Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ótima entrevista do Paulo Bento na chegada ao Cruzeiro e assim como Diego Aguirre, fala em “rodízio” de jogadores

Gostei muito da primeira entrevista coletiva do Paulo Bento. O sujeito é da prateleira de cima também para se manifestar. Sem demagogia, pés no chão, sem salamaleques e falando a verdade: não é fácil iniciar um trabalho quando os concorrentes já estão estruturados, mas ele sabia que teria este desafio pela frente.

Também fala em “rodizio” de jogadores (Ave Aguirre!) para aliviar a carga de tantos jogos do calendário brasileiro e deixar os reservas bem identificados com aquilo que o treinador exige dos titulares:

 

“O calendário obriga um bocadinho a ter essa ideia, a rotatividade (risos). A própria quantidade de jogos em pouco espaço de tempo nos obriga a fazer algumas alterações. Mudar uma quantidade elevada de jogadores pode não ser benéfico. Mas a verdade é que, em alguns momentos da temporada, teremos que mudar. É quase obrigatório da nossa parte.”, disse.

Os companheiros Thiago Prata e Bernardo Lacerda fizeram um resumo do que ele disse, no portal O Tempo:

* “Paulo Bento espera se adaptar o mais rápido possível ao futebol brasileiro e aplicar sua filosofia no time estrelado.”

“A grande característica do jogador brasileiro é sua relação com a bola e sua grande qualidade técnica. Mas para se ganhar jogos e atingir os objetivos é difícil usar exclusivamente  a técnica. É preciso juntar o fator tático e técnico. É muito importante juntar a técnica com a parte organizacional do grupo e as estratégias em campo”, comentou.

Confira outros tópicos da entrevista de Paulo Bento na Toca II

Jogador brasileiro. “Tive a oportunidade de trabalhar com jogadores brasileiros em Portugal, jogadores adaptados para a exigência do futebol. Os brasileiros tiveram rendimento louvável em Portugal. Então não creio que seja verdade (que haja jogador pouco atualizado)”

Novas ideias. “A gente quer trazer ideias para ajudar a equipe a evoluir, mas temos de adaptar às características do futebol e do jogador brasileiro. O jogador brasileiro nunca perderá a capacidade técnica, então queremos juntar esta capacidade técnica com boa tática. Tudo em um trabalho da comissão técnica, do staff e dos jogadores, para o bem do clube”

Elenco. “Tenho algum conhecimento daquilo que é a equipe, da forma que se tem jogado até aqui. Naturalmente temos de nos adaptar de alguma maneira àquilo que a equipe já tem, mas procurar alterar algumas situações. A equipe tem atuado sempre em dois esquemas táticos, 4-2-3-1 ou 4-3-3. Queremos que o jogador assimile o mais rápido possível a forma de a gente jogar. Este é o desafio, criar uma forma de jogar, uma identidade”

Base. “O Cruzeiro é conhecido também pela filosofia de revelar jogadores, tem qualidade nas categorias de base. É verdade que é um plantel louvável de jogadores jovens, mas o talento e a qualidade não têm idade”

Adaptação. A lingua poderá facilitar de alguma maneira a transmissão da ideia e da mensagem. Isso é ótimo e pode facilitar o trabalho da comissão técnica e dos jogadores

Calendário. Temos 38 jornadas no Brasileirão, assim como na Espanha e na Inglaterra. A grande questão é que na Europa são 38 jornadas para se fazer em dez meses. E aqui se faz em sete meses. E acumulado, com os jogos da Copa do Brasil e do Estadual juntos. Isso vai nos obrigar a pensar nos treinos de outra maneira, traçar uma nova estratégia de pós-jogo de outra maneira. Os prazos parar os jogos não são os mesmos. Existe viagem para fazer. Isso vai nos exigir estar mais atentos”

Contato com os jogadores. “Estes dias têm sido de recolha de informações. Gostaria de deixar meu agradecimento à estrutura do clube, para que a gente possa iniciar amanhã (terça-feira) nosso treino da melhor maneira possível. A partir daí vamos começar a entender melhor os jogadores, com treinos, e vamos nos comunicar com os jogadores”

http://www.otempo.com.br/superfc/cruzeiro/paulo-bento-%C3%A9-apresentado-exigindo-disciplina-no-cruzeiro-1.1300693

 


» Comentar

Comentários:
6
  • André Corrêa disse:

    Aguirre tem ótimo elenco à mão e vem fazendo besteira atrás de besteira; no que vai dar o rodízio do português Bento, que não têm sequer onze titulares?

  • J.B.CRUZ disse:

    Na realidade, este ano todos os técnicos brasileiros estão nivelados por baixo..Quem está despontando é só o Bauzas do São Paulo, que é estrangeiro.
    Espero que Paulo Bento coloque o CRUZEIRO na rota dos títulos..Plantel para isso, ele vai ter..
    Este time bem entrosado, não tem prá ninguém…
    CRUZEIRO SEMPRE !!!…

  • Alisson Sol disse:

    Outra coisa interessante, além do calendário absurdo, são os deslocamentos no Brasil. O Cruzeiro joga em 23/Outubro em Salvador e depois vai para Curitiba. Distância de vôo: ~1800Km. Já na Europa, um time como o Chelsea sai de Londres para um jogo em Berlim fazendo um vôo de ~900Km, que é aproximadamente a metade, além de ter inúmeras opções diretas (o que lá não vem ao caso, pois na Europa a maioria dos times faz vôos fretados, ao contrário do Brasil).

    E se o clube tiver compromissos além do Campeonato Brasileiro, que se vire. Aliás, a tabela parece feita para causar os maiores deslocamentos possíveis. Não pensam jamais em coisas como um time, que seja o Santa Cruz, ir ao sul e jogar contra Grêmio e Internacional em sequência, ao invés de sair de Recife, ir a Porto Alegre, volta para Recife e depois ir a Curitiba (sequência real deste ano!). Parece tabela feita por empresa que vende gasolina para as companhias aéreas!

  • Thiago disse:

    Não ha nada melhor que essa situação no Cruzeiro nesse momento. Calma, explico.
    Jogadores de certa forma não foram devidamente cobrados até pq deivid so passou a mão na cabeça do grupo, que embora seja limitado tem obrigação de responder com mais garra e vontade de ganhar. Existe um certo corpo mole ja que na diretoria ninguem se apresenta com comando pra cobrar. Ao que tudo indica Paulo Bento nao vai se basear em marketing de certos atletas aue a diretoria faz e logo veremos quem tem realmente sangue azul pra dar ao time, ai e o primeiro passo pra lista de despensa que passou da hora de ser feita.
    Henrique, Willian, Bruno Rodrigo, Leo, ainda não mostraram o futebol de épocas vitoriosas como 2013/14 e tem responsabilidade maior pois o estão estão mais tempo no grupo e sabem disso. Precisam se comprometer muito mais ou podem amargar banco com o novo técnico.
    Alano, Mike, Rafael Silva,Sanches mino, elber, douglas Coutinho e pisano não tem definitivamente futebol de série A e mal servem pra compor elenco. Ou dao tudo que podem em garra, aplicacao tatica, pq futebol não tem.
    Mais do que urgente precisamos e mais dois laterais, um de cada lado (Brian e Lucas são boas opções pra banco), um volante distribuidor de bola pra fazer dupla com Romero, um armador (camisa 10 ) e um centroavante nato, de origem como Rafael sobis, Marcelo Moreno ou Barcos.
    Mas ainda assim com o elenco que tem Paulo Bento por pelo menos ter um time organizado que seja mais seguro defensivamente, mais preparado pra evitar derrotas idiotas como a de sábado. Perder faz parte do futebol, mas que venha após o time ter lutado pra vencer, de forma contatenada, organizada e com sacrifício pro adversário. Confio que o portuga va fazer uma boa jornada por aqui, e acabe com as piadas e português dos adversários kkk

  • Marcão de Varginha disse:

    Aguirre fazendo escola…
    – Ao Paulo Bento: favor acessar a matéria seguinte e tire suas próprias conclusões: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2016/01/11/noticia_cruzeiro,327243/em-entrevista-a-programa-de-tv-supervisor-do-cruzeiro-lembra-tentativa-de-compra-de-juiz.shtml
    – #benecyeternomito

  • Leandro Fábricio disse:

    Paulo bento da prateleira de cima??? Nós atleticanos agradecemos pela vinda desse aventureiro que estava parado ha 2 anos sem ninguém sequer cogitar seu nome… até os dirigentes do enseada o descobrirem