Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Estratégias dos treinadores serão decisivas esta noite no Independência

No papel, time por time, banco por banco, o Galo é melhor. Mas o São Paulo está subindo de produção e tem o empate a seu favor, além da perspectiva de marcar um gol fora de casa. A imprensa paulista aposta no técnico argentino Edgardo Bauza para fazer diferença. Vejo este jogo como divisor de águas na carreira de Diego Aguirre: se classifica e se consagra ou perde o emprego. Também pode ser o dia de afirmação do Robinho, que ainda está devendo uma exibição de gala, dessas de entrar para a história e justificar o investimento.

Repasso às senhores e senhores a opinião de dois colegas paulistas, a quem respeito muito. Juca Kfouri e Paulo Vinícius Coelho, publicadas na Folha de S. Paulo.

Primeiro o Juca:

* “Que no Horto vejamos muito mais do que vimos no Morumbi e que os professores Diego Aguirre, uruguaio, e Edgardo Bauza, argentino, não se esqueçam de que só ganhar é pouco.

Mais: o futebol brasileiro não precisa de ninguém que lhe ensine a dar pontapés, até porque já sabe.

Na bola, pela experiência de Bauza e pela vantagem que obteve, o Tricolor pinta como semifinalista.”

***

Esta  do PVC, deveria ser mostrada ao Diego Aguirre:

* “A vitória dos reservas do São Paulo sobre o Botafogo foi a primeira fora de casa sob o comando de Edgardo Bauza. Antes, oito empates e cinco derrotas como visitante serviam como um ponto de desconfiança, antes da viagem para Belo Horizonte para as quartas de final da Libertadores.

O São Paulo está melhor. Não porque venceu o vice-campeão carioca com os reservas. A medida é o crescimento nas apresentações contra Trujillanos, River Plate e Toluca. A pior das atuações no Morumbi pela Libertadores foi contra o Atlético.

Contra o Trujillanos, sem aparente base para análise pela fragilidade do rival, o São Paulo deu o primeiro sinal de melhora tática, com triangulações pelos dois lados do campo. Um trio com Mena, Michel Bastos e o apoio de Ganso pela esquerda, outro com Bruno, Kelvin e a chegada de Hudson ou Calleri na direita.

O time não está pronto, tem problemas na cobertura dos laterais, sofreu oito dos nove gols da Libertadores em cruzamentos e pode até ser eliminado na próxima quarta-feira, no estádio Independência. Mas está diferente.

O diagnóstico da mudança foi passado pela primeira vez por uma pessoa que frequenta o vestiário dois dias antes da goleada sobre o Toluca. “Mudou!” A frase referia-se ao ambiente transformado nos quarenta dias que se seguiram à derrota para o Strongest.

Naquele dia, no Pacaembu, Michel Bastos fazia parte de um grupo em greve de silêncio como protesto contra os direitos de imagem em atraso. Lugano, Calleri e Alan Kardec discordaram dele e deram declarações.

A crise se ampliou com a derrota para o São Bernardo, em março. Três dias depois, o diretor executivo, Gustavo Oliveira, improvisou uma entrevista coletiva e falou sobre a falta de vontade do elenco. Não era isso.
“Internamente estamos cuidando de tudo o que está faltando”, disse ele, na época.

Nos dias seguintes, uma sequência de reuniões serviu para deixar claro aos jogadores que se alguma coisa tivesse de mudar seria o elenco. Mudar o técnico era considerada uma estratégia fracassada, pelas trocas de Muricy por Osorio, Osorio por Doriva e Doriva por Milton Cruz no ano passado.

A percepção era de que Edgardo Bauza estava sendo testado pelo time e quinze reuniões individuais foram feitas para comprometer os jogadores. Não houve só cobrança, mas compromissos assumidos. A direção prometeu que não haveria mais atrasos salariais depois da assinatura do novo contrato de TV.

Também deu atenção especial a Dênis e Michel Bastos. O primeiro pela dificuldade de ser o substituto de Rogério Ceni. O segundo pela relação tumultuada com a torcida. Nem Inter nem Palmeiras nem Santos. O São Paulo fez questão de dizer a Michel Bastos que desejava sua sequência no Morumbi.

É impossível dizer se esta história levará às semifinais. É certo que se nada disto tivesse acontecido a chance de já estar fora da Libertadores seria muito maior.

O Atlético tem dificuldade para fazer a bola passar pelo meio-campo. A entrada de Cazares pode atenuar o problema.

Se isto acontecer, pode ser mais difícil para o São Paulo. Os titulares não venceram nenhuma vez como visitantes neste ano. Só os reservas salvaram. Mas não se esqueça que o empate levará às semifinais.”

* PVC


» Comentar

Comentários:
24
  • Marcão de Varginha disse:

    Boa sorte, Galo…. com humildade e respeito pelo adversário, poderemos chegar lá!
    – #benecyeternomito

  • Clóvis Mineiro disse:

    Estou tão cansado da mesmice, falácias, factóides, abobrinhas e papo gilberto gil da imprensa e boleiros, que uma coisa é certa: se o Galo ganhar por mais de 1 x 0 ele classifica.

  • ita disse:

    Já me tô preparando pro nó no cérebro que vai dar a escalação do Aguirre.

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    dizem que os fogos que os atleticanos soltaram ontem a noite foram os que estavam guardado para a final do mineiro.

  • Pedro Vítor disse:

    Também fiquei sabendo que o Robinho não irá para o jogo. Neste caso, o Carlos entrando muda muito a forma de jogar, pois ele posiciona o Carlos como um legítimo atacante de área e quem sai é o Pratto onde tem enorme qualidade pra sair pro jogo. Mostrou isso contra o América apesar de não termos vencido, e contra o Racing onde fomos felizes.

    Agora eu gosto do Clayton também, acho que na posição do Robinho o jogador certo pra substituir sem perder qualidade, e taticamente por ser jovem agregaria bastante.

    Só não espero que ele surpreenda a todos e coloque o Hyuri que tem feito péssimos jogos ultimamente.

    Há possibilidade de o Aguirre escalar o Datolo também, com isso acho que preservaria o Casares. No momento eu acho que o Casares esta melhor fisicamente, mas qualquer um dos dois são primordiais pra fazer o time equilibrado e compacto ofensivamente e defensivamente.

    Não mudo meu placar, 3 a 0!

  • Leandro Fábricio disse:

    Hj o que mais ai mandar será o psicológico dos jogadores do atlético, time por time o galo é superior mesmo sem rafael carioca, junior urso e robinho (que aliás tive informação que não vai jogar mesmo) provavelmente carlos entrará no seu lugar e tomara que o garoto esteja iluminado de novo…
    não pode afobar e descuidar na defesa, acho que se o atlético não sofrer gols irá se classificar pois dificilmente deixará de marcar gols na fraca defesa dos paulistas…

    no mais é aguardar…. outra noticia é que se o galo não se classificar aguirre será demitido…

    • Julio Avila (Mariana) disse:

      superior? kkkkkkkk desce dai inocente, daqui a pouco começa as desculpas de juiz,clima,gramado molhado é sempre assim,mas nunca enxergam que tem um time limitado e uma zaga simplismente horrorosa,uma peneira se eu que jogo futebol amador ficar mano a mano com L Silva ele vai sofrer na minha mão imagina no profissional.

  • Vinicius Campos disse:

    Na minha opinião ja citada antes deveriam ir com o seguinte time.

    Victor
    Gabriel, Leo Silva, Erazo, Douglas Santos
    Leandro Donizete, Lucas Candido, Dátolo (Carlos Eduardo), Cazares
    Robinho(Cleiton, Carlos) Lucas Pratto.

    O meio ficaria forte e criativo.
    Gabriel no lugar do Marcos Rocha para fechar a avenida. Ainda mais que o Michel Bastos atua justamente ali.

    Agora se vier com essa história de três volantes e Patric de atacante acho muito difícil passar e aí babau Galo na libertadores e tchau aguirre. É só não inventar que dará certo.

    Saudações Atleticanas.

  • MHD disse:

    Aguirre,não inventa moda,o time tem que ser:Victor,Rocha,Erazo,L. Silva,D. Santos,Donizete,L. Cândido,Dátolo,Cazares,Robinho(Clayton) e Pratto.

  • Julio Cesar disse:

    Claro que a mariada não vai perder; tem que participar da Libertas !!
    Estão esperando a “quarta feira do Goulart” ate hoje e esperam que seja com outro time !
    Chico, postei sobre a nau que saiu da zona do euro pra receber em reais poraqui…
    Alguem ja falou sobre o desembolso mensal pra bancar 4R$/Euro com a nau portuguesa. Primeiro foi Pedro Alvares, agora Paulo Bento e sua caravela !

  • Pedro Vítor disse:

    Chico Pinheiro estava no programa do André Risek Chico maia, no Redação SporTV.

    Representou muito bem o Atlético, falou das torcidas do Galo mundo afora, Galo da Peste em Recife, Galotins em Tocantins e por aí vai.

    E pegaram no pé do Aguirre o Risek e o Avallone que também estava no programa, e no Patrick, que espero que cale a boca deles nesta noite no Horto.

  • geovany altissimo disse:

    1 x 0, passamos nos penaltis

  • Igor Mendes Dias disse:

    Manchete do Hora 1 da Globo: Robinho está fora da decisão de hoje… Manchete do Superesportes: Robinho está relacionado para a decisão de hoje.
    Pasmem senhores, o Galo é o time mais amarelado da Libertas 2016, é que nos outros times só tem “Santo”.
    Torcedores do Galo são detidos por soltarem foguetes próximo ao hotel do São Paulo. Onde o Galo vai ele passa por isso e eu não vejo ninguém sendo preso. A lei devia ser para todos.
    manchete do Superesportes: Situação de Robinho do Cru7 está quase regularizada… Mas o técnico interino se culpou por exigir demais do atleta e ele foi vetado por contusão. Que confusão!

  • Igor Mendes Dias disse:

    Lá dentro, neguim esquece tudo. Vai depender do astral de cada atleta, quando o sangue está quente, a teoria vai pro brejo. Quem errar menos, for mais sangue frio, mais ousado, vencerá, o resto é perfumaria.

  • J.B.CRUZ disse:

    ———————————————————– 1 x 1 = Pratto x Bastos.. —————————————–

  • Pedro Vítor disse:

    Estrategia ganha título, e eu acho que o Atlético do Aguirre muito bem preparado para disputa da Libertadores, o jogo em São Paulo mostrou uma equipe fria e calculada, e já havia sido assim contra o Colo Colo no Chile e Racing na Argentina. Isso se chama planejamento, e o Aguirre é técnico de Libertadores!

    Só que o Bauza também é técnico de Libertadores. Alguém lembra daquele time frouxo do São Paulo que só apanhava e não batia, era só toque de bola pra um lado e para o outro. Este São Paulo não existe mais. O time esta mais brigador, e isto é a cara da competição.

    Mas eu sou mais o Atlético, que montou o time ano passado, trocou a comissão técnica, que com suas convicções alterou algumas coisas, mas manteve a base. Isso pode fazer uma diferença grande no confronto!

    Hoje Galo 3 a 0 com Pratto, Patrick e Datolo!

  • André Corrêa disse:

    Bom dia, Chico.

    Acho que eu nunca vi – ou nunca percebi – uma campanha tão grande do eixo contra um adversário deles. Estão distribuindo pauladas a torto e a direito no Atlético, plantando notícias na imprensa, fazendo análises ridículas sobre o time mineiro. Para o meu susto, até a Itatiaia parece ter entrado nisso.

    Tanta coisa e mais a diretoria do São Paulo, conversando fiado a todo instante – ontem um diretor deles disse que espera que o Galo se preocupe mais em jogar futebol e menos com pugilismo. Até parece que não foi um jogador deles que deu uma voadora no Donizete com dois minutos de jogo no Morumbi.

    Eu só vejo uma explicação para tudo isso: medo. Eles sabem que o time do Atlético é muito melhor que o adversário e joga em casa, onde fica mais forte ainda. Desde 2012 ninguém do eixo aparece nas semifinais da Libertadores; parecem engajados em campanha para mudar isso.

    Por aqui, espera-se que Aguirre não invente dessa vez. Mesmo que não tenha Robinho, as alternativas para o time titular e o banco são boas – suficientes para fazer os dois gols de vantagem que precisa.

    Partindo da previsão de que Robinho não terá condições de jogo, eu escalaria:

    Victor, Rocha, Léo, Erazo e Douglas; Donizete, Lucas, Dátolo e Cazares; Carlos e Pratto.

    Justifico: A defesa é unanimidade entre todos. Eu escalaria Lucas porque ele é volante e chuta bem – o goleiro deles é fraco e essa habilidade pode ser importante. No meu time jogariam Dátolo e Cazares, um armando pela esquerda e outro pela direita. Carlos é atacante de ofício e, apesar de não conseguir parar em pé ultimamente, mostrou estrela e marcou gols em todos os jogos em que entrou. Em boa fase, é importante.

    Tanto Dátolo quanto Carlos recompõe na marcação. Por mais que essa formação mais ofensiva ainda não tenha sido utilizada neste ano, é preciso lembrar que o Galo só se classifica com dois gols de diferença. Assim, a iniciativa de ousar mais é pertinente. Mesmo assim, apesar de tantos bons argumentos a favor, duvido que Aguirre escalará o time assim.

    Resta agora aguardar e torcer para que o árbitro uruguaio Andrés Cunha possa desempenhar bem o seu papel e não comprometer o espetáculo. Aposto que teremos hoje um jogo melhor que o da semana passada. Time por time, não cabem comparações entre Atlético x São Paulo; porém o componente emocional e a inteligência farão mais diferença que a qualidade técnica na noite de hoje.

    Tomara que o Atlético se classifique e silencie essa campanha cretina a favor do adversário.

  • Paulo F disse:

    Falou tudo Chico, a estratégia fará toda diferença. Se o Bauza vier para cima, muito provavelmente o São Paulo classifica. Se tentar segurar empate, que é o provável, só não classifica se o Aguirre entrar no 4231.
    Se Aguirre entrar com três volantes, independentemente da formação do SP, o Galo está fora.

    Eu duvido muito que o Aguirre largue os três volantes que tanto ama… e que serão o motivo de sua demissão. Ele é muito incoerente, chegou falando que não ia mexer no sistema, que deu certo desde 2012 até esse ano: 4-2-3-1.
    É óbvio que a bola não passa pelo meio campo, o Aguirre não gosta de jogador de criação. A não ser que consiga marcar forte também, mas me diga um jogador que consiga fazer os dois com eficiência… não tem jeito!
    Tomara que queime minha lingua e entre com Cazares, Carlos Eduardo(Hyuri ou Carlos), CLayton e Pratto. Patric no ataque não dá, mas se entrarmos com dois volantes, não tem problema, até isso eu aturo. O que não dá pra aguentar é ver o cara jogar defensivo precisando ganhar de dois gols…

    • Pedro Vítor disse:

      Concordo

      Mas acho que o Aguirre vai pra cima, não tem outra alternativa!

      E mudança de técnico compromete os resultados do ano inteiro!

      • Paulo F disse:

        Tomara meu amigo, tomara!!! espero queimar a lingua hehehe
        Minha formação Ideal:

        Victor, M. Rocha, L. Silva, Erazo, D. Santos; Donizete, Lucas C., Cazares, Dátolo(C. Eduardo), Clayton e Pratto.

        Formação que deverá ir a campo SE NÃO ENTRAR COM 3 VOLANTES:
        Donizete, Eduardo, Dátolo, Patric, Carlos e Pratto ….

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    o medo começou cedo hein!? coisa de gente que não tem serviço.
    o secador vai estar ligado hein,se jogar a bolinha que jogou la e o juiz não operar o são paulo de novo o galin roda dessa vez.o time é fraco.

    • Adolfo disse:

      “Antigamente, era bom discutir futebol com o cruzeirense. A gente falava do Galo, eles falavam do cruzeiro. Hoje, ficou muito chato. A gente fala do Galo e eles também”
      Chico Pinheiro.

    • Leandro Fábricio disse:

      O medo que vc está falando é de vcs mesmo kkkk, já vi um monte de felpudos começando a choramingar dizendo que se a gente passar do são paulo estão com medo do filme da libertadores de 2013 se repetir…
      não te conheço mas fico a imaginar vc na frente da tv roendo as unhas numa tremedeira de costume a cada ataque do galão kkkkkk hj