Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As razões e equívocos de quem quer a demissão de Vanderlei Luxemburgo

Vanderlei em seu inferno astral. Notícia do ESPN: “o juiz Adilson Aparecido Rodrigues Cruz, da 34ª Vara Cível de São Paulo, emitiu um mandado de citação, penhora e avaliação exigindo que um oficial de Justiça cite o treinador para quitar, no prazo de três dias a partir da citação, a dívida de R$ 428.676,00 com o Wynn Las Vegas.”

De repente, a grana de uma possível demissão dá e sobra para pagar esta dívida com o cassino.

Grande parte da torcida e uma ala da imprensa pedem a cabeça do treinador. Há inclusive uma rede social com o título “Fora Luxemburgo”. Há colegas jornalistas que dizem que o elenco cruzeirense tem potencial para fazer melhor campanha e que o time está é mal escalado. Não penso assim; além do desmanche feito as contratações foram muito mal feitas, e nada baratas, como o Riascos, por exemplo, que naufraga com o Vasco e vários outros que já foram dispensados.  Assim como a demissão do Marcelo Oliveira foi outra besteira sem tamanho. Ele conhecia o elenco e as limitações e certamente não estaria fazendo tantas experiências como o sucessor está sendo obrigado a fazer. Dispensar Luxemburgo provocaria o mesmo efeito da demissão do Marcelo: jogadores se desdobram nos primeiros jogos subsequentes, ganham um ou outro jogo na base da motivação extra e depois voltam ao normal, atualmente, totalmente abaixo do nível das tradições do Cruzeiro.

No portal Dom Total, o jornalista Juliano Paiva fez uma interessante análise dos números do comandante cruzeirense:

* “16 vezes Luxemburgo”

Vanderlei Luxemburgo comandou o Cruzeiro em 16 jogos do Campeonato Brasileiro. Ele até que começou muito bem sua segunda passagem pela Toca. Foram três vitórias nos quatro primeiros jogos. Apesar de a derrota ter acontecido em casa e para um time que, em tese, tem como objetivo apenas não cair, a Chapecoense, o otimismo imperava na Toca.

Na época, em meados de junho, enquanto parte da torcida crucificava o bicampeão Marcelo Oliveira por não ganhar do Atlético – Luxa venceu o Galo no Independência –, o presidente Gilvan lamentava não ter trocado de treinador antes.
E foi na coletiva após o revés para a Chape que Luxemburgo disse ter dividido o campeonato em séries de quatro jogos. Na primeira, o aproveitamento foi de campeão, 75%. Mas nas três séries que se seguiram até hoje, em duas o aproveitamento é de time rebaixado (25% na segunda série e 33,3%, na quarta) e em uma é de time que luta para não cair (41,6%).

A próxima série, contra Santos, Ponte Preta, Figueirense e Flamengo, será determinante para a luta do time azul contra o rebaixamento e para o futuro de Luxa na Toca.  O Cruzeiro está a apenas um ponto da “confusão”, como o treinador celeste gosta de chamar a zona de rebaixamento para a Série B.

No geral, levando-se em conta os 16 jogos pelo Brasileirão, o Cruzeiro conquistou 43,8% dos pontos com Luxemburgo. O aproveitamento é, digamos, de um time indeciso. Não sabe se vai lutar para não cair ou se briga por algo mais, quem sabe uma vaga na Taça Libertadores da América. Seria o Flamengo na tabela atual, seis pontos acima do Z4 e a sete do G4.

Os números mostram que Luxa não é mais aquele que o país conheceu. Ganhador de cinco Brasileiros, ex-treinador da Seleção e do Real Madrid, há muito tempo não faz um bom trabalho. O último título top foi em 2004, o Campeonato Brasileiro com o Santos.
Quem ainda aposta nele no Cruzeiro lembra das dificuldades da temporada 2002 quando começou o trabalho que daria origem à Tríplice Coroa no ano seguinte.

Luxemburgo é o grande responsável pelo que acontece no Cruzeiro? Claro que não. Ele tem sua parcela de responsabilidade que, aliás, é considerável, mas quem o colocou lá é, com certeza, o principal responsável. Gilvan de Pinho Tavares. O presidente. O homem forte do Cruzeiro. Se o time cair ou reagir é Gilvan quem merece a maior parte dos “méritos”.

O desafogo para o Cruzeiro de Luxa pode ser a Copa do Brasil. Perdeu em São Paulo para o Palmeiras, mas marcou um gol. A classificação não é impossível. E, podem ter certeza, o que acontecer diante do Porco deve influenciar no Campeonato Brasileiro. Para o bem ou para o mal.

LUXEMBURGO NO BRASILEIRÃO 2015 COM O CRUZEIRO

Jogos: 16; Vitórias: 6; Empates: 3; Derrotas: 7; GF: 13; GC: 15.

Aproveitamento: 43,8%

PRIMEIRA SÉRIE DE 4 JOGOS (75% de aproveitamento)

5ª rodada – Cruzeiro 1X0 Flamengo
6ª rodada – Atlético 1X3 Cruzeiro
7ª rodada – Vasco 1X3 Cruzeiro
8ª rodada – Cruzeiro 0X1 Chapecoense

SEGUNDA SÉRIE DE 4 JOGOS (25% de aproveitamento)

9ª rodada – Coritiba 1X0 Cruzeiro
10ª rodada – Grêmio 1X0 Cruzeiro
11ª rodada – Cruzeiro 2X0 Atlético-PR
12ª rodada – Fluminense 1X0 Cruzeiro

TERCEIRA DE SÉRIE DE 4 JOGOS (41,6% de aproveitamento)

13ª rodada – Cruzeiro 1X0 Goiás
14ª rodada – Cruzeiro 1X1 Avaí
15ª rodada – São Paulo 1X0 Cruzeiro
16ª rodada – Sport 0X0 Cruzeiro

QUARTA SÉRIE DE 4 JOGOS (33,3% de aproveitamento)

17ª rodada – Cruzeiro 2X1 Palmeiras
18ª rodada – Joinville 3X0 Cruzeiro
19ª rodada – Cruzeiro 0X0 Internacional
20ª rodada – Corinthians 3X0 Cruzeiro

Juliano Paiva escreve toda segunda-feira no DomTotal.com

http://www.domtotal.com/colunas/detalhes.php?artId=5333


» Comentar

Comentários:
28
  • Hélcio Mendes Júnior disse:

    Sou da ala de torcedores que defendem uma mudança estrutural no Cruzeiro. Nenhuma instituição permanece forte com tantas mudanças. Fala-se muito no desmanche do time, mas o que me preocupa mais é o desmanche estrutural. Além dos nossos melhores jogadores que foram vendidos, o presidente Gilvan não fez grande esforço para segurar boa parte da diretoria, Alexandre Mattos, Valdir Barbosa, Marcone Barbosa, etc. Todos peças chave no Cruzeiro. Alexandre era um farejador de bons jogadores e um cara imcomparável no relacionamento com os jogadores, além de ser um comandante. Valdir sempre foi ótimo de bastidores, sempre cuidando de coisas que muitos não dão valor, apesar de ter fracassado como negociador faz falta nos bastidores (escutei no Bastidores de segunda na Itatiaia que após o jogo de domingo contra o Corinthians os jogadores chegaram num restaurante em SP para jantar e não puderam por falta de reservas, isso com o Valdir jamais aconteceria). Marcone era o homem do incremento, criava como ninguém atividades que chamavam a atenção do torcedor e de empresários.
    Uma grande estrutura foi desmontada.
    Sou a favor da saída do Luxemburgo ou de no mínimo uma poda no treinador. Luxa sempre foi ótimo como técnico, mas péssimo como gestor. Esses super poderes sempre fizeram mal ao professor e a falta de um comandante que fale alto faz com que ele ocupe espaços que não tem nada a ver com suas funções. Isaías Tinoco não é e nunca será esse homem de comando. Primeiro: não tem esse perfil, nunca foi um comandante e sim um “pau mandado”. Segundo: foi indicado pelo treinador, o que obrigatoriamente o torna submisso a Vanderlei.

    Na verdade, o que vai ser fundamental para o Cruzeiro ficar na série A é uma rápida reorganização estrutural, com pessoas assumindo os seus lugares e sem “rabo preso”. E tudo isso está nas mãos de uma pessoa, Gilvan de Pinho Tavares. Que ele comece contratando um comandante de verdade para o futebol e avise a Vanderlei, se ele ficar, que ele é técnico e não gestor e que o Deivid é auxiliar e não treinador.

    Abraços ao Chico Maia.

    • Paulo disse:

      Waldir barbasa ótimo…??? O cara não tinha função. Foi levado pra lá pelos perrellas só para o clube ganhar força na “rádio de Minas” Lembre-se que ele e o benecy fez o cruzerin pagar maior mico , quando o Joel foi barrado , impedido de entrar na Argentina e outros paises por culpa desses “supervisores”

  • Stefano Venuto disse:

    Cuca já disse que não aceita voltar ao cruzeiro.

  • Rafael disse:

    Chico,

    O futebol ta ficando chato ou as pessoas que estão carentes demais?

    Sem contar sobre essa importância toda que a torcida ”azul” celeste está dando a esse fato.

    Abro agorinha a página da globo, e vejo que os dirigentes do Cruzeiro, estão enfurecidos porque a FMF usou o termo ”azul” para fazer uma colocação à instituição cruzeirense…

    Como ??? E por acaso a cor desse clube é preta ? A diretoria do Cruzeiro não tem maiores problemas para se preocupar não ???

    Rebaixamento, Fábio e etc …???

    E para fechar,
    Depois vejo a diretoria americana dando uma placa para o Prass (goleirão do Porco) porque ele teve o mínimo de educação que qualquer ser humano deveria ter…

    Obs: Talvez ele nem reconheceu aquilo como símbolo na hora, viu um trabalho de jardinagem em forma feita e gentilmente, como qualquer pessoa em sana, pulou para não estragar o trabalho.

    Tava ficando chato o ser humano? Ou estou realmente entediado com toda carência?

    aff

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    E Chico a coisa ta feia mesmo km olha esta de ” pirangi” pra “time azul” e piada mesmo kkkkkkkk http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2015/08/site-da-fmf-chama-cruzeiro-de-time-azul-e-revolta-dirigentes-do-clube.html

  • Alex Souza disse:

    Tudo indica que o jogo contra o Palmeiras pode ser o derradeiro de Luxemburgo no Cruzeiro; se ele ficar até a próxima rodada do BR2015 e perder ele próprio vai pedir demissão para não ficar com a marca negativa de um trabalho que acabou em rebaixamento (saindo ele transfere o ônus de eventual queda para a diretoria e jogadores). O direção provavelmente vai usar a medida padrão dos casos de crise (demitindo o treinador e preservando o elenco); quem vier vai chegar com a missão de evitar o desastre (na medida do possível) e com a garantia de que será o técnico caso o time seja rebaixado.
    O problema parece ser mesmo o time. Marcelo pagou e Luxemburgo está perto de pagar pelos erros de quem montou a equipe. A diretoria não pode brigar com jogadores neste momento; alguns têm contrato longo em vigor e o clube acaba tendo que pagar os valores de qualquer forma.
    A propósito, no início da montagem deste time foi fartamente dito por analistas da mídia que o Cruzeiro estava abrindo mão de uma equipe técnica para se tornar “uma equipe mais aguerrida”… A tal equipe aguerrida não existe. Este time marca pouco e mal, a produção ofensiva é mínima e a posse de bola para controle do jogo é precária.

    • Pedro Vítor disse:

      Luxemburgo pedir demissão?

      Ele não fez isso em clube nenhum, se fizer no Cruzeiro pode ter certeza que foi justa causa. Flamengo, Grêmio e Fluminense devem rescisão ao Luxemburgo ate hoje porque decidiu mandar embora após fracassos do time nas mãos do Luxemburgo.

      O incrível é que ele sempre arruma contratos de 2 ou 3 anos, você nunca vê o Luxemburgo assina contrato de 6 meses!

  • Carlos Santana disse:

    Não sou de culpar o técnico somente, mas, como Atleticano, vejo o cruzeiro com imparcialidade e o luxa escala errado alguns atletas , só que o elenco é fraco e a diretoria está perdida, creio que esta formula cheira rebaixamento.

  • ita disse:

    Incrivel as semelhancas que vejo entre a primeira gestão do Kalil (09-11) e e a segunda do Gilvan.

    Kalil começou sua presidência querendo acumular funções, conseguiu levar o Galo à liderança depois de anos e se precipitou em colher os louros da vitória, indo a todos os programas esportivos para dar entrevista-exaltação durante o meio do ano de 2009. Coincidentemente o galo começou a cair de rendimento. Os anos de 2010 e 2011 ficaram marcadas pela continuidade da gestão e absoluta perda de comando do elenco que claramente entregavam os jogos, nestes 2 anos o galo teve aproveitamento de campeão nas últimas rodadas depois que o elenco conseguiu derrubar o técnico, GANHANDO DE TODOS OS POSTULANTES AO TíTULO.

    Começou sua 2a gestão profissionalizando, delegando funções a quem sabe e dividindo o reconhecimento. O resto é o presente.

    Gilvan começou profissional, e como Kalil, por absoluta vaidade, quis colher mais louros depois de ver o reconhecimento ser dividido entre M.Oliveira e Alexandre Mattos.

    Luxemburgo é mais uma coincidência entre as 2 gestões. Pirangi, ganhou do River lá, ganhou no horto onde nao conseguia, faz jogo duro com times bons e dá vexames inexplicáveis contra times pequenos. Só posso concluir que o elenco é melhor do que a posição da tabela. Se o técnico tem alguma culpa ou pode resolver, daí já não me interessa e não estou nem aí.

  • Walter Pereira Galo disse:

    Tem nova dupla sertaneja no pedaço? W&T Wanderley e Tinoco. Se bem o que faz a segunda voz, é muito esperto e diz a verdade, que toda Minas Gerais, já sabem!
    Parabéns Gagá Tavares!

  • Rafael disse:

    Luxa é ex-técnico em atividade. Acho pouco e bom ele ficar no time arrogante como ele. E ainda trouxe o Tinoco, kkkkk Se não for ele, que tragam o PC Gusmão, outro parça kkkk

  • Pedro Ernesto disse:

    Ih, “Udeu”, Luxemburgo tem contrato até o final de 2016. Se tiver multa rescisória… Fica Luxa!

  • Jorge Moreira disse:

    Este reporter setorista é o mesmo que baba ovo dos diretores ,tecnicos e adora os caras
    das torcidas (organizadas)principalmente o que tentou estorquir o Gilvan né vide os
    abraços e pucha saquismo .. e em todas as votações para melhor em campo ele so vota
    em jogadores do time dele né ta bão vil imparcial e ´profissional igual ele só ele

  • André Corrêa disse:

    Maia,

    Reportagens como esta deixam clara a força do seu blog no cenário esportivo/jornalístico em MG.

    Parabéns pra você! E que Deus tome conta desses meninos. Estão em mãos muito ruins…

  • Pedro Ernesto disse:

    Fica Luxa!
    Da outra vez que esteve aqui, o 1º ano do Luxa foi péssimo, seguraram ele e foram campeões, graças ao grande estrategista Vanderlei Luxemburgo.
    Deixa o “hôme trabaiá”!

  • Paulo disse:

    Hilário a comparação feita pelo repórter da “rádio de Minas” setorista do cruzerin , aquele que saúda a tal “chica azul” 24 horas por dia. Antes do jogo esse infeliz disse que o time cruzeirense não devia nada ao time corinthiano que tem apenas o Gil, Jadson e Elias e que o jogo seria equilibrado e o cruzerin tinha chances de ganhar…que o profexô sabe vencer esse tipo de jogo . kkkkkkkkkkkkkk

  • Alexandre Luiz disse:

    Eita imprensinha que queima treinador é essa nossa! Ontem a turma da Itatiaia bateu demais no Luxemburgo.

  • Vanaldo Reis disse:

    Luxa subiu no telhado…
    Falando do que interessa, tomara que imprensa e torcida pare de oba oba com o Galo, esqueçam o clima de é campeão e com humildade dê sequência às vitórias.
    Outra coisa, depois do 3 x 0 sobre o São Paulo, surgiram as macabras, funestas, máscaras do Pratto e o caldo entornou. Por favor, esqueçam máscaras, não dá certo no Galo. Um espetáculo de horror!

  • Julio Avila (mariana) disse:

    #foraluxa! se alguém conseguir me fazer acreditar que o luxa não tem culpa blz!o cara escala mal,mexe mal,não treina jogada ensaida,não tem padrão de jogo,só atleticano que acha que não tem mandar luxa sumir,chico,um erro não justifica o outro,ja errou em mandar o Marcelo embora e agora esta errando em não mandar o luxa embora!cuca esta louco pra voltar e Adilson o depenador também!

    • CARLOS disse:

      o cruzeiro podia trazer o cuca , abel braga , ou eduardo batista do sport acho que qualquer um desses seria uma ótima opção .

    • CARLOS disse:

      vç está doido o cuca sim é o nome certo agora o adilson batista nem pensar vc esta doido ? depois que ele treinou o cruzeiro ele já passou por uns 10 times ele treinou corinthas , são paulo , santos , vasco , coritiba atletico paranaense , figueirense e por último o joinvilhe todos com péssimos resultados e foi demitido sem completar sequer um mês de trabalho esse cara já era . é ex treinador pior que luxemburgo . na verdade ele nunca foi bom eler deu foi sorte naqueles times que o cruzeiro montou e mesmo assim ainda perdeu a libertadores dentro do mineirão em 2009 lembra ? tomou um baile do veron e sabella .

    • edson dias disse:

      Adilson?? Sei… vcs pensam até hoje que o time do Atlético é o dos idos de 2008 e 2009. Quanta inocência, viu?

  • Vinicius Campos disse:

    Prezado Chico,

    admiro demais seus comentários e sua imparcialidade costumeira. Admiro muito seu profissionalismo e por isso frequento este espaço que sem dúvida é um dos melhores. Mas permita descordar de você. Vanderlei Luxemburgo, é arrogante, ultrapassado e é incrível como ainda pode ser visto como bom técnico. Foi sim, a muito tempo, esse cara só afunda a barca por onde passa Chico. Futebol como muito diz o senhor Levir, é número, e esse cidadão está com seus números negativos pra mais de metro. E ao que tudo indica ta mal das pernas (quebrado) de grana porque deixar o nome exposto da forma que ele esta deixando por conta desta dívida com cassino é uma coisa ridícula.

    Para os padrões de salário deste cidadão essa dívida deveria ser fichinha para ele, e porque não paga?

    Agora em uma coisa eu o admiro, vai ter lábia boa assim não sei aonde. Fracasso atrás de fracasso e ainda tem um monte de gente que considera sua contratação.

    Realmente é complicado acreditar que o futebol brasileiro venha mudar pra melhor.

    Grande abraço Chico

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Esse Luxemburgo é um enganador de quem quer ser enganado. Como você sempre cita aqui, Chico, “não há virgem no puteiro”.

    Ele ganhou as 3 primeiras partidas e nas 13 seguintes, ganhou mais 3.

    O Cruzeiro está às avessas! O jornalista carioca contratou o Luxemburgo e este, por sua vez, contratou o diretor de futebol da dupla sertaneja.

    Resultado: vai brigar até o final pra não cair.