Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Show de abertura dos Jogos Olímpicos foi bom demais da conta!

Pelo que se lê nas redes sociais o mundo gostou da beleza do show de abertura dos Jogos, no Maracanã. Realmente foi ótimo, com simplicidade, valorização da nossa história e prestígio a artistas que são a cara do Rio e do Brasil, como Tom Jobim, Paulinho da Viola, Caetano, Gil, Zeca Pagodinho, Wilson das Neves e até o nosso Carlos Drumond de Andrade, de Itabira, cuja poesia foi destacada na defesa da natureza e meio ambiente. Não deu para Pelé acender a pira olímpica. Respeito a vontade dele de não expor ao mundo os problemas físicos e de locomoção que vem enfrentando.

VANDERLEI

Foi muito bem substituído por Guga, Hortência e Vanderlei Cordeiro de Lima, o injustiçado e sacaneado por um padre doido, nos Jogos de Atenas 2004. Escolhas acertadíssimas do Comitê Organizador.

A minha torcida é total para que tudo dê certo e que não tenhamos maiores problemas. O medo maior se refere à violência cotidiana do Rio e do país, além do terrorismo, que seria uma novidade em nossas terras. As demais questões envolvendo as competições e instalações esportivas se resolvem. São problemas que ocorrem em toda grande disputa desse tipo e, principalmente, no Brasil não seria diferente.

ABERTURA

A população da cidade do Rio já ganhou, com a Olimpíada, o que toda grande cidade do Brasil precisa e sonha: investimentos federais de R$ 38 bilhões em transporte público, praças, avenidas e segurança. Que o país aproveite o momento e nossos governantes criem vergonha na cara e ponham em prática políticas públicas voltadas ao esporte, para a população inteira, do mais jovem ao mais velho, passando pelas escolas, igual a Austrália fez. Esporte representa saúde, inclusão social, geração de oportunidades e cidadania.


» Comentar

Comentários:
9
  • Jean disse:

    Estava assistindo a Esgrima. O brasileiro foi eliminado pelo italiano. O que chamou a atenção: O “eu acredito” da massa foi evocado pela torcida presente. Que dimensão teve aquela conquista hein!

  • Adolfo disse:

    Muitos casais de esforçam para celebrar junto com seus entes queridos o momento em que estão oficializando a sua união. E festa de casamento custa caro, muito caro. Qualquer salgado custa 50% mais, porque no preço está embutido o “valor da emoção”.Sempre existem aqueles que criticam o preço da festa, que ficam indganados com os gastos. Mas estão lá, revendo parentes e amigos, comem, bebem e criticam. Existem os mais “gananciosos” que aguardam, sentados em suas certezas, o dia do fim da união. Torcem para a separação para poderem proferirem a célebre frase: ” de que adiantou a festança se agora estão separados?”. Não percebem que não se alcança a felicidade com a infelicidade alheia, porque é impossível ser feliz sem a busca. Felicidade é momento. Namoros são terminados, noivados são desfeitos tal qual casamentos. Mas há uma diferença: o momento eternizado. Se há divórcio é porque o objetivo do casamento não foi alcançado. Mas há que se entender esse objetivo é constante, longo. Logo, se vivivdo um ano ou anos, o momento da separação encerra a caminhada, mas não apaga o caminho percorrido. Portanto a festa de casamento, cara e trabalhosa, possui seu lugar no momento não só do casal, mas de todos que com eles celebraram. Então, aqueles que foram escolhidos para ali estarem, podem escolher como querem serem lembrados, e lembrarem aquele momento. Podem se divertir ou passar a festa reparando detalhes e custos, deixando de aproveita-la.
    Desde criança ouvia, a cada olimpíadas, que o Brasil era extremamente atrasado e não realizaria uma nunca. Não teríamos outra copa. Pois em dois anos, tais eventos estão aqui, em nosso país. Que continua atrasado e com muitos problemas sociais, estruturais, políticos. A corrupção persiste. Falta muito para acabar com todos esses problemas, o caminho é longo. As olimpíadas do Rio não estabelecerá, infelizmente, o fim desses problemas. Mas trará momentos que serão eternizados. Tal qual a copa tb trouxe. Trouxe sim! Mas existem os que só se lebram do 7×1. Só se lembram do maracanasso. Coitado do Barbosa!
    Eu gostei muito da abertura! Linda, simples, tocante e contagiante. Emocionante!
    Momentos especiais!

  • Alisson Sol disse:

    Até agora, infelizmente para mim, os grandes problemas do evento foram causados por profissionais de software.

    Primeiro: há uns 200 esquemas diferentes do códigos de barras e blocos que poderiam usar. Escolheram o pior. O pessoal chega com impressões de jato de tinta, e o voluntário leva quase 10 segundos alinhando o laser com o código, as vezes mais. Pior é que há um outro código gigante no ingresso (que parece um “QR code” mas não é), que seria muito mais facialmente lido, mas parece que não há o leitor. Coisa absurda, pois até nos aeroportos do Brasil já se entra rapidamente com código no telefone. Quando o sistema de entradas de um evento que ocorre a cada 4 anos perde para o de uma companhia aérea, fica difícil.

    Como tudo pode piorar, o sistema que fizeram para a compra de comida no Parque Olímpico é coisa do famoso “amador bem indicado”. Se você comprar 4 pizzas, o sistema imprime quatro cupons, com aquele mesmo código gigante. Resultado: a bobina nas impressoras dos pobre-coitados que estão operando o sistema acaba toda hora. Até um sistema de fichinhas de padaria seria melhor. E será que o código vai ser conferido na hora de pegar a pizza? Lógico que não. Ou seja: se criou um sistema gastador de papel, na Olimpíada “verde”.

    Enfim: o pessoal do software destes sistemas fez feio, e esta parte (comida e água) atinge todo mundo que fica um dia inteiro nos locais de competição. Felizmente, é fácil resolver, e espero que consertem logo. De resto, a impressão que todos os estrangeiros e brasileiros de fora do Rio é ótima em relação aos eventos, locais, e transporte. Há o famoso “vamos todos chegar na última hora”, mas creio que aos poucos as pessoas vão aprender. O carioca continua reclamando da “conta”, enquanto reclama que o evento está atrasando sua chegada na praia… Muitos mineiros com camisas e bandeiras do Atlético-MG e Cruzeiro no Parque Olímpico. E cheguei até a ver uma do América-MG.

  • Raws disse:

    Eu que fui e sou radicalmente contra, também esse evento de países ricos, em nosso carente país, reconheço depois de assistir em flashes a abertura, que deu orgulho. Porém, ainda assim imaginei que no país do superfaturamento, quanto nos custou essa demonstração de competência e criatividade, que nos são peculiares.

  • José Eduardo Barata disse:

    Uma vez !!! E de tudo , a ressaltar , a simplicidade ,
    como você destacou .
    E sem a presença de políticos no microfone , o que
    foi o melhor que aconteceu .

  • Paulo F. disse:

    Foi uma beleza de abertura… Mas fora o espetáculo, o que mais gosto é ver a entrada dos países e as características dos atletas de culturas tão diferentes… Alguns lugares que sequer sabemos que existe, como Micronésia, Djibouti… Só o olhar de estar vivendo um sonho na cara desses atletas de países de pouca expressão, já vale uma olimpíada.

    Off topic: Chico, não aguento mais esses horários de jogos do Galo!!!! parece que jogamos a série B novamente, vários jogos segunda, dia de semana19 horas, 6 jogos domingo de manhã… sábado à noite (por que raios existe esse horário?????)… Porque só o galo joga em horários alternativos? Acho que jogaremos uns 5 jogos domingo 16 horas…. Tá difícil acompanhar viu, dá vontade de boicotar, mas a vontade de ver o galão grita mais alto.. Não dá pra firmar nenhum compromisso durante a semana, como futebol com os amigos, pois os horários são completamente imprevisíveis e variados. Um absurdo só o galo ter tantos jogos em horários alternativos.
    Lá vamos nós jogar segunda a noite novamente, depois de todos da rodada já terem jogado… na 21ª jogamos domingo de manha novamente, no indepa.. na 23ª jogamos quarta 19:30, nao da nem tempo de sair do trabalho e chegar no indepa…. ridículo… 24ª jogamos segunda novamente, depois de todos adversários… 25ª rodada, quinta 19:30, novamente no indepa, novamente não conseguirei chegar a tempo.. e os horários da tabela só vai até o clássico… se estivermos disputando o título pode ter certeza que isso irá continuar..

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Voce falou na Australia olha a manchete do Jornal Australiano THE AUSTRALIAN “The Olympic Games are now officially open after a ceremony in Rio billed as the coolest party the World has ever seen ” Foi um show orgulho demais !!!!