Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Alguns motivos para o goleiro Fábio não ser chamado para a seleção brasileira

Torcedores picharam o muro da Toca da Raposa contra o Fábio.

FABIOMURO

A reportagem está no portal do jornal O Tempo, reproduzida no fim deste post, onde publico a opinião de um cruzeirense que acompanha o goleiro Fábio desde que ele chegou ao Cruzeiro. É o Guto Souza, que enviou e-mail para mim e a outros seis colunistas e veículos de imprensa sobre o goleiro Fábio, que está negociando a renovação do contrato. No texto dele estão algumas respostas às perguntas que tanta gente faz país afora: porque o Fábio nunca teve oportunidades reais na seleção brasileira?Adianto o que penso sobre o goleiro: muito bom; em determinados jogos, fantástico, mas que comete falhas demais também, em momentos cruciais, especialmente por sair mal do gol e aceitar bolas de longe. E um defeito maior: raramente assume as próprias falhas, sempre acha um culpado.

Vamos à opinião do Guto Lopes:

* “Bom dia prezados,

acompanho o Fábio desde quando assumiu a titularidade no Cruzeiro; afinal, havia sido reserva em todos os clubes que havia atuado, inclusive no próprio Cruzeiro em 2000. Me lembro de uma semifinal de copa do Brasil contra o Paulista de Jundiaí no Mineirão, quando o Cruzeiro vencia por 2 a 0 de forma fácil e aí o Fábio levou dois gols de falta de quase do meio de campo, do meio campo Cristian, hoje no Corinthians, que impediu o que seria o pentacampeonato do Cruzeiro na época, pois tinha time para isso. Depois, no mesmo ano o Cruzeiro perderia a final do Mineiro para o Ipatinga, com mais um gol de longa distância, e de forma bizarra o Fábio aceitou, decretando a perda de mais um título Mineiro. Em todos esses lances ele não assumiu a culpa e já exibia sua personalidade arrogante e prepotente. Depois me lembro que veio aquela final fatídica contra o Atlético em 2007, em que falhou mais uma vez de forma bisonha. E vieram ainda gols sofridos de forma vergonhosa em cobranças de faltas de Rogério Ceni, ao longo do tricampeonato do  São Paulo, em que o arqueiro era especialista em cobranças de pênaltis e de repente o Fábio o transformou em artilheiro nas faltas também; sempre mal posicionado em tais cobranças. Depois descobriu-se outras deficiências do goleiro do Cruzeiro, em que não conseguia sair do gol para interceptar cruzamentos, assim como fazia muito bem Dida e Gomes, e o Cruzeiro perdeu a Libertadores com dois gols de dentro da pequena área. O que se observava no goleiro era que ele entrava para disputar uma partida sem gana para vencer, sem espírito de decisão, sem liderança, o que torna o goleiro apático e sem aquele espírito em decisões, como Dida incorporou nas decisões da Libertadores em 97,desdobrando em campo e na final da Copa do Brasil contra o Palmeiras, e mesmo o goleiro André que na decisão da Copa do Brasil contra o São Paulo fez milagres que garantiram o titulo do Cruzeiro naquela oportunidade. Depois vieram as fases terríveis do Cruzeiro em 2011 e 2012 em que o goleiro sobressaiu em alguns jogos e os títulos de 2013 e 2014 em que ele também teve boas atuações em alguns jogos, mas nada que justifique salários de 700 mil reais e talvez seja hora de dar uma chance ao goleiro Rafael ou tentar a contração do goleiro Muralha do Figueirense, jovens querendo se impor e conquistar espaço no futebol brasileiro, com talento e humildade de sobra.na verdade a torcida do Cruzeiro não está irritada com a não renovação e sim cansada de tantas falhas e arrogância e prepotência. Esse ano mesmo o goleiro falhou em vários jogos, levando até gol do meio campo do ex-jogador em atividade Marcelinho Paraíba, e mostrando aquelas mesmas deficiências de sempre.”

Guto Lopes

A reportagem do Bruno Trindade no O Tempo:

* “Pichação em muro próximo à Toca II pede saída do goleiro Fábio”

Protesto teria sido apagado por funcionários do clube; Goleiro negocia renovação de contrato

Parece que a demora na renovação do contrato do goleiro Fábio com o Cruzeiro já está gerando um mal-estar na torcida cruzeirense. Nesta terça-feira, um muro próximo à Toca da Raposa II apareceu pichado com os dizeres “Fora Fábio”.

Com a escrita grande, todos que se aproximavam do local podiam ver o protesto contra o arqueiro celeste. Uma equipe de TV registrou a mensagem e funcionários do Cruzeiro pintando o local. À tarde, por volta das 16h, quando a imprensa chegava para acompanhar os treinos no CT cruzeirense, a pichação já tinha sido apagada. A assessoria da Raposa afirmou desconhecer o fato.

Especula-se que o entrave maior para o clube e o atleta chegarem a um acordo seria a contraproposta feita por Fábio. Ele estaria pedindo cerca de R$ 700 mil de salário. A oferta do Cruzeiro seria menor.

http://www.otempo.com.br/superfc/picha%C3%A7%C3%A3o-em-muro-pr%C3%B3ximo-%C3%A0-toca-ii-pede-sa%C3%ADda-do-goleiro-f%C3%A1bio-1.1119615


» Comentar

Comentários:
53
  • Bernardo neto disse:

    para mim bom goleiro em bolas difíceis, no entanto bolas fáceis , mesmos as em cima dele , ele normalmente joga a bola para escanteio, dando a vantagem ao adversário, bolas que poderia sair socando forte para frente ou segurar, ele joga para escanteio,, no entanto esta vantagem é muito prejudicial ao time,,, ja vi ele também dando saltos espetaculosos em bolas de encaixes até simples,,,

    • Observador disse:

      Pois é cara, tem gente que nasce virada pra lua né?! O cara levantou 13 títulos pelo Cruzeiro, mais de 800 jogos, defendeu até hoje 25 pênaltis, foi duas vezes o melhor goleiro do Brasileirão, e inúmeras vezes o melhor de Minas Gerais, tudo porquê deu muita sorte de ninguém observar que ele “dá vantagem ao adversário em bolas fáceis”. Sorte dele, muita sorte, que a sua sabedoria não tinha influência em nenhuma dessas conquistas.
      Thales Jackson Carnby

      • Julio disse:

        Demorou 15 anos para ser decisivo falhou na Libertadores de 2009 no Primeiro gol do Estudiantes nunca ganhou um título Internacional pelo clube o Diego Alves em 2 anos de Flamengo já ganhou mais que ele em 15 de Cruzeiro

  • Lucas disse:

    É meu camarada, que dureza heim?!?
    Essa matéria foi pastada em: 23 de setembro de 2015 às 11:50. Espero sinceramente que o autor do texto tendencioso e claramente parcial tenha a oportunidade de reler as baboseiras que escreveu na época: “…ou tentar a contração do goleiro Muralha do Figueirense…” Graças a Deus você não foi ouvido e nem levado à sério!!! Vide a final da Copa do Brasil de 2017 e o futuro infeliz do Muralha, né?

    E é muito engraçado como o autor do texto em questão tenta diminuir e desmerecer a história do Cruzeiro, como por exemplo se esquecendo do ano de 2003. No texto ele pula do ano de 1997 para o ano 2011. O Cruzeiro é o ÚNICO time brasileiro a conquistar a Tríplice Coroa, na época com Gomes no gol e com um time incrível e inigualável!

    Ao falar que o Dida saía bem do gol o autor demonstra não conhecer bem os fatos, né? O goleiro Dida era muito bom, mas era alvo de brincadeiras e até teve uma propaganda da wolksvagem (GOL) pedindo pra ele “SAIR DO GOL”, pois ele não saía pra socar ou agarrar a bola de jeito nenhum e tomava muitos gols por ficar plantado debaixo da trave.

    Concordo com alguns argumentos apresentados, o Fábio amadureceu muito, hoje é mais humilde. No início ele não assumia os próprios erros e tinha uma postura um tanto quanto arrogante e prepotente. Ele melhorou muito como profissional também! Há muitos anos ele se mantém em alto nível, corrigiu pontos fracos, é dedicado e trabalhador! Faz defesas fantásticas à queima roupa, em cobranças de falta, em penalidades máximas, de longa distância e sai muito bem para interceptar cruzamentos e cobranças de escanteio. E isso não é de hoje meu caro! Como eu disse ele já está, e se mantém, em alto nível faz muito tempo!

    Quando o autor cita em seu texto: “O que se observava no goleiro era que ele entrava para disputar uma partida sem gana para vencer, sem espírito de decisão, sem liderança, o que torna o goleiro apático e sem aquele espírito em decisões…” Eu senti isso na final do Mineiro de 2007, porém ele (Fábio) deve ter levado um puxão de orelha e desde então ele demonstrou o seu valor. Já faz bastante tempo em que ele se consolidou nas graças da torcida, assim como já faz tempo em que ele evidenciou seu espírito de decisão, liderança, vontade de vencer.

    Jogando pelo Cruzeiro, Fábio já soma diversos títulos: Campeonato Brasileiro: 2013, 2014
    Copa do Brasil: 2000, 2017
    Campeonato Mineiro: 2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018
    Campeonato Internacional de Verano: 2009

    Ele já comprovou seu valor e merecia (e ainda merece!) ter sido convocado pra seleção brasileira. Mas sempre suspeitei que tem algo errado na convocação pra seleção, não só por conta do Fábio, mas por sempre jogadores muito aclamados ficarem de fora e outros bem desconhecidos serem chamados. A CBF é uma máfia! A convocação é feita por patrocinadores, por grandes empresários e por acordos milionários.

    Minha opinião é que o Fábio se queimou de alguma forma nos bastidores do futebol, muito provavelmente na saída dele do Vasco, na qual precisou acionar a justiça do trabalho e confrontou o grande mafioso Eurico Miranda. Eurico e sua corja devem ter mexido alguns pauzinhos e garantido que o Fábio NUNCA mais tivesse oportunidade de chegar à seleção. CBF e seus porões imundos…

  • Cândido disse:

    Ainda bem que esse Guto Lopes é somente uma pessoa de opinião e não tem poder nas decisões de contratação. Será que hoje ele pensa do mesmo jeito? Gostaria de ouvi-lo.

  • Sky of Eraklyon disse:

    E ai Guto, o senhor ainda quer o Muralha aqui?! Kkkkkk… meu Deus.. quanta bobagem, sensacionalismo e informações erradas num só email!

    O “grande conhecedor” de futebol e do Cruzeiro, e da carreira do Fábio, não sabe que o goleiro foi titular absoluto no Vasco por duas temporadas antes de voltar para BH. Tampouco se lembra que a final do Mineiro que ele citou, onde Fábio de fato falhou, foi antes, e não depois da semi-final contra o Paulista. Onde aliás, o Cruzeiro vencia por 3, e não 2 gols, e Fábio sofreu dois tentos em faltas MUITO próximas da área, sendo que em ambas a barreira se abriu matando a ação do goleiro.

    Que fase, hein Guto?! Precisando recorrer á mentirinhas para validar seus argumentinhos.. Ou como prefiro acreditar, o senhor esteja um “pouquinho” mal informado para quem tem tanto á dizer sobre um assunto. Whatever.. em ambos os casos, chegamos em um momento do Cruzeiro e da carreira do criticado goleiro onde, convenhamos, tá meio difícil dizer que ele não esteja ajudando né?!

    Um por um, os argumentos de qualquer detrator do cara foram caindo, e na noite de ontem vimos o último deles, por sinal também citado pelo Guto, morrer de vez: “Ele nunca é decisivo em finais, não tem espírito de decisão!” Os momentos antes da cobrança de Diego foram o último suspiro de qualquer “anti-Fábio” cruzeirense (se não existe essa expressão eu acabei de inventar), antes que todo o trabalho dele no CEC fosse coroado com a mais decisiva das atuações – sem esquecer que Fábio brilhou em várias finais contra o CAM, e especialmente na final da América em 2009, que ninguém dá valor só porquê o time não saiu com o título.

    Só existe ainda uma única forma de alguém se posicionar contra o Fábio no Cruzeiro: se apegar á mágoas antigas pelas falhas – sejam elas reais ou inventadas pela cabeça dessa pessoa – que aconteceram há quatrocentos anos atrás, e junto com isso fazer como o Guto, e inventar “blindagens” absolutamente fantasiosas á outros goleiros, especialmente do passado (pois assim quem não viveu a época não consegue desmentir), tentando fazer parecer que qualquer goleiro bem sucedido nunca teria os problemas que o Fábio supostamente tem. Como na ideia absurda dele DE SUGERIR QUE O DIDA SABIA SAIR BEM DO GOL… (Pausa para não infartar)

    Agora é oficial, Guto; se o senhor pede a cabeça do Fábio, definitivamente não só o senhor não parece cruzeirense, como realmente não o é.

  • Leonardo disse:

    Na boa, o comentário é de uma pessoa que provavelmente nunca jogou nem pelada no gol, e o texto contém algumas informações inverídicas.

    Vamos lá:

    Fábio foi titular no Vasco da Gama entre os anos de 2003 e 2004, antes de ir para o Cruzeiro, tendo sido inclusive o titular na campanha do título carioca de 2003.

    Os gols de Cristian na Copa do Brasil de 2005 não foram quase do meio de campo. Aliás, no primeiro, a bola passa por um cara da barreira que vira de costas para a bola, enquanto no segundo, a bola ia para um lado, desvia e vai morrer no outro canto.

    Os gols de Rogério Ceni, qualquer outro levaria. Pra dizer que ele estava mal posicionado, é necessário conhecer pelo menos um pouquinho da posição.

    Dida saía bem do gol? Aonde esse rapaz viu isso? Dida era um monstro debaixo das traves, mas tinha 2 defeitos: era péssimo com a bola nos pés e em saídas de gol (vide o gol de Henry em 2006, onde a bola atravessou toda a área brasileira e pegaram RC como bode espiatório).

    Obs: concordo no que diz respeito às falhas contra o Ipatinga em 2005 e Atlético MG em 2007. No mais, só li besteiras.

  • Alexandre Leão disse:

    O maior piruzeiro do Brasil o goleiro que mais tomou gol de falta do mundo. O goleiro que mais entregou mata mata no cruzeiro.
    Só a imprensa mineira e os cruzeirenses de self vista desta bosta.
    Fábio piruzeiro toma vergonha com a camisa do cruzeiro.
    Vai embora some vc é a praga do cruzeiro.

  • Leandro disse:

    Chico, o salário que o Fábio está pedindo é bem alto, ele está rico, se parar de jogar hoje, viveria muito bem o resto da vida com o que ganhou, tenho certeza que o que ele ganha hoje está ótimo, então Fábio baixe a sua bola e seja mais pé no chão e humilde. Acho o Fábio um ótimo goleiro está entre os melhores do Brasil, acho que se ele não fosse tão bom assim ele não seria titular no grande Cruzeiro por tanto tempo. Todos os bons goleiros cometem falhas, Taffarel na final da copa América de 1997, na eliminatória para copa contra a Bolívia, no próprio atlético/MG, contra a Caldense, O Dida foi sempre criticado por ser excelente debaixo das traves e pegando penalts e muito mal na saída do gol, inclusive fez até comercial do carro gol “sai do gol Dida”, o Marcos goleiro do Palmeiras falhou muito no Palmeiras, o Veloso, inclusive na final da copa do Brasil contrato o Cruzeiro, o Rogerio Ceni pra mim é um bom goleiro, mas com os pés faz seu diferencial, ” agora pergunto se o Alex 10 jogasse no São Paulo, será que o Ceni faria tantos gols de falta ou penalty?” em fim pra mim o Fábio é um ótimo goleiro, que pode ser criticado por suas falhas, mas que fazem parte da vida dos goleiros.

  • Pedro Vítor disse:

    Esta foto deve ter no mínimo uns 10 anos, porque o Fabio esta magrinho, não esta bochechudo, e não me lembro da Umbro no Cruzeiro!

    Mas acho que não há motivos pro Fabio sair da Toca!

    Ele nunca tinha vencido um campeonato ou torneio de verdade, mas foi bi campeão brasileiro, então pega carona e continua.

    Mesmo cometendo falhas, o Fábio é o melhor jogador deste time, e se não fosse ele ali, acho que vaca ia pro brejo!

  • Tarcísio Coimbra disse:

    Fica Fabão Dis Costas!

  • audisio disse:

    Apesar das piadas e brincadeiras inerentes ao futebol, Fábio é um profissional que dedicou ao seu clube e merece respeito! Bom goleiro, mas 700.000,00 de salários hoje seria uma situação completamente fora da realidade do futebol brasileiro!

  • Rosano Duarte disse:

    Boa Tarde.

    Incrível como,em 8 anos,em uma primeira má fase,que nem é tão má assim,algumas pessoas querem pintar o Fabio de tudo de ruim!!!
    Já cansei de escutar os atleticanos chorarem pedindo para o Fabio sair do cruzeiro…ate bem pouco tempo ele era unanimidade nacional,…inclusive da imprensa Paulista,dos atleticanos….
    Impressiona-me esta campanha para denigri-lo.
    a quem interessa isto? Só para os nossos adversários,que vão rir a toa.
    Entendo que temos que preparar outro goleiro para substitui-lo a altura e gradativamente pois é certo sua queda de rendimento em final de carreira,pois craque nenhum encerra em alto nível.
    Mas nós cruzeirenses devemos respeito ao jogador Fabio e muitos agradecimentos,pare ele hoje ou daqui ha alguns anos,fora isto é ingratidão pura!!!

  • Clara Versiani disse:

    Se o Fofão, não renovar com o Crüzeiro, vai pra onde? Todos os grandes times do Brasil, já tem seus goleiros de alto nível. Talvez o São Paulo, seja o único que ainda não contratou um grande, para repor a aposentadoria do algoz, Rogerio Ceni. Uma boa seria, se fosse verdade, ir para o Estados Unidos, ganhar em doláres ( $4,23). Do contrário, ficar em BH, por no máximo 300 mil. Lembre-se o país está em crise. Fica esperto e se liga Fofão!

  • Alisson Sol disse:

    Falando em coisas absurdas (já que pensar em renovar com este goleiro é um absurdo), o jornal/site que dá títulos gelados continua sua campanha para o Cruzeiro contratar um diretor de futebol. Em fazendo isto, produziram mais uma pérola ao descrever mais um dos candidatos: “Quando chegou ao Cruzeiro, em maio de 2012, Alexandre Mattos tinha perfil muito parecido com o de Thiago. Depois de uma boa experiência no América…“. O que? Boa experiência… rebaixando o América-MG em 2011?

    Mas este é o Brasil. O país onde, como dizia Kafunga, “o errado é que está certo”. Eu venho escrevendo a anos que estádio é coisa cara, para ser administrada por profissionais. Mas constroem com dinheiro público, fazem a coisa superfaturada e malfeita, para um uso só. Resultado: já está lá o Corinthians dizendo que não vai ter com pagar o Itaquerão (link). Isto um dos clubes de São Paulo, o maior mercado do Brasil. E o país construiu estádios enormes em Manaus e Brasília…

    Isto em um país onde a alternativa à atual Presidente acha que pode usar avião público como se fosse taxi (link). O Tiririca é que é o problema: prometeu que pior que estava não ficava. Mentiroso…

  • Antônio Emanuel Lobo Carvalho disse:

    Chico,

    Respeito muito o seu trabalho, mais esse post foi totalmente infeliz. É nítido, que a campanha maior que existe do Fábio sair do Cruzeiro, tá sendo por parte da imprensa, a “Galopress”, que ultimamente não está se contendo mais e cada vez mais se entrega nas matérias divulgadas em orgãos imprensa.

    Que a diretoria do Cruzeiro, não morda essa isca que a imprensa está jogando para não se renovar com o Fábio, e renove por mais 3 anos com o maior ídolo da história recente do Cruzeiro!!!

    Abs

  • Vinicius Campos disse:

    Como Atleticano não devia dar pitaco mas vai ser breve.

    O Fábio é um bom Goleiro. Sim realmente.

    É viável para o clube pagar 700 mil a ele por mês mais luvas? Não. Não é para nenhum clube no Brasil pagar um salário destes a qualquer jogador que seja.

    Ponto final.eu não entendo esse negócio esse amor todo por um jogador. Esse medo de renovação que os clubes tem.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Por incrível que pareça, a opinião mais sensata, no meu modo de entender, é do colega atleticano – o que estão fazendo com o Fábio é sacanagem.

    Depois de dez anos de Cruzeiro, agora ficamos sabendo que ele tem percentual de gordura acima do desejável, que toma gols de longe por falta de elasticidade, que não sai nas bolas alçadas na pequena área…francamente. Nada como ouvir os “profetas do acontecido”.

    Fábio está mal em 2015 sim. Muito mal. Às vezes me pergunto se a má fase do time não influencia, desanimando o cidadão. Se isso está acontecendo, também acho normal – quem é que aguenta ficar tomando cacete lá atrás com uma baba de defesa dessas ?

    Pode ser também que ele esteja mal treinado. Alguns gols que ele tomou esse ano não me “descem” – aquele do Santos no primeiro turno, por cobertura, foi o primeiro que me chamou a atenção. Não entendi e não gostei.

    Mas daí a transformar tudo isso em uma campanha de difamação – alôoo, cruzeirenses ! Acordem ! Vejam a bobagem que estão fazendo ! Vão se arrepender amargamente no futuro.

    Memória curta faz mal para a saúde. De repente todos se lembram das falhas do Fábio – que as teve aos montes, como qualquer goleiro – e se esquece de quantas dezenas, centenas de vezes ele salvou o Cruzeiro.

    Não se trata de renovar o contrato por gratidão, nada disso. Trata-se de renovar o contrato porquê eu penso que milhares de cruzeirenses ainda cantam com muita ênfase o famoso “p…q…p…., é o melhor goleiro do Brasil – Fábio !”

    Já foi feita uma grande m….. demitindo o Marcelo. Agora estão fazendo outra grande c…….. desvalorizando o Fábio. Se faltava alguma coisa para acabar com o time, já acharam o que faltava.

    Manga foi campeão brasileiro “fechando o gol” contra o Cruzeiro aos 40 anos de idade, em 1975. Rogério Ceni tá aí até hoje (e continua tomando seus pirus eventuais, sem stress nenhum). Raul saiu do Cruzeiro brigado, com mais de 30 anos, numa situação que se parece muito com a do Fábio, e foi ser campeão brasileiro, da Libertadores e do Mundial pelo Flamengo.

    Se faltava alguma coisa para coroar esse ano de merda do Cruzeiro, a diretoria já achou. Desvalorizar e fazer pouco caso do maior ídolo do time nos últimos dez anos é o caminho mais rápido para termos um 2016 mais tenebroso ainda que 2015. Mas pelo menos a atual diretoria poderia se gabar de ter conseguido fazer a pior gestão da qual se ouviu falar nos últimos 30 ou 40 anos. Vai para a história.

    E o Fábio, se continuarem enchendo o saco dele, vai para um time desses qualquer, ganhar 700 mil ou um milhão, jogar mais 3 ou 4 anos, fechar o gol em todos jogos contra o Cruzeiro, ganha mais um monte de títulos e vai dizer para o resto da vida que foi desrespeitado aqui em Minas Gerais – e não estará mentindo.

    • Osvaldo Gandini disse:

      Que me perdoe o Raul e demais Cruzeirenses, R$700.000,00 por mês, dá quase uma média de R$23.500,00 por dia, em um País cujo Salário Mínimo é R$788,00, isso é uma afronta. Não vale, pode ser o melhor goleiro do Brasil, reafirmo, não vale, os clubes precisam negociar seus contratos dentro de uma nova realidade, caso contrário, correm o risco de inadimplência e calote. O Cruzeiro já ficou sem Patrocínio Master durante uma boa parte do ano, seu presidente em discussão aberta ao público, admitiu que estão sem dinheiro para contratar, pois então, justifica pagar tal salário para um goleiro?

  • leandro fabricio disse:

    Que esse fábio é arrogante e prepotente disso todo mundo já sabia, é apenas um bom goleiro que na hora das decisões sempre amarela, por isso nunca teve sequencia na seleção já que foi convocado uma ou duas vezes muitos anos atrás…

    aquele gol que tomou de costas contra o galo rodou o mundo kkkkkkkk

  • Helton pereira de souza disse:

    Muito infeliz esse comentario. Da pra entender que um jogador que mais vestiu camisa do cruzeiro bi campeao brasileiro nao valeu de nada. Sim fabio ja falhou varias vezes como tantos outros, mas esse comentario so enfatizou as falhas do fabio. Para ne? O fabio teve mais acertos do que erros, por isso que nao pode confiar em alguns do meio da impressa

  • Marcão de Varginha disse:

    Já sugeri ao Fábio em matéria já passada, que ele vá treinar com o Victor para corrigir os erros apontados por alguns celestes nestas páginas…
    – Se o Victor possui suas deficiências, imagine o Fábio!
    26/11/2014: eterno (e dolorido)!

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Lendo o texto, cheguei a conclusão que o maior ídolo dos ultimos anos do pirangi alem de ter todos os defeitos que um goleiro não pode ter ainda tem problemas de caráter.Mais tudo bem um ( o goleiro ) completa o outro (pirangi).

  • Thiago disse:

    E outra com 34 anos ele pode jogar mais dois anos com bom nível. Por aí tem Vitor, Jeferson, Rogério Ceni como goleiros de alto nível. Fora esses ninguém estaria no nível do Fábio no momento!

  • Paulo disse:

    Pois é,
    e não é que o apresentador do tal programa AE fez a questão de divulgar uma mensagem de um simpatizante do cruzerin ou foi ele mesmo dizendo que a pichação no muro foi coisa de atleticano?
    É impressionante como essa gente faz de tudo para denegrir a imagem do Galo e da massa. Já basta aquele bobão do tal de dadá apoiando os rivais e nos passando vergonha.
    O fa´bio ficou marcado com aquele famoso gol discostas.kkkk…

  • luiz Ibirité disse:

    Realmente nao podemos a historia de um ídolo, ainda mais hoje em dia pode-se contar nos dedos os jogadores que permanecem por um longo período em um clube, porem acho que chega o tempo de sair, ja tivemos grandes goleiros, so que para mim este que ai esta é o maior e melhor de todos, diretoria que tanto prega uma renovação, aproveite esta deixa, ja que falam que ele tem proposta dos EUA, busquem outro ou deem oportunidade a nossa base, vamos planejar 2016. (so lembrando que ainda estamos lutando contra a degola).

  • Thales Rosa disse:

    o tempo do fabio ja foi.. um dia teve nivel de seleção.. mas nao mais..

  • Alex Souza disse:

    Não gosto desta estória de “desrespeito”.
    O Clube sempre pagou alto para manter o goleiro no elenco e em todas as reformas de contrato surgiam “estórias” de propostas do exterior e de outros clubes no Brasil.
    Fábio tem sido um dos mais respeitados pela torcida e recebeu diversas homenagens do clube por sua trajetória. Se não der acerto são negócios; este discurso de “desrespeito” ou “não valorização” é conversa fiada.

  • Francisco Ferreira disse:

    A humilde opinião de quem trabalhou lá de 99 a 2010: 1) A FAVOR: O Brasil possui já há alguns anos uma excepcional escola de goleiros! Os goleiros titulares de quase todos os grandes clubes são de excelente nível! No caso do Fábio, trata-se, AINDA, de um dos 3 melhores goleiros do país, mas a tendência é que, pela idade, esteja no início da fase descendente! Conforme mapeamento genético feito pelos fisiologistas do clube, o Fábio possui um índice de força muscular impressionante que o faz, mesmo sendo pesado, muito ágil. Sabe fechar muito bem o ângulo no mano a mano com o atacante. É profissional no dia a dia, mas os treinadores de goleiros que lá passaram eram unânimes em exaltar o seu dom natural como goleiro e que, se fosse mais “caxias”, mais ambicioso e dedicado, um CDF mesmo, poderia ter sido um dos maiores goleiros de todos os tempos. 2) CONTRA: Tem um problema com a balança que o impede de reduzir seu % de gordura corporal, o que é hereditário pois seus pais são ambos obesos. Por conta disso, tem dificuldade nas bolas chutadas nos cantos tanto por baixo como pelo alto, daí um número relativamente mais alto de gols sofridos de longa distância ou de faltas. Foi por conta do % de gordura elevado que nunca teve uma chance real na seleção (eu o alertei na época sobre isso) e é por conta disto que ele não é ainda melhor do que já é, pois, fosse mais leve, teria maior impulsão tanto vertical quanto horizontal, mais velocidade e ainda mais agilidade do que a atual! É muito individualista, sim! Passando a impressão de que só se preocupa com ele mesmo. Não é um jogador de liderança positiva acentuada sobre o grupo ou sobre os mais jovens pelo menos, como se esperaria que fosse pelo seu papel de maior ídolo do clube em atividade, pelo cartaz que tem e pelo tempo de casa. No episódio da premiação da Libertadores 2009, poderia ter tomado à frente e proposto um rateio justo que contemplasse os outros atletas que jogaram menos e os membros da comissão técnica que aparecem menos. Tem citado sua fé em Jesus (eu também sou cristão, ok?) de maneira pouco inteligente, passando a mensagem de que Deus interfere em jogos de futebol e flertando com a chamada “Teologia da Prosperidade”: Se você é crente, vai ter que vencer sempre, ficar rico, ser famoso, etc… Se assim fosse quase todos os jogos terminariam empatados pois temos muitos atletas de Cristo em todos os times e estes atletas cristãos seriam todos ricos e famosos. 3) CONCLUSÃO: Não concordo com um monte de coisas que o Guto citou no artigo: Os gols de falta levados de Rogério Ceni foram muito mais méritos deste do que falhas do Fábio. No caso dos gols de falta que levou do Paulista de Jundiaí na Copa do Brasil 2005, num deles, a bola desviou na barreira e foram ambos chutes fortíssimos. Não foi titular antes? No Cruzeiro, na primeira passagem, ele era ainda um garoto, ainda não era evangélico e vivia na balada. No Vasco foi titular absoluto e ídolo da torcida! Goleiro apático e sem espírito de decisões? Isto não existe! Os gols tomados na final da Libertadores 2009 foram muito mais por méritos de quem conseguiu cruzar a bola longe de seu alcance do que falhas. Realmente não é muito de assumir humildemente suas falhas, mas consigo entender que isso ocorre pelo imenso cartaz que conquistou dentro do clube e junto aos torcedores ao longo dos anos, muito por seus próprios méritos! R$700 mil mensais é um absurdo! Uma insanidade se o clube concordar em pagar! Abraços! Chico.

    • Marcão de Varginha disse:

      Caro Francisco, boa noite! Discordo veementemente quando diz (sic)”… ainda não era evangélico e vivia na balada.”, como se os ditos não-evangélicos fossem todos baladeiros, beberrões, irresponsáveis… afinal, nenhum cristão é anônimo para Deus, meu caro!
      – Se o fato de alguém se tornar “evangélico” o faz estar mais afastado dos problemas do cotidiano (pecado), porque temos mais fiéis na igreja católica? Não é a igreja ou o fato de ser evangélico vai salvar alguém mas a fé incondicional em NSJC, eternamente!

      • Francisco Ferreira disse:

        Marcão de Varginha, você com certeza não entendeu o que eu quis dizer daí ter feito um comentário que eu também não entendi. Citei o fato do Fábio, ainda moleque, ter tido uma vida totalmente desregrada e incompatível com a vida de atleta. Era baladeiro mesmo! Depois que voltou ao Cruzeiro, já convertido, já era um cara totalmente família. Em nenhum momento eu disse que se o atleta não for evangélico é baladeiro, de onde você tirou isso! Em contrapartida, tem muitos que se dizem evangélicos só pra dar um migué e por baixo dos panos aprontam todas! Abs.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Nossa, Chico, esse texto está destilando fel! Difícil de acreditar que o alvo é o Fábio. Esse gigante que tanto fez pelo Cruzeiro. Quanta ingratidão! Não existe goleiro que não falha! Quantas defesas horrorosas estiveram à frente do Fábio,obrigando-o a fazer defesas espetaculares. Claro que o melhor dele já ficou para trás e o peso da idade já começa a mostrar suas garras, mas tratá-lo como quase um anti-herói ou mau caráter, arrogante e sem qualidade extrapola as raias do razoável, com todo o respeito a quem pensa diferente. Acho também que tudo na vida tem começo e fim e cada jogador tem o seu ciclo. No final da década de 70 perdemos o grande Raul (também um ícone celeste) para o Flamengo e o Cruzeiro continuou a ser grande e Raul, por sua vez, teve as suas maiores conquistas no Flamengo – foi bom para os dois -. Se o Fábio tiver uma proposta interessante de outro clube, por que não aceitar? Só que isso deve ser feito com respeito as duas partes. Obrigado Fábio por tudo que você tem feito pelo nosso Cruzeirão tão querido! Não se deixe abater pelas agressões!

    • Francisco Ferreira disse:

      Eu não falo como torcedor, há muito deixei de pensar como torcedor, sou profissional do futebol. No texto eu falo de maneira equilibrada elogiando o grande goleiro que ele ainda é, mas ao mesmo tempo colocando percepções de quem conviveu com ele no dia a dia! No texto inclusive eu o defendo de várias supostas falhas insinuadas pelo texto do Guto! Ninguém é perfeito! Sabem porque o Raul saiu do Cruzeiro em 1978? Porque aos 33 anos de idade, como titular absoluto e ídolo do clube, ele não tinha conseguido comprar nem um apartamento para morar! Felício Brandi era duro na queda nas renovações de contrato! Raul recebeu uma proposta do Flamengo para ganhar 3x mais e… inteligentemente e com toda justiça, foi embora!

    • Tonho ( Mineiro ) disse:

      Sou obrigado a concordar, falou tudo, este SIM deveria ser o texto do blog. GRATIDAO !!!!

  • Mauro Mesquita disse:

    Um time e uma torcida, que muda sua estória conforme seus interesses, jamais valorizará seus ídolos.
    Lá, é sempre assim, saem escorraçados, pela porta do fundo.

    • Lázaro disse:

      Reinaldo, Guilherme ,Eder Aleixo e Cerezo, saíram do Caquético pela porta da frente né? O segundo ainda mandou vocês calarem a boca em pleno Mineirão!

      • Mauro Mesquita disse:

        Amigo, olha hoje a identidade do Reinaldo com a Massa e seu maior arrependimento no futebol, foi vestir a camisa do Pirangi. Éder recusou homenagem do Cru cru recentemente. Guilherme, houve indisposição quando atuou no Cruzerin, mas sempre que pode, visita Vespasiano. Cerezo, fez sua despedida no Galo, hoje, só não é bem visto pela Massa, por ter salvado seu time da 2ª divisão lá em Araras/SP. Cerezo tem ódio do Cru cru, não recebeu até hoje!.

  • Julio Avila (mariana) disse:

    não concordo com nada escrito acima,um goleiro tem que ser avaliado por um todo e não pelas falhas recentes,agora vc fala em seleção chico?quando o cara ta aposentando?ele foi de 2008 ate 2013 o melhor goleiro do brasil,não tinha um comentarista do eixo rio-sp que não perguntava o motivo de ele não ser convocado ai agora vc lista esses motivos,o mais engraçado é ver os goleiros que foram convocados depois do Dida,esses são os melhores então?não falham? Fabio tinha que ser convocado antes,falar disso agora é até estranho,o Victor que vive tomando peru debaixo das pernas pra mim hoje ele seria o goleiro da seleçao juntamente com o Cassio e o Diego alves,o resto é intriga rosa!

  • Mauro Célio Oliveira Dias disse:

    Sou profundo admirador do Goleiro Fábio. Bom caráter, líder nato, responsável e com inúmeros outros atributos…sua não convocação se dá porque não joga em time do Rio ou de São Paulo. O que esse torcedor do cruzeiro deveria destacar são as inúmeras e excelentes partidas, onde foi responsável por defesas inacreditáveis, principalmente no Bi Campeonato brasileiro. Fábio mantém uma regularidade inacreditável como o maior goleiro do Brasil, há oito anos (8).

    • helio antonio correa disse:

      Mauro. desculpe, mas não concordo c/ esta tese que só não convocaram o Fabio, por ele não ser do centro RJ/SP;, este tempo ja passou, se assim fosse, o Victor, o Rever,Gourlart,Everton Ribeiro, só para citar os mais recentes não seriam convocados.Ainda mais agora nestes tempos de craks escassos como são, acho até que ele deveria ter sido pelo menos testado.mas não acho que o motivo seja ele estar fora do eixo. acho muito mais por causa das igrejinhas que ele forma, as panelinhas em torno do100% Jesus etc.
      Vc. ja observou que toda grande defesa que ele faz, na hora da entrevista, se perguntado sobre o lance , aí vem a pérola, foi jesus que me abençoo, então Jesus não tem nada mais importante pra fazer que abençoar o Fabio na referida defesa, e por que não abençou o atacante que chutou? só o Fabio merece ser olhado pelo Deus dele? acho que é muito mais por este caminho que o lado profissional.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    700 mil é dinheiro demais, fosse ele começava a arrumar a mala.

  • MARCONE ALVES DA SLVA disse:

    respeito a opinião do nosso amigo acima. mas pondero e digo que o fábio é sim o responsável pelos títulos que o cruzeiro conquistou. se não tivessémos o fabio acredito que estaríamos amargando uma marca de ter disputado uma 2ª divisão. o cruzeiro é maior, mas não podemos desmerecer os méritos deste grande goleiro, se não o maior que o cruzeiro ja deve, mesmo sabendo que tivemos dida, raul, gomes e outros. se começarmos a lembrar de bolas que o fábio salvou o cruzeiro, teremos que escrever um livro. só para lembrar um campeonato decidido na arena do jacaré em que o cruzeiro ganhou de 2×0 do atlético onde o fabio salvou uma bola e depois desta bola o cruzeiro ganhou o jogo com gols de alisson e gilberto. não sejamos injustos.

  • Luiz disse:

    Sou atleticano..mas o que a torcida do Cruzeiro tá fazendo com o Fábio é sacanagem.
    O cara salvou o time da degola…várias vezes e a torcida de beicinho.Quero ver as Marias sem um salvador da pátria.

  • helio antonio correa disse:

    Só Para refletir.
    Ja tivemos Tistão, que um dia tambem foi embora, Dirceu Lopes , a fina flor de um jogador, Ronaldo fenomeno,Palhinha, que chegou ate a jogar no rival assim como Nelinho, e continuamos fortes e campeos, porque toda esta discussão sobre Fábio? que ja foi melhor do que é atualmente. Se for embora vá com Deus , mas se ficar treine mais, emagreça mais, perca um pouco desta sua robusta bumda, pois isto com certeza está lhe tirando a agilidade,e seja humilde quando errar, ele que fala tanto em Deus , no minimo se julga um. pois nunca falha, e o Cruzeiro não vai deixar de ser um grande se ele for embora, será apenas mais um que por aqui passou.

  • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

    Boa análise do Guto Lopes. Concordo quase que em 100% !

    Quanto ao Fábio, muito obrigado pelos serviços prestados, mas chegou a hora dele seguir seu caminho. Se for pra ficar, que seja por no máximo a metade do que ele pede.

    Agora, entre Rafael e o tal do Muralha, prefiro o Muralha. Que tem aquele jeitão meio de doido, mas bem trabalhado pode evoluir ainda mais.

    O Fábio, já é fim de carreira mesmo. Que vá logo para os EUA !

    • Alisson Sol disse:

      Clayton,

      Nem vou perder tempo falando sobre este goleiro, pois o rapaz já escreveu tudo.

      Sobre a fictícia proposta dos EUA, também já escrevi aqui.

      A única coisa a acrescentar: o Brasil tem uma tradição de péssimos goleiros. É a velha estória de criança, que persiste até hoje: o pior da linha vai para o gol. No geral, no Brasil o bom time “compensa” a ruindade do goleiro. Mas saber se posicionar, sair do gol, lançar a bola com a mão ou mesmo com o pé, são coisa mal treinadas. É preciso rever isto se o país quer voltar a ser competitivo a nível internacional. Ficar dependendo da sorte para aparecer um ou outro goleiro com “dons naturais” não é uma boa estratégia.

  • Rodrigo Assis disse:

    O goleiro do Atlético – PR e o do Figueirense são boas opções caso ele não renove. Acho 700 muito dinheiro pra um goleiro.

  • Ednei disse:

    Em 2010 ele era o melhor goleiro do país. Deveria ter ido pra Copa no lugar do Júlio César. Em 2011 com certeza o Cruzeiro teria sido rebaixado não fosse por ele. De 2012 pra cá já tem goleiros bem melhores que ele.

  • Rodrigo Couto disse:

    Chico,

    como voce sabe nunca gostei e nunca vou gostar deste goleiro, falta-lhe humildade, virtude que voce vê claramente nos olhos de um Dirceu Lopes ou um Zé Carlos, e concordo com tudo que o texto ai de cima expôs, ganhou dois brasileiros por causa do time que era muito bom e ele se completava, para mim ja vai tarde!!!