Receita líquida no jogo em torno de R$ 150.000,00… E o número de sócio-torcedores já começa a descer a serra… Por isto o Luxa fez aquele comentário… Este ano vai ser uma briga boa nas duas pontas da tabela…

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Chico, apesar de você escrever quase sempre positivamente sobre o nojento e imundo Fluminense do Rio, permita-me “descer a lenha” no principal ídolo tricolor (rsrsrs).
    Trata-se do “manja-rola”, entregue pelo próprio companheiro de clube, Thiago Neves.
    Sim, o mais babaca dentre os principais atletas brasileiros, o tal Fred.
    E nem sequer de longe o motivo seria dele ter passado pelo Cruzeiro, após ser revelado pelo América. O Fred antes do Fluminense não havia demonstrado pra ninguém sua real faceta.
    O motivo de o considerar tão antipático é sua evidente falta de caráter e postura, um pseudo-bonachão, vivente da Lei de Gérson. Só quer tirar vantagem em tudo.
    Joga há 6 anos, naquele que se tornou o clube mais imundo e desonesto do futebol brasileiro, pós Flamengo 1980. Manda e desmanda no clube, usa discursos fervorosos pra ganhar simpatizantes mas suas atitudes sempre destoam das palavras.
    Viu seu Fluminense ser muito favorecido pelas arbitragens em 2012 e se fez de nervosinho quando questionado sobre os erros de arbitragens a seu favor.
    Grita a favor dos salários dos outros mas não abre mão da sua fortuna e ainda faz leilão com o Cruzeiro (clube a quem ele mais deve na carreira) em quase todos os anos.
    Vê seu imundo Fluminense ser sempre beneficiado pelas bandalheiras da CBF e quando seu time perde o campeonato carioca sai gritando a Deus e ao mundo que o Campeonato Carioca deveria acabar e tudo o mais. Hipocrisia nesse cara reina!
    Ontem, mais uma vez deu mostra de seu caráter questionável: Após ser supreendido pelo Vasco e perder a chance de alcançar a liderança, usou e abusou da falta de educação e arrogância com um repórter da TV.
    É um verdadeiro babaca que só posa de mocinho quando a coisa lhe favorece, independente das imundícies a que seu clube se sujeita.

  • Pedro Vítor disse:

    Atlético fez de tudo, mas contra adversários muito fechado sempre falta algo mais, o elenco é bom, por não ter jogadores diferenciados, é menos vaidade entre o grupo, a grande maioria recebe um valor parecido e fica mais simples resolver problemas extra campo.

    Mas sem um jogador craque, que tem a capacidade de chamar a responsabilidade, jogos como este adversário domina, apesar que o Corinthians ter tido um pouco de sorte, principalmente naquela falta cobrada pelo Giovanni Augusto.

    De toda forma, este é um dos jogos em derrota não pode ser avaliada como ruim, pois o time jogou muito bem, a torcida do Corinthians ficou calada os 90 minutos apreensiva, comemorou o gol e a vitória após o apito final.

    Agora as 3 derrotas do Atlético há um fato, nas três partidas o Atlético teve dificuldades de jogar, assim como no jogo contra o Joinville.

    O Levir terá este desafio de consertar essa lacuna!

    • Edson Dias disse:

      Pedro Vitor… na boa que não estou entendendo. O Galo teve dificuldades em jogar contra o Corinthians?? Como, se o Corinthians não viu a cor da bola no segundo tempo e sua torcida implorou pelo fim do jogo?

      No começo do jogo, com o gramado molhado e time sem ter feito aquecimento no gramando, escorregando a toda hora até ali pelos vinte minutos, é verdade. Depois disso, o jogo ficou equilibrado no primeiro tempo, e só. No segundo tempo, foi só Galo… como assim dificuldades pra jogar?

      Outra: o desempenho de sábado em nada se assemelha com o que aconteceu contra o Crüzeiro, jogo em que o time foi mal escalado, entrou com um saltinho alto após a vitória contra o Avaí e pegou um time motivado com o novo treinador, que soube ocupar o meio campo que o próprio Galo deixou vazio.

      Contra o Joinville, também não concordo com a comparação, pois foi um jogo ruim, principalmente no primeiro tempo em que não criamos chance alguma. O time do Galo evoluiu muito daquela fase do campeonato pra cá, e eu não vi essa dificuldade que você menciona, com todo o respeito à sua opinião.

      • Pedro Vítor disse:

        Edson

        Dificuldade de penetrações dentro da defesa adversária.

        O Pratto teve duas oportunidades jogo ainda estava 0 a 0. E muito pouco, é necessáriomais ccriação de jogadas.

        Agora eu gostei sim da equipe, apenas coloquei meu ponto de vista naquilo que acho que esta faltando.

        S
        É só analisar as derrotas como deixando de vencer os jogos, e não apenas porque perdeu, entende onde quero chegar.

        Mas concordo com você

  • Silvio Torres disse:

    Quem diria, Maicosuel fez uma falta danada contra o curíntia…Concordo com o Paulo, ele seria o cara para fazer as penetrações na zaga do Tite. Paciência, agora é não vacilar em casa. O Fred saiu nervoso com a derrota, xingando até repórter da globo e todo mundo passa a mão na cabeça. Sem ajuda de juiz o fluzão perde até pro Vasco. Daí a nervosia…E o Luxa falou mesmo que a torcida do cruzeiro só vai a campo quando o time está numa boa. E a imprensa “atleticana” fazendo cara de paisagem prá uma declaração dessa. Já pensaram se fosse o contrário? O que esses jornalistas de meia tigela ainda não perceberam é que hoje existe essa tal de internet, que coloca as coisas nos devidos lugares.

  • Silvio Torres disse:

    Quem diria, Maicosuel fez uma falta danada contra o curíntia…Concordo com o Paulo, ele seria o cara para fazer as penetrações na zaga do Tite. Paciência, agora é não vacilar em casa. O Fred saiu nervoso com a derrota, xingando até repórter da globo e todo mundo passa a mão na cabeça. Sem ajuda de juiz o fluzão perde até pro Vasco. Daí a nervosia…E o Luxa falou mesmo que a torcida do cruzeiro só vai a campo quando o time está numa boa. E a imprensa “atleticana” fazendo cara de paisagem prá uma declaração dessa. Já pensaram se fosse o contrário? O que esses jornalistas de meia tigela ainda não perceberam é que hoje existe essa tal de internet, q

  • Stefano Venuto disse:

    Foi um final de semana ruim, até depois das 18:00 horas, quando a China Azul rasgou seu coração em prantos, num Mineirão “lotado”, contra o poderosíssimo Avaí de Renan Oliveira e ainda tiveram que escutar o Luxemburgo dizer que a torcida do cruzeiro só vai em campo na boa.

  • Paulo Afonso disse:

    Apesar da terceira derrota no campeonato, ainda existe a possibilidade matemática de fecharmos o primeiro turno com 44 pontos… Lembro que esta meta fui eu que criei e está acima de todas as pontuações obtidas na 19ª rodada na “era dos pontos corridos”… Vejam:
    Ano – Time e Pontuação; Campeão
    2014 – Cruzeiro 43; Campeão: Cruzeiro
    2013 – Cruzeiro 40; Campeão: Cruzeiro
    2012 – Galo 43; Campeão: Fluminense (Fluminense 19ª rodada 42 pontos)
    2011 – Corinthians 37; Campeão: Corinthians
    2010 – Fluminense 38; Campeão: Fluminense
    2009 – Internacional 37; Campeão: Flamengo (Flamengo 19ª rodada 29 pontos)
    2008 – Grêmio 41; Campeão: São Paulo (São Paulo 19ª rodada 33 pontos)
    2007 – São Paulo 39; Campeão: São Paulo
    2006 – São Paulo 38; Campeão: São Paulo
    2005 – Corinthians 38; Campeão: Corinthians (* 22 times)
    2004 – Santos 35; Campeão: Santos (* 24 times)
    2003 – Cruzeiro 40; Campeão: Cruzeiro (* 24 times)

    A pontuação média do líder do campeonato na 19ª rodada é de 39,08 pontos, enquanto que a pontuação média atingida na 19ª rodada pelo time que viria a ser o campeão é de 37,66 pontos… Dos 5 jogos que nos restam, acho que podemos fazer os 15 pontos… E o título pode ser garantido matematicamente na 34ª ou 35ª rodada…

    • Cristiano Amorim disse:

      Já pode entregar a taça?

      • Paulo Afonso disse:

        Não diria isto… Temos pouco mais de um terço da competição já disputada… Mas diria que o time vai confirmando rodada a rodada que é um dos favoritos… Se conseguir chegar nesta meta, dos 44 pontos, principalmente se conseguir abrir alguma diferença para o segundo, aí as CHANCES de confirmar o título ficariam ainda mais evidentes…

    • DUDU GALOMAIO BH disse:

      Paulo Afonso, você observou que nos números que vc postou, os times que terminaram o 1º turno a frente, normalmente foram também os campeões?
      E que as únicas exceções foram justamente times fora do eixo maldito (Inter, Galo e Grêmio)?
      E que o único time fora do eixo maldito que não perdeu o título após liderar o 1º turno, foi justamente o único que não tem problemas com a CBF (Cruzeiro)?
      Mas é só viagem de atleticano. Não tem porque duvidar desse pessoal… rsrsrs

      • Paulo Afonso disse:

        Acho que quando o Galo terminou à frente, o time ainda estava em formação… Hoje temos um grupo mais tarimbado, mais maduro, mais acostumado à pressão… Este time já passou por situações complicadas e trouxe títulos… Vejo que o Galo continua firme na briga… Se terminar em primeiro, acho que fica cada vez mais difícil para os outros uma mudança de posição…

  • Paulo Afonso disse:

    Galo precisa aprender a vencer o Corinthians em São Paulo… Na história do Campeonato Brasileiro parece que foram só 4 vitórias lá… Aliás, tenho percebido uma dificuldade muito grande do Galo nos jogos contra os times que jogam muito fechados, abrindo mão do ataque… Nossas 3 derrotas até agora no campeonato foram assim… O time trabalha muito as bolas lançadas na área, mas faltam alternativas… Poucos gols saíram de chutes de fora da área, de falta e até mesmo de jogadas individuais… Quando o adversário abre mão de atacar, você precisa mais do que girar a bola para tentar cruzamentos com a defesa se reposicionando… É preciso também ter alguém que parta para a jogada individual, com dribles para abrir a defesa ou conseguir uma falta na entrada da área… Jogando com dois volantes, como tem jogado agora, os atacantes têm mais liberdade para tentar a jogada individual… Pensa nisto aí, Levir!

  • Marcos disse:

    Se 2005 foi alvinegro, 2015 corre riscos de ser pintado de azul. Se nos dois anos anteriores era só festas, em 2015 o medo de cair pra segunda divisão assola os cruzeirenses, devido ao desgoverno do sr. Gilvan no palestra mineiro.

  • Edu disse:

    Pirangi pode ficar tranquilo,tem muito senador ai pra fazer negociata em troca de titulos com a cbf

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    Apesar de ter jogado melhor, perder pro corinthians lá em sp é um resultado super normal, não pode é perder pontos dentro de casa igua foi para o santos, enseada das garças, e atletico paraguaiense apesar de ter sido fora de casa, se vencer as duas proximas partidas dentro de casa fará 6 pontos e tudo volta ao normal de novo, mas tem que vencer de qualquer maneira dentro de casa…

  • Audisio disse:

    Ainda dá pra buscar o tri. É so não perder mais nenhuma partida.

    • luiz ibirite disse:

      ser bicampeão lhe incomoda tanto assim? q vc se sente na condição de pedir que sejamos tri, tem quanto tempo mesmo q não sabem o q é ser campeão brasileiro? alias vc é um daqueles que comemoram todo ano adintado né kkkkkk, icuusive ano passado quando estavamos no segundo semestre o cruzeiro lider e vc dizendo que o galo iria chegar, mas não esquenta não, esse ano vai dar kkkkkkkkk.

      • audisio disse:

        Esquenta não. Luxa ainda nem começou o trabalho. Esse Maria uma hora acerta o pé e o Damião resolve lá na frente quando Arrascaeta acordar…