Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Robinho precisou de duas partidas para ser o artilheiro do Estadual

A foto é do Super FC e esta feliz frase não é minha; é do companheiro jornalista Henrique André. Mas também tem a do Vinícius Grissi, tão boa quanto: “Cinco gols em 225 minutos de Campeonato Mineiro para o Robinho”.

E nessa de testes e experiências Diego Aguirre vai dotando o Atlético de um elenco “equilibrado” como gostam de dizer os colegas dele, treinadores. Hoje a novidade foi no meio campo: Leandro Donizete no banco de reservas, com Junior Urso titular. Uma boa disputa. Além da liderança, o antigo titular remanescente da conquista da Libertadores representa a garra do time. Urso além de mais jovem vai mais ao ataque, faz gols e também defende muito bem.

Mas não houve diferença substancial nos 3 a 0 sobre o Tupi, em que o Galo mandou no primeiro tempo e passou uns apertos no segundo, obrigando Giovanni a fazer excelentes defesas. Numa delas, se jogou nos pés do Vinícius do Galo juizforano para evitar o que seria o empate naquele momento. Saiu grogue de campo e está sob observação. Se não der, entra Uilson, ex-junior, no clássico contra o Cruzeiro.

O tal “jogador “diferenciado” que muitos comentaristas e boleiros gostam de falar foi muito bem explicado via twitter por dois companheiros que gosto de ler. Disse HENRIQUE ANDRÉ ‏@ohenriqueandre do Hoje em Dia:

“Robinho precisou de duas partidas para ser o artilheiro do Estadual. A esperança é que faça muito mais quando estiver 100% fisicamente.”

O moço entrou no lugar do Cazares desde o início do segundo tempo e sossegou o Tupi que estava à beira de empatar, marcando dois gols. Aí foi a vez do Vinicius Grissi ‏@ViniciusGrissi da Globo/CBN twittou:

“Cinco gols em 225 minutos de Campeonato Mineiro para o Robinho.”

O Fred Melo Paiva ‏@fredmelopaiva fez uma observação muito interessante depois da contusão do Giovanni:

“Esse elenco do Galo é doido demais. Cara voa de cabeça na bicuda do outro até contra o Tupi. Amor demais à camisa”.

Por essas e outras é que qualquer time que almeja grandes conquistas precisa ter um ótimo elenco. Veja o que escreveu o Sergio Sadi ‏@SergioSG: 

“Lista de lesionados e convocados: Carlos, Dátolo, Mansur, Erazo, Cazares, Clayton ,Douglas Santos, Victor, Giovanni e Patric. Que isso”.

Aguirre está no camino certo e o time está se acertando.


» Comentar

Comentários:
34
  • José Eduardo Barata disse:

    Ah! Giovanni, Ah! Patricão da Massa, sei que vcs lêem este blog e devem se perguntar : mas a turma só pergunta como vai ser o GALO com as contusões que ocorreram. A nossa paixão pelo clube nos cega, a ponto de não conseguirmos aquilatar o momento de dor, o drama que vcs vivenciam, depois de tanta luta para alcançar o reconhecimento da MASSA. Nos perdoe, caros guerreiros. No fundo, no fundo, estamos a torcer por uma breve recuperação. Voltem logo.

  • ZéCarlos disse:

    Na bola que o Clayton chutou cara a cara com o goleiro do Tupi ele tirou claramente o pé pra não machucar o goleiro. Todo mundo numa situação dessa do Giovanni pula o goleiro… Por menos intenção que tenha havido o atacante foi muito irresponsável.

    • juninho disse:

      Pois é ZÉCARLOS ! muito pertinente e concordo com vossa colocação . É o tupi fazendo “estória” e mais uma vez nos tiram um jogador importante em plena disputa de uma LA. Em 2000 e GALO,quebraram o Bernard .Pode ser obra do acaso,uma fatalidade ou coisa parecida,no entanto dava para o kiss ter evitado o choque sim,Giovanni chegou bem à sua frente.Prejuízo enorme para o GALO. Lamentável …

  • Tião disse:

    Fraturas confirmadas no Giovanni e a dúvida que fica para a diretoria agora é se contrata outro goleiro ou não. E não estamos falando de Campeonato Rural ou Clássico. A dúvida é sobre a Libertadores. Hoje só temos em condições de jogo na competição o goleiro Uilson. Em caso de contusão grave de goleiro e comprovada pela Conmebol, pode haver substituição na inscrição. O problema é que a substituição é definitiva. Se o Giovanni tiver afastamento superior a 2 meses, ele só voltaria a ser relacionado em possíveis semifinais. Hoje o Victor está fora desta fase e deve inclusive ficar fora de uma possível oitava de final. Ou seja, para os próximos 4 jogos da Libertadores, o Galo só tem o goleiro Uilson (recém promovido da base) e Thiago (goleiro 3º reserva dos juniores). Nepomuceno, Maluf e Aguirre terão que conversar muito esta semana e tomar uma decisão após o clássico.

    • Pedro Vítor disse:

      Acho que a solução caseira seria dentro do planejamento do clube!

      Agora se for contratar, não adianta trazer qualquer um não, porque isso só irá fazer crescer ainda mais a desconfiança. E um nome pra goleiro nesta altura do campeonato é complicado demais de sugerir.

      Tem este goleiro do América que acho muito bom, acho que não seria um absurdo de caro, mas acho também que isso poderia causar um clima pesado no vestiário.

      É aguardar pra saber a solução oficial da diretoria!

      O mais certo é dar força ao Uilson, já que ele será o goleiro no clássico de domingo pra sequência. Ate porque o Victor volta a tempo das oitavas de final, e a única alteração seria do Giovanni. No caso de contratar, praticamente fecha o ciclo do Giovanni no Galo, pois este vem esperando a chance há tantos anos.

      • Tião disse:

        Acho que vale a aposta. Inclusive para ver se o Chiquinho é a razão para a fase de Victor e Giovanni. De repente o Uilson entra e pega muito no clássico. Mas o problema é que jogo oficial tem algumas regras. Entra elas: todo jogo precisa começar com 11 jogadores em cada equipe, sendo obrigatoriamente um deles goleiro; deve haver de 3 a 7 suplentes, sendo que um deles tem que ser goleiro (se eu não estiver enganado). Como o Galo só tem o Uilson à disposição, se não substituir alguém agora, um jogador de linha terá que ficar no banco como goleiro nos dois jogos que faltam na Libertadores. Isto é que está sendo avaliado pela diretoria e não se o Uilson teria condições de fazer as duas partidas.

  • Alexandre Magno disse:

    Prática comum de jogadores em dobrar o joelho para cavar pênaltis tira de cena
    Giovanni que vinha de ótima sequência de jogos. E mais uma vez a FMF pisa na bola com os times mineiros, no ano passado foi com o cruzeiro que teve de jogar duas partidas em 48 horas e este ano marcando o clássico numa data fifa. Falta atenção com estas datas de jogas da seleção e da Libertadores.

  • Guilherme Bicalho disse:

    Bom jogo. Serviu como treino de luxo para o clássico. Thiago continua sem confiança, errando passes na saída de bola e está muito lento, sempre perde na corrida. Acho Gabriel melhor jogador. Carlos César não comprometeu, mas é limitado também. Júnior Urso tem muita vontade, movimenta-se bem. Isso é bom para motivar o Donizete a voltar concentrado. Robinho e Pratto estão entrando em sintonia, podem fazer muitos gols juntos. Uma pena a lesão do Giovanni, pois estava fechando o gol. Domingo teremos a oportunidade de ver a força do elenco, visto que vários jogadores estarão fora. Esse time azul tem sorte mesmo, foi ajudado duas vezes nesse campeonato, contra a Caldense e Villa eram dois empates, 4 pontos a menos na tabela. Mas vamos buscar a vitória e reverter a vantagem.
    Saudações.

  • Alex disse:

    …alguém sabe me informnar se havia uma VELÓRIO no Mineirão ontem?….eu assiti ao segundo tempo e não ouvi um pio….kkk…se foi velório, o finado era DESCONHECIDO, eram poucas as TESTEMUNHAS…para um estádio que precisa de pelos 35 mil pgtes pra não dar prejuízo, o crucru vai falir…só não digam que o kalil não avisou….eu vivi pra ver isso….kkk

  • Giácomo Borges disse:

    Bom dia Chico.
    Caso a gravidade da lesão do Giovanni se confirme e formos de Uilson no gol, quem seria o goleiro reserva no clássico? Li em alguns comentários em outro site que o 4º goleiro também passou por cirurgia… Essa informação procede?

  • Pedro Vítor disse:

    E o Jemerson enfim fez sua estreia no time titular do Mônaco, e nada mais nada menos contra o PSG, Ibra, Cavani, David Luís e cia. Pois bem na casa do PSG, Mônaco venceu por 2 a 0, Jemerson passou bem pelo primeiro teste, vamos ver na sequência.

    Pra mim o Jemerson tinha que ter sido convocado pra seleção, chamar o Gil que joga na China ou ate mesmo deixar o Thiago Silva de fora é uma opção no mínimo incoerente do Dunga, pois deixou de chamar Tardelli, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart porque não atuam em grandes centros do futebol mundial!

    • Tião disse:

      Jemerson será o zagueiro da seleção em breve. Mas cobrar coerência em convocações, principalmente com tantos escândalos publicados por aí, nem precisa, né?

  • Pedro Vítor disse:

    O que o Casares tem jogado no Atlético não é brincadeira, tem hora que ele pega o espírito do Cerezo e dá uns passe fora de série, como este compra o Tupi que o Pratto anotou e de contra o Colo Colo que o Pratto também anotou mas erradamente o bandeira anulou.

    E o Robinho é matador!

  • Tião disse:

    Sobre o clássico, acho que o Galo vai perder grande oportunidade de cravar a maior goleada da história do confronto. Se o elenco estivesse todo à disposição do Aguirre neste momento, com jogo no Independência, aqueles 9×2 seriam batidos. Não teremos Victor, Patric, Erazo, Douglas Santos, Cazares, Clayton, Dátolo e Carlos à disposição. Parece que também não teremos o Giovanni. Se não aparecer nenhum novo desfalque, talvez o Aguirre escale: Uilson; Marcos Rocha, Leo Silva, Tiago, Carlos César; Carioca, Donizete; Luan, Hyuri, Robinho; Pratto.

    • Leandro Fábricio disse:

      Falei a mesma coisa com uns amigos meus Tião, hj o galo com o time completo e sem salto alto, enfiaria no minimo uns 7 nesse pífio enseada das garças…

  • Tião disse:

    Que me desculpem os que disseram que o placar foi injusto, que o Tupi mereceu empatar, vencer ou fazer pelo menos um gol de honra. Placar injusto foi no Mineirão, onde o Cruzeiro teve um gol irregular validado. Em Juiz de Fora, não teve isto. O Galo teve muitas chances desperdiçadas, por exemplo, com Pratto, Carlos César, Robinho e Júnior Urso. Mas fez 3 gols. O Tupi teve também as suas chances? Sim, mas o Giovanni não deixou passar nenhuma. Não houve injustiça, já que o goleiro atleticano fez com excelência o seu papel. Se formos olhar com mais critério, lembrando das irregularidades que ocorreram em todos os jogos, injusta está a tabela. Mas não é nada que não possa ser corrigido em breve.

  • Julio Cesar disse:

    Estivesse o Atletico jogando completo, estaria a uma meia duzia de pontos do segundo colocado nesse campeonato.
    Com tantos desfalques o Atletico vai ser obrigado a entrar com com reservas Robinho, Clayton, Pratto, Yuri ou Pablo, Junior Urso. Pode Leandro Donizete e…..Bom, não sou bom em esquemas taticos. Alguem aí pode escalar o time titular pra Domingo ?

    • Pedro Vítor disse:

      Primeiro tem de fazer um apanhado como diz meu pai que fez aniversário sábado dia de São José!

      Víctor fora, e Seu reserva imediato que estava tendo boa sequência, saiu de campo contra o Tupi, mas pra lá do que pra cá. Uilson ou Giovanni?

      Na direita Luan, Marcos Rocha e Leonardo Silva, tudo normal. Já a esquerda, sem Douglas o titular, sem o Reserva atuante, mil funções, Patrick Lalau, ontem jogou Carlos Cesar, e deu ate assistência pra gol do Robinho, lá na frente acho que o Robinho.

      No meio, promete uma briga boa, mas ainda General Donizete um jogador que passa mais tranquilidade ao setor, Jr Urso segue como suplente. Agora na armação, vai ser ô do borogodô!

      Não tem Datolo, nem Casares, Robinho não é o sujeito mais apropriado pra função, eu mudaria o esquema.

      Duas linhas de quatro, com Pratto e Robinho circulando.

      Uilson, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Tiago e Carlos César; 1°linha

      Luan, Rafael Carioca, Leandro Donizete e Hyuri; 2 °linha

      Pratto e Robinho;

      Se Hyuri que ontem não pôde entrar porque sofreu uma pancada na coxa e foi poupado, não puder novamente entrar, eu mudaria mais uma vez o esquema pra entrada do Lucas Cândido como um terceiro volante, e Luan mais solto no ataque.

      Mas vamos acompanhar durante a semana o apanhado do Aguirre…

  • Leandro Fábricio disse:

    É gente, o tratamento é muito diferenciado por muitos aqui na imprensa esportiva mineira quando o assunto são as questões polemicas de atlético e do enseada, cada um tem um peso diferente no quesito julgamento por parte de alguns da imprensa esportiva de MG…

    antigamente com aquelas administrações horríveis de afonso paulino, nelio brant, paulo cury, ziza valadares etc etc o galo era massacrado e esculachado pela imprensa esportiva mineira de tudo quanto é jeito, era penhora de sede, de vila olimpica, era o galo que nao tinha campo pra treinar, era o galo que não tinha lugar para se concentrar (os mais antigos lembram do casarão do planalto), era cobrança de dividas que não paravam de chegar e junto a isso tudo o pessimo futebol praticado dentro de campo, e do outro lado eram só elogios, o enseada com o melhor ct pois na epoca o galo não tinha nem começado a construir o seu ct, era o clube que não devia ninguém, sede moderna, e pouco se via escandalos envolvendo o enseada e com isso vieram a maioria dos titulos que eles tem hj, reflexos sim de boas administrações, eram tratados e bajulados pela maioria da imprensa esportiva de MG…

    hj a coisa mudou de figura…. apesar dos dois titulos do brasileiro do enseada, o que se vê é hj é um atlético muito melhor gerido em relação ao enseada, com uma estrutura muito melhor aja vista temos o melhor ct do Brasil e um dos cinco melhores do mundo, patrimonio maior, equação das dividas, grandes titulos conquistados gerando perspectiva de mais enquanto que do lado azul calcinha são muitas as noticias ruins e polemicas que vem do lado de lá, acontecimentos graves de coisas que deveriam estar é nas paginas policiais e não nas paginas esportivas, mas o tratamento que se dá as coisas meticulosas, ruins e nebulosas do lado de lá pela maioria da imprensa esportiva mineira é um tratamento de pouco caso, como que se torcessem pra que os assuntos fossem rapidamente esquecidos ou abafados….

    estou escrevendo isso tudo porque hj no saguão de entrada do estádio mineirão, vi nada mais nada menos que o senhor BENECY QUEYROZ desfilando com seu carrão que nem sei a marca de cara e peito aberto como se nada tivesse acontecido, isso mesmo senhores aquele mesmo que fez uma confissão de um crime em canal aberto de tv, ao vivo, na qual ele falou sobre a compra de um juiz de futebol para que na época seria feita a manipulação de um resultado, até onde vai minha ignorancia eu sei que isso é crime, onde através de tal confissão, se deveria no minimo ser aberta uma investigação a vida desse senhor dentro do clube, e posteriormente as coisas do próprio clube, que foi gerido muitos e muitos anos por um hj senador que teve seu helicoptero encontrado repleto de cocaina… que sempre andou de mãos dadas a membros corruptos da cbf que hj estão sendo investigados…
    mas as coisas meticulosas do time de muitos nomes daqui de MG sempre caminham a passos largos para um rapido esquecimento…

    queria ver se isso tudo estivesse acontecendo com o atlético e com o Kalil, tenho certeza que o tratamento seria dos mais diferenciados…

  • Leandro Fábricio disse:

    Sei não, muitos podem não concordar comigo, mas estou torcendo logo pela volta do carlos pois acho que se o carlos estiver com a cabeça no lugar ele pode acrescentar muito ao elenco com esse time atual do galo, carlos só é afobado, mas tem velocidade, raça demais e briga o tempo todo contra os zagueiros adversários na saida de bola, e o aguirre gosta dele… sei não mas acho que esse ano o carlos se estiver focado em jogar bola pode ser o ano dele no atlético…

    • Tião disse:

      Carlos neste time do Aguirre acho que será o reserva do Pratto. Jogará dentro da área, onde se destacou na base. Com jogadores como Luan, Clayton, Cazares e Robinho, a tendência é que a bola chegue muito mais e com maior facilidade para ele finalizar. É um perfil que não temos neste elenco e, com certeza, terá sua parcela de contribuição positiva.

  • Leandro Fábricio disse:

    Que zica viu, já serão sete desfalques contra o enseada se giovanni realmente não puder jogar, mas a julgar pelo que vi contra o villa nova, o expressinho do galo vai ganhar fácil do fraco time do deivid no domingo que vem, se der a logica será isso mas como futebol não tem lógica e o mais fraco pode ganhar do mais forte então é aguardar…
    será que o nepomuceno não pode pedir a cbf pelo menos a liberação de clayton não…. acho que por ser um jogo da primeira fase do mineiro ele não vai querer queimar cartucho, mas fica a dica aí…

  • Silvio T disse:

    Continua a facilidade para entrar na defesa do galo e ficar cara a cara com o goleiro! Não adianta se entusiasmar com o rural, a segunda fase da Libertadores e o brasileiro vem ai. Lembro q tomamos gol em todos os jogos da Promeira liga. Êita herança do burro…

    • Adalton disse:

      Concordo plenamente! Muito fácil chegar cara a cara com o goleiro do Atlético; é preciso consertar isso urgente. Por causa dessa facilidade , o Giovanni se machucou.
      Com esse elenco, o Atlético precisa aproveitar, para tentar ganhar o Brasileiro, mas precisa saber jogar, principalmente fechar mais a defesa.

      • Jorge moreira disse:

        A tempos eu venho comentando da regularidade do Donizete,ele é muito regular alem de por ordem na casa,o Galo sempre teve jogadores de raça no time,que complementen o talento(Rafael Carioca) no meio,alem de cobrar as gracinhas e toques desnescessarios de alguns,ele vai ser titular por mais alguns anos no time do Galo,assim como o Leonardo Silva,estes vestem o manto com orgulho e respeito

    • Tião disse:

      Está fácil entrar no lado que é improvisado em alguns jogos da defesa. Mas temos a melhor defesa do Rural ao lado dos celestes (0,5 gol por jogo) e a segunda melhor defesa da Libertadores (0,25 gol por jogo, atrás somente de outro Atlético, o Nacional da Colômbia, que não tomou nenhum gol). E quando os adversários encontram esta “facilidade”, esbarram em um paredão (seja Victor, seja Giovanni). Acho que a defesa tem sido arrumada pelo Aguirre, isto aí não podemos reclamar dele não.

  • Carlos disse:

    Alguém sentiu falta do Patric?

  • Eduardo - BH disse:

    Agendar classico em data fifa foi no minimo imprudencia.
    Atletico jogará com 4 desfalque( sem falar nos lesionados) e o crüzeiro com 2.
    Acho que contribui para desvalorizar o campeonato estadual

  • Stefano Venuto disse:

    Galo tá voando e diretoria acertou em todas contratações, Hiury, Cazares (craque), Clayton, Robinho, isso é raro.

  • Audisio disse:

    Me preocupa a lentidão do zagueiro Thiago. Péssima recuperação em velocidade contra os atacantes adversários.
    Junior Urso não tem o espírito nem a bola do Donizette para cobrir a defesa e encarar os adversários em grandes jogos. O placar foi um pouco injusto para o Tupi que teve duas grandes chances defendidas pelo até então muito bom Giovanni. A zaga está muito desprotegida. Junior Urso está saindo demais para o ataque deixando a defesa desprotegida nos contra ataques adversários.
    Robinho tem que ser titular.
    Kazares é fora de série. Não gostei da substituição. Não gosto de técnico que tenta segurar um a zero em Juiz de Fora contra o Tupi. Tentou reforçar a marcação no lado direito do já conhecido Marcos Rocha. As opções ofensivas são muitas, mas Carlos Cesar não dá tranquilidade ainda mais com uma zaga lenta com o Thiago e pessimamente coberta por Junior Urso!

    • Tião disse:

      Para mim o Aguirre suspendeu o Donizete por causa da entrada no treino de sexta, que tirou o Hyuri do jogo de ontem. No clássico ele volta. Mas o Júnior Urso está no nível dos titulares. Diferença é que ele tem um mês de casa e Donizete 4 anos.