Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mineirão, 51: continua emocionante, mas o povão foi espantado de lá!

Antes da caríssima e desnecessária reconstrução: estacionamento farto e arborizado, em frente às bilheterias e portões, mais acessível e atendendo a todos os bol$o$!

***

O nosso maior estádio faz aniversário hoje: 51 anos! Frequento-o desde os 11 anos de idade e até hoje o coração bate diferente quando entro lá. Aliás, só de passar perto a emoção toma conta e me lembro de fatos e companheiros inesquecíveis. A reconstrução para a Copa do Mundo encareceu tudo e afastou gente demais dele. A divisão por setores foi exagerada, o fim da geral e a diminuição da capacidade foram medidas absurdas que só atrapalharam. Gastou-se uma fortuna desnecessária, para atender a interesses inconfessáveis, que pouco a pouco vão sendo expostos pela Operação Lava-Jato e outras investigações em curso. De todas as obras feitas, merece nota 10 o Museu do Futebol, cuja visita recomendo muito. Minha homenagem ao Engenheiro Gil César Moreira de Abreu, que o arquiteto, engenheiro, operário e tudo que foi necessário para que esta obra saísse do papel nos anos 1960. A ele e a todos os trabalhadores que participaram dessa obra gigantesca a gratidão de quem gosta de futebol.


» Comentar

Comentários:
73
  • Marina disse:

    Quanto chororô. Os caras não entendem que ‘o mundo gira pra frente, e nada é pra sempre.’ Nem o Sistema Solar. O estádio Mineirão ficou ótimo. Tinha que modernizar mesmo, e ainda tem equipamentos que o tornam auto sustentável.

    • Eduardo disse:

      Não ficou melhor nunca….Ainda mais com aquela esplanada de cimento que deixa insustentável de tão quente quando o sol bate….Antigamente, a gente tinha várias árvores que amenizavam muito…Enfim, novo Mineirão = Projeto de porco…

  • Marcão de Varginha disse:

    Ele faz por merecer alguns “elogios” à altura de sua arrogância, pois, se julga o dono da razão, um sabe-tudo, um conhecedor profundo de toda cultura, de todos os estádios, já esteve na lua e nos demais planetas do sistema solar (daí o sobrenome), domina várias linguas, é inteligentíssimo, é integrante da Academia Brasileira de Letras, possui vários bens e uma gorda conta bancária, além de arrogante, vaidoso, orgulhoso… particularmente prefiro defender os mais humildes, sensatos, camaradas!
    – A pessoa pode ter tudo, mas humildade nunca é demais!
    – Benecyeternomito

  • Frederico Dantas disse:

    Cadê a moderação do blog?
    O que esse bate-boca com pitadas de agressões acrescenta aqui?
    Qualquer coisa que o Alisson Sol comente aqui vira essa lenga-lenga.
    Não gosta do comentário dele? Não leia.
    Não leio comentários de muitos aqui assim como deve acontecer com outros frequentadores do blog.
    Mas tem uma turma aqui que se sente extremamente incomodada com o Alisson e não resiste.
    Nestas horas faz falta, mesmo, a moderação.

    • Alex disse:

      …Frederico, moderar o que?…zoação?….vc não percebeu que a galera tá tirando sarro dele?…amigo é blog esportivo, zoeira faz parte…..vc não percebeu que ele se tornou uma espécie de “animador” do blog?…cara, com todo respeito, se eu fosse vc comprava um frango e levaria ele pra uma resenha….meu amigo, o ser humano é refém de suas palavras, não quer se passar por chacota?…pense antes de escrever…..a galera apenas leva com bom humor as asneiras que ele escreve….ele chama a atenção pela ostentação….e vc já viu como ele se dirige ao pessoal que responde os textos dele?…acho que não né…..pimenta nos olhos dos outros é refresco….lei da física amigo, toda ação tem uma reação….um abraço!!!….e se a moderação entrasse na alta, ele seria o primeiro a ser moderado….vive chamado os outros de psicopata…..e aí, o que me diz?…do mesmo modo que vc diz que quem não gosta dos textos dele era só não ler, por que vc não deixa de ler os posts que vc acha ofensivo a ele?….

    • José Eduardo Barata disse:

      “A patota que ia a estádios para beber , fumar “um” e pouco
      assistir os jogos (…) ”
      Olha , Frederico , a lenga-lenga , como você disse , é o direito
      que cada um aqui tem de não deixar que um indivíduo que se
      dirige a todos da forma acima destacada esteja aqui a disparar
      asneiras em todo post .
      Eu , por mim , já o deletei , porque , como já disse , ele não
      merece meu comentário .
      Só que o moço abusa , ataca , ofende , e existem pessoas
      que não admitem o “politicamente correto” , como você deixa
      transparecer ser o seu proceder , e reagem .
      Então , a cada um o seu direito de pensar e agir .
      Sugiro que você passe por cima das réplicas e tréplicas ao
      se deparar com os debates acalorados da turma .
      Eu , por mim , estou aqui a me divertir .

      • Alex disse:

        …aonde assino Barata?….é cada um que me aprece…..era só o Frederico não ler as respostas ao menino da LUA que ele não passaria por isso…..eu por mim, todas as vezes que o sr. Alisson desfilar sua arrogância nesse blog, me darei ao direito de zoar com a cara dele….quem sabe eu não consiga influenciá-lo a deixar de ser vaidoso?….quem sabe…..kkkkkk

        • Frederico Dantas disse:

          Alex e Barata.

          Sou um dos mais antigos frequentadores deste blog e o passado, aqui mesmo, mostra que isso não acaba bem. Há algum tempo o Chico anunciou moderação para coibir coisas como a que está acontecendo entre vocês. Começa com zoação e passa à agressão. Aí, na minha opinião, é caso de moderação, sim.

          • Alex disse:

            …Frederico e Chico, se vcs observaram , o único que apela e perde a linha é o Alisson…..eu o Marcão , Barata e outros apenas levamos as asneiras dele na zoação….um abraço!!!….

          • Chico Maia disse:

            Realmente, meus caros, o ideal é que todos comentem os assuntos do dia a dia e as as zoações não sejam agressivas. Ataques pessoais incomodam a todo mundo e espantam muita gente que não quer saber disso.
            Abraço a todos.

  • Marcão de Varginha disse:

    Mineirão 51 anos; “àquele dirigente” 46 anos que é braço direito de toda cúpula celeste que por lá passou e que assumiu espontaneamente ter comprado arbitragens, e inclusive encerrou seu relato confesso afirmando (sic) “cheguei à conclusão que empreguei o dinheiro errado (na compra de arbitragem” para beneficiar a equipe celeste: será somente coincidência esse lapso de tempo?
    – #benecyeternomito

  • José Eduardo Barata disse:

    Toda unanimidade é burra, já dizia Rodrigues, o Nelson. Mas aqui no blog parece que esta máxima encontrará a sua exceção, para confirmar a regra. Como tem gente sem noção nesse mundo de meu Deus. Chego a pensar que só pode estar a fazer gênero. Quanta bobagem! Não é possível tanta lorota em um só ser.

  • Luiz disse:

    Chico , respeito você. Acho-o um grande jornalista, competente,imparcial e sou assíduo frequentador desse blog admirável, contudo precisamos dar os créditos corretos a quem é de direito na consolidação do Mineirão.

    Me desculpe pelo longo texto, mas acho que se faz necessário.

    Podemos dividir essa data festiva em duas. A primeira na sua efetiva construção e a segunda na reforma pra a Copa de 2014.

    Na construção.
    O Engenheiro Gil César Moreira de Abreu, de saudosa memória foi o engenheiro chefe da equipe responsável pela construção do estádio, mas para que fosse executado, houve uma série de projetos aos quais ele teve que seguir. Quando se fala do Mineirão, nunca se menciona o nome dos seus arquitetos, o que é uma falha grotesca e injusta com os autores.
    Nós, os brasileiros, somos pouco observadores e às vezes nos deixamos levar pela primeira informação , sem nos aprofundarmos muito.Quando se trata de uma construção, por mais imponente que ela seja, mal sabemos quem é o engenheiro responsável , muito menos o arquiteto. O brasileiro, de uma maneira geral,mal ouvir falar de Oscar Niemeyer, mas temos aqui excepcionais arquitetos. Muitos sem a chance de projetar um edifício grandioso como um estádio de futebol ou mesmo uma cidade.
    Ano passado, quando o estádio completou 50 anos, estive aqui e me expressei sobre esse assunto, Agora, volto a faze-lo mas tomei a liberdade de pinçar textos dos sites abaixo, para que nossos amigos do blog tenham conhecimento

    http://www.archdaily.com.br/br/01-117752/mineirao-slash-bcmf-arquitetos

    […]”O Estádio do Mineirão e o bairro da Pampulha foram idealizados na década de 1940, início da febre desenvolvimentista que regeria a política econômica do Brasil nos anos seguintes. Não por acaso, o mentor do Complexo de Lazer e Turismo da Pampulha foi Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, que convidou Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, entre outros, para imprimir a cara de seu projeto eminentemente moderno. Um ensaio bem-sucedido para sua Brasília dos anos de 1950 e 1960.
    O Mineirão foi inaugurado em 1965 como o segundo maior estádio de futebol do mundo, com capacidade final para cerca de 130 mil pessoas. Com sua ritmada estrutura de concreto armado e monumental volumetria, projeto de Eduardo Mendes Guimarães Júnior e Gaspar Garreto, tornou-se um ícone na paisagem. Hoje, a Lagoa da Pampulha, os edifícios de Niemeyer e a estrutura do Mineirão são tombados.
    Na época da construção, a Pampulha era um bairro isolado, a 10 km do centro consolidado de Belo Horizonte, mas hoje integra a mancha urbana da cidade e se encontra em seu eixo de expansão. Apesar de contar com boa infraestrutura, o bairro ainda carece de equipamentos urbanos e melhor oferta de serviços.”[…]

    Eduardo Mendes Guimarães Júnior e Gaspar Garreto, são dois arquitetos do movimento modernista, importantíssimos na história da moderna Belo Horizonte como na implantação do Campus UFMG e nos seus primeiros projetos. A Reitoria e seu entorno é um excelente exemplar de um conjunto arquitetônico e a paisagem que o cerca.

    Sobre a reforma para a Copa 2014

    Embora a grande maioria dos arquitetos, do Sindicato , Instituto dos Arquitetos do Brasil , CAU, Escolas de Arquitetura entendessem que o projeto deveria ser objeto de um Concurso Público esse foi entregue ao escritório do Arquiteto Gustavo Penna que fez a concepção, o que se chama de projeto básico.
    .
    http://www.gustavopenna.com.br/projetos/exibir/novo_mineirao/74

    […] “Novo Mineirão
    Diferentemente de todos os estádios brasileiros já construídos, o Complexo Mineirão está implantado numa região que dispõe de fartas áreas livres para abrigar todas as funções esportivas e outras complementares, exigidas tanto para sediar a Copa de 2014, quanto para garantir a sustentabilidade econômica e social do Conjunto após o evento. Será um equipamento que instrumentalizará a vida da região e da cidade, complementando as funções demandadas pela população. Será o espaço do encontro que irá conjugar várias funções afins: esporte, lazer, entretenimento, cultura, etc.

    Aproveitando o desnível existente no entorno do Mineirão, a nossa proposta parte da idéia de se criar uma grande praça nivelada com o acesso de público que contornam e interligam o edifício do Mineirão e do Mineirinho, criando uma unidade para todo o conjunto. A praça, na laje superior, descortina uma vista privilegiada para a lagoa da Pampulha e seu notável conjunto arquitetônico. É através dela que se dará o acesso do público ao complexo, ora de nível, ora através de rampas.

    Sob as lajes, serão criados espaços com grandes vãos e com pé-direito duplo, propiciando grande flexibilidade para as instalações do evento e para o uso futuro. Nesta área estão localizados os estacionamentos, os acessos VIP, halls, lojas, as áreas de apoio e logística que irão suprir todas as demandas exigidas pela FIFA.

    A localização do Conjunto é estratégica, por possuir grandes eixos viários no seu entorno, propiciando múltiplas alternativas de acesso. Será previsto um terminal intermodal nas proximidades do Complexo que irá concentrar, num só espaço, os embarques e desembarques do metro, dos ônibus de linha e dos ônibus especiais do evento.

    A área conta, ainda, com o Aeroporto da Pampulha a 2.8 quilômetros de distância e com o Aeroporto de Confins a 32,7 quilômetros, acessados pela Linha Verde, recém inaugurada e pela Avenida Antônio Carlos, recentemente duplicada. De toda forma, serão necessárias algumas intervenções viárias pontuais no entorno do Complexo para garantir o perfeito funcionamento dos fluxos.

    O Complexo Mineirão se integra ao conjunto Urbanístico-Arquitetônico da Lagoa da Pampulha e edificações do seu entorno, formando o mais vigoroso pólo turístico e cultural da capital mineira. São equipamentos que, complementados, reequipados e revitalizados, serão capazes de se transformar em um Complexo de inequívoca dimensão internacional.”[…]

    […}Arquitetura e Coordenação
    Gustavo Penna
    Arquiteto & Associados
    Empresa parceira em arquitetura

    GMP Internacional GMBH
    Estrutura Metálica – nova cobertura
    SBP – schlaich bergermann und partner
    Fundação e Estrutura de concreto
    Engserj Ltda
    Instalações Técnicas – MEP
    Lumens Engenharia
    Hidráulico-Sanitário
    STE Engenharia”[…]

    [..]”Para o juiz Leonardo Augusto de Almeida Aguiar, porém, as provas que constam na ação demonstram “fortes indícios de ilicitude na contratação direta por inexigibilidade de licitação bem como a ocorrência de improbidade administrativa dos gestores responsáveis pela contratação do escritório de arquitetura para elaborar o projeto básico de reforma e modernização do Estádio Mineirão”. “Cuidando-se de projeto de vulto que certamente despertaria o interesse dos maiores escritórios de arquitetura do Brasil e até mesmo do exterior, é de se questionar a opção pela contratação direta do Escritório Gustavo Penna Arquitetos & Associados, quando o recomendado seria a realização de licitação”, salientou o magistrado.”[..]

    Ver texto no site :
    http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,juiz-bloqueia-bens-de-envolvidos-com-obras-do-mineirao,963723

    Em seguida o escritório mineiro BCMF Arquitetos consolidou o projeto.

    http://www.au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/229/novo-mineirao-em-belo-horizonte-com-projeto-de-bcmf-280815-1.aspx

    […] “A empresa vencedora da licitação foi o Consórcio Minas Arena, que convidou os arquitetos da BCMF (Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi) para desenvolver o projeto executivo do Novo Mineirão.”[…]

    http://www.archdaily.com.br/br/01-117752/mineirao-slash-bcmf-arquiteto

    […] “A tarefa era rever o projeto básico utilizado no termo de referência da licitação, assinado pela GPA&A e pela alemã GMP, e entregar um novo design para a construção de acordo com as demandas do consórcio e da PPP. As inovações foram desde a adequação a novos requerimentos da Fifa, da Lei Geral da Copa e da nova IT do Corpo de Bombeiros, a novos conceitos para integrar o complexo ao seu contexto imediato e potencializar a exploração comercial do complexo, passando pela reconfiguração da arquitetura externa (“esplanada”) e da nova extensão da cobertura – tudo isso levando em conta um prazo enxuto”.[…]

    […] “Arquitetos responsáveis pela reforma

    Bruno Campos, Marcelo Fontes, Silvio Todeschi

    Localização
    Pampulha, Belo Horizonte – Minas Gerais, Brasil

    Equipe de Projeto

    Patrícia Bueno, Leonardo Paes, Luciana Maciel, Michelle Moura, Mara Coelho, Leonardo Rodrigues, Joana Vieira, Carolina Eboli, Gabriela Jacobina, Henrique Amin, Isabel Garcia, Thiago Bandeira, Camila Belisário, Fani Frkovic, Demetris Venizelos, Daniela Ribeiro, Marta Guedán Vidal, Felix Morczinek, Charlotte Fredriksson e Frederico Almeida

    Área
    348900.0 m2

    Ano do projeto
    2012” […]

    Podemos não concordar com muitas questões acerca dessa obra, como o grande espaço árido no seu entorno, a diminuição de estacionamento, a não utilização para um grande complexo de lazer e compras em que poderia ter se transformado, a diminuição da capacidade de público mas reconheçamos a importância do trabalho dos envolvidos e que você o fez de uma forma mais genérica
    Agora, quanto aos rumos tomados na execução da reforma, sendo objeto de questionamento, desvios de dinheiro e até bloqueios de bens, isso é objeto para a Justiça resolver .
    Infelizmente uma obra gigantesca como essa ainda não veio à luz plenamente. Muitas coisas obscusas aconteceram e estão ai na imprensa,porém sem saber claramente.

    Agora minha opinião sobre a questão.

    Temos um belo estádio remodelado e confortável,porém incrivelmente diminuido. Hoje 40 mil pessoas assistindo a uma partida de futebol é uma temeridade segundo orientações da PM. A policia faz enormes separações entre as torcidas, desnecessariamente.
    Temos um estádio sem “alma”, frio e totalmente voltado para a classe média e média alta. Nosso esporte mais popular e único virou coisa para quem tem poder aquisitivo mais alto. Muitos dos seus espaços totalmente subutilizados. Uma gigantesca área pública e de lazer confinada entre grades Só não temos um elefante branco porque o Estado e o Cruzeiro o sustentam, mas até quando? Moro praticamente ao lado do estádio e vejo isso. Durante a semana poderiam ter muitos outros eventos gratuítos. Mal se consegue fazer uma caminhada
    Poderia sim ter sido feito um concurso público pois a edificação é publica e para que isso fosse abolido , o arquiteto deveria ter uma espécie “notório saber” , o que não é o caso.
    Questiono o projeto arquitetônico em algumas coisas. Não sei o teor e as possibilidades que o Arquiteto tinha .Talvez recursos financeiros? Talvez um programa pré determinado? Não conheci o plano de trabalho ,enfim não tiro o mérito . É muito fácil criticar quando se está numa posição de observador. De uma forma geral temos um bom estádio.
    Me incomoda a forma como tudo aconteceu. A imprensa noticia e acabamos sabendo por ela mas falcatruas estão ai explicitas, bastem pesquisar.

    Obrigado Chico Maia por ter me dado essa oportunidade.

    Abraços e saudações alvinegras.

    Luiz

    • J.B.CRUZ disse:

      Excelente artigo sobre o segundo maior estádio coberto do mundo , como era considerado na época o MINEIRÃO…As suas excelentes explanações sobre o COMPLEXO TURÍSTICO da PAMPULHA, idealizado e construído por JUSCELINO KUBITSCHEK; O MAIOR ESTADISTA QUE O BRASIL JÁ TEVE; complementa o cenário junto ao MINEIRÃO, que transformou a região em PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE..
      Me sinto um privilegiado de morar ás margens da LAGOA DA PAMPULHA há mais de 60 anos; e ficarei para todo o sempre..
      Valeu LUIZ…

    • J.B.CRUZ disse:

      Excelente artigo sobre o segundo maior estádio coberto do mundo , como era considerado na época o MINEIRÃO…As suas excelentes explanações sobre o COMPLEXO TURÍSTICO da PAMPULHA, idealizado e construído por JUSCELINO KUBITSCHEK; O MAIOR ESTADISTA QUE O BRASIL JÁ TEVE; complementa o cenário junto ao MINEIRÃO, que transformou a região em PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE..

  • Leonardo AMORIM disse:

    Oi Chico posso discordar ? Em especial quanto ao estacionamento ! No mineirão antigo me lembro que pagávamos a entrada no estacionamento e lá dentro na vis da ADEMG e polícia tinha um monte de flanelinha ! Sem falar q na saída dos jogos era um caos, horas esperando acalmar pois não tinha ninguém controlando o fluxo! Agora está ruim ! Mas antes não era tão bão não ! Abraço

  • Marcos disse:

    Estádio que deu muitas alegrias ao torcedor mineiro. Estádio onde Cruzeiro e Atlético sagraram-se campeões da Libertadores, Copa do Brasil e outras grandes competições. Para os mineiros, o salão de festas do futebol mineiro.
    Mas ao mesmo tempo foi o estádio onde a seleção brasileira a pior derrota de sua história e rebaixou de divisão o time mais popular de Beagá. Para muitos, é também conhecido como o cemitério do futebol brasileiro.
    O Mineirão é de fato um estádio multi-uso.

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    o Mineirão sempre teve mais a cara do cruzeiro e depois que o atletico resolveu mandar seus jogos no pequeno horto ai mesmo que o Mineirão se tornou azul!
    o atletico ja teve sua epoca que conseguia encher o Mineirão,hoje só faz isso em final e semi final,enqunato cruzeiro detém os maiores records do velho e novo Mineirão e consegue encher estadio com o time na briga pra não cair e contra o fraco santinha!
    parabéns Mineirão!

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Ahhhh Mineirão…
    Ahhhh Mineirão…
    Como eu já vivi fortes emoções lá viu…
    Já chorei, já sorri e as alegrias foram mil…
    Já passei sufoco, mas sempre sobrevivi…
    Já vi meu time ser Campeão, outras vezes não…
    Num dia de emoção gigante, tive que engolir uma vitória do Estudiantes…
    Mas numa final contra o Sporting Cristal, com apreensão e temores vi meu time ser Campeão da Libertadores…
    E nesse mesmo cenário do Time Copeiro, vi o Cruzeiro ser Tetra do Brasileiro…
    Também nesse mesmo local de alegrias mil, vi meu time ser Tetra da Copa do Brasil…
    Num palco ao estilo estádio da Europa, vi meu time ser Bi-Campeão da Supercopa…
    Já vi derrotas para o Atlético Mineiro, mas muito mais vitórias inclusive com dois 5 x 0 do Cruzeiro…
    Também nesse mesmo terreiro, já estufei o peito pra gritar: Sou Campeão Brasileiro !!!
    E Graças ao Bom Deus, nesse templo do futebol de paixão, nunca vi um jogo do meu time na segunda divisão !!!
    Ahhhh Mineirão… Ahhhh Mineirão cinquentão… Parabénssss !!! Obrigado !!! E aqgueeeeentaaaa coração !!!!

    • Alex disse:

      …é Claytinho, são fortes emoções amigo….mas tem mais uma coisa que vc nunca viu e talvez nem seus bisnetos veja….seu time derrotar o meu em uma final nacional….isso não tem preço….qto a nunca ter visto seu time na segunda, ainda verá…..até hoje o Benecyzão interviu, vamos ver pra frente amigo….kkkkk

  • , J.B.CRUZ disse:

    Pode-se dizer que a HISTÓRIA DO CRUZEIRO se confunde com a do MINEIRÃO..
    Verdadeiro ”dono” do Estádio em que conquistou a maior parte de seus gloriosos títulos; os mais importantes de MINAS GERAIS; O CRUZEIRO mudou radicalmente a sua HISTÓRIA após a inauguração do GIGANTE da PAMPULHA, em meado de 1.965..
    À época, a RAPOSA, que tinha sido fundada há apenas 44 anos por uma colônia de ITALIANOS e ainda não contava com a maior torcida do estado e uma das maiores do País, mandava suas partidas no acanhado (porém seu), estadinho J.K no BARRO PRETO..
    Mas a mudança dos jogos para o novo estádio (MINEIRÃO), que acabara de ser construído, após seis (06) de obras, fez a força do CRUZEIRO,se multiplicar e uma multidão de torcedores passou a acompanhar os passos do time que, 44 anos depois(2.009), foi eleito o O MELHOR CLUBE DE FUTEBOL BRASILEIRO DO SÉCULO XX na AMÉRICA DO SUL..
    A HEGEMONIA CELESTE no principal ESTÁDIO de MINAS GERAIS, e um dos mais importantes do País teve início em 1.965, já na primeira partida do CRUZEIRO no novo palco do futebol estadual..
    A estreia do CAMPEÃO DA TRÍPLICE COROA foi em um amistoso contra o VILLA NOVA, dez dias após a inauguração do NOVO ESTÁDIO..
    Apesar de atuar sem seis titulares, entre eles TOSTÃO e DIRCEU LOPES, que foram convocados para a seleção Mineira, o CRUZEIRO não tomou conhecimento do time de NOVA LIMA e venceu o adversário por 3 x 1.(DALMAR de penalty aos 22 minutos do primeiro tempo,JOÃO JOSÉ aos 25 ampliou o placar,NETO dimuniu para o VILA,também de penalty aos 44minutos e no segundo tempo BATISTA, FEZ O TERCEIRO DA raposa e decretou a primeira vitória no MINEIRÃO..
    O MINEIRÃO sempre foi muito importante na vida do CRUZEIRO, que cresceu demais depois que passou a jogar lá, tanto que todos os records de públicos,goleadas e títulos do GIGANTE DA PAMPULHA, pertencem ao MAIOR DE MINAS…
    A título de curiosidade a ficha do primeiro jogo do CRUZEIRO ESPORTE CLUBE no MINEIRÃO:
    CRUZEIRO 3 X 1 VILLA NOVA..
    Partida amistosas nas comemorações da inauguração do grande ESTÁDIO..
    Data: 15/09/1.965.
    público: 87.701 pagantes.
    JUIZ: JOAQUIM (COCÓ) GONÇALVES ATLETICANO DECLARADO..
    Gols: Dalmar,João José e Batista para o CRUZEIRO e Neto para o VILLA.

    CRUZEIRO:
    VALDIR – PEDRO PAULO – CELTON – DILSINHO – e – NECO.
    HILTON CHAVES e PIAZZA.
    ANTONINHO – JOÃO JOSÉ – BATISTA E DALMAR..
    TÉCNICO: AIRTON MOREIRA..
    ———————————————————————-
    VILLA NOVA:
    CHICO – CICINÃO – SIMÕES – GRILO e EBERVAL.
    NETO e ROMEU.
    PAULINHO – FIEL, DANIEL e NELSINHO.
    TÉCNICO: ZEZÉ PROCÓPIO.

  • Marcelo Araujo disse:

    essa reforma, projeto do gustavo pena (dá dó!), que nunca deve ter ido a um campo de futebol fez o mineirão ficar tenebroso em relação ao que era antes. só as árvores cortadas já mereciam cadeia pra esse arquiteto famigerado. foi muito $ desviado aí nessa obra da copa. e os geraldinos e arquibaldos agora são compostos em grande parte pelos que conseguem pagar ingressos a preços absurdos. o tiozinho que trocava a marmita do domingo num ingresso agora tem que filar espaço num bar que tenha payperview.

  • Valmar Azevêdo disse:

    O Mineirão foi construído no início dos anos 60 para abrigar a imensa massa atleticana, o campo do Sete já estava pequeno. O Cru cru estava começando ali a tirar o lugar do América e do Vila de adversários do Galo. Nesta época já havia indícios de corrupção, o time azulino construiu um túnel particular num logradouro público, pode?. Na época dos perrelas começaram a diminuir a capacidade do estádio juntamente com PM e Bombeiros para frear os recordes de público do Galo. Neste período as catracas emperravam nos jogos do Galo e corria solta nos jogos do Cru cru. E realmente o Cru cru de Benecy alcançou glórias no Mineirão bem como o Atlético recentemente, porém, concordo que a reforma para a Copa foi dispendiosa e a cobrança muito alta aos que pagam impostos neste país. Caro Alisson, construções de escolas, hospitais, presídios são realmente necessárias, mas estádios também. O que não é correto é a forma do processo de construção e de gerir tais empreendimentos.

    • Tarcísio Coimbra disse:

      E dizem as más línguas, que quem dava manutenção nas catracas do Mineirão era o bisneto do concunhado do tio do vizinho do Benecy… Rsrsrsrsrrs!!!!!!!

    • Alisson Sol disse:

      Valmar,

      Obrigado por apresentar argumentos. Acordo hoje para ver uma reunião completa da LERDA, sem qualquer argumento! Os velhinhos até hoje tentam fazer insultinhos de conotação sexual. Que mentalidade! Agora arrumaram um “Robin” super à toa para reforço…

      Famos aos “fatos” (que não devem atrapalhar as conclusões de ninguém!).

      O Mineirão já era projeto desde 1940. Não se constrói um estádio destes de uma hora para outra (vide a novela que são os estádios de Cruzeiro e Atlético-MG, dos quais aparecem projetos e “parcerias” há mais de 20 anos!). Lembre-se que, para a Copa de 1950, já havia o Independência. A História da construção do Mineirão é bem documentada. O Gil César Moreira de Abreu, junto com um grupo de estudantes, propôs a construção do Mineirão quando ainda estudante da UFMG. Agora, você já viu grupo de estudantes propor algo e isto acontecer? A contrução começou em 1959, se arrastou até Agosto de 1964, e daí até Setembro de 1965 “ficou pronto”. Tem gente que parece que se esqueceu que houve um golpe de estado (daqueles “de verdade”) em 31 de Março de 1964. Óbvio que o estádio já estava “em obras”. Assim como tinha estado em obras por 5 anos! Se alguém duvida da habilidade brasileira de deixar uma obra enorme inacabada caso não seja do interesse dos governantes, visite o VLT de Cuiabá!

      Não entendi sua referência “túnel particular em logradouro público”? Se isto existe, está incorreto. Mas uma coisa incorreta não compensa outra coisa incorreta. Não posso roubar alguém e apontar “veja ali outro ladrão!”.

      Infelizmente, temos definições diferentes para a palavra “necessidade”. Para mim, significa “o que não se pode evitar; algo inevitável”. Acho escola inevitável. Acho hospital inevitável. Acho quartel inevitável. E isto são os 3 items que sempre repeti que deveriam ser prioridade do estado: educação, saúde e segurança. Para mim, estádios não são “necessidade”.

      Por fim, repetindo algo que já deixei claro em várias ocasiões: eu não sou contra “construção de estádios”. Sou contra o “estado contruir estádios”. Se alguém da iniciativa privada desejar construir estádios, sem doação de terreno publico, sem dinheiro emprestado do governo, sem subsídios, sem “incentivos”, tem o meu total apoio! Porque esta pessoa ou grupo de investidores irá pensar desde o começo na gestão do empreendimento. Irá pensar desde o começo no “retorno do investimento”. O que não pode é se construir algo desconfortável de concreto para distrair gente de baixo pode aquisitivo sem expectativa de retorno, tudo com fins eleitoreiros.

      A patota que ia a estádios para beber, fumar “um”, e pouco assistir os jogos hoje fica revoltada em ter de sentar em lugar marcado, e prestar atenção à partida. Já para os que gostam de futebol, o Mineirão ficou bem melhor após as reformas. Mas ainda é deficitário, e isto tem de ser resolvido.

    • J.B.CRUZ disse:

      Caro Valmar:
      Quem construiu o túnel foi o velho Elias Kalil, Pai do Alexandre, só para ter o direito de azucrinar o bandeirinha..

      • Valmar Azevêdo disse:

        Caro JB, o Kalil construiu o túnel que não foi adiante, justamente por estar inconformado pelo uso do túnel do seu time próximo do bandeirinha. Aquele túnel já deu muita confusão e se não me engano mesmo em seu mando de campo, o Galo nunca pode usar o mesmo em clássico. E sempre foi sabido que a comitiva azul faz uma pressão danada no bandeirinha ali próximo. Não sei como está hoje, mas antes não havia um sorteio para o uso do referido túnel era só o Cru cru que usava. Na época do programa do Chico, Valdir Barbosa e Flávio Carvalho,certa vez houve um debate acirrado sobre o tema e um deles mencionou que aquele túnel foi construído pelo Felício Brandi. Eu acredito em tudo que ouço na imprensa até que alguém prove o contrário.

        • José Eduardo Barata disse:

          seguramente foi o Elias Kalil .
          E não era um túnel , era um rebaixamento para
          abrigar o banco dos atletas e comissão técnica .
          Durou pouco .

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Ir ao Mineirão atualmente é um exercício de paciência. Tem que ter muito saco.

    Só mesmo sendo muito sem vergonha mesmo – como eu – para aturar os maus tratos e mesmo assim ainda continuar indo, como fiz (depois de quase um ano sem aparecer por lá) no Cruzeiro x Santa Cruz.

    – O trânsito e o estacionamento pioraram – sinal dos tempos, hoje todo mundo tem carro. O tal metrô que iam fazer, talvez na Copa de 2144 esteja pronto. Pegar VLT, descer na Antônio Carlos e subir a pé é brincadeira de mau gosto.

    – não pode isso, não pode aquilo. Estádio “careta”, bundão.

    – duas entradas afuniladas, diferentemente de antigamente, onde você comprava ingresso e entrava em qualquer lugar.

    – ingressos muuuuuito caros – mesmo para quem é sócio torcedor

    – as barraquinhas em volta do estádio fazem muita falta. A resenha pré e pós jogo era fundamental e deliciosamente regada a cerveja, churrasquinho e outros petiscos.

  • Alex disse:

    …o estádio na parte interna ficou muito bom…..externamente ficou uma mercadoria….mas viva o Mineirão, orgulho do povo Mineiro….só espero que não venham demoli-lo para construir um hospital no local….tem muito lugar em BH pra fazer hospitais….kkkk

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Mineirão de muitas alegrias,tristezas teve bem menos mas faz parte do futebol e por isso é um esporte tão emocionante!jogos inesquecíveis como cec 5×4 inter,2×1 no são paulo e tantas chineladas do nosso maior freguês o atletico!e o desfiles de tantos craques como Tostão.D Lopes,Jairzinho,Alex, Dada Maravilha Reinaldo e R10!

    • Jorge moreira disse:

      Voçê entende tudo de Atletico o babaca do Dario craque kkkkkkkk,Reinaldo,Luizinho,Marcelo,Paulo Isidoro,Eder,Lôla,Buião,Tião,Cincunegui, se a minha memória me permitir posso me lembrar de mais uns 50 Sugiro já que voçê é um estudioso das coisas do Atletico ler mais sobre a historia de Glorias deste time patrimonio do Mundo

      • JULIO AVILA (MARIANA) disse:

        Jorge Moreira,vc devia respeitar mais os idolos de seu clube,chamar o cara que deu o unico brasileiro do altetico de babaca é ingratidão! e além disso Dada Maravilha é idolo nacional e respeitado por todos,bom deve ser Rikão,Pratto que faz um gol a cada 50 jogos,cada um que me aparece viu!

    • Alex disse:

      …pois é menino de Abre Campo…..mas a única vitória que vcs não poderiam deixar escapar foi aquela na final da Copa do Brasil em 2014….passaram a vida inteira esperando uma oportunidade de provarem dentro de campo que eram os “mió”…..mas….mas…..mas…..AMARELARAM, mijaram pra pernas abaixo….estavam cansadinhos, que meiguice….kkkk….campeão Nacional em uma final contra o Galo, NUNCA SERÃO…..kkkk

  • Juca da Floresta disse:

    E ainda fizeram uma passarela entre o mineirinho e a laje horrível, que não é usada para nada….obra do Anastasia…

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,

    que foto maravilhosa, concordo em tudo o que você disse, o mineirão era mil vezes melhor, quem realizou o projeto de reforma e quem a autorizou nunca foram ao mineirão e beberam uma cerveja com churrasquinho nas barraquinhas que ficavam no entorno, parávamos nossos carros tranquilamente, na sombra..tempo bom. Isso é que dá deixar a reforma nas mão de governador e arquiteto que não frequentaram o mineirão.

  • Sérgio Lopes disse:

    Parabéns Mineirão! O estádio é maravilhoso, entretanto grande dá população está excluída… Alguém precisa revê a situação. Enfim, a maioria dos brasileiros não preocupam com questões políticas, econômicas, religiosas, sociais e culturais. Grande parte da população tornou-se fútil e alienada. Diante desta possível realidade, criei o Blog dos Letrados Desalienados. O objetivo é tentar despertar o senso crítico das pessoas. Gostaria que visitasse e divulgasse meu blog. O link é: blogdosletradosdesalienados.blogspot.com
    Desejo lhe felicidade acima de tudo.
    Sérgio Lopes

  • J.B.CRUZ disse:

    Cinco jogos inesquecíveis:
    Cruzeiro 6 x 2 Santos – 30/11/66.
    Cruzeiro 1 x 0 Atlético -04/05/69. (maior público pagante (123.351) do clássico .
    Cruzeiro 5 x 4 Internacional – 07/03/76; considerado o maior jogo do Mineirão..
    Cruzeiro 0 x 0 Bayern de Munique; final do mundial-13/12/76..
    Em 1.983, cortei relação com o ‘velho’ estádio, por causa de um entrevero com alguns torcedores da F.A.O (força atleticana ocupação)..
    Nunca mais passei por lá..
    Hoje assisto os jogos confortavelmente em minha casa através de T.V. por assinatura..

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Ja vi gente reclamando da construção do mineirao, o que seria de Galo e pirangi ( futebol mineiro ) sem o mineirao ? e consequentemente este blog que 90% e sobre os times mineiros ? por ai vai quantas pessoas que indiretamente e diretamente dependem do sucesso destes 2 times ? a reforma foi uma necessidade, no meu ponto de vista errado foi entregar para a minas arena.

  • Jorge moreira disse:

    Fiquei velho,pobre,medroso e duro,Explico a 51 anos fui a inauguração do mineirão,(o tempo passou muito rapido) pobre como pagar 120,00 para assistir verdadeiras peladas com um futebol mediocre,
    medroso somente maluco pra ir aos jogos com a guerrilha das torcidas bandidadas(as tais torcidas só provocam brigas e quebradeiras) não tem estacionamento,não tem tropeiro digno como antigamente não á transporte e nem torcedores que cantam os hinos dos seus clubes e sim das bagunçadas desorganizadas,um concolo eu tenho (saudosismo aparte) eu vivi dias felizes neste gigante da pampulha com grandes publicos ,grandes jogos ,muitos craques, hoje quem tem juizo não pode mais frequentar o mineirão de grande saudades

  • José Eduardo Barata disse:

    Ah! Mineirão, quanta saudade. Primeiro jogo, saímos de casa numa jardineira, uns trinta amigos, e alguém deu a ideia de irmos pela estrada do Engenho Nogueira, talvez fosse mais tranquilo a ida. Que nada. Paramos por ali onde está a Usiminas e o resto foi a pé mesmo, no meio da picada. O ingresso era pra arquibancada, mas acabamos na geral. Eu e mais uns três, porque o bando desandou. Mas foi bom estar ali, atrás do gol da cidade. A bola do Bougleaux entrou lá.

  • Alisson Sol disse:

    Entendo a emoção, mas eu preferia estar comemorando o aniversário de um enorme hospital. O Mineirão é um estádio exagerado, mono-uso, e eternamente deficitário. A construção na década de 60 foi movida pelos interesses militares. A reforma, feita de acordo com interesses de construtoras. Haja concreto… Mesmo depois da recente reforma, o Mineirão não está ainda no nível de um bom estádio multi-uso. Isto tudo antes mesmo de se começar a falar sobre as dificuldades de acesso.

    O Santos mostrou recentemente um projeto de estádio multi-uso que, se construído conforme o projeto (algo difícil no Brasil), será possivelmente viável. Isto se o Santos consider competir com os já muitos locais em São Paulo capital que comportam shows e eventos.

    Viabilizar o Mineirão requer uma administração que aceite a realidade da cidade, e segmente o estádio de forma que comporte umas 20 ou mais festas de aniversário, casamentos ou formaturas, nos dias sem jogos. Ou uma feira como as que hoje vão para lugares como a Serralheria Souza Pinto, ou Expominas. Não se pode continuar a subsidiar este estádio a longo prazo. Estamos falando de milhões de reis por mês que poderiam estar sendo utilizados para escolas e hospitais. Os que gostam mesmo de futebol tem de ser os primeiros a desejar que o esporte se seus palcos sejam sustentáveis sem ajuda do estado.

    • Alex disse:

      “Entendo a emoção, mas eu preferia estar comemorando o aniversário de um enorme hospital. ”
      Ps: nossa, o homem é revoltado mesmo….em tudo ele acha problema….kkkk…..apenas mais um “rebelde sem causa”….kkkkk….se alguém ganhar na loteria aqui, não comemorem….construam um hospital primeiro….kkkkk…..Lua para presidente, eu voto…..esse vai resolver tudo…..kkk

      • Alisson Sol disse:

        Alex,

        Quantos comentários por dia você tem de cota como estagiário da LERDA?

        Rapaz: talvez ainda dê tempo de salvá-lo. Procure ajuda!

        • Alex disse:

          …Alisson, talvez vc tenha dificuldade em perceber mas vc virou uma chacota nesse blog….vc e sau vaidade estão fazendo a alegria do blog….kkkkk….só não passe próximo a um circo que vc sai contratado na hora….kkkk…rapaz, disfarça, todo mundo já notou que vc se acha, muda o disco…..fica bonzinho para os cruzeirenses do blog gostarem de vc…facilita para os caras……agora, qto a nós atleticanos, estamos do seu lado….nossa saúde agradece…..sorrir é muito bom….kkkk

    • José Eduardo Barata disse:

      Alô Marcão, é com você.

      • Alex disse:

        ….José Eduardo, esse aí não tem jeito….mas um cara assim se não existissem teria que ser inventado….faz a alegria do blog…..kkkk…..ele reclama até de comemorar o aniversário do Mineirão…..é azedo demais, coitado dos parentes…kkkk…..

      • Nelson Henrique disse:

        Barata, cuidado. O rapaz (gênio) não gosta de ser contestado nem quando diz besteiras, o que é muito comum. A lei de criação do Mineirão é de 1959. O início das obras se deu em 1960. Mas o gênio diz que foi megalomania dos militares. Os militares que só tomaram o poder em março de 1964.

        • Alisson Sol disse:

          Reunião completa da LERDA! Membro fundador apareceu!

          • Alex disse:

            ….o membro fundador acabou com vc…..ditadura em 1959….kkkk….tá vendo, fala muito, conversa demais….rasga seu diploma….kkkkk

        • Alex disse:

          ….Nelson, aí vc feriu o útero do amigo….kkkk….cismado a conhecer de história e não conhece nem a história da vida dele mesmo…kkkk…Alisson, vc é um forte candidato a roubar o posto de bobo do blog que pertence ao Ávila…tá uma briga boa….

          • Alisson Sol disse:

            Estagiário da LERDA: será que sua cota de repetição de insultos não tem um critério de qualidade? É só quantidade mesmo?

          • Nelson Henrique disse:

            Alex, e o pior é alguém que se já não chegou ao cinquenta anos de idade está bem próximo, tenta fazer referencias pejorativas a idade de alguém que tem 57 anos como eu ou mesmo à idade do Jose Eduardo Barata, seja ela qual for, não pode participar do LERDA. Ele é mesmo LERDO. E Lerdo, neste caso, não diz referência à velocidade dos movimentos e nem tampouco ao pouco desembaraço. Eu tenho vontade de chegar próximo do centenário, contanto que esteja da maneira que estou. Bem fisicamente e mentalmente. Portanto referências a minha idade, e acho que o Jose Eduardo, pense o mesmo, só me enaltece, ao invés de denegrir.

      • Alisson Sol disse:

        La Cucaracha: que isto? Se não tem argumentos contra os meus, respeite minha liberdade de opinião. Não precisa chamar o reforço da LERDA (Liga dos Esclerosados, Revoltados, Desempregados e Aposentados).

        Eu não tenho culpa de nem estar vivo na inauguração do Mineirão! Respeito os velhinhos da LERDA, mas as pessoas como eu lutaram para a abertura da Internet comercial no Brasil, para que todos pudessem se comunicar e trocar idéias. E continuamos lutando tecnicamente e politicamente para mantê-la livre. Os saudosistas são, ironicamente, os que mais usam hoje a Internet para falar dos “bons tempos”… (onde mal existia telefone para todos!).

        Deve ser bom fazer e usufruir de obras com dinheiro emprestado, deixar a dívida para a próxima geração, e se aposentar e ficar na Internet xingando os que estão pagando a conta…

        • José Eduardo Barata disse:

          Antes de mais nada , não me dirigi a você.
          Você não merece meu comentário .
          Mas já que você me citou saiba que :
          – o Brasil não começou a partir de seu nascimento ;
          foi do Lula esta prerrogativa
          – “velhinhos” todos seremos um dia ( ops! ,eu já sou ) ;
          quando seu dia chegar , espero que seja com muita
          alegria no coração , a que te falta nos dias de hoje ;
          – a sua participação aqui no blog é um exemplo de
          cordialidade e respeito .
          Você já sorriu hoje ? Já olhou para o céu ?
          Agradeceu por mais um dia de trabalho ?
          Já desejou um bom dia para alguém , que não
          seja a sua imagem no espelho ?

          • Alisson Sol disse:

            La Cucaracha: “esclerose”?

            Mais de 1,000 post no blog. Mais de uns 20,000 comentários. Você vem e convoca uma reunião da LERDA como resposta ao meu comentário, e agora vem com esta de que não se dirigia a mim?

            Idade realmente não é sabedoria. Obrigado pela prova!

      • Marcão de Varginha disse:

        Alisson Sol, o gargante profunda, é como bem definiu um já saudoso dirigente corinthiano: é imprestável ( e descartável!): eta sujeito arrogante, sô!
        – #benecyeternomito

        • Alisson Sol disse:

          Macunaíma de Varginha,

          Que é isto? Preguiça mental ou esclerose? Até hoje fazendo piadinhas de conotação sexual? Será possível! É isto o melhor que você consegue para tentar insultar as pessoas?

          E as qualificações para tentar um empreguinho? Quem sabe você sai da LERDA e volta para a atividade produtiva.Não perco minha esperança! Tenho diversos amigos empresários que podem te ajudar (dependendo das qualificações, é claro!)

          • Alex disse:

            “Tenho diversos amigos empresários que podem te ajudar (dependendo das qualificações, é claro!)”
            Ps: ele não resiste….se não ostentar não tá normal….vaidade, tudo vaidade……qdo morrer vai apodrecer do mesmo jeito….kkkk…pobre criatura humana…..kkkk…cara, vc se tornou o tolo do blog….os atleticanos estão se divertindo com vc…..observe que nenhum cruzeirense te dá moral, devem ter vergonha de vc….kkk

          • Alex disse:

            …bom menino da LUA, se seu intuito é chamar a atenção, derramar suas frustrações…vc conseguiu…..vai lá, desabafa, aqui vc tem vez, aqui vc tem voz….a nossa saúde agradece….cara, sabe que é bom conviver com pessoas como vc….a gente aprende muito com vc….aprende como não agir e ser…..obrigado!!!….sr. Garganta, fala meu filho…..desabafa….kkkk

        • Alex disse:

          ….arrogante?….que isso Marcão, não ofenda os arrogantes….kkkk……se vc ganhar na SENA, não comemore aqui não…..paga a dívida do Brasil primeiro senão o homem pira em vc….kkk…vaidade, tudo vaidade…..kkkkk…..

  • clauber disse:

    Mineirão de tantas saudades, olhando essa foto e pensando em sustentabilidade chego a conclusão que fizeram uma grande “cruzeiro” nesse local. Árvores no entorno, espaço a vontade, enfim…. acabaram com tudo,aliás acabaram até com o tradicional tropeiro. Esses nossos modernos governantes…..

    Parabéns ao nosso eterno estádio Mineirão.

  • ZéCarlos disse:

    Lembro até hoje da inauguração do Mineirão: Seleção Mineira x River Plate. Achei muito curioso que um time argentino tivesse um nome em inglês. Cansei de ir a jogos com públicos próximos de 100.000 pessoas, comprar o ingresso na bilheteria, entrar, comprar dezenas de fichas de cerveja, encher a cara, vibrar, gritar, xingar (principalmente o juiz). Nunca me envolvi em nenhuma briga. Nunca entendi para que tinham que mudar o Mineirão. Só fui a um jogo no novo. A final da Libertadores em 2013. Fiz uma promessa a mim mesmo de não retornar lá, jamais. Morro de saudade do Mineirão de 1965. Do gramado listrado. Em jogos noturnos a sensação de avistar o gramado brilhante ao subir a escada que dava acesso à arquibancada atrás do gol da lagoa… fico emocionado só de lembrar…

  • Silvio T disse:

    Minha lista dos maiores jogos do galo:
    1- Atletico 2×1 Seleção Brasileira (03/09/69)
    2- Atlético 1×0 São Paulo (12/12/71)
    3- Atlético 2×0 Olympia (24/07/13)
    4- Atlético 4×2 Lanus (23/07/14)
    5- Atletico 4×1 Corinthians (15/10/14)
    6- Atlético 4×1 Flamengo (05/11/14)
    7- Atlético 1×0 Cruzeiro (26/11/14)

    • José Eduardo Barata disse:

      Amauri Horta e Dario. Que jogaço de bola. Eu estava atrás do gol da lagoa. E o gol do Oldair? Engraçado que só falam do Dario contra o Botafogo. Eu jamais entendi, pois os dois nos deram o título. Neste eu estava na cadeira cativa, emprestada.

      • Jorge moreira disse:

        José Eduardo e o gol do Oldair de falta contra o São Paulo,meu Deus eu estava na geral,e ainda falam de grande batedores de falta ,só uma pequena observação nós(desculpe não sei a sua idade) temos coisas do passado recente pra lembrar enquanto alguns amargurados preferem nos chamar de saudosistas,que Deus os permita ter saude boa memória pra chegar onde estamos,e com muita alegria e bom humor é claro.

        • José Eduardo Barata disse:

          Ô Jorge, caminho pros setenta daqui a dois. Uma vida, não é mesmo? E em campo desde os dez, onze anos, em Lourdes, Alameda, Horto, Praia do Ó, Castor Cifuentes, Duarte de Paiva, e por aí vai. Prazer trocar memórias com você.

  • Leandro Fábricio disse:

    Os caras da preparação fisica do galo falaram que o trabalho está endo bem feito e que essa lesão muscular do donizette foi de propósito… porque quarta é sete de setembro e o general tem que desfilar e não vai poder jogar…

    eu tentando descontrair depois de mais uma noticia da 82ª lesão muscular no ano…

  • Leandro Fábricio disse:

    Mais um lesionado no atlético, donizette agora… novidade??? Depois vem os IRONICOS com a celebre frase que virou febre na imprensa esportiva de MG e do Brasil, ” agora vamos ver se o galo tem realmente o melhor elenco do campeonato”…. queria ver qualquer outro time com esse tanto de lesionados igual o galo está tendo….