Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ecos e efeitos do clássico

Alguns lances e atitudes deste Cruzeiro 1 x 1 Atlético explicam a tradicional e comum expressão de todos os envolvidos diretamente e da imprensa de que “o clássico é diferente”. Com poucos minutos de jogo o experiente Bruno Rodrigo errou um passe que quase originou gol do Galo. Logo em seguida o novato Jemerson fez a mesma coisa e por pouco a Raposa não marcou.

O experiente Lucas Pratto desperdiçou a melhor oportunidade atleticana no primeiro tempo ao concluir por cima da trave, dentro da pequena área, um cruzamento perfeito do Marcos Rocha. O emergente Alisson fez uma jogada pessoal espetacular e já dentro da área poderia ter dado o passe para o Willian “matar” o jogo, mas preferiu tentar fazer o que seria o segundo gol. Sem forças, chutou fraco e Victor pegou.

A ânsia do argentino Pratto em estufar a rede cruzeirense foi a mesma do ex-junior Alisson em marcar um gol de placa e fazer história. Ou seja: o fator psicológico iguala jovens e veteranos no clima emocional e consequente nervosismo que envolve um clássico.

Outro grande exemplo foi na substituição do Willians.

MANO

Momentos antes ele gritou e fez gestos para o banco tentando dizer que o Ariel Cabral estava cansado e pedindo pra sair. Mano Menezes pensou que ele é quem queria ser substituído e o tirou. Ao sair, perguntou ao treinador porque estava sendo substituído. Quando Mano respondeu já era tarde. Uma falha de comunicação perfeitamente possível em função do barulho das torcidas, da tensão e pressa em decidir tudo em pouquíssimo tempo.


» Comentar

Comentários:
25
  • leandro fabricio disse:

    Sai um idiota (Valdir barbosa) entra outro o tal de Bruno vincintin, o cara mal chegou e já começou querendo aparecer dando entrevistas mirabolantes tentando alfinetar a torcida do atlético…

    Está o brasil inteiro de boca aberta pelo que os 40 mil simpatizantes azuis fizeram no jogo, mas o brasil inteiro está de surpreso não da festa que fizeram, estão surpresos por quem fez a festa…

    a verdade é que ninguém está acostumado ver os simpatizantes azuis se comportarem daquela maneira, estamos acostumados a ve-los encolhidos e tremendo nas arquibancadas, o mundo conhece a torcida do cruzeiro como modinha, bananas de pijamas etc etc porque sempre foi isso que sempre foram…

    nesse domingo o que aconteceu com a torcida do cruzeiro foi algo de anormal, algo que tem sim que ser destacado em todos os meios de comunicação mundiais…

    show da torcida do atlético, do corinthians, do flamengo não merecem destaques sabem porquê??? Porque o brasil se acostumou a isso, essas torcidas fazem isso sempre, e não de vez em quando…

    até os proprios cruzeirenses estão abismados e surpresos com sua propria torcida kkkkkk….

  • Jairo Reis disse:

    Foi nojento ouvir comentário na Rádio Azul de Minas. Comentarista comemorando gol do wilian bigode de bicheiro. Falando que o time azul jogou muito melhor que o galo. Não sei se vi outro jogo ou então sou burro. Porque o que vi foi o Patric jogar bola na própria área para o atacante deles marcar. Depois vi outras falhas do galo criando chances para eles novamente. Olha, time que ser campeão não pode vacilar como valiam os jogadores do galo. Jemerson querer enfeitar em final de jogo é demais. Já deu gol para o internacional fazendo graça e se não fosse o Víctor, a vaca tinha ido pro brejo. Tá faltando no galo o que tá sobrando no corintians: vontade de ser campeão.

  • Pedro Vítor disse:

    A campanha do Galo no segundo turno, 4º colocado, 1 derrota, 1 empate, 4 vitorias

    Não esta tão ruim assim não, perde para o Flamengo que ganhou todos os jogos, Corinthians, que perde há 17 rodadas, e empata com o Santos, que vive grande momento no campeonato!

    Pra titulo, é difícil, não é impossível. Pra Libertadores faltam 5 vitórias.

    Eu acho que chegou a hora do Levir reunir o elenco, o Presidente e diretoria vir e cobrar entrega, se possível o Kalil dar as caras, com seu jeito “Atleticano” de ser e agir, e ir em busca do objetivo!

    Eu duvido que o Corinthians não ira tropeçar nas próximas rodadas, vai pegar o Flamengo, Santos, Galo, todos mordidos!

    A diretoria poderia atrair o torcedor, lotar o Independência nestes próximos jogos!

  • Assis disse:

    Neste 06 primeiros jogos do returno o GALO obteve mais pontos que no primeiro. Foram 10 no 1º e 13 agora. Portanto não está tão ruim assim. O Levir tem de descobrir o porquê estamos perdendo tantos gols ultimamente. Principalmente o PRATTO. 02 agora. Coisa que ele não deixava de fazer. Outro fator preocupante é o futebol do Geovanni, que parece que acaba o gás rapidamente. Ele seria o fator desequilibrante do nosso time com a saída do Guilherme. O primeiro tempo dele foi ridículo. Agora jogar a culpa somente no Marcos Rocha e no Carioca é brincadeira. Time quando tá voando, se um ou dois destoa da equipe os restantes complementam. Infelizmente é o que tá acontecendo com o time de SP…… Mas se o Levir acertar estes tópicos ( O duro é ele engolir isto), podemos chegar.

  • Paulo disse:

    Vejam o que disse o eterno Ídolo Ubaldo Miranda. Mostrando para a massa , para aqueles que ainda tem o tal de Dadá como ídolo o que é realmente um atleticano , um ídolo de verdade que participa de programa para fazer média com as marias por um mísero salário
    https://www.youtube.com/watch?v=evbPRHz080c

  • wéverton soares disse:

    Todo profissional deve ser imparcial, apesar de torcer por algum clube. Isto é ética. Só se aprende quem estuda ou tem educação de berço. Parabéns aos jornalistas que exercem suas funções de forma exemplar, sem afetar o ego alheio. Os comentaristas de plantão deveriam agir assim também.

  • Ednei disse:

    Ontem o Emanuel Carneiro disse foi um dos melhores clássicos dos últimos tempos. Tá louco. Foi uma pelada.

  • mauricio souza disse:

    O cruz credo vai até a CBF reclamar de arbitragem:
    Eu acho que eles estão certo, pois cada vez que um time vai passar eles na tabela de classificação vem o juiz e faz lambança. Exemplos:
    O Coritiba se ganhasse do Inter, passaria o cruz credo, ai foi garfado;
    o Goiás se ganhasse do Avai, passaria também e foi garfado;
    Isto sem falar que na hora que tomou o gol de empate do Galo, teve um pênalti inexistente a se favor.
    É irrelevante falar da garfada na Ponte no jogo contra o cruz credo e dois gols irregulares no Figueira no jogo contra o cruz credo.
    Eu acho que o foco dos juízes estão lá em cima da tabela, com o curintia e lá em baixo com o cruz credo.

  • Alexandre de Assis disse:

    Também penso que os boleiros sabem quando seu time não vai ser o campeão. Não tem lógica, na falta de um jogador pela esquerda, o Levir coloca o Patric, canhota cega, e deixa o Dátolo no banco. É muita ignorância!
    O lateral Jonathan, experiente e melhor que os do Galo, estava solto na praça procurando clube. O Flu contratou.
    O Cru cru vai a cbf reclamar de arbitragem. Este é o verdadeiro mi mi mi de incompetente. O árbitro assinala um penal inexistente, fora da área, ao fim da partida e ainda quer reclamar. É só treinar que dá. Me lembrei do velho ditado: Deus da a farinha, o capeta rasga o saco.
    Mas os Crucrus não se preocupem, tá chegando reforço, Mano contrata analista que trabalhou com ele na seleção. Mais um pra receber multa rescisória.

  • Julio Cesar disse:

    Todas chances de gol no classico foram criadas pelo Atletico, inclusive as do Pirangi. Pelo que li, agora todos vão percebendo a quantidade de bolas entregues nos pes dos adversrios na intermediaria ou ja quase dentro da area. Jemerson, R Carioca, Donizete, Patric, L Silva. Mesmo porque Pirangi não tem ninguem pra criar jogadas. Lances recorrentes que custaram varios lances de perigo e gols aos adversarios em jogos anteriores e ate eliminação da Copa do Brasil.
    Particularmente vejo poucas chances do Galo ser campeão. Não chance matematica ! Tecnicamente falando. Gremio chegou aqui, armou uma retranca, saiu em contra ataques e venceu. Alguem pensa que o Corintians vai fazer diferente ? Flamengo ? Ok, circuntancias de jogo e disputas diretas podem mudar o quadro como gol no inicio, numa cobrança de falta, bola desviada ou mesmo o que acontece hoje com o Galo: desatenção e nervosismo ! R10 saiu e sobrou pra Guilherme ocupar o espaço mas o eterno contundido não tinha sequencia e, não temos aquele jogador que tenha o fundamento de realizar o lançamento mais preciso.
    Marcos Rocha parece desiludido porque teve transferencia frustrada para o exterior chegando a realizar aquele lateral bisonho. Não procura linha de fundo, limita-se a tentar lançamentos frontais. Patric por mais limitado que seja, tenta estas jogadas com mais frequencia e ja marcou e serviu aos outros.
    Quando Maicossuel parecia começar a encontrar seu melhor futebol, é emprestado pra (?) fazer caixa.
    Levir recusou reforços e começou a inventar. A tal da marcação alta deixa sempre os atacantes adversarios na boa. Por falar em defesa, o jovem defensor Thiago não tem oportunidades: deixou boa impressão nas poucas vezes que atuou.
    Proxima parada: Santos ! Ah, e Levir não tem a jogada mais manjada e antiga do futebol: o contra ataque ! Tem jogadores velozes mas não consegue armar uma.
    Mas, vamos Galo ! E Marcelo Oliveira é um dos maiores adeptos desta jogada. Desde que dirigiu o Galo pela primeira vez, repetia o bordão “contra ataque anunciado” que ele abandonou, lembram-se ?!? Ah, abandonou o bordão !
    Aos que tem mais conhecimento e manha tecnica e tatica, por favor corrijam e / ou aperfeiçoem a analise.

  • Silvio Torresq disse:

    Chico, deu prá ver no seu primeiro post sobre o jogo que 90 por cento da torcida do galo não engole mais o burro. O Atlético é uma poucas equipes que disputam prá valer o título que vem só piorando com o desenrolar do torneio. Desmoronou taticamente com a saída do Maicosuel e o preparo físico está uma lástima. E a defesa? Não existe uma só partida do brasileiro em que os adversários do galo não tiveram pelo menos duas ou três chances na cara do gol. O burro e esse presidente perninha mole deviam se concentrar agora em não perder a vaga da Libertadores, porque o time visivelmente perdeu o viço.

  • Alex Souza disse:

    Hilariante o Dia pós Clássico. É o tempo em que se procura a “quadratura do círculo”…
    Ouvi e li cada coisa medonha de analistas. Mesmo diante dos fatos cada desculpa.
    Acredito que todas as “brasas” foram puxadas e as “sardinhas” assadas.
    Agora virão os equívocos e interpretações das próximas rodadas.
    Vivendo e aprendendo.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Só quero que cheguem esses tais 45 pontos logo. Tá osso essa situação. Difícil ser cruzeirense em 2015.
    Se chegarmos lá, quem sabe as torcidas e os dirigentes de Cruzeiro e Atlético poderiam “crescer” e fazer algo diferente no ano que vem.
    Estamos assistindo ao campeonato mais fajuto, mequetrefe e porqueira de todos os anos. Na última rodada parece que não teve nada grave, mas isso não atrapalha o conjunto da obra que tá beneficiando os clubes que interessam à Globo. Corinthians e Flamengo principalmente.
    Precisamos parar com essa bobagem de ficar brigando entre nós. Enquanto a gente fica se ofendendo e engalfinhando, a turma do Rio e São Paulo deita e rola.

    • Igor disse:

      Você tem razão Raul, vc pode começar e mobilizar sua torcida e cobrar da sua diretoria, pois todas, absolutamente TODAS vezes que o Atletico tentou uma aproximação com o Cruzeiro, ele foi literalmente traido, onde o Cruzeiro entra em conchave seja com CBF ou a outra parte! Vide, copa Sul-Minas, negociação do Mineirao, negociação com a TV, etc…

    • Paulo Cesar disse:

      Raul, neste quesito, nossos clubes estão muito atrasados em relação, a RJ, SP e RS:

      1) em 2010 e 2012, vi cariocas incomodando, respectivamente, Cruzeiro e Atlético, em benefício ao Flu, e perdendo (principalmente Flamengo) clássicos que beneficiaram o Flu nestes campeonatos;

      2) em 2010, numa mesma semana, vi SP e Palmeiras entregando o ouro ao Flu para prejudicar o protegidissimo Corinthians nas últimas rodadas do Brasileiro;

      3) o melhor exemplo de todos: os times do sul não são “santos”, vide a tirada do pé do Grêmio na final de 2009 contra o Flamengo (mas ai era questão de rivalidade direta, totalmente discutível, porém compreensível): 2007, ultima rodada do Brasileiro. Grêmio e Internacional “sincronizam” o rebaixamento do Corinthians. O primeiro ganha do Corinthians e o segundo entrega o jogo ao Goiás, de virada, num jogo estranho e com gols bisonhos.

      Ambas torcidas comemoraram. Viram que o Corinthians de 2005 (que prejudicou-o Inter) séria ameaça a ambos. Trabalharam juntos. Para benefício mútuo. Como Palmeiras e SP em 2010…

  • Márcio Luiz disse:

    Outro dia escrevi que nem os tais “latereios” o Não Marco Rocha tava conseguindo cobrar com eficiência mais.
    Pois agora ele acaba de ser “homenageado” no Top Five do CQC, mostrando o mala do Renato M. Prado em seu programa fazendo chacota com o nosso lateral direito e aquele lance bizarro no jogo de ontem.

    Levir, já passou da hora de você voltar com a concentração, sobretudo para os solteiros. Será que que só você não percebe isso???

  • Audisio disse:

    Marcos Rocha, uma partida boa para cada cinco horríveis.

  • Audisio disse:

    Atlético reforçado sem Marcos Rocha.

  • Audisio disse:

    Mano Meneses um baita retranqueiro… Aguardem…

  • Fabio Fernandes disse:

    Olá, Chico!
    Bem verdade que foi uma posse de bola meio sem graça essa do Galo. Porém, lá no finalzinho, a tremedeira de sempre nos proporcionaria a alegria do dia! http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/2015/09/metafora-do-jogo-segundo-turno-do.html

  • ita disse:

    Não podemos deixar passar o lance em que o R.Carioca dá um passe errado para trás proporcionando o contra ataque, mas o ponto triste mesmo é o M.Rocha andando acompanhando a jogada, se tivesse corrido desde o princípio a defesa d Victor nao seria necessária.

    É muito decepcionante ver uma lance como esse de um jogador que deveria ser considerado ídolo. Jamais vou vaiá-lo mas to ficando de saco cheio de situações como essa que ele já cansou de fazer junto com o papinho de a cabeça tá na Europa.

    A nota patética é a reclamação contra a arbitragem por parte de quem é beneficiado. São sempre esses timinhos mal comunados com a CBF que tem esse tipo de atitude.

  • Paulo disse:

    Hilário essa imprensa.kkkkkk…parece uma combinação. Todos falam as mesmas asneiras: Show da torcida cruzerense que cantou o jogo todo. Ai vem uma repórter da Globo disse que cantaram os últimos 20 minutos. Depois vem um repórter do Hoje em dia disse que cantaram depois dos 30 min. Depois vem o Caixa. Isso mesmo o caixa elogiando as mairas dizendo que elas cantaram os umtimos 30 min. Aliás o Caixa narrou o gol do cruzerin como se fosse gol do Galo. Sei não mas o caixa tem feito muiat média com as marias. Enfim, claro que 45 mil iria fazer algum barulho Mas nao foi oq ue a imprensa está falando. Foi sim algo orquestrado.
    E como tem jornalistas vestindo a camisa azul