Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A importância de Lucas Pratto para o Galo e o desequilíbrio do técnico Argel

O atacante argentino fez o gol da vitória sobre o Figueirense, acertou duas bolas na trave, mas foi muito mais importante que tudo isso na partida assim como em quase todos os jogos do Atlético. Participa ativa e intensamente, na defesa, na armação e nas finalizações, além de conversar com os companheiros durante os 90 minutos. Um jogador fundamental.

LP2

E gostou de Belo Horizonte!

* * *

Desequilibrado

É o termo mais apropriado para definir o técnico do Figueirense Argel Fucks. Só este ano arrumou encrenca com o volante Eduardo Costa, do Avaí, de quem tomou um soco na cara, no gramado; quase saiu no braço com o Elano, no jogo contra o Santos na Vila Belmiro; provocou e quase foi agredido pelo vice-presidente do Botafogo, Antônio Carlos Mantuano, no Engenhão, e sábado, bateu boca com o goleiro Victor, do Atlético.

ARGEL

E para quem não viu o soco do Eduardo Costa, está no Globoesporte.com:

http://globoesporte.globo.com/sc/futebol/copa-do-brasil/noticia/2015/05/video-eduardo-costa-acerta-soco-no-rosto-de-argel-apos-classico-de-floripa.html


» Comentar

Comentários:
39
  • Alexandre de Assis disse:

    Caro Márcio, os campeonatos a que você se refere, seu time sempre ficou com 10, 12 ou até 15 pontos de vantagem e olhe que não era esta Brastemp toda. O campeonato atual tem muitos times brigando pelo topo e muitos brigando pra não entrar no Z4. Há amplas possibilidades de fracasso e sucessos para todos, enquanto os Brasileirões passados era uma monotonia só, destituídos de emoções.
    Abraços!

    • Márcio borges disse:

      O equilíbrio é por baixo e muito baixo este ano. Só porque estão todos embolados não quer dizer que o nível seja alto. Simplesmente estão brigando. O que me espanta é que nos anos anteriores o nível era baixo por isto disparamos e agora o nível é alto porque todo mundo está embolado? Não vejo lógica nenhuma.
      O nível caiu foi muito…..

  • Marcio Borges disse:

    O que me estranha nesta historia toda é que em 2013/2014 o nível do campeonato, segundo alguns que postam aqui, era o pior possível. Este ano parece que o nível subiu…
    Pra mim o campeonato deste ano esta muito, muito pior que os dois últimos campeonatos. Isto sem levar em conta o desempenho do cruzeiro em especial, que este ano nao participa do campeonato.
    Mas atleticano gosta de falar que cruzeirense é arrogante mas não assume o nível baixíssimo do campeonato este ano, Sem contar a declaração do presidente atleticano falando que o titulo vai para lourdes este ano. Cadê a tão falada humildade atleticana???

    • Pedro Vítor disse:

      Subir, não subiu o nível, Mas o Campeonato melhorou porque as equipes do eixo melhoraram, então houve um equilíbrio maior técnico.

      Pior ele esta porque o Cruzeiro este ano esta pior, contratou mal, não soube fazer uma reformulação de elenco sem perder o nível.

      Se hoje o Cruzeiro estivesse com um time bem estruturado, brigando junto com o Palmeiras, Corinthians, Atlético, Sport, Grêmio e Atlético-PR e São Paulo, o nível poderia ser mais equilibrado ainda!

    • André Corrêa disse:

      Nos últimos dois anos, a essa altura do campeonato, o Cruzeiro já tinha uma enorme vantagem na ponta. E não estavam jogando mais do que o Atlético joga hoje.

      Em 2014 não havia nem uma equipe concorrendo a sério com o Cruzeiro; em 2013 a parada foi decidida contra o Atlético/PR!

      Isso é campeonato de alto nível?

      Quantos favoritos nós temos em 2015? Pelo menos três ou quatro equipes estão firmes na disputa.

      Não concordo com você.

      • Márcio borges disse:

        Bom, pode não concordar mas daí a dizer que o nível este ano aumentou? Me desculpa mas não também não concordo. Na verdade os times se enfraqueceram. O único time que se reforçou mesmo foi palmeiras. O resto praticamente manteve a base.
        Prova disto são os times que lideraram ou se mantém no grupo da frente. Atlético paranaense disputou para não ser rebaixado no estadual, Flu não disputou carioca, Sport idem no estadual. Somente galo e palmeiras estiveram na disputa.
        Ano passado falaram que o título foi ganho na disputa do preparo físico que do cruzeiro era melhor, etc. E este ano melhorou? Jamais

  • Alexandre Luiz disse:

    Não estou entendendo a torcida do Atlético. Que implicância é essa com o Dátolo? É um bom jogador e nos ajuda demais! Vamos parar com isso gente.

    • Audisio disse:

      Concordo.

    • ita disse:

      Ser torcedor não necessariamente quer dizer entender de futebol, acredito que o fenômeno das redes sociais dê uma falsa impressão a essas pessoas (que nao são poucos) de que sabem alguma coisa porque tem onde publicar isso. E as próprias redes sociais tem um poder absurdo de amplificar essa aclamação popular ignorante, irracional e imediatista.

      A torcida já se esqueceu que o Galo que ATROPELOU o bi campeao brasileiro no maior clássico de todos os tempos tinha Dátolo e Carlos, nao quer dizer que eles tem que ser titular, mas que merecem respeito, paciência porque o potencial indubitavelmente está lá.

  • Pedro Vítor disse:

    Alguém, falou que o Palmeiras, é o principal adversário do Atlético.

    Eu vejo no Palmeiras, um elenco bom, só acho que ainda é muito cedo para o colocar acima do que ele é, pois não provou nada ainda no Campeonato e ficou no quase no Paulista, contra o Santos, que hoje briga pra não cair no Brasileiro.

    Acho que outro ponto é que o Marcelo Oliveira chegou a pouco tempo, e não pegou um período de instabilidade, e ele veio exatamente após o período instável, mas o campeonato é longo.

    Ainda acho que o Corinthians seja o adversário mais difícil, e o São Paulo pela qualidade do time. Sport, é outro que tem jogado muito bem, merece destaque, único problema, são os jogadores emprestados por adversários diretos como Palmeiras e Atlético.

    O Palmeias venceu bem o Vasco, que vem muito mal desde o inicio do campeonato, e é candidato ao rebaixamento.

    Agora pega o Atlético Paranaense, que é um time bem acima dos times o Palmeiras vem pegando!

    • Paulo Afonso disse:

      Meu caro, não estou te entendendo… Quem montou o elenco do Palmeiras foi o Marcelo Oliveira… Ele já estava contratado desde o acerto do Alexandre Mattos… Só não saiu antes para não pagar a multa… Todas as contratações foram feitas com o aval dele… O Oswaldo foi a solução tampão, o cara que fatalmente cairia na hora que o Marcelo conseguisse ser demitido do Cruzeiro… O sucesso dele no Palmeiras não é obra do acaso, é fruto de planejamento… E quem está pagando por isto é o Cruzeiro… Não tenho dúvidas de que Palmeiras, Corinthians e Galo brigarão pelo título, no campeonato que deve ter a disputa mais acirrada e qualificada dos últimos anos…

    • André Corrêa disse:

      Pedro, hoje é muito fácil falar do Palmeiras porque eles impressionaram ontem, mesmo apesar da fragilidade do adversário. No entanto estão jogando uma bola certinha já faz algum tempo.

      Por pouco não venceram o bom Sport em Recife e já estão, se não me engano, há sete jogos sem perder (cinco ou seis vitórias nesse período).

      Oswaldo de Oliveira parece ser aquele sujeito chato, que boleiro não gosta. Marcelo é boa praça e parece ter deixado o pessoal lá à vontade. O time deu liga e me lembra aquele Fluminense de 2012 – sem apito, espero.

      O São Paulo está em guerra interna desde o início do campeonato. Daqui a pouco o ambiente explode de vez e eles vão ficar ali pelo meio da tabela.

      O Sport é bom mas deve limitar-se à briga pela Libertadores, mesma situação do Grêmio.

      O Fluminense é uma incógnita, temos que ver o que o Ronaldinho que fazer por lá.

      Já o Corinthians tem um ataque inoperante; a tática deles é fazer um gol e salve-se quem puder. Escaparam contra o Atlético, mas coube ao medíocre Coritiba provar que o time deles não vai durar muito na briga.

      Na minha opinião, o problema daqui até novembro/dezembro deverá ser mesmo o Palmeiras.

      • Pedro Vítor disse:

        O que eu vejo nesta questão de treinador, e me baseio em exemplos, é que o Oswaldo de Oliveira montou este elenco, colocou seu modo de trabalhar, deu liga no time, e o tomou muita porrada, e os jogadores ficaram numa “maré mança” danada, com a troca de treinador, os jogadores são mais cobrados, e o técnico seguinte, chega com uma proposta idêntica ao treinador que saiu, com os jogadores comprometidos, e os resultados vindo, cria uma forte identificação com torcida e imprensa.

        A saída do Cuca, com a chegada do Autuori, perda de confiança, e depois a chegada do Levir, foi fundamental, para uma reformulação de elenco, sem perder o foco, e principalmente a liga, o comprometimento de um time, de um esquema.

        Mas acho que o Marcelo Oliveira, tem hoje, um elenco, em que ele não conhece os principais jogadores, e isso gera uma duvida, de que na hora em que precisar rodar o elenco, o desconhecimento, este pré-julgamento de que esta muito bom, pode ser enganoso.

        Na época do Cruzeiro, o Marcelo montou o elenco, a diretoria bancou ele, mesmo perdendo o Mineiro 2013, eliminação na Copa do Brasil, e só depois o time engrenou, e na hora que o time voltou a oscilar, foi fundamental o conhecimento do Marcelo sobre o elenco!

      • Pedro Vítor disse:

        Pode ate ser, não descartou o Corinthians, estão se ajeitando, perderam duas peças no time e no elenco, e mesmo assim estão em segundo, e este papo que jogam por um gol, já rendeu um Mundial pro Corinthians.

        Acho o Fluminense de 2012 superior, tinha dois meias acima da média, um centro avante top 3. O Palmeiras ainda não provou nada campeonato, essa sequência é boa, tirou o time de uma zona intermediária e colocou na briga pela Libertadores, agora começa o pega pra capar pra eles.

        Sport mandou no jogo lá em Recife, empatou o jogo, mas vem encarando os adversários diretos de igual, o Palmeiras precisa se firmar.

  • @cabrito2606 disse:

    Chico,

    Entrar com ações na justiça comum para parar o CAMpeonato, quando a CBF,Rede Globo estão em sob suspeita pode ser uma saída para acabar de forma definitiva com “A Regra é Clara” do Arnaldo. 🙁 Eles da Rede Globo jogam tudo no “Herro Umano e assim, nos roubam os títulos para os do Rio e São Paulo. 🙁
    Historicamente, não lembro de um título que o tal “Herro Umano” tenha tirado dos clubes do Rio/SãoPaulo. 🙁 🙁
    E pior, foi assim que, subliminarmente, embutiram na cabeça do brasileiro que pode até derrubar presidentes da República. 🙁
    Abra o olho e o bico, Galo! 🙂
    Cuidado com a Rede Globo, ela não somente nos roubaram a inocência e os títulos, como também nos roubam o futuro. 🙁
    Liberdade ou Rede Globo, Brasil! 🙁

  • Paulo Afonso disse:

    Pratto eu comentei antes de estrear que era a maior contratação do ano no Brasil… Dentro de campo ele tem mostrado isto… Lembro quando o Caixa falava do Escudero, que a maré do Galo era tão brava que conseguia contratar o único argentino da face da terra que não era raçudo… Com Pratto e Dátolo não tem esta história… Ainda que o momento do Dátolo, voltando de contusão, não seja o melhor, empenho não falta a ele… E o Pratto é a cara do Galo… Temos um elenco que vai nos dar muitas alegrias durante muito tempo…

  • Silvio Torres disse:

    Parabéns ao Pratto, mas o futebol do Atlético, como um todo, caiu demais nas últimas partidas. Dátolo, Guilherme e Marcos Rocha estão comprometendo muito. Além do esquema suicida do Levir, com a defesa toda aberta, esses jogadores erram tudo que tentam e armam contra ataques dos adversários várias vezes durante os jogos. E o Leonardo Silva, definitivamente, não pode mais ficar subindo para o ataque. Está completamente sem velocidade para voltar. Já está na hora de se pensar num esquema com três zagueiros, entrando o Ed Carlos.

  • Audisio disse:

    Já esta pronto para dirigir a selecao brasileira. Perfil completo do estilo Dunga. Agressivo, retranqueiro, mal educado e desequilibrado.

  • Márcio Luiz disse:

    O Argel se “Fuck”…

  • Alexandre Magno disse:

    Além de tudo isso que você citou Chico, dá gosto ver o Pratto comemorar um gol, sem falar que ele nunca dá as costas para quem fez a assistência.

  • Pedro Vítor disse:

    Lucas Pratto caiu como uma luva no time do Atlético, e posso dizer que o Diego Tardelli não faz falta alguma ao Galo.

    Uma boa e importante vitória, dramática, o time do Figueirense foi bastante aplicado!

    Argel tem um fio desencapado, desde de os tempos de jogador, mas o time dele esta bem treinado, e um jogador se destacou na minha opinião, alias dois, um é o João Victor, e outro que gostei foi o Dudu, que caiu nas costas do Marcos Rocha.

    Jogador novo, que tem que ser observado pelo Atlético, e não é tão caro. Do Figueirense, retornou ao Atlético, o Giovanni Augusto, que num era nem titular, mas hoje vive grande momento no time do Atlético!

  • Alexandre de Assis disse:

    O time do Galo vive um contraste, jogando com um volante em casa empatou com o Santos, perdeu para o Cru cru e venceu Chapecoense, Joinville e Figueirense por 1 x 0 e sem jogar um futebol convincente. Inclusive com parte do elenco jogando mal, mas com alguém fazendo a diferença. Quando joga fora sempre jogou nos contra ataques, vencendo e convencendo na maioria dos jogos.
    Particularmente, não gosto desta formação, a defesa fica muito exposta e vulnerável a contra ataques, Acho que o Donizete deveria voltar contra o São Paulo, já que jogaram desfalcados ontem contra o Cru cru e Luís Fabiano e o Ganso voltam contra o Galo. Tomara que o ataque esteja mais inspirado!

  • Jorge Moreira disse:

    Nada se pode esperar de um jogador botineiro e violento e que como treinador anda se achando
    mas não passa de um babaca.O pior que tem diretores que valorizam estas malas no futebol

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Tomou um tirambaço na cara e não aprendeu… vai tomar mais!

  • dan disse:

    Bom é o Marião… quer dizer Damião rs.

    Pratto joga muito, mas tem que caprichar mais na finalização (ta levando azar tb). Baita jogador.

  • Luiz disse:

    Acho que o Atlético precisa ser mais eficiente nas conclusões. A bola tem chegado muito pouco, em condições de finalização nos pés do Pratto. Ele tem se esforçado muito em busca da bola e se afasta muito da área. O Jô se fez artilheiro no Galo, porque os caras colocavam-o na cara do gol toda hora, especialmente Ronaldinho Gaúcho. Nossos armadores andam prendendo um pouco a bola e esse último passe às vezes compromete os arremates. Embora tenhamos um bom elenco, ainda longe de “cantarmos favoritismo”. Estamos apenas na 16a. rodada. Falta esse final de 1o. turno e todo um segundo para serem jogados e o campeonato está equilibradíssimo.
    Calma, humildade, paciência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

  • Ronaldo Ribeiro disse:

    O tal do Argel é um doido….

  • Carlos da Mata disse:

    Pois é, temos que torcer para que o Pratto não venha ter nenhuma contusão que o tire do time porque se isso acontecer não temos hoje ninguém no elenco que faça algo parecido com que ele faz dentro de campo.

  • André Corrêa disse:

    Pratto é mesmo excelente.

    Chuta com as duas pernas, é bom cabeceador e é daqueles que levanta a cabeça antes de fazer as coisas.

    Se não bastasse só isso, ainda é guerreiro e parece bom de grupo – quando marca ele faz questão de ir abraçar os companheiros, diferente daquele tipo que sai correndo se desprendendo de todo mundo.

    Ele e o Tardelli juntos fariam muito estrago… Precisa ser melhor municiado pelos companheiros. Vejo ele saindo muito pra buscar jogo. Dentro da área o homem é letal.

    Me preocupa, Chico, ver que o Atlético anda com muitas dificuldades diante de equipes teoricamente mais fracas. Os caras armam o ferrolho e o Galo só passa às custas de bolas paradas, como aconteceu contra Santos, Joinville e Figueirense. Jogam muito bem contra equipes que saem para o jogo, mas cria-se muito pouco contra adversários que fecham os espaços.

    Além disso, o melhor ataque do campeonato anda com a pontaria meio descalibrada. A concorrência do Palmeiras é preocupante e, mesmo com a tabela melhor a nosso favor até o fim do primeiro turno, acho que ainda há o que melhorar para acumular gordura na liderança.

    Creio que estamos no caminho.

  • célio alvarenga disse:

    o galo líder,e o senhor eduardo gonçalves de andrade,o dito tostão,só fala do ypiranga naquela notinha de rodapé que ele dedica ao futebol mineiro!ridículo é pouco!

  • Stefano Venuto disse:

    Carreira de gente assim dura pouco.