Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A semana começa com essa imagem assustadora

Até chegar ao mar, imagine o tamanho do estrago feito pelo caminho por essa lama de minério e produtos químicos!

E o Ministério Público denunciando que a Samarco/Vale/BHP, manobra firme nos bastidores, em todas as frentes possíveis, para diminuir a responsabilidade dela.


» Comentar

Comentários:
32
  • Pedro Vítor disse:

    Chico Maia acabo de acompanhar seu comentário no programa do José Lino Souza Barros, perfeito!

    Vai pescar na época de procriação de peixes pra ver o que acontece!

    Vai arrancar uma arvore no seu quintal sem pedir licença ambiental, ou um pequizeiro no meio do quintal!

    Agora o que aconteceu nesta tragédia de Samarco, e ate hoje ninguém foi preso, nada aconteceu, é brincadeira.

    O Brasil é o país mais sem vergonha que existe!

  • Frederico disse:

    Reclamar todos podemos… Realizar algo infelizmente não… O poder como já disseram é grande. Enquanto ficamos como papagaios repetindo a mesma cantilena se é ou não Estatal ou Privado, se é governista ou oposição, o fato é o mundo está hoje nas mãos de poucos, não existem mais governos, eleições são apenas farsas e oo papel do Estado hoje é para privatizar os lucros e socializar prejuízos.
    O poder econômico é muito grande, financiamento de campanha entra nos projetos como investimento para futuros negócios mais rentáveis onde não existe ideologia é apostar em todos afim de garantir o poder, a imprensa já há muito não denúncia nada a não ser o que seja importante ( mundo das celebridades, entretenimento, alienação, e bater em algum governante que esteja um pouco rebelde), ao povo resta o analfabetismo funcional mais fácil de controlar, o vale tudo por meia dúzia de escravos, digo empregos, e o planeta ? Bom enquanto 1% do mundo continuar faturando está bom afinal quando acabar tudo ja estarei morto mesmo.

  • Mário Antonio disse:

    [João diz:] O teste laboratorial achou mercúrio na lama. Mas o mercúrio não é utilizado somente para a extração do ouro ?
    [Zé diz:] Sim, só do ouro.
    [João diz:] Então quer dizer que a Samarco, além do minério de ferro, extraía ouro, também ?
    [Zé diz:] Sim.
    [João diz:] Então ela pagava muitos impostos pela extração do ouro, né ?!?
    ……cri…cri….cri….cri……

    Com a palavra os governantes anteriores e o atual, também.

  • Alisson Sol disse:

    Finalmente, algo no Brasil não acaba em pizza: acaba em um mar de lama… E olha que este mar de lama tem conserto. Com um pouco de saúde, ainda veremos este mar limpo.

    Mais difícil é consertar o resto. Coisas como a mentalidade do sujeito que invade áreas que não lhe pertencem em volta do lado em Brasília, e acha absurdo o poder público fazer retomada (link). Ou a mentalidade da atriz Maitê Proença, que ainda recebe pensão do governo (link) pois teoricamente “nunca se casou”. Ou a mentalidade de um juiz que quer andar com carro apreendido (link). Ou a mentalidade do furador de fila, do sujeito que joga lixo no chão, do sujeito que falta ao trabalho e compra atestado médico.

    O mar de lama, até a natureza limpa. O mar de mentalidade suja, é um pouco mais difícil.

  • Alex Meneses disse:

    Lamentável… Enquanto isso o Fantástico faz uma matéria muito suspeita sobre o desastre, o presidente da empresa que outrora disse não ter que pedir desculpas a ninguém, agora aparece com uma cara de Madalena Arrependida e com voz de choro pedindo desculpas para o Mundo. Como diria o Mestre Kafunga, “No Brasil, o ERRADO que é certo.” Autoridades estão pressionadas pela empresa, cujo Campanhas políticas foram financiadas pela mesma, O local do crime é vigiado por quem cometeu o crime, Fiscalização praticamente não existe, Enquanto isso no país das maravilhas, um rio praticamente está devastado, comunidades destruídas, e em primeiro lugar está unicamente o interesse econômico de um Grupo.

  • ita disse:

    Empresa Privatizada é parceira comercial da mídia/banqueiros/wallstreet e por isso é poupada de matérias contundentes e reveladoras e consequentemente pela opinião pública, diferentemente de empresa estatal que é devassada, investigada, questionada, tudo isso pra ver se ao final seja privatizada ao conglomerado a preço de banana. Queriam mais um motivo pra nao se privatizar nesse país corrupto cheio de políticos entreguistas eleitos com financiamento desses mesmo conglomerados de banqueiros/multinacionais?

    • Alisson Sol disse:

      ITA,

      Este problema não foi causado pela privatização. Muito antes pelo contrário: foi causado pelo poder público, grande demais e incompetente.

      Li notícia de que o DNPM tinha apenas 4 funcionários em MG para fiscalização de barragens (link). Sabe quantos deveria ter para isto? Nenhum. Por que isto é o perfeito exemplo de atividade que você tem de terceirizar. Não há como contratar 200 funcionários para o serviço público, coloca-los em um escritório em Belo Horizonte, e eles ficaram “sorteando” quem vai viajar para fazer inspeção em barragens em Jaíba ou Nanuque (link)! Se o estado terceiriza para uma empresa particular e dá a ela participação nas multas, sabe o que vai acontecer? O que acontece no sistema de trânsito. Você vai ter câmera monitorando barragem no estado inteiro!

      Agora, o estado brasileiro sofre exatamente quanto tenta fazer o que não deveria, de explorar petróleo a inspecionar barragem. Contrata alguém em concurso, e a pessoa começa a pensar em “esquemas”, já que fazer o serviço “dá trabalho”. Os funcionários públicos se atribuem um monte de “direitos” e se cria uma casta cheia de “direitos adquiridos”, deixando para o resto da população um monte de obrigações. Quanto menor o tamanho do governo, menor a oportunidade de corrupção. O Estado tem de estar na “meta-fiscalização”, que é a fiscalização da fiscalização, exceto em suas atividades essenciais: segurança, saúde e educação. No resto, deve ajudar a gerar emprego e fiscalizar. Agora, onde já se deixou um rastro de morte e poluição, só falta criarem um concurso para contratar mais funcionários públicos com direito a aposentadoria integral…

      • ita disse:

        Seus argumentos pro-privatização são absolutamente falaciosos, nao tenho tempo pra falar agora, mas se quiser continuo depois. Mas se fossem verdade, melhor contratarmos empresários corporativos americanos e europeus de alto escalão para governar nosso país de uma vez e a idéia de que empresas privatizadoras nao tem esquemas, nao sao corruptores é viver no mundo da fantasia. Abs.

        • Alisson Sol disse:

          Pode continuar, pois estou curioso.

          Só aviso que conheço bem tanto o serviço público brasileiro, onde fui concursado em primeiro lugar para ser Analista de Sistemas na antiga Comig, Companhia Mineradora de Minas Gerais, hoje CODEMIG. E tenho também longa experiência no meio empresarial tanto no Brasil quanto no exterior. Não vou falar de “ouvi dizer”. Vou falar de experiências e coisas “que eu vi”… Espero o mesmo tipo de argumento, e não abstrações.

          • ita disse:

            Sou totalmente a favor de concordar em discordar, mas… Resguardar o bem que é do povo (petróleo, minério, etc) não é gerar riqueza é simplesmente não entregar. Qual o bem para a população trouxe a privatização da Vale? A comparação com o ladrão que roubou é totalmente sem cabimento, desculpe. E garantir royalties para a educação foi uma forma que o governo teve, dentro do contexto de descaso do poder público com o setor, de garantir os recursos diretos sem necessitar da (má) vontade política dos parlamentares eleitos por nós. No mundo ideal, não seria necessário.

            Mas concordo que terceirizar vários serviços é necessário, assim como até mesmo privatizar uma certa parcela (minoria) de empresas como Vale e Petrobrás para haver uma pressão externa por modernização e competitividade. Mas, repito, o modelo de privatização do Brasil é criminoso, exemplos não faltam.

          • Alisson Sol disse:

            Ita,

            Acho que começamos de pontos-de-vista tão diferentes que vamos ter de “concordar em discordar”. Para mim, não são necessários “argumentos para a privatização”. Governo não gera riqueza. Quem gera riqueza é a iniciativa privada, através de cada cidadão ou sua organização coletiva, em empresas e cooperativas. O governo existe, como aprendi quando criança em livros como “A Nossa Ilha“, para lidar com os aspectos da vida coletiva que precisam ser regulamentados. Não fosse assim, seríamos todos como os indígenas: vivendo apenas para hoje, urinando e defecando nos rios, e sujeitos à extinção, como já ocorreu com várias civilizações indígenas (independente das que foram “conquistadas”).

            Precisar justificar a privatizaçã para mim seria o mesmo que precisar justificar que um ladrão devolva o bem que roubou. Ou precisar justificar que um senador seja preso por coordenar uma quadrilha para impedir investigações judiciais. Também não vejo necessidade de “royalties da exploração mineral” para a educação. Se não mineral a explorar, não haveria dinheiro para a educação? E quando os minerais se acabarem?

            Vamos concordar em discordar. Eu discordo tanto da idéia do governo interferir na vida do cidadão, que me impus um exílio, apesar de amar o Brasil, por não concordar em viver à mercê de leis promulgadas ontem que entram em vigor hoje. Ou ter de competir no mercado com gente que, como banqueiro recentemente preso, tem informação privilegiada, tornando a competição empresarial assimétrica: não se vence pela competência, mas por “quem você conhece”. O Brasil tem 203 milhões de pessoas. A maioria não trabalha para o governo, não conhece político, não recebe bolsa, gera riqueza, paga imposto honestamente. O PIB vem da iniciativa privada, não do governo. Talvez haja um motivo para o que o governo cobra do cidadão seja chamado “imposto”.

            Não duvido que você também ame o Brasil. Só peço-lhe que não confunda o Brasil com seu “governo”. Peço-lhe o que já pediu um presidente estrangeiro aos seus cidadãos: “Não se pergunte o que o Brasil pode fazer por você. Pergunte-se sempre: o que eu posso fazer pelo Brasil!“.

          • ita disse:

            …pois se formos tratarmos de como as coisas são nesse país, sabemos que a privatização aqui é privatizar os lucros e sociabilizar os prejuízos. Mais um motivo para não se privatizar. O mineirão tem lucro garantido pelo estado, se nao conseguirem com bilheteria, nós pagamos a conta. O crime perfeito. Não é questão de ouvir falar, é o que é.

          • ita disse:

            “Eu tenho a experiência no assunto, portanto tenho a verdade”…

            Fiscalizar o cidadão que não tem meios de subornar dá certo, pois é mais lucrativo e menos trabalhoso. Os radares são exemplo disso e a receita federal é outro exemplo. Agora será q terceirizar a fiscalização de megas empresas é suficiente? Quanto custa pra subornar um terceirizado para uma empresa que lucra bilhões? Quantos 0,000000001% do lucro custaria? A receita faz pente fino no cidadão comum mas é absolutamente corruptível quando se trata de megas corporações (vide caso ZELOTES).

            Outro argumento é essa idéia de que pelo Estado tudo tem q dar errado, porque as coisas (mal-) funcionam assim, há vários exemplos no mundo onde isso não é verdade. Não trabalhei nesses lugares, isso torna meu argumento inválido? Temos que reformular o estado a começar pela reforma do judiciário a mãe de todas as picaretagens nesse país. Apelar para privatização é falacioso pois a própria Vale está aí para nos mostrar isso, desde o processo de privatização que foi dos maiores roubos desse país e agora nessa falsa promessa de que a modernização da empresa traz garantias e benefícios à sociedade, argumento agora soterrado por lixo tóxico.

            O plano para a Petrobrás é usar royalties na educação, isso já é suficiente pra não querer privatizar. Agora, quais os argumentos para a privatização?

      • ita disse:

        Eu nao disse que o problema veio com a privatização, acho que vc nao entendeu meu ponto de vista.

  • ita disse:

    As pessoas se indignam mesmo é ver pobre pegando avião pra Miami, pagar salário decente e assinar carteira de empregada doméstica, ver negro na universidade. Natureza? Muitos só conhecem pela TV, não tão nem aí, vivem na bolha de seus ar-condicionados e se satisfazem com um rede wi-fi no smartphone.

  • rodrigo silva disse:

    ola chico gosto muito do teu blog te acompanho desde o minas esporte,vc e jornalista esportivo ou ambientalista,que se investigue e condene os culpados e que seja reparado os danos e indenizado as familias mas percebo como a midia gosta de trajedias

    • Chico Maia disse:

      Rodrigo,
      antes de qualquer coisa sou cidadão e criei este blog para falar sobre qualquer assunto que eu quiser. Quem participa aqui é muito bem vindo. Quem gosta, volta; quem não gosta vai atrás de outros espaços que lhe agradam.

  • Jr Gam disse:

    O mais triste é saber que ninguem vai ser punido devidamente.

  • Jorge disse:

    Á vinte anos atras eu conheci este irreconhecivel PARAISO.
    A culpa é nós todos que elegemos estes cumplices da impunidade
    que são os politicos que legislão para quem financia suas campanhas

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Num país sem autoridades, isso demorou a acontecer.

  • Sérgio Mourão disse:

    E alguém ainda duvida que isso aconteceria e vai acontencer?

  • J.B.CRUZ disse:

    A imensa maioria das pessoas da pequena RIO DOCE e também em BARRA-LONGA do folclórico CABOCLO D’ÁGUA’, nem sequer sabe que seus córregos, riachos e rios estão comprometidos por anos e anos, senão por décadas..
    Gente simples, meio calada,, bem do interior mineiro, que leva a vida com dificuldade, mas tremendamente identificada com seus pedacinhos de terra..
    Agora o gado não tem o que beber, os peixes, especialmente o dourado, estão extintos em centenas de quilômetros rumo ao mar..
    As propriedades ribeirinhas, destruídas..
    Currais, hortas e pequenas plantações; tudo ausente..
    O dinheiro nesse caso, é mero detalhe..
    Fica a angústia de ver nossos irmãos mineiros, e somente eles, que terão que se virar para recuperar as rendas que tinham..E ainda Fica a incrível dor de constatar que somos NADA diante dos interesses ECONÔMICOS, ante um governo pusilâme,ocioso e submisso ás grandes mineradoras…

    • Jorge disse:

      E os donos do minério(de Minas do Brasil)tem certeza que os nossos
      irmãos de Minas sem o seu chão sem vida,passado,presente estão
      bem por se contentarem com um salario minimo,este é o preço que eles
      pagam pela vida,pela historia das pessoas.Ho Brasil,Ho povo Mineiro
      olha o que a ganancia do ser(humano)não fizeram com voçês(nós)

  • Igor disse:

    Somos todos culpados, nosso sistema de poderes é falido, e enquanto entramos em guerra partidária promovidas pelo ódio (onde pouco se tira diferenças de ideologia) vemos todo nosso potencial ser corrompido, como se ainda fossemos colonia! A Vale (do Rio Doce), uma empresa na época(ano1997) de 98 bilhões foi privatizada por 3,5 bilhões incluindo um dinheiro em caixa de 700 milhões, parece piada mais é verdade! O PRI mais rápido da história, rsrs. Hoje ela, financia os partidos políticos (quase todos) compram politicos desde federais até prefeitos e vereadores, conseguem assim licenças ambientais com grande facilidade, quase nenhuma fiscalização e consegue segurar no congresso qualquer questionamento ou mudança na legislação (imagina então quanto aos Royalteas, que seria distribuir um pouquinho que seja desta riqueza que demos de graça para os outros, afinal só o emprego já está bom)! Veja este desastre avassalador, amparadas por uma rede globo que indiretamente tem participação societária na mineradora, divulga por pressão e muito parcialmente o tamanho do problema! Nossa fraca presidente pouco faz além dos devaneios, nossa oposição que com o rabo prezo também não se manifesta (lá a lei que impera é a da “marmelada é tudo aquilo que eu não participo”) e quem já foi liderança no Meio Ambiente e que esperamos uma aparição forte, indignada, não para se promover mas para cobrar, não se escuta um “A”, portanto meu amigo estamos na mão de calango, esperando que surja uma liderança não para ser o salvador da pátria mas para nortear, para pararmos de escolher entre o pior e ruim, e que mude tudo isto! (mas esquece, não vai acontecer, nossa pressão nas ruas é para aumento de passagem, que tem sim sua legitimidade mas neste momento precisamos mesmo é de reformas políticas, tributárias, etc…)

    Abs!!!

    • Jorge disse:

      Por muito menos os Cariocas e os Capixabas,brigaram e conseguiram
      reverter situação pior e ganharam,sabe porque força politica,força da
      midia quanto a nós que força politica temos,que força de midia temos
      nenhuma a não ser o Chico Pinherio que quando mostra sua indgnação
      ainda é criticado não pela suas opniões mas sim por ser Mineiro e torcedor
      do Atletico.Acordem povo de Minas,acordem Mineiros vamos lutar juntospelas
      coisas de Minas já que se depender dos politicos e da midia estaremos F…do

      • Igor disse:

        Vc tem razão Jorge, o “herói” das Minas Gerais, quero dizer o salvador da pátria Brasileira. nosso ex-governador, mora no Rio, e quando trabalhava aqui ia quase todos finais de semanas com o jatinho do estado ( pago por nós) curtir as belas baladas de seus amigos artistas no Rio de Janeiro! Pergunte se o partido dele, que recebeu milhões de campanha da Vale, está indignados com o que aconteceu?

  • Félix Mota disse:

    O que imaginávamos se transformou em realidade: o Brasil virou um “mar de lama”.