Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Foi pênalti ou não foi? A polêmica de sempre, que deverá diminuir com o uso da tecnologia

Todos os comentaristas das rádios e da Globo disseram que o pênalti que originou o empate do Atlético não existiu. Porém, depois que todos viram a repetição do lance nas imagens da TV. É sempre assim, fácil pra quem comenta com os recursos tecnológicos e difícil demais para quem tem que decidir no ato, em segundos, se foi ou se não foi. Decisão que muitas vezes tem influência direta no resultado, como neste 1 a 1 entre o Galo com o time misto e o América completo, tentando voltar ao grupo dos quatro que vão decidir o campeonato. Com a permissão da FIFA da introdução do árbitro por vídeo, usando a repetição das imagens, este problema deve diminuir e árbitros como o Ronei Cândido Alves, neste clássico de ontem, deverão sofrer menos no trabalho deles. Mas continuarão passíveis de erros e polêmicas.

O primeiro tempo favorável ao Coelho, no placar e no futebol apresentado. No segundo o time não recuou, mas o Galo melhorou muito com a entrada do Pablo no lugar do Thiago Ribeiro e passou a dominar as ações. Depois do empate o jogo ficou melhor ainda e mesmo com o América não renunciando ao ataque, o goleiro João Ricardo se destacou como um dos melhores em campo.

O estreante Clayton fez um bom jogo mas espera muito mais dele, pelo que jogava com a camisa do Figueirense. Ficou à vontade em campo, mas sentindo o fato de atuar pela primeira vez com os novos companheiros, em ambiente diferente. Depois de uma sequência de jogos, atuando no time completo é que se poderá fazer uma avaliação exata se o Atlético contratou um reforço ou apenas mais um.

A luta do América para retornar ao grupo dos quatro primeiros do campeonato não está sendo fácil, mas a apreensão maior é quanto a qualidade do time com vistas à Série A do Brasileiro. Nem tanto pelo fato de empatar duas vezes consecutivas com o time suplente do Atlético, mas por causa de derrotas para Guarani e Tricordiano, em que o time foi muito mal.

A resposta da diretoria e comissão técnica a questionamentos como este é questionável: a motivação dos jogadores é outra quando o enfrentamento é com adversários de maior envergadura. Além do mais, as derrotas foram nas casas dos adversários, cujos gramados prejudicam mais a quem tem jogadores mais qualificados.

Cruzeiro e Uberlândia tiveram de adiar o jogo entre eles por causa dos shows de sábado no Mineirão. De qualquer forma um dos dois assume a liderança do campeonato mineiro na terça-feira, com um empate da Raposa ou vitória do time do Alexandre Barroso, que aliás, faz mais um belo trabalho em sua carreira. Incrível é a falta de estádios no país da última Copa: pelo campeonato carioca Fla x Flu em São Paulo.


» Comentar

Comentários:
74
  • Hélcio Mendes Júnior disse:

    O América não estava completo. Jogou com a zaga reserva, os titulares Alison e Sueliton estavam suspensos e não puderam jogar e não contou também com o lateral-direito titular Jonas e nem com o artilheiro do campeonato mineiro, Osman, ambos machucados. Ou seja, o coelho jogou com quatro desfalques. O time americano dominou a maior parte do jogo, inclusive no segundo tempo e como foi pra cima, é claro, também correu o risco de tomar gols. João Ricardo mais uma vez fez uma excelente partida e o ataque americano pecou de novo nas finalizações, o que tem sido frequente na equipe do América. Tiago Luiz mostrou que merece ser titular e Rafael Bastos, apesar do golaço na partida anterior contra o Atlético, ainda está devendo e muito. É um “armador” que não participa nem procura o jogo, aí fica difícil. Quem sabe não seria hora do Givanildo dar uma oportunidade pro Mateuzinho? Quanto ao pênalti, achei que não foi, mas o lance é tão difícil que neste caso não podemos condenar o árbitro. O certo é que o coelho precisa se reforçar pro Brasileiro se quiser fazer um bom papel na Série A ou pelo menos continuar na elite do brasileirão. Já o Atlético tem um elenco mais qualificado do que o do ano passado e pode sim conquistar algum título importante em 2016. Mas, precisa tomar cuidado. Não pode entrar no clima de oba oba que acaba surgindo por parte da torcida e até mesmo de alguns coleguinhas da imprensa. É preciso trabalhar muito e manter os pés no chão.

  • Marcos Henrique dos Santos disse:

    O time B do Galo pode ser bom no papel, mas falta-lhe entrosamento… treinar, treinar, treinar para obter melhores resultados!

  • Marcos Henrique dos Santos disse:

    O time B doi Galo pode ser bom no papel, mas falta-lhe entrosamento… treinar, treinar, treinar para obter melhores resultados!

  • Leandro Celeste disse:

    De importante no jogo só o sinal de 6 do Leandro Guerreiro relembrando a maior goleada no clássico mais importante da história, a torcida do segundino acusou o golpe na hora! De resto mais do mesmo, o atlético mg sendo beneficiado pela arbitragem como sempre, com a ajuda da fmf que só existe para favorecer o time da piada pronta

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Pouco há que acrescentar ao jogo. Mais do mesmo.
    Há uma foto (se descobrir como, já que não sou muito bem em coisas de computador/celular, mando para você apreciar pelo menos em atenção a este amigo) em que o João Ricardo já está deitado, depois de ele ter desviado a bola com as mãos e o Patrick ainda em pé com os joelhos começando a dobrar. A bola já estava a caminho da linha de fundo e o cidadão/ator estava quase em pé ainda.
    Fora isto:
    – o Atlético tem um bom time B;
    – o América ainda não tem um time de série A;
    – os juízes são péssimos; este de ontem foi o pior. Deixou a “cuíca roncar” dos dois lados;
    – o gordinho (Thiago Luís) é excelente; tem de parar de assaltar geladeira de madrugada, se quiser ser profissional; a chance de ele aparecer para o mundo futebolístico está acabando;
    – Thiago Ribeiro é excelente, desde que se descubra o que anda acontecendo. Talvez uma temporada no América, ainda que na reserva, lhe faça bem, como fez ao Marcos Rocha e, recentemente, ao Pablo. Só que tem de ser de graça;
    – o nosso Pablo é versátil e deu uma canseira ao lado esquerdo do adversário;
    – a nova zaga do América, para o Mineiro, é esta. Chega de chutões dos ex-titulares;
    – a polícia errou, ao deixar uma zona mista na Pitangui. O pau comeu solto. Antes que me condenem, não havia americano provocando ninguém na Ismênia;
    – a Galoucura insistia em fazer a loucura de subir a Pitangui, com a charanga tocando e provocando;
    – a charanga do América não tem a menor educação. Já faz tempo que ela não para durante a execução do Hino Nacional. Ridículos, comandados por algum desequilibrado!
    Precisamos fazer uma campanha para que esta bobagem de tocar Hino Nacional em qualquer pelada tenha fim.
    Isto nunca foi símbolo de nacionalismo.
    Nacionalismo é votar sem molecagem, não colocando ladrões em altos cargos e esperar a desgraça para fazer piadinhas.
    Acho que chega, né? Abs.

    • José Eduardo Barata disse:

      O hino antes de TODO jogo já deu .
      Completamente banalizado e sem sentido .
      Boa observação .

    • Silvio T disse:

      Márcio, numa coisa concordo com vc. Quem é que vai ter peito, nesses tempos sombrios de extrema direita se achando, de acabar com essa palhaçada de hino antes de todo jogo? Hino é prá jogos da seleção e partidas internacionais. O resto é saudosismo de ditadura. Terceiro mundo é soda!

  • Zé Carlos disse:

    Chico, a entrada do Galo com o expressinho no jogo de ontem, mostra q o Aguirre é coerente e corajoso e pôde fazer muitas avaliações pra o decorrer da temporada. Essa leitura do elenco só pode ser feita colocando todos pra jogar, e ele fez isso com maestria. Viu q o Thiago Ribeiro tá em outra, não dá pra contar com esse atleta; espero q tenha visto q o Patrick é mais forte pelo lado direito e q o Galo precisa de um reserva de qualidade pra o Douglas Santos; viu q precisa identificar se existe algum problema com o Carlos César, se foi a pancada na cabeça q tomou no jogo ou se o futebol dele é só aquilo mesmo; viu q precisa chamar o Hyuri de volta a realidade, mostrar q ele não é Neymar e q pode progredir muito se for humilde e dedicado, mostra-lo q o jogo é coletivo e não individual; também viu q o time precisa não apenas chutar a gol, mas saber chutar a gol, e nesse quesito o jogador precisa de três coisas: jeito, equilíbrio e pontaria e muito, mais muito treinamento.

  • Jorge moreira disse:

    E o Cazares hen,ele não seria mais um leão de treino.com a resposta
    os setoristas do Galo,dois meses treinando e derrepente me parece
    um vagalume,aparece e some,aparece e some,pelo primeiro jogo
    confesso que esperava mais dele,agora o Iury sinceramente não estou
    entendendo, joga muito pouco apesar do primeiro jogo,barbantinho demais

  • Carlos da Mata disse:

    É Chico, esse negócio do VT para ajudar aos Juízes pelo jeito vai trazer mais discussão do que solução. Se aqui não existe consenso nos nos lances de Yuri (a possível falta) e Patric (o Pênalti) mesmo com várias imagens dos dois lances, imagina em um jogo. Coitado de quem for a pessoa responsável por manusear esse recursos durante os jogos. Ainda mais que a CBF pretende pedir a Globo que seja responsável nós jogos pela edição das imagens.

    Já sabemos aonde isso vai dar….

  • Alex disse:

    …por 2000 mil eu treino esse time do Galo e ganho essa Liberta….Vitor, Rocha, Léo, Erazo, D.Santos, General (urso) Carioca( Eduardo), Luan (Hyuri ou Pablo), Cazares ou Dátolo(dependendo do jogo), Pratto e Robinho (Clayton)….meu Deus, com um time desse o cara ainda consegue inventar……tem treinador que dá muita sorte na vida…..treinar um time desse aí o cara só precisa saber entregar as camisas para os caras certo…..com um bom preparador físico e mais 200 mil na conta , deixa que eu resolvo o problema……

  • Alex disse:

    …todos aqui sabem que eu defendi muito o Aguirre…mas….estou começando a me arrepender…..tá igual ao Adílson Pardal, coloca todo mundo fora da posição….ele matou o Calyton ontem colocando-o de centroavante…..meu Deus, por que ele não colocou o Hyuri no lugar do Pratto já que ele é mais forte?…o Clayton é jogador de velocidade e deslocamento, será que o Aguirre sabe disso?…..esse Thiago Ribeiro é a cara dos times das simpatias, mada el de graça pra lá…se preciso for , paguem os salários deles para ajudar o crucru que tá precisando….essa corridinha de urubu malandro dele nunca me convenceu…..jogador sem raça não deveria nem passar na porta do CT….já tem um tempão treinando com o General e ainda não firmou o corpo…..dá preguiça até de olhar pra ele…..

  • Silvio T disse:

    Vou morrer sem entender o tal de Márcio Resende. Foi um dos juízes mais trapalhões da história do futebol brasileiro e consegue se superar como “comentarista”. Ontem, na ESPN, Sálvio Spinola não precisou de mais de 30 segundos prá mostrar o pênalti claro no Patrick. Que aliás continua sendo o jogador mais efetivo, mais presente no ataque do galo. Erra muito, mas tá sempre lá, correndo, participando, aparecendo, disputando e, como em vários jogos desse ano, sendo decisivo no placar. E até agora ninguém fala da evidente dificuldade que ele tem improvisado na esquerda sendo destro. Time do Atlético, mais uma vez, um bando. Mequinha teve as melhores chances do jogo. Como é fácil entrar na defesa do galo! O burro deixou esse “legado”..

  • Thales Maciel disse:

    ” entre o Galo com o time misto e o América completo” Caro Chico, segue como esclarecimento: a zaga do América não era a titular, o lateral direito do América não era o titular, o atacante do lado direito do América não era o titular e o segundo volante do América não era o titular.

  • Adolfo disse:

    Como foi dito no título do texto pelo Chico Maia, o uso da tecnologia deverá somente “diminuir” a incidência de erros, e por consequência, as acusações de favorecimentos. Mas acabar é quase que impossível. Esse lance no jogo de ontem serve como exemplo. Há, como base nas imagens, defensores de que o pênalti existiu como também defensores de que não existiu. E, repito, baseado nas imagens. Lembro-me que, quando acompanhava o futebol americano, no final da década 90 e início dos anos 2000, não eram raras as contestações das decisões tomadas pelos árbitros após as consultas das imagens. Me lembro bem dos comentários do André Adler e Marco Alfaro que, á época, destacavam que determinadas equipes eram beneficiadas nas decisões das arbitragens, quando as imagens deixavam dúvidas.
    No Brasil, fatos semelhantes ocorrem quase que semanalmente nas “mesas redondas” de programas esportivos. Um dos casos mais emblemáticos foi o do pênalti não marcado no Tardelli, no jogo cruzeiro x flamengo em 2008. Pelas imagens do SporTV a falta havia acontecido. O Renato Mauricio Prado , após o jogo no programa “troca de passes” , quase teve um infarto e desandou a arbitragem do Simon, com quem trabalha atualmente na Fox. O jornalista insiste até hoje que houve a falta do Fortunato. Só que a ESPN Brasil, na segunda-feira, mostrou um ângulo no qual o atacante “pula” antes de acontecer o choque. Assim, no programa “linha de passe” daquele dia, muitos elogios ao Simon. Inclusive, o ex- árbitro, frequentemente lembra o caso.
    Nas polêmicas do ano passado, referente aos “pênaltis”, o que se questionava era exatamente isso: a interpretação. Se contra o Corinthians, “bola na mão, toque involuntário”, se a favor do Timão “mão na bola ou desvio de trajetória”. Penso que é indiscutível que uso das imagens vai contribuir muito para minimizar as polêmicas. Só não entendo o motivo de não utilizar a imagem no momento onde a dúvida será quase zero: o impedimento. De acordo com que uma assistente disse no programa da rede minas, a oito dias, não serão utilizadas as imagens para auxiliar nas dúvidas do impedimento. Se for isso mesmo, eu realmente não entendo o motivo.
    Saudações alvinegras.

  • Leandro Fábricio disse:

    Daqui a pouco vai aparecer gente dizendo que o time campeão da libertadores tinha padrão de jogo e esquema tático…. tinha sim… que o diga o pé esquerdo salvador do victor na cobrança do idolo riascos..

  • Leandro Fábricio disse:

    Chico, o assunto que vou comentar aqui não tem nada a ver com os times daqui de MG. Estava lendo a coluna do jaeci carvalho onde ele faz uma análise da passagem do Marcelo oliveira pelo palmeiras, ele disse que o Marcelo foi demitido por não apresentar um padrão de jogo para a equipe do palmeiras e que a falta disso em time grande, custa o emprego do treinador, mesmo ele tendo sido campeão da copa do Brasil pelo palmeiras…

    estou falando isso porque o jaeci pensa como muitos que vivem o mundo do futebol, nós torcedores, imprensa, jornalistas etc etc…

    vejam senhores… o marcelo oliveira em sua até agora curta trajetória como treinador de futebol… levou o limitadissimo time do coritiba a duas finais de copa do brasil (tudo bem que não ganhou) e campeão de dois estaduais com o coxa, conquistou dois titulos seguidos do brasileirão pelo enseada e o mineiro de 2014, e uma copa do brasil pelo palmeiras… tudo isso senhores pasmem… em um curto espaço de 4 anos, coisa que treinador com mais de 20 anos de estrada por aí jamais sonhou fazer…

    e continua sendo execrado e questionado por torcedores e dirigentes dos clubes por onde passa, tudo por culpa do tal “padrão de jogo”….
    os enseadenses são exemplo de tamanha ingratidão…. dão mais valor a adilson batista e mano menezes que praticamente nada acrescentou na história do time deles… e endemonizam marcelo oliveira que querendo ou não querendo eles, escreveu seu nome na história do time de varios nomes

    em todo lugar a ferramenta que se usa para analisar um bom profissional é indo verificar seu curriculo, parece que no futebol é o contrário, vai na pasta do cara olham e não encontram nada de relevante, mas aí os enganadores surgem com uma arma poderosa O TAL PADRÃO DE JOGO enganando torcedores, imprensa, jornalistas e principalmente dirigentes… e aí dizem: aí está um grande treinador… inocentes…

    hj as armas dos enganadores se chamam, PADRÃO DE JOGO E ESQUEMA TÁTICO…

    ha marcelo oliveira, quem sabe um dia vc sem seus esquemas taticos e padrões do jogo venha um dia treinar de novo nosso grande Clube Atlético Mineiro e quem sabe também nos dê dois titulos brasileiros coisa que depois de 71, muitos enganadores com seu padrões de jogos e variações taticas por aqui passaram e não obtiveram sucesso…

    • José Eduardo Barata disse:

      Ô Leandro , tem coisas que a gente não pode
      fazer na vida .
      Comer manga e beber leite , nem pensar .
      Apontar pra estrela dá verruga no dedo .
      Ler Jaeci Carvalho …. . obstrui a mente .

    • luiz ibirite disse:

      vc se esqueceu somente de mencionar que o 1º a não valorizá-lo e não acreditar no marcelo foi a “competentíssima” diretoria atleticana.

    • Tião disse:

      Corrigindo uma informação, o Marcelo Oliveira tem 10 anos de carreira no profissional. Trabalhou ainda outros 5 anos como técnico da base do Galo. Porém, conquistou 3 títulos importantes nos últimos 3 anos. O que indica um período de ascensão na carreira. Também é bom ficar atento a duas coisas muito importantes: 1º que padrão de jogo é importante sim. Todo time competitivo precisa ter uma identidade. Mas um grande técnico tem que saber modificar taticamente o seu time de acordo com as circunstâncias. Isto não é falta de padrão de jogo e, sim, competitividade. 2º que Jaeci não faz análise, não é referência, não tem crédito algum. Não vale a pena perder tempo com este tipo de “jornalismo”. Concentre-se em leituras como Chico Maia que você ganhará muito mais. Até mesmo nos comentários aqui do blog você fará leituras muito mais interessantes.

      • Leandro Fábricio disse:

        Tião, jaeci é muito incoerente e não é referencia pra ninguém concordo, mas não é por causa disso que não tenhamos que dar uma olhada no seu blog, pois assim como aprendemos observando os bons, também aprendemos observando os ruins o que não deve ser seguido….

        • Tião disse:

          Tudo bem, mas eu discordo. Se já sabemos que ele não é confiável, não precisamos mais acompanhá-lo. Não precisamos repetir a mesma experiência ruim para aprender que é ruim. Vejo que outro aqui do blog pensam como eu. Mas é direito seu ler o quanto quiser.

      • Leandro Fábricio disse:

        Usei o comentário do jaeci justamente por achar que o que ele pensa na minha opinião é errado…. não significa que eu seja um “fã”…

  • Pedro Vítor disse:

    Pra mim não foi pênalti no Patrick, há o choque entre os dois, mas o Patrick foi malandro, tirou do goleiro e caiu!

    No Hyuri houve falta, o juiz não deu, e o América aproveitou o erro do árbitro!

    América e diretoria, ou monta time ou vão reclamar 38 rodadas seguidas de arbitragem no Brasileiro

    Já o Atlético vai descobrindo quem esta focado e quem não quer nada.

    Thiago Ribeiro não quer nada, Patrick esta focado, mostra o mesmo empenho no time reserva e titular, falta apenas ter mais tranquilidade e sempre levantar a cabeça antes de finalizar.

    Hyuri tem que ser mais objetivo.

    Clayton, Eduardo, Casares e Gabriel, quatro jovens promissores.

    Júnior Urso um bom reserva!

    Pra quarta temos que ver esta situação do Robinho, se for dengue mesmo, acho que não irá para o jogo. E aí quem vocês apostariam jogar ?

    Patrick, Thiago Ribeiro ou Hyuri?

    Eu iria de Patrick, deixava o Hyuri para segundo tempo!

  • lucio disse:

    Chico que as arbitragens no campeonato mineiro sempre ajudaram atlético e cruzeiro não é novidade e que cito que neste momento é que a arbitragem esta 100% atlético desde quando o Atleticano Castelar assumiu a FMF , daqui a pouco até os atleticanos vão ficar com vergonha dos exageros nos favorecimentos a começar no ano passado em que o tribunal liberou o Leo Silva para jogar a final alegando falta de provas ( ” procurador esqueceu de levar o vídeo no julgamento ” ) e a final é o que todos viram, ganhou o titulo graças ao apito amigo e o Juiz não recebeu nem critica da FMF, semana passada o Cruzeiro ganhou o jogo com um erro do Juiz e a FMF puniu exemplarmente o juiz afastando o mesmo ( dando o recado que se errar a favor do Cruzeiro esta fora ) , e ontem vimos o que o apito amigo fez a favor do Atletico , e é bom também para o presidente do América que antes do jogo com o Cruzeiro foi a FMF pressionar já na semana passada não fez nada, deu no que deu, para a FMF primeiro é Atletico depois o resto .

  • Marcelo de Andrade disse:

    E aí americanos, com as imagens exclusivas da TV Galo (https://www.youtube.com/watch?v=M6asL-b6Feg), foi falta no Hyuri no lance do gol do Coelho? Foi penalti no Patrick? Tem chorão pra tudo.

    • Tião disse:

      Pior é que tem gente comprando o que a imprensa “imparcial” está vendendo. Muitos erros da arbitragem, acho que por ruindade mesmo. Os lances em que o juiz tromba em jogadores do Galo, impede passes e até uma finalização do Lucas Cândido que parou nele, mostram o quanto ele é fraco. Mas nestes dois lances capitais, não resta dúvida: faltas claras tanto no Hyuri quanto no Pratic.

  • Leandro Fábricio disse:

    Vendo o thiago ribeiro jogar está me dando uma saudade danada do carlos e berola… que dureza hein…

    volta logoooo caaarloossss

  • Stefano Venuto disse:

    Quem está dizendo que não foi penalti precisa ver essas imagens, que eu peço o Chico publique em um tópico próprio, Patric toca a bola e o goleiro do américa o derruba, outra coisa é que sendo último homem deveria ter sido expulso. Vejam: https://www.instagram.com/p/BC7blhYIfFW/

    • Guilherme Bicalho disse:

      Não deveria ser expulso, apenas amarelado, porque não evitou situação clara e evidente de gol. Não necessariamente o último homem será sempre expulso. Victor fez um pênalti no Flamengo ano passado bem parecido, quando o atacante dribla em direção à linha de fundo, fica sem ângulo, e não há ninguém na área esperando um possível cruzamento. Mas o pênalti foi claríssimo!

  • luiz disse:

    Vídeo e imagens que comprovam o pênalti em Patric: http://www.meugalo.com/2016/03/video-e-imagens-que-comprovam-o-penalti.html

    sem mais! sem choro

    • Mário César disse:

      Só ver esse lance por este foco umas 5 vezes direto olhando só para o Patrick. Você vê nitidamente ele preparando para se jogar. Artifício maroto, coisa que o Euller cansou de jogar a arbitragem na fogueira nos anos 90. Ao ver por essa câmera, mais certeza ainda que NÃO foi pênalti.

      • Marcelo de Andrade disse:

        É. Ele preparou tanto pra se jogar que consegue até tocar a bola antes do goleiro. Volta pra casa, Padilha.

        • Mário César disse:

          Se ele tocasse primeiro na bola, o mínimo que aconteceria era conseguir afastar a bola para dar um corte e o João ricardo não desviaria a bola em direção para escanteio. Os dois chegaram juntos na bola, só que o Patrick vem dobrando a perna e já se projetando a se jogar. Repito, pênalti maroto, arrancado no estilo boleiro, quem é malandro joga a arbitragem toda nessa fogueira. Ridículo isso. Quanto mais mostra esse VT, mais vê que NÃO foi pênalti. Chico, outra coisa, a única câmera que estão clamando para validar o pênalti, jamais um árbitro federado em campeonato oficial em MG estaria nesse local, na linha de fundo e de frente. E mesmo assim, mostra claramente o cara dobrando a perna e se projetando. Pênalti de malandro.

  • Adalton disse:

    Não vou comentar sobre a arbitragem, pois o que me deixou apreensivo foi a atuação ruim de alguns jogadores do CAM. Não precisa inventar nada, o time base tem que ser esse: (não sou dono da verdade, mas penso, no momento ser a melhor opção); Vitor,.Marcos Rocha, Leo, Erazo e Douglas; Donizete, Carioca, Luan e Dátolo; Pratto e Robinho. O time base do ano passado, que era bom, só faltava melhorar o desempenho defensivo. E agora melhorou o elenco, com boas opções, de acordo com o adversário ou para mudar as circunstâncias de um jogo. Muitos criticam o Patrick, mas ele merece elogios pela sua raça e dedicação.

  • Raws disse:

    Mais uma vez, mesmo Patrick não jogando muito bem, mesmo sabendo que quando ele chega ao ataque é uma loteria, ainda o acho mais produtivo que o Yuri. Aliás, esse último pode se contentar em ser a terceira opção de sua posição.

    • Leandro Fábricio disse:

      Acho que temos que ter mais calma com o hyuri, vejo que não é craque mas também longe de ser um perna de pau, o problema são as enfeitadas e jogadas de efeito improdutivas…
      pra mim o hyuri tem potencial para crescer, já não vejo isso no tal de pablo…

    • José Eduardo Barata disse:

      O Hyuri é difícil até de escrever .
      O que me espanta é a força dos empresários ,
      que oferecem e os times de cá aceitam os
      maiores “micos” do futebol .
      Por acaso o GALO não tem nas categorias
      de base , DE GRAÇA , alguém melhor que
      essa máscara ambulante ?
      Depois reclamam que a folha está alta .

  • Mário César disse:

    Grande Chico Maia! Referência da crônica mineira desde os idos do Minas Esporte, aonde eu corria do Colégio para assistir o Flávio Anselmo e Chico nos comentários, bem como os delírios do Flavio Carvalho e a polêmica do Gontijo. Como diz sua expressão, é mais fácil o sol tremer de frio que eu perder o programa. Bons tempos. E a Dimara era repórter de externas.
    Vamos ao clássico Chico, que foi quente.
    Muita gente da imprensa só atesta o fato do Atlético ter entrado com o time alternativo. Esqueceram que: O América entrou com a zaga toda reserva, o lateral direito titular Jonas não jogou, tivemos que colocar o versátil meio campo Pablo ( que já foi lateral de ofício) na posição improvisado, o craque do time Osman não jogou, o nosso 10 Tiago Luis foi a primeira partida dele como titular, etc. Tudo para dizer que o América também entrou desmontado no jogo e se portou muito bem.
    O elenco do Atlético é na minha opinião o mais forte do Brasil. Esse time dito “alternativo” é melhor que a maioria das equipes da série A. Logo, o América fez uma grande partida. Só não venceu por causa das bolas na trave e mais uma vez um pênalti inventado pela arbitragem:
    – O Patrick dobra o joelho e se joga.
    – João Ricardo pega primeiro na bola, tanto que a mesma desvia de direção ao escanteio, antes do inevitável e proposital choque.
    – Se fosse o pênalti mesmo, era para expulsar o goleiro, pois era o último. Ele ficou com tanta dúvida que não teve coragem de fazer.
    – No momento da batida do Clayton, três jogadores do Atlético invadiram a área. Era para mandar voltar. Mais uma vez, não teve peito e pipocou.
    Chico, a trinta anos convivendo clássicos no Mineirão / Independência lhe atesto como testemunha ocular: é só o América engrossar, começar mandar em campo, o juiz da FMF dá um pênalti contra ou expulsa algum beque do América.
    Cresci assim Chico. Aí chega no Brasileiro, começam com mosaico CBFlu, pitis contra o Corinthians, etc.
    Mesmo filme sempre e em todo lugar. Portanto, Parabéns América! Lutou e honrou a camisa contra os 14 do outro lado.

    • Adolfo disse:

      Mário César,
      Veja nos links postados nas mensagens do Marcelo Andrade, Stefano Venuto e o Luiz, o lance por outro ângulo, que mostra claramente que o Goleiro não toca a bola.
      Como a bola fora tocada no sentido lateral, não haveria necessidade de expulsão do goleiro.
      No site da globo.com, no melhores momentos do jogo (http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/ ) veja no instante 8:15 que, quando o Clayton cobra o pênalti (exatamente no momento em que seu pé toca a bola) haviam dois jogadores do América dentro da área. Voltar a cobrança seria beneficiar o infrator.

    • José Eduardo Barata disse:

      Em tudo você está certo .
      O futebol é a mesma coisa , a mesma
      choradeira , desde sempre .
      Quantas vezes o GALO já reclamou de
      adversário “que dobra a perna” , que é
      só o GALO crescer que vem a paulada
      da CBF , e por aí vai ….
      E a tal da tecnologia para tirar dúvidas ,
      sei não , virá de fábrica já “aceitada” , se
      é que entende .

    • Pedro Vítor disse:

      Concordo que não foi pênalti, mas se o América foi prejudicado o Atlético pois houve falta no Hyuri e o árbitro não deu, e o América foi competente e fez seu gol.

      O time do Galo não é tão bom assim, o time titular sim é mais completo, já o reserva não!

      América ter desfalques e manter o padrão é bom, mas tem que melhorar bastante!

  • Raws disse:

    Tenho reparado um “detalhe” que muito me preocupa, tanto o time A, como o B, jogam com um vazio depois do segundo volante. Quando Luan joga, fica menos evidente pois ele volta fechando, porém tenho receio de que um futuro adversário concentre maior número de jogadores nesse setor e aí danou-se. Ao meu ver, com determinados adversários, nosso meio de campo ideal seria, Donizetti, Carioca, Dátolo e Luan.

    • Leandro Fábricio disse:

      Muito bem observado, o meio campo do atlético não ganha nenhuma segunda bola, aquela que é rebatida pela defesa adversária, justamente por esse buraco que fica entre o meio e o ataque, e isso gera muitos contra ataques dos adversários…

  • EDUARDO - BH disse:

    O que mais me chamou atenção foi a participação pífia do Thiago Ribeiro: – totalmente sem interesse. Parece desmotivado em permanecer no Galo. Ou será que tá fazendo corpo mole para antecipar recissão ?

  • Raws disse:

    ” Não precisa explicar, eu só queria entender”. Como que “capacitado” analista de arbitragem, pode desmerecer a decisão do árbitro, que tem que decidir no momento, se esse analista com todo o recurso e reprise não enxerga o óbvio. O pior é que ele justifica, “o Patrick dobra os joelhos”. Uai, dobrar os joelhos, no caso, anulam o toque nos pés do jogador? “Cala a boca Ofélia”.

  • Carlos da Mata disse:

    No lance achei que não tinha sido pênalti, nas depois revendo com a câmara próxima ficou claro que o Patric toca na bola primeiro e que o goleiro do América o derruba em seguida. Já o lance que o Galo reclama de falta do Yuri para mim não foi nada. Segue o lance.

  • José Antonio disse:

    Caro Chico, o Galo não jogou com time misto e sim com time reserva pois nenhum titular começou o jogo…. Quanto ao penalty o comentarista de arbitragens da ESPN Sávio Spinola, mesmo vendo o lance pela TV afirmou categoricamente que foi infração… Entre acreditar nele ou em comentaristas que torcem pra nossos adversários prefiro ficar com a opinião dele…..

  • Tião disse:

    Sobre o Clayton, acho que foi bem para um primeiro jogo, principalmente tendo a companhia do Thiago Ribeiro. Com o meio de campo completo e tendo Luan e Pratto ao seu lado, a coisa muda completamente de figura. Tendência de ser um grande reforço para a temporada.

    • Pedro Vítor disse:

      Clayton foi ben sim, fez gol, mas estava um pouco sem ritmo errando domínio, mas fez boa partida.

      Thiago Ribeiro foi péssimo e Hyuri também perdeu mais uma grande oportunidade.

      • Tião disse:

        Quis dizer que o Clayton foi bem, mesmo jogando praticamente sozinho. Quando tiver a companhia de jogadores de verdade, aí a tendência é ele crescer bastante. Sobre o elenco, acho muito forte. Mas falta nitidamente um lateral esquerdo e um camisa 10.

  • Tião disse:

    Em termos de tabela, a situação do América ficou muito complicada. Eu havia comentado outro dia que isto poderia acontecer. Agora, URT, Uberlândia e Villa Nova, são os concorrentes diretos pelas duas vagas das semifinais. Pelos confrontos que faltam, acho que América decidirá contra a URT em Patos de Minas na última rodada uma das vagas. A outra ficará entre Uberlândia e Villa Nova: caso o Uberlândia perca terça-feira por uma diferença superior a 2 gols, apostaria no Villa, senão, fica com a vaga. Aí, poderíamos ter as semifinais disputadas entre dois times da capital e dois do triângulo.

  • Julio Cesar disse:

    O lance que originou o gol do mequinha foi ou não falta sobre o Yuri ? Que levou o amarelo por reclamação ! Mas jogadores do mequinha “pilhados” , na obrigação de vencer esse mais um “junta e vão do Atletico”, deram amarelo pro arbitro o jogo inteiro.
    Jogador escorregou proximo a area do Atletico, falta a favor do mequinha ?
    Em outro lance jogador se jogou contra o Eduardo, novamente falta…
    Foi penalti pra mim. Patric tocou a bola e o goleiro o atingiu. Se o Patric iria alcançar a bola é outra questão.
    Fato que mequinha esta na serie A do brasileirão e esta em sexto lugar no campeonato mineiro…!!!
    Yuri continua pensando que é craque: cheio de tres dedos e calcanhares, lento, lerdo e molenga.
    Tiago Ribeiro protagonizou uma furada “espetacular”!
    Patric acertou a bola com a unha do mindinho do pe numa bola açucarada do Cazares.
    E depois tentou jogada de Messi (e Reinaldo) para cobrir o goleiro que não deu em nada.

  • Tião disse:

    Sobre o adiamento do jogo que definirá o líder ao final da rodada, houve um tempo onde os dirigentes celestes diziam que o Mineirão era deles, que o contrato era hiper vantajoso e tal. Por que existe uma dívida milionária com a Minas Arena então? Por que um show do Planet Hemp na esplanada (não foi no gramado, foi do lado de fora do estádio) no sábado à tarde impediria a realização de um jogo no domingo à noite? Verdade é que o contrato que o Cruzeiro assinou é deficitário, estão devendo à Minas Arena e a relação entre as partes ficou muito desgastada. Porém, ninguém vai colocar o dedo nesta ferida.

    • Thiago disse:

      Não tem nada haver, não existe dívida nenhuma. A discussão gira em torno das despesas do estádio onde os clubes seriam responsáveis, até o jogo final da libertadores o Cruzeiro já descontava na sua bilheteria esses gastos más como o governador intercedeu para atender o choro do turco bobalhão em não pagar as despesas, o presidente Gilvan usou a cláusula de isonomia que consta no contrato e não ficou mais obrigado a pagar essas despesas. Está lá, no contrato e a Minas Arena teve que se calar porque sabe que se for cobrar judicialmente vai perder.
      O contrato e bem feito e até hoje atendeu muito bem o Cruzeiro. No Ranking geral de arrecadação em bilheteria o Cruzeiro é o quarto do país em 2015 perdendo para Corinthians, Palmeiras e Flamengo.
      Agora o time das frangas ainda depende de vender empadinha pra complementar a renda da BWA.

      • Tião disse:

        Vocês e aquela velha mania de confundir arrecadação com bilheteria e receita líquida. Se de uma receita de 10 milhões de Reais no Mineirão não sobrar nada para o mandante, e no Independência o mandante ficar com parte da venda inclusive das empadinhas, prefiro o Independência. Melhor lucrar com a venda das empadinhas do que ficar devendo administradora do estádio.

      • Pedro Vítor disse:

        Mas estão cobrando sim, e mais de oito milhões.

        O Atlético foi isento da taxa na Libertadores, o porque não sabemos, mas deve ser porque foi a maior renda em território nacional de todos os tempos.

        Cruzeiro irá dar mais um calote, mas o próximo presidente herdara a dívida

        • Tião disse:

          Caro Pedro Vítor, a verdade sempre veste uma camisa. E, normalmente, azul. A Minas Arena está cobrando sim a dívida. O jogo da Libertadores do Galo usou cláusula da licitação que previa uma certa quantidade de datas para o disponibilidade do Governo. O Galo pediu e o governador usou uma de suas datas. O Cruzeiro poderia fazer isto, mas dentro do limite de datas e não em todos os jogos. Os jogos que excederam estas datas, estão no passivo do time celeste. Mas a verdade veste azul!

  • Tião disse:

    Incrível, mas não é conseguiram inverter o jogo? Pelo menos é o que parece. A arbitragem errou muito, mas quase tudo favorecendo ao Coelho. O lance do gol americano começa com uma falta clara no Hyuri que o juiz não marcou. Aí o atacante fez sim um golaço, mas em um lance que começou irregular. No segundo tempo, o juiz parecia um líbero americano, já que interferiu em várias jogadas do ataque atleticano, trombando com atacante, interceptando passes e até chute para gol. O lance do pênalti, só não viu quem não quis. Patric tirou cortou para o lado. O excelente goleiro americano foi imprudente. Se jogar nos pés do atacante, caso não fique com a bola, configura obstrução. Lance só rendeu comentários porque a imprensa conseguiu criar esta expectativa. No mais, não fossem os diversos erros da arbitragem, o time reserva do Galo poderia ter vencido o time titular do alviverdelaranja.

  • Leandro Fábricio disse:

    E tem mais, o galo fazendo dois jogos seguidos fora de casa, 7 rodada nesse empate contra o mequinha com mando de campo do mequinha e na 8 rodada contra o tupi em juiz de fora…

    é gente…

  • Leandro Fábricio disse:

    Estava reparando a tabela do campeonato mineiro desse ano e um fato me chamou a atenção, o enseada é o unico que vai fazer dois jogos seguidos dentro de casa, pega o uberlandia e em seguida o villa nova os dois jogos dentro do mineirão…

    é muito estranho hein, e vivem dando uma de vitima e de coitados dizendo que são prejudicados pela FMF…

    tá bom viu…

  • Leandro Fábricio disse:

    No estádio fiquei na duvida mas vendo na tv foi penalti claro, até os comentaristas disseram que foi…

    Como atleticano não vou agir como os simpatizantes do enseada e ser conivente com coisa errada mesmo sendo a nosso favor como eles fazem, o penalti existiu sim, mas o juiz inverteu muitos laterais e escanteios que eram a favor do mequinha, e tem que se ressaltar que os jogadores do atletico reclamaram bastante de uma falta no hyuri que o juiz não marcou e que no contra golpe resultou no gol do mequinha, não vi ninguém falar desse lance…

    no mais foi um bom jogo em que a vitória poderia ter sido nossa quanto do outro lado, mas prevaleceu o empate…

    falando do time, gostei muito da zaga que pra mim foi bem principalmente do gabriel apesar do gol ter sido em cima dele, faltou um pouco de experiencia dele em encurtar a distancia na jogada mas foi muito bem e tem futuro…
    giovanni seguro como sempre e com otimos reflexos…
    carlos cesar péssimo, nem a raça que ele tem conseguiu mostrar, parecia apatico e com algum problema…
    patric com lances geniais e ao mesmo tempo lances bisonhos, mas improvisado na lateral esquerda até passa batido, não pode e improvisa-lo na frente…
    os dois volantes muito bem, eduardo parece que parou de brincar e está jogando mais serio, junior urso firme e dificilmente erra passes…
    cazares ainda pode render mais, da pra ver que tem bola mas não é jogador de muita velocidade e intensidade no jogo, é mais um meia cerebral daqueles que coloca a bola onde quer, deixou thiago ribeiro e patric na cara do gol em lances diferentes…
    hyuri com muito preciosismo nas jogadas, parece que tem bom futebol, mas tem que parar de enfeitar as jogadas e fazer o simples, senão daqui a pouco a torcida vai começar a pegar no pé dele, perde muitos gols também, ontem perdeu mais um na cara do gol…
    clayton razoável, mas tem potencial pra crescer…
    thiago ribeiro péssimo, junto com carlos cesar pra mim não foram só os piores do atletico mas os piores do jogo… já falei isso antes, thiago ribeiro parece que não está com a cabeça no atlético, não vai ficar no galo no encerramento do seu contrato em junho e pra mim já está com a cabeça e foco em algo diferente… situação pra diretoria e treinador resolver…

    • José Eduardo Barata disse:

      Méritos , caro Leandro , méritos para quem sabe
      executar uma jogada .
      O jogador do América deu um drible , vamos dizer,
      duplo , no Urso e no Gabriel .
      Foi pra dentro e voltou .
      Se fosse um dos nossos a fazê-lo , por certo
      estaríamos aqui a ressaltar-lhe as qualidades .
      Pense nisso .

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Que foi penalti nao tenho duvidas !! Como também não tenho duvidas que este não e o treinador para o Galo, perdemos o Cuca e agora vamos ter que perder a Libertadores pro Presidente aceitar que errou feio com este Aguirre, empatar com este time do america e o fim. Vai ganhar de quem ???