Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Em conversa imaginária, torcedor do Cruzeiro alerta Paulo Bento sobre jogadores e a diretoria

Senhoras e senhores, com bom humor e com verdades, o Claytinho do Nova Vista – BH, falou o que a maioria dos cruzeirenses gostariam de falar. Escreve bem e tem criatividade fantástica. Com a devida licença dele, publicarei em uma de minhas próximas colunas no Super Notícia e O Tempo:

* “Liguei hoje direto pro Paulo Bento, novo técnico do Cruzeiro e o alertei de algumas coisas que ele precisava saber… Segue abaixo o papo que bati com ele: (SQN… rsrs )

Trim…Trim…Trim…Trim…

– Paulo Bento: Alô !

– Clayton: Olá Paulo Bento, boa tarde, tudo bem ??

– Paulo Bento: Quem estais a falar ??

– Clayton: Ô Paulo, você não me conhece… Meu nome é Clayton e sou Torcedor do Cruzeiro…

– Paulo Bento: Ora pois… Digas…

– Clayton: Bom Paulo, gostaria de adiantar e facilitar um pouco o seu trabalho… Pra você começar, faz o seguinte… Esquece tudo que a Diretoria te falou do elenco do Cruzeiro e já pede logo umas 04 ou 05 contratações pontuais de jogadores que possam ter qualidade pra chegar e ser titular de imediato !!

– Paulo Bento: Ohh pahh… O Presidente me falou que temos aqui um jovem chamado Alano de muito potencial…

– Clayton: Esquece, ele devia ter esquecido de tomar o remedinho dele. Esse Alano foi enganado pela cigana, que é a mesma que enganou os dirigentes do Cruzeiro… Fraquíssimo…

– Paulo Bento: Huuummmm… Mas ele me disse também de um atacante velocista… Como é mesmo o nome… Ahhh… Elber !! Que é muito bom…

– Clayton: Esquece, Esse Elber é o que chamamos aqui no Brasil, de “lero-lero” que é mais ou menos igual a fala muito e não faz nada… Muito fraco. Até tem velocidade, mas não tem cérebro…

– Paulo Bento: Mas ele me falou também da garra dos jogadores Argentinos que o Cruzeiro tem, só não lembro o nome de todos agora…

– Clayton: Esquece também… Nem se esforce pra aprender e muito menos decorar esses nomes… Porque se juntar todos, você não vai extrair um jogador que preste…

– Paulo Bento: Ai…Ai…Ai… Mas o Campeonato é longo… Vai dar pra gente fazer um bom trabalho…

– Clayton: Não se iluda Paulo… Aqui no Brasil é assim… Os dirigentes te dão um elenco sofrível e se vc não der resultado em pouco tempo, o ruim e o errado na história será vc mesmo… E adeus seu emprego…

– Paulo Bento: Ah é ??? Tô vendo que deveria ter conversado contigo antes de ter assumido essa empreitada…

– Clayton: Bom, mas já que estais aqui o negócio é fazer como te falei… Esquece tudo que a Diretoria te falou… E tudo que a Diretoria ainda vier a falar, vc finge que entendeu e faz tudo ao contrário…

– Paulo Bento: Affff… Vou tentar

– Clayton: E só pra terminar… E já que você tem a fama de disciplinador, aplique também essa mesma disciplina à Diretoria, porque eles precisam muito mais !

– Paulo Bento: Também vou tentar…

– Clayton: Então ta Paulo… Desculpe incomodá-lo… Só queria te dar alguns alertas… No mais, seja bem vindo ao Cruzeiro e a Belo Horizonte e desejo-lhe toda sorte do mundo ! Pois acredite, vc vai precisar !!!

– Paulo Bento: Aaaaiii Jesuisssss… Tchau !”

* Claytinho do Nova Vista – BH

BARCLAYTONDUDU

O Clayton é este aí, de azul, ao lado do Dudu Galomaio, no bar que ele tinha, o  “Sabarás’Bar”, na divisa com Beagá. Eles ficaram amigos através do blog, depois de muita troca de farpas por causa do Galo e da Raposa.


» Comentar

Comentários:
30
  • Rafael disse:

    Acho muito válida essa experiência do Cruzeiro trazer um técnico europeu. Claro que o ideal teria sido trazê-lo na pré-temporada.

    Quem sabe um dia, além de técnicos, o futebol brasileiro possa atrair jogadores do Velho Continente? Nem que fosse alguns quase em fim de carreira, assim como nossos clubes já fazem repatriando alguns medalhões. Mas teriam que ser bons para ótimos jogadores. Isso quando a economia brasileira melhorar de vez, claro. Enfim, sonhar não custa nada!

  • Alisson Sol disse:

    Clayton,

    Excelente texto! Discordo de vários pontos do conteúdo, mas respeito a opinião diferente.

    Quanto aos jogadores, nem dá para comentar muito: jogador de futebol é impossível de você ter uma análise objetiva, a não ser que assista todos os jogos, e ao vivo. Como já escrevi aqui no passado: eu achava o Tinga um enrolador. Aí, assisti um jogo dele ao vivo, e vi que ele corria sem bola pelo resto do time todo, se colocando bem tanto na defesa quando no ataque. Só ver a “região onde está a bola” pela TV é pouco para se ter uma opinião definitiva sobre jogadores.

    Minha maior discordância é em relação à diretoria. Aponte outra diretoria de clube de futebol no Brasil que em 4 anos conseguiu 2 Campeonatos Brasileiros, em 3 das 4 Copas do Brasil sai perdendo para o time Campeão, e foi eliminado na Libertadores apenas pelo time Campeão? Eu sei que o torcedor do Cruzeiro é exigente. Mas deste jeito, fica impossível uma diretoria trabalhar.

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Caro Alisson Sol,

      Que bom que concordamos em discordar… rs

      Se formos analisar, pura, simples e friamente assim só pelos números dos resultados obtidos nesses últimos 04 anos, aí sim o saldo do Cruzeiro e do Dr. Gilvan seria positivo ( Nesse caso não me refiro à atual Diretoria pois ela não participou disto na totalidade do período que vc citou ). No entanto, esses resultados já ficaram pra trás e boa parte deles teve a participação do Alexandre Matos, que ou mal ou bem também teve os seus méritos. Mas como o futebol é muito dinâmico, ele não dá margens pra tanta lambança. E o pior castigo por tanto erro, pode ser uma terrível queda pra segundona.
      Como vc deve ter acompanhado daí, o Cruzeiro foi o Clube que mais arrecadou em 2015, superando até mesmo o Flamengo e o Corinthians. E em contrapartida, foi um dos Clubes que mais gastaram somente com salário de jogador, pra montar aquele time sofrível do ano passado e agora esse outro mais sofrível ainda. Ou seja, como não cobrar de uma Presidência / Diretoria dessa ??
      É óbvio que não dá pra se fazer time pra ser Campeão brasileiro todo ano. Mas daí a se amparar nos dois últimos Títulos Brasileiros, pra achar que não precisa investir tanto porque não tem mais a obrigação imediata de um novo grande Título, sob risco que com essa “relaxada” pode acabar é amargando uma segundona, tem uma grande distância. No futebol de hoje em dia assim como em qualquer instituição com fins lucrativos séria, a manutenção dos seus gestores está ligada diretamente ao grau de riscos e resultados por eles obtidos. E atualmente, os riscos assumidos por essa Diretoria são muito maiores que os resultados.

      Abraços

  • Pedro Vítor disse:

    Meus parabéns também pela criatividade e pela sensatez.

    Pensamento de quem conhece de futebol, agora alguém acha que o Gilvan, ou qualquer presidente vai dar ouvidos a torcedores por mais que estejam com a razão?

    Mas foi muito bem, eu li o comentário e pensei, mas não é que o Claytinho brincando deu um belo exemplo para a diretoria do seu time. Só espero que a diretoria não ouça realmente o Clayton, que dê mais chances ao Arrascaeta de armador pra alegria da nação

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Caro Pedro Vítor,

      Obrigado ! E vc tem razão… Essa atual Diretoria do Cruzeiro que jamais vai ouvir qualquer Torcedor… rs
      E quanto ao Arrascaeta, o cara já teve 14.828 jogos pra mostrar futebol e realmente já mostrou o que sabe: “Nada” !! rsrs Mas aí entra a questão do alto investimento feito e que agora a Diretoria não tem a humildade pra reconhecer o erro e tentar no mínimo repará-lo, que seria dando espaço por exemplo para o jovem Alex. Afinal, a esperança deles é de que por algum milagre o Arrascaeta faça pelo menos uns dois ou três bons jogos e que apareça alguma proposta no mínimo razoável, pra que eles possam recuperar parte do prejuízo.

      Abraços

      • Pedro Vítor disse:

        Clayton, futebol não tem mágica, ainda onde não há uma manutenção das equipes, todos os times campeões são extremamente decapitado do início ao fim, foi assim com o Atlético em 2013, venceu a Libertadores e seis meses Depois já não era o mesmo no Mundial. Cruzeiro que suportou dois brasileiro sem mudanças profundas foi totalmente decapitado, e restou a camisa apenas. Corinthians vendeu tudo, e acha que Jesus voltou a terra através do Tite né, isso não existe, não foram campeões em um passe de magia!

        O negócio é planejamento, a curto, médio e longo prazo. Bom nessa história Atlético e Corinthians mantiveram o planejamento, houveram pequenas mudanças, no Corinthians de elenco, e no Atlético de comissão técnica. Já o Cruzeiro mudou tudo, primeiro os jogadores, depois diretores e seis meses depois o técnico.

        Ainda acho passado um ano da demissão do Marcelo um erro tê lo demitido.

        Mas a ilusão sempre vem no futebol, a gente se ilude fácil, achavam que o time que brigou pra não cair com o Mano seria campeão. Acharam que o Palmeiras campeão da Copa do Brasil, seria campeão. Acharam que o Muricy com atualização no Barcelona seria um técnico diferente e por aí vai…

        Agora vejo gente achando que o América campeão mineiro vai pegar vaga em Libertadores!

        Futebol não tem magia, é hoje, amanhã e depois, e depois. Essa rotina é estressante, principalmente aos dirigentes, tem que ter “tato” com a coisa, inteligência e ousadia, e pulso firme.

        Digo isso porque trazer o camarada de Portugal e não dar a ele no mínimo 6 meses de trabalho, é não ter planejamento algum!

  • Rafael Evangelista disse:

    Clayton disse em forma de brincadeira tudo aquilo que nós cruzeirenses que não somos clubistas a ponto de admitir que o time está abaixo da média e que tem um elenco fraco. Bem que esse texto poderia chegar ao treinador do Cruzeiro rsrs

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Caro Rafael Evangelista,

      Que bom que vc também é deste tipo de Torcedor que prefere não esconder as mazelas do seu próprio time.

      Abraços

  • Leandro Fábricio disse:

    Parabéns pelos comentários sensatos e zuações na esportiva…

    Gente que cresceu na nossa época e jogou no antigo cavaleiro negro do saudoso Jardel sabem tudo de futebol rsrsrs

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Graaaannndeee Leandro Fabrício !!

      Ô saudade dos tempos de Cavalheiro Negro viu… rsrs
      Mas ainda bem que eu não insisti no futebol…. Senão, hoje em dia seria meu nome que poderia estar sendo crucificado aqui no Blog…. Tipo: “Aquela praga daquele Claytinho não joga nada”… “Aquele Claytinho deve ter um ótimo empresário”… rsrs

      Abraços

  • luiz ibirite disse:

    boa clayton, concordo e assino embaixo, quanto ao alano, já esta até dificil entender como que pode uma ameba daquelas estar no time e niguem fazer nada.

  • André Corrêa disse:

    Ótima conversa! Parabéns, Clayton!

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Caro Chico Maia,

    Primeiramente, obrigado pela deferência !
    Sinceramente, quando fui fazer essa brincadeira não imaginava que pudesse ter essa repercussão… rs Mas como ultimamente eu vinha sendo muito ácido nas minhas críticas ao Cruzeiro, resolvi brincar um pouco com algo mais bem humorado, sem deixar de cobrar…
    E, creio que para qualquer um é uma grande honra ter algum texto repercutido aqui no seu conceituado Blog e em alguma das suas colunas nos jornais. Mais uma vez, obrigado !

    E vc tem razão… O seu Blog agrega valor ! Por aqui nasceu sim uma grande e sólida amizade entre um Atleticano e um Cruzeirense, que no início até travavam alguns “embates”, mas que depois foram se acertando e hoje se respeitam e se admiram mutuamente: Dudu Galomaio e Claytinho. E o cara é tão parceiro, que até pacote de viagens ele já comprou comigo !!! rsrs

    Abraços

  • Vinícius Campos disse:

    Esse Clayton é de tirar o chapéu.

    Lúcido e sensato como sempre.

    Parabéns camarada você está mais que certo. Consegue enchergam o todo sem se deixar cegar pela paixão.

    O futebol precisa de torcedores como você, que na verdade só quer o melhor para o seu time.

    Parabéns.

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Caro Vinícius Campos,

      Obrigado pelas palavras meu nobre ! E esteja certo que a recíproca é mais do que verdadeira !

      Abraços

  • Leandro disse:

    ô Clayton, sou cruzeirense e não concordo em nada que vc postou, tem que deixar a paixão um pouco de lado e observar um pouco mais as coisas com razão, principalmente nesse momento em que o time não está tão bem. Será que esse time, esses jogadores são tão ruins assim? acredito que não, pois se assim fossem não teriam outros times querendo contrata-los. Com relação a diretoria, até pouco tempo atrás o Bruno Vicintim, era um excelente diretor, fez um grande trabalho na base, o Thiago Scuro idem no RBB e o dr. Gilvan era taxado como chapeleiro, mito, enfim; não consigo acreditar que todos da diretoria querem o pior para o CRUZEIRO, acho que eram tendo acerta, como todo mundo, a vida é assim. Sobre o Paulo Bento é também uma aposta, porém entendo que a diretoria tem que deixar o cara trabalhar e implantar sua filosofia de trabalho, acredito que vai dar bom frutos, não é a toa que foi treinador da seleção Portugal. Sobre o plantel acho que tem que haver contratações de 2 ou 3 jogadores de peso, para suportar a pressão que é exercida sobre os mais jovens, talvez por isso que não rendem o esperado no time.

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Caro Leandro,

      Sem problemas meu nobre, respeito totalmente a sua opinião e o seu sagrado direito de pensar ao contrário. Só não entendi bem sua ponderação sobre “deixar a paixão de lado e observar um pouco mais com a razão”… rs Pois, se justamente o que eu faço é procurar ser o mais racional possível, sem me deixar levar pela paixão.
      Opiniões embasadas mais na paixão, são aquelas que a pessoa só vê coisa certa no seu time… Como se tivesse tudo lindo e maravilhoso… Como se ele achasse um absurdo criticar o seu próprio time… Essas sim são opiniões de quem, movido pela paixão, prefere tapar o sol com a peneira. O que não é o meu caso.
      E que fique claro que o que eu sempre comento por aqui, eu sempre falo só por mim. Não tenho autorização, muito menos pretensão de representar a Torcida do Cruzeiro. E é evidente que muitos vão discordar total ou parcialmente de mim. E isso é muito salutar. Pois, se há uma área onde não existe verdade absoluta, é nos debates de futebol entre Torcedores… rsrs

      Abraços

  • Anderson Palestra disse:

    Da parte dos argentinos eu discordo um pouco. Acrescentaria só a ruindade do Henrique que não serve para o América e tem cadeira cativa na titularidade e que nosso caça borboletas precisa de um regime. Outra coisa, nada adianta colocar o Arrascaeta no meio de campo pois ele sempre joga perto dos jogadores do ataque.
    Por fim, ele tem que dar um jeito no povo do A Deus toda glória, que tem que ter mais gana, senão é Adeus toda glória.

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Caro Anderson Palestra,

      É isso aí… Como eu comentei com o Leandro, discordar é saudável… rs
      E quanto ao Henrique, também concordo com vc. Esqueceu o que pouco sabia e só nesse atual Cruzeiro mesmo pra um jogador como ele ser titular… Eu só não me referi à ele e às várias outras amebas que estão lá no Cruzeiro, senão o “diálogo” ia ficar enormeeee… rsrs

      Abraços

  • Leandro Medeiros disse:

    Sou cruzeirense e vivo em Lisboa,me sinto culpado por não ter avisado.Agora tenho a dizer que o Paulo é um grande treinador ,Boa sorte e muitooo trabalho

  • J.B.CRUZ disse:

    Ainda bem que é só no imaginário…

  • Alex Souza disse:

    Muito bom Clayton, são coisas que precisam ser ditas. O problema do Cruzeiro não é treinador e sim da gestão e do grupo de jogadores. De janeiro de 2015 para cá foram feitas muitas bobagens que desarrumaram a casa e enfraqueceram o departamento de futebol profissional. Ficou muito claro no último jogo: são raros os que estão na Toca agora que sabem jogar e os que sabem não são competitivos o suficiente para suportar o que as partidas requerem.Um grupo de recauchutados.

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Caro Alex Souza,

      Isso mesmo. O problema maior lá no Cruzeiro tem sido na gestão do Clube. Ou seja, de cima pra baixo. E isso torna as coisas muito mais difíceis do que já estão.

      Abraços

  • Márcio Borges disse:

    Chico, faz este post chegar até o novo treinador. O trabalho vai ser facilitado.
    Clayton, parabéns!!!

  • marcio disse:

    problema chico é as piadinhas atleticanas é uma pena termos em mg uma midia toda atleticana