Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Goleada de fácil explicação e bobagens ao vento jogadas pelo presidente da federação uruguaia

Estacionar em local proibido, durante o dia ou na madrugada, em qualquer lugar, é garantia de reboque imediato nos Estados Unidos. Como este carro nas imediações da Calçada da Fama, em Hollywood/Los Angeles.

Os 7 a 0 do Chile no México surpreenderam até aos chilenos, os atuais campeões da Copa América. E provocou uma enxurrada de “descobertas da pólvora” por parte de analistas que, cada um à sua maneira, deram explicações das mais malucas para este placar. Obviamente que a maioria pôs a culpa no técnico colombiano Juan Carlos Osório, ex-São Paulo, o menor dos culpados, mesmo que ele tenha assumido a culpa. Foi político e estratégico, para manter a confiança que os jogadores  têm nele, por não ter medo de perder o cargo e por saber que a federação mexicana não o demitiria por causa desse jogo.

A explicação é simples, quase a mesma de sempre quando dois times fortes se enfrentam e só a vitória interessa: falhas individuais e desespero depois do terceiro gol, que faz com que cada jogador queira resolver sozinho e todos se esquecem que o futebol é coletivo e que há um sistema de jogo a ser seguido. Vira  bagunça, facilitando para o adversário ampliar o marcador.

O México está com um ótimo time e era, junto com a Argentina e o próprio Chile, candidato ao título. O primeiro gol foi aos 15 minutos de jogo, numa falha do excelente goleiro Ochoa, que espalmou uma bola nem tão difícil nos pés do Purch. O jogo ficou melhor ainda e o Chile voltou a marcar aos 43, numa antecipação do Vargas ao zagueiro, que cochilou no lance; ou seja: outra falha individual. No segundo tempo não havia outra alternativa para Osório, que tinha que mandar o time para o ataque, buscar o empate, já que tinha condição pra isso. Mas, aos 4 minutos, o volante Hererra perdeu uma bola que virou contra ataque chileno e o terceiro gol, do Sanchez. Aí bate desespero geral e o México se tornou uma bagunça só. Dois minutos depois tomou mais um e os outros três gols foram fáceis, em contra ataques e mais falhas individuais e coletivas.

 

Semifinalistas

 

O Chile não fez grandes partidas iniciais, cresceu no terceiro jogo da primeira fase e tem bons jogadores. Deverá passar pela Colômbia, que fez um jogo horroroso contra o Peru e se classificou nos pênaltis. Jogo na quarta-feira, quando já saberá quem será o outro finalista, que deverá ser a Argentina. Na terça os comandados do Gerardo Tata Martino, deverão passar pelos anfitriões, os esforçados norte-americanos, comandados pelo alemão Klisnsmann. Os argentinos têm, de longe, a melhor seleção desta Copa América e é total favorita ao título. Atropelou a Venezuela, 4 a 1, sem precisar fazer muito esforço.

 

Bobagens ao vento

 

Depois da derrota de 3 a 1 para o México, na estreia na Copa América, o presidente da federação uruguaia, Wilmar Valdez disse numa entrevista:

“Ficou claro que este torneio está armado para o México”.

Levantava suspeita sobre os interesses da Televisa, a poderosa rede de TV mexicana, detentora dos direitos de transmissão da competição.

Outra bobagem, dita pelo mesmo cartola: “A Conmebol se equivocou. Poderá ser uma grande copa no marketing e no show, mas o futebol sul-americano é outra coisa. Os Estados Unidos têm uma cultura diferente, onde não se sente o futebol…”

Recorde de público na história da Copa América, mais de 40 mil pagantes de média, por partida.

 

 


» Comentar

Comentários:
23
  • José Eduardo Barata disse:

    E o GALÂO da MASSA ?
    Bastou o Marcelo escalar volante de volante ,
    zagueiro de zagueiro , meia de meia , atacante
    de atacante e …. pronto , eis um time !
    Donizete , monstro .
    Rocha , firme e categórico .
    Cazares ( lembra o Lacy ) , perfeito .
    O resto acompanhou a toada .
    Jogo bom demais da conta .

  • Pedro Vítor disse:

    7 a 0? Que iss

    Pra mim só o Brasil tinha esta façanha de tomar de 7.

    Chile vai se firmando no cenário mundial!

    • Alisson Sol disse:

      Basicamente, o mesmo que aconteceu no jogo do Brasil contra a Alemanha: o Chile fez 1 gol, o México foi todo desordenado, e o Chile passou a jogar no contra-ataque. Praticamente tudo deu certo para o Chile neste jogo. Veja uma reprise do último gol: até o atacante chileno achou que tinha perdido a bola, e no “bate-volta”, ela sobra livre para ele.

      Já do outro lado: deu tudo errado para o México. Depois do terceiro gol, realmente bateu o desespero mesmo, e começaram a fazer lances ridículo. Um jogador mexicano tentou fazer um gol do meio de campo ao ver o goleiro adiantado. Achou que o goleiro do Chile, que joga no Barcelona, era o goleiro do Cruzeiro. Para piorar: errou o gol.

  • Pedro Vítor disse:

    Fico pensando se o Atlético tivesse vencido pelo menos dois jogos destes que teve o resultado na mão e estivesse ali no bolo dos 5 primeiros, mas ainda está em tempo de uma virada espetacular e retornar o caminho do título ainda neste primeiro turno.

    Pra desespero do Tostão e vários outros que dizem muito coisa boa mais também várias bobagens por serem cubistas e se deixarem levar pela emoção.

  • Pedro Vítor disse:

    Bom Dia

    Atlético mostrou porque é candidato ao título do Campeonato mesmo estando nove pontos atrás do Palmeiras

    Com o Casares ou Datolo Armando o time, é outro futebol. E a defesa também se encontra melhor neste com Erazo que é canhoto ao Leonardo Silva, um posicionamento correto e jogadores rodados e preparados pra toda situação adversa.

    Agora temos três centros avançados no elenco , faz diferença ñ ter improvisações no setores.

    Espero que o Marcelo faça escolha certa com o elenco inteiro , foi aí que o Diego Aguirre errou completamente no comando da equipe

    E o Cruzeiro hein Claytinho, segurando a Lanterna… Neste frio melhor que isso só em volta da fogueira kkk

  • Carlos Epaminondas disse:

    O Revétria, melhor dizendo, Arrascaeta, que só joga contra o Galo, errou tudo ontem, inclusive um penal e jogou o Cru Cru para a Lanterna do Brasileirão. Tomara que estacionasse lá e não vai ser multado, a cbf libera tudo para eles. Aecim também tem moral em São Tomás Detrás e o Cru Cru não vai perder pontos na carteira. Zezé vai dar uma festa de arromba pra comemorar a Lanterninha, pois quer o fracasso de Gilvan. Bento diz que fez a pior partida no Cru Cru e botou a culpa no Frio que faz lá no sul. Só não foi pior que a renda do jogo do América, que não precisou da Kombi, foram de Fusca mesmo. Cru Cru paga 8 milhões ao Barcelona pelo Douglas, ex lateral do São Paulo, já que Maxwel foi mais um que não quis vir. Calote a vista.

  • André Corrêa disse:

    Chico,

    Sei que você não gosta de envolver nomes de colegas seus de imprensa aqui no blog, mas aconteceu uma coisa hoje que, na minha opinião, é grave. Escrevi uma carta à diretoria da Rádio Itatiaia, que gostaria de compartilhar com você e demais comentaristas deste espaço. Peço que publique este comentário.

    Prezados senhores(as),

    Ao final de Grêmio 2×0 Cruzeiro, o comentarista Júnior Brasil expressou com veemência sua insatisfação com a derrota da equipe mineira e sua condição de última colocada no Campeonato Brasileiro.

    Durante a sua fala, Brasil disse:

    _ Querer sanear as contas do Cruzeiro agora é uma bobagem! Priorizar o pagamento de impostos é bobagem – logo, logo o governo aparece, concede isenções e o clube terá gastado uma fortuna a toa. Não vale a pena pagar imposto! A prioridade tem que ser futebol, o Cruzeiro não pode se expor dessa maneira e correr riscos sérios de rebaixamento. A diretoria precisa priorizar o futebol e deixar o resto em segundo plano.

    Traduzindo as palavras do comentarista, ele afirma claramente que o Cruzeiro precisa cuidar do seu desempenho dentro de campo e deixar a administração e os compromissos em segundo plano. É uma defesa cristalina do “jeitinho brasileiro”.

    O Brasil tem uma presidente da república afastada, sob julgamento de impeachment no Senado Federal. O presidente interino já perdeu três ministros por denúncias graves de envolvimento com corrupção. A operação Lava-a-Jato está horrorizando uma horda de políticos de caráter duvidoso, protagonizando ações que desencadearam uma onda de alguma esperança para aqueles que ainda esperam um país em que elementos corruptos paguem por seus crimes.

    Nesse contexto, um comentarista de futebol toma posse do microfone da maior rádio do estado – uma das maiores do país – para defender a prática do jeitinho sem qualquer vergonha ou pudor. Defende abertamente que um clube, que tem que ser tratado como empresa, descumpra seus compromissos diante de credores e do país em favor da “responsabilidade que a diretoria deve assumir para com a paixão de seus torcedores”, segundo palavras do próprio.

    Isso é ultrajante! É uma ofensa contra os ouvintes, contra a história sexagenária da Rádio Itatiaia e contra um país que tenta, com muita dificuldade, se livrar desse tipo de prática que só nos causa atraso, má qualidade de vida e vergonhas históricas, como essa da organização dos jogos olímpicos do Rio.

    O público-base da Rádio Itatiaia está nas classes C, D e E. São pessoas que, em sua maioria, possuem formação humana precária e espelham-se em exemplos dos outros para moldar seus comportamentos, sem grande capacidade crítica. Essas pessoas, quando escutam falas como as do Sr. Brasil, são capazes de faltar com suas palavras, quebrar compromissos e/ou cometer atos ilícitos usando como justificativa a prática do jeitinho disseminada por alguém com poder de influência sobre eles.

    Quem fala a um microfone precisa assumir postura responsável com o que diz. Se esse microfone for o de uma emissora com a audiência da Itatiaia, essa responsabilidade assume um tamanho incalculável. Foi essa responsabilidade que faltou no episódio ocorrido há pouco.

    Eu sou ouvinte da Itatiaia há 25 anos. Estudei jornalismo, fui aluno de profissionais como Sônia Pessoa e Nair Prata, ambas com história relevante na casa. Fui colega de classe de Mário Henrique. Mesmo tendo abandonado o curso jamais deixei de estudar a história da comunicação. Sei de grandes atrocidades cometidas pela imprensa brasileira ao longo da história, mas jamais havia presenciado, ao vivo, uma grosseria tão grande quanto essa de hoje.

    Quem usa o espaço não-comercial de um veículo de comunicação está expressando a opinião da empresa. É o nome da rádio que foi pisoteado nesse episódio.

    Por menos que isso Lélio Gustavo foi desligado dos quadros da Itatiaia. É preciso que a emissora se retrate diante dessa indecência e aja no sentido de punir o autor dessa fala infeliz.

    Na condição de cidadão consciente e ouvinte de longa data, me sinto ofendido por essa barbárie verbal disparada por Júnior Brasil. Eu não sei se este foi o caso dele, mas desabafos de torcedor precisam acontecer em ambientes privados. Usar o microfone da Itatiaia para externar tamanhas insanidades é demonstrar desrespeito pela emissora e pelo público. Se não for esse o caso, o comentarista desconhece o poder que esse microfone tem para alcançar pessoas, formar opiniões e disseminar comportamentos. Em qualquer um dos casos ele se mostra indigno de manter o cargo que ocupa.

    Manifesto, assim, minha indignação com tudo isso que tivemos a tristeza de ouvir na noite de hoje.

    Cordial e respeitosamente,

    André Corrêa

    • Marcão de Varginha disse:

      André, concordo em tudo… e qualquer pessoa de bem tem essa sua visão, rapaz! Parabéns!

    • André Corrêa disse:

      Critiquei Júnior Brasil e ele me respondeu.

      Mais uma vez, peço licença ao Chico para compartilhar com os colegas o direito de resposta do comentarista.

      Bom dia! Em nenhum momento falei de sonegar, disse que, o dinheiro do clube não pode ser todo usado em impostos e o futebol ficar abandonado!
      A dívida de impostos pode ser paga de forma parcelada! Pq tem que ser praticamente num único depósito? Não! Pague parcelado. Com isso, vc tem mais receita, inclusive para continuar no programa do Profut!
      Atenciosamente!

      Junior Brasil

    • Alisson Sol disse:

      O que posso dizer é o seguinte: por menos que isto, radialista muito conhecido nos EUA já perdeu o emprego. O sujeito está pregando o não pagamento de impostos (basicamente, incitando a “desobediência civil”).

      É o que eu já escrevi várias vezes: temos de escolher se vamos querer imitar um outro clube de Minas não paga dívida velha e deixa dívida nova envelhecer. Se vamos nos jogar nesta lama moral, e competir por “quem tem a maior dívida de impostos”, melhor avisarem aos torcedores de bem.

      • Marcão de Varginha disse:

        Garganta, falar em entrelinhas é no mínimo covardia, irresponsabilidade e à altura dessa declaração infeliz do Jr Brasil, meu caro!
        – Decerto para você as palavras “daquele” dirigente que assumiu por livre e espontânea vontade ter comprado arbitragens para favorecer esse mesmo time faz parte do futebol, caro conivente!
        – #benecyeternomito

      • André Corrêa disse:

        Em qualquer país sério isso não passa em branco, Alisson. Podemos – e devemos – questionar os abusos dessa carga tributária indecente no Brasil, mas incitar um clube a negligenciar sua administração em razão dos resultados negativos é um “conselho”, no mínimo, desastroso.

    • luiz ibirite disse:

      andré o que mais me assutou nesta fala foi quando ele disse que o cruzeiro hoje é exemplo perante os outros devido ao cumprimento de suas obrigações junto ao profute, e em seguida me vem com esta pérola de se endividar e porque os outros se endividam, rapaz tenha uma ME onde no total somo em 8 funcionarios e o que ele disse vai na contramão de tudo que tenho feito nestes 11 anos de existencia de minha lj, e repudio tal comportamento.

      • André Corrêa disse:

        Exemplo pra mim é a Chapecoense, Luiz. A cidade de Chapecó abraçou o time, as contratações são pontuais e eficientes. O clube deve “apenas” R$ 5 milhões, sendo a menor dívida entre todos os clubes da Série A.

    • Ângelo Assis disse:

      Corretíssimo André!!!!

    • José Eduardo Barata disse:

      André , escrevi um texto e o perdi antes de enviá-lo.
      Nele destacava o belo português , o respeito pela
      Língua Pátria , tão maltratada nos tempos atuais .
      Apontava também o profissionalismo do Chico Maia,
      sem aquele corporativismo tacanho que assola o
      nosso país , ao publicar a matéria .
      E , por fim , perguntava : que é mesmo Junior Brasil?
      Qual a importância dele ?
      Poupe seus ouvidos e sua indignação , meu caro .
      A Itatiaia que cuide de seus disparates .
      E que responda no foro adequado .

      • André Corrêa disse:

        Barata, saber escrever corretamente deveria ser a primeira obrigação de qualquer pessoa. Obrigado pelo elogio! Elogio também ao Chico, que a quem agradeço por publicar minha carta.

        Acho que nós precisamos expressar nossas indignações contra essas coisas. Eu não serei afetado pelas palavras desse rapaz, mas a maioria não consegue separar as coisas. Daí nós mesmos corremos risco de sofrer com esse espírito do jeitinho.

        Em sua biografia José Bonifácio de Oliveira Sobrinho – o Boni da Globo – diz que a fórmula do sucesso dele foi não ter aceitado porcarias. Ou seja, lá na Globo não tinha jeitinho. É desse pensamento que nós precisamos.

        Penso que a gritaria deve servir pelo menos para fazer com que alguém pense antes de falar ou fazer bobagens desse tipo.

        Abraço!

  • Marcos disse:

    O Cruzeiro de hoje é a imagem e semelhança do Galo de 2005. Mais uma derrota, agora pro Gremio de Porto Alegre, que botou a lanterna nas mãos do palestra mineiro. Sinto muito Cruzeirenses, em 2016 o Cruzeiro será o time do G12 da vez a ser rebaixado no Brasileirão. E como só vai pegar pedreira até o fim de junho o time já pode se dar por rebaixado daqui a três jogos. Tem muito campeonato brasileiro pela frente mas os dirigentes azuis que não abram o olho e não resolvam mostrar serviço pra ver o que acontece.
    O futebol mineiro ainda vai muito mal, se o campeonato acabasse hoje o futebol mineiro teria apenas o Atlético na série A de 2017. Mesmo vencendo a Ponte Preta o Galo ainda causa preocupação mesmo com time melhor que os demais times de BH.

  • Leandro Fábricio disse:

    Galo 3 x ponte preta 0…. os cornetas e principalmente os felpudos azuis vão falar “ha foi contra a ponte preta”, mas se empata ou perde diriam ” se não ganha da ponte preta dentro de casa vai ganhar de quem então” e toma-lhe criticas….

    o galo jogou muito bem e não pegou um adversário tão fraco, o importante foi a vitória que pode dar uma moral para pegar o corinthians, aí sim, se vencer o corinthians na quarta acho eu que a equipe ganha confiança maior e pega o ritmo.. hj era para ter sido sem exageros uns 5 ou 6 a 0 devido a muitas oportunidades desperdiçadas… no post seguinte falarei mais sobre esse jogo…

    • Vinicius Campos disse:

      É Leandro,

      como a muito tempo vinhamos falando, o Carioca precisava pegar banco e espero que por lá fique por um bom tempo. Na minha concepção já deveriam estar Urso e Donizete a muito tempo juntos.

      E no mais que bom que nosso meia voltou. Joga muito esse Casares.

      Saudações Atleticanas.