Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Sócio-Torcedor do América exige respeito por parte da diretoria: “Quero o direito de gastar cada centavo que me usurparam”

Senhoras e senhores, o América vendeu os mandos de campo contra Flamengo, Palmeiras e São Paulo para empresários que estão trabalhando nessa atividade no Campeonato Brasileiro. Uma grande contribuição ao descrédito do futebol nacional, que vai se somando. Com isso cada vez mais pessoas vão jogando a toalha. Nem tanto pelo que os times fazem dentro de campo, já que perder, empatar e ganhar faz parte do jogo. Há outros clubes envolvidos na briga pelas primeiras e últimas posições da competição, mas, se aceitaram que houvesse essa brecha no regulamento, fazer o quê? O problema maior é quando os dirigentes não cumprem com o que se comprometem com os seus próprios torcedores. Você se torna “sócio-torcedor”, paga para ter um assento no estádio do seu time em todas as partidas locais e de repente, a diretoria vende o mando de campo para milhares de quilômetros de distância de sua casa. Quando as instituições não se fazem respeitar, perdem o respeito e dão péssimo exemplo.

Leia com atenção dos argumentos do Márcio Amorim, americano sempre presente, de corpo e alma. Os argumentos dele são fortíssimos. Uma porretada, que a diretoria americana precisa se explicar. Pode até gerar ações jurídicas de outros sócios-torcedores que também se sentirem lesados em seus direitos:

* “Caro Chico!

Mais uma vez recorro a você, em nome da confiança adquirida ao longo de anos de amizade, para ajudar no que segue:

“Fomos surpreendidos (talvez nem tanto, por se tratar de onde vem) com a notícia de que o América “está vendendo/vendeu” os mandos de campo contra Flamengo, Palmeiras e São Paulo, para “campo neutro” no norte, nordeste e centro-oeste. Tudo em nome de maior arrecadação.

Devo dizer que, com todo respeito que preciso ter pelas opiniões contrárias à minha, não estou nem aí para os problemas desta diretoria contumaz em cometer erros grotescos e absurdos. Quer nas contratações, quer na política de preços de ingressos, quer em qualquer outra área de atividade. Este será, talvez, apenas mais um equívoco, com a marca da deslealdade.

Na minha modesta opinião, e sei que não é só a minha, estamos sendo vítimas de um calote. Não vou mais amaciar, com eufemismos educados, quem demonstra não ter o menor respeito com torcedores.

A diretoria descobriu uma forma de “obrigar” os mil e poucos remanescentes da imensa torcida que o América tinha a virar sócios-torcedores. Depois criou a benevolência burra de duas cortesias por sócio. ERRADO! Eu e meus dois filhos embarcamos nesta e pagamos a anuidade em parcela única.

Com as duas “cortesias”, bastaria que apenas um fosse sócio-torcedor porque a entrada dos três estaria garantida. O resultado da burrice é que as cortesias são vendidas, a largo, a 20,00 nas ruas, enquanto as bilheterias cobram 100,00 e os caixas ficam jogados às traças. Tanta bobagem merece ser castigada.

Ademais, os jogos contra Botafogo, Flamengo, Palmeiras e São Paulo interessam de perto aos torcedores de Atlético e Cruzeiro. Com ingressos a 20,00, que é o preço da rua, e o valor real do futebol apresentado, se tanto, e em horários que não coincidissem com jogos dos rivais locais, teríamos estádio cheio, lucro garantido, e apoio das torcidas, sem precisar roubar os americanos. É o que estão fazendo.

Sinto-me assaltado, principalmente nos meus sonhos de ver times importantes do cenário nacional, aqui, em casa, independentemente da situação vergonhosa em que nos encontramos. Chacota nacional, resta-nos agarrar a sonhos pequenos e impossíveis, como lutar pela permanência na Série A.

Estão nos roubando este sonho, que já foi pago com antecedência, muito anterior à realidade cruel desta campanha para lá de medíocre. Acreditamos, pagamos e estamos no prejuízo. Este sonho vai, sim, ser sepultado em “campos neutros”.

O campeonato, ainda que pelo simples prazer de ver grandes times – o futuro volta a ser os luverdenses da vida – repito, o campeonato estaria definitivamente encerrado. Restariam peladas homéricas para quem pagou por sonho alto.

Gostaria de encerrar, dizendo que exijo o direito de torcer até o fim, pelo qual paguei. Quero o direito de gastar cada centavo que me usurparam. Encerro, repetindo que não estou nem aí para o problema financeiro da diretoria. Ela foi jogada na lama das dívidas pela própria incompetência. EU FIZ A MINHA PARTE”! Exijo respeito!”

Márcio Amorim


» Comentar

Comentários:
39
  • Tarcísio Coimbra disse:

    Nosso esporte vai de mal a pior e em muitos casos, culpa da corrupção que alastrou por todos os cantos do Brasil. Sem impunidade todo mundo quer uma fatia do bolo
    Agora mesmo vimos o fracasso da natação do Brasil nas olimpíadas e agora, o presidente da CBDA Coaracy Nunes é investigado e afastado da entidade. Entidade que preside desde 1988, pode? Desviaram milhões que seriam investidos em treinamentos, uniformes e custeio dos atletas em competições.
    Aqui em Montes Claros, o Correio, que parece estar quebrado, e a CBDA patrocinava um projeto que abrigava e tirava das ruas centenas de crianças, que talvez vão perder o patrocínio. Alguns desses jovens se sobressaíram com o mesmo tempo de atletas da seleção brasileira de juvenis, assim como abnegados profissionais da educação física, que perderão seus empregos. Lamentável!

  • Guilherme Cardoso disse:

    Parabéns ao amigo Márcio Amorim.Excelente texto e justificadas críticas ao dirigentes do América.É preciso que tenham respeito aos torcedores, pois são eles que sustentam um time de futebol.

  • Cesar Lopes disse:

    Diretoria BURRA…..é o famoso PUNIR quem é da casa e ABRIR AS PERNAS para os de fora….Por essas e outras que o América NUNCA será um time organizado e respeitado.

  • Jorge moreira disse:

    Desculpem e são estes mesmos diretores(kkkkk) que ainda querem aumento nas er aumento na verba de transmissão dos jogos á vá caçar carrapatos em capivaras,é uma vergonha aumento de verba de trasnmissão porque um timeco destes que vendem tudo ,O mequinha não tem que ter direito a nada se reestruturem primeiro creçam e depois reenvidiquem, time que leva 1500 não merece nada ,vejam o caso do Bahia,do Fortaleza ,do Nautico,até mesmo do Havai quantos torcedores estes times levam aos estádios e o mequinha quer aumento de verba ,como disse vá catar carrapatos em capivaras

  • Alex disse:

    …pensamento do dia:
    “Se o Pirangi ganhar do Flalido, ajuda o Galo…
    Se o Palestra empatar com o Flalência, ajuda o Galo….
    Se o Ypiranga perder para o Flapito, se enforca”….kkk….
    Qualquer resultado me diverte…#benecyETERNO…RiascosMITO#….kkkk…GilvanForever#….kkkkkk

  • Carlos Henrique disse:

    ja pensou se a mada pega. isso nao vai acontecer, com times de massa.
    a verdade é que o AMERICA,nao se popularizou, lembro quando criança decada de 70
    que estudava em b.h .e tinha o america muitos torcedores, acreditem, na minha classe
    mais americanos que cruzeirenses.o que aconteceu, por que a torcida do AMERICA ENCOLHEU.
    E A DO CRU CRU CRESCEU.
    PLANEJAMENTO, LEMBRO DE UM AMIGO, ATLETICANOQUE ME CONTAVA, QUE morava perto da casa do NATAL, ex ponta direita do Cruzeiro, ele ia la na casa do cara pegava , regua, lapis cadernos com emblema do CRUZEIRO, E DEPOIS JA NA RUA, QUEBRAVA TUDO E JOGAVA NO LIXO.( GRANDE ATLETICANO WILSINHO)
    O AMERICA se vangloriava de ser time de” elite”, e se distanciou do povo.
    ao contrario do ATLETICO QUE SEMPRE FOI UM TIME DE MASSA.

  • Pablo de Oliveira disse:

    Agora Márcio, com todo respeito sem essa de encher estádio, mesmo a R$20.00 o ingresso.
    A média de público no Mequinha no Brasileirão 2016 é de 2.393 testemunhas e um ticket médio de R$25.00
    Ou seja o América tem que aceitar que não tem grande torcida e trabalhar com ações pontuais, e venda de jogos é uma delas, lógico que sem tirar o direito dos sócios torcedores que já pagaram pelo produto e não vão ter.
    A BURRICE foi ter feito esse plano de sócio que não gerou receita e LIMITOU o clube.

  • Alexandre Magno disse:

    Chico, é verdade que o América recusou 1 milhão para jogar contra o cruzeiro no mineirão?
    Pelo visto a questão não parece ser financeira e sim rivalidade.

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    O América é uma piada de mau gosto. E ainda ousam dar gozeira nos outros. Vejam: http://www.otempo.com.br/superfc/america/na-onda-de-den%C3%ADlson-am%C3%A9rica-provoca-apresentadora-da-band-1.1374386

  • Pablo de Oliveira disse:

    Chico ao meu ver o erro da diretoria do América não fez errado de vender os jogos, afinal são dois milhões de reais livre para o cofre do clube.
    Se estes três jogos fossem aqui era prejuízo em vez de receita.
    O erro é a soberba da diretoria Americana achar que tem grande torcida, que vai lotar estádio com sócio torcedor que no caso do América vai muito mais atrapalhar do que ajudar.
    Afinal com sócio torcedor a diretoria fica limitada e não pode fazer ações pontuais, e muito menos vender os jogos como foi feito, e pode gerar processo na justiça.
    Na minha Opinião programa sócio torcedor no América deve ser somente aqueles mais básicos para preferência em compra de ingresso, descontos, etc NUNCA COM ENTRADA GARANTIDA.
    A diretoria tem de entender o tamanho de sua torcida e fazer ações pontuais como a venda de jogos, promoção para os sócios, sorteio de brindes etc, MAS NUNCA UM PROGRAMA COM ENTRADA GARANTIDA.
    Afinal esses poucos sócios com entrada garantida não rende quase nada ao clube e ainda LIMITA o clube em ações pontuais e necessárias.
    O time tem uns trezentos presidentes e não consegue gerir bem o time, VERGONHA!!

  • mauricio souza - serrano disse:

    Público pagante entre Galo X Vasco em 27/11/2015 42.421 pagantes.
    Começo mostrando o público do ultimo jogo do Galo em 2001 no qual ele caiu.
    Não precisou vender mando de campo, pois tem torcida. Eu chamo o america de Meleca, por causa desses episodios, um time que não tem torcida, a bem da verdade nem chegou a primeira divisão, pois classificou como ultimo (pior entre os 4) no ano passado e não saiu do ultimo lugar este ano.
    O Meleca só existe porque tem politicos velhos, que ainda dão as cartas por ai. E tem emissoras de rádio e jornalistas que mencionam seu nome, por causa disso. Tem jornal do qual eu era assinante, que tem SENSOR que é amelicano. Que manda jornalista de esporte embora se falar mal do meleca.
    O Chico Maia é colunista nele e sabe de quem estou falando, pois trabalhei com o sensor no Diario do Comercio.

  • José Eduardo Barata disse:

    Não dá para atacar a instituição AMÉRICA FUTEBOL CLUBE .
    Seus atuais dirigentes são os RESPONSÁVEIS por jogarem
    uma história centenária no lixo da imoralidade .
    Essa a verdadeira praga do futebol nos dias de hoje .
    Uma turma sem nenhum compromisso , sem moral e
    sem ética que infesta o mundo da bola .
    Em todo canto . No mundo todo .
    A entidade (!?!?!?) maior , FIFA , esculhamba tudo ,
    dá exemplo e norte para esses vagabundos .

  • Leandro Fábricio disse:

    Quando eu disse que fui um dos senão o pioneiro a comentar sobre essa situação de venda de mando de campos aqui no blog, não foi pra me gabar não viu galera… é só a titulo de conhecimento que fiz um longo comentário a respeito desse assunto quando ele nem tinha sido abordado aqui no blog

  • Leandro Fábricio disse:

    duvido que se o enseada tivesse disputando o titulo a diretoria do américa (sempre de culio com a azulina) faria uma coisa dessas…

  • Leandro Fábricio disse:

    Quando eu falei sobre essa pratica imoral de venda de mando de campo aqui, teve cruzeirense vomitando que isso era “choro de atleticano”, queria ver se o américa tivesse vendido o mando de campo contra o inter…

  • Leandro Fábricio disse:

    Eu fui um dos senão o pioneiro em falar sobre essa situação de venda de mandos de campos aqui no blog, podem acessar post passados se quiserem conferir…

    a venda venda de mando de campo é simplesmente um ato IMORAL

  • Braz Megale disse:

    Já pensou em juntar todos os torcedores sócios e processar o América? Não houve quebra de contrato? No mínimo, o América teria que permitir que os sócios-torcedores entrassem de graça no jogo seguinte ao que eles mudaram o mando para outra Cidade ou Estado. Vcs pagaram pra ver o jogo em seu domicílio, ou seja, em BH.

  • Marcão de Varginha disse:

    Estou solidário com o Sr Márcio Amorim que sempre foi educado e ponderado com alguns torcedores alvinegros e celestes, mesmo quando covardemente “atacado”. Nenhum torcedor americano merece os gestores que administram seu amado clube, que nesse caso foram (ou serão) lesados de forma escancarada, velada, covarde, escondida… todo sócio-torcedor do Coelhão deverá tomar providências judiciais visando seus direitos!
    – Infelizmente o tradicional deca-campeão, ao vender mando de campo, praticamente nivelou-se ao caráter de clube que literalmente que já comprou arbitragens!
    – #benecyeternomito

  • Marcos disse:

    É por essas e outras que esse clube sempre ficará por baixo, tanto é que já comeu o pão que o diabo amassou nas série C e módulos 2 da vida… O América vem perdendo a pouca simpatia que recebe dos demais torcedores de BH.

  • Marcos disse:

    Eis a razão de o América não crescer e não ser considerado grande nem mesmo em seu próprio Estado!

  • Marcelo disse:

    Não acho que a diretoria do América seja ignorante: é maldade mesmo. O que foi feito ao longo do ano em relação a ingressos, só quem acompanha sabe. Em vez de baratear ingressos na bilheteria, foram com essa história de sócio torcedor e cartão torcedor (ideia para forçar o cidadão a vender dados pessoais em troca de ingresso mais barato) até o final. É lógico que deu errado. Mas não dão o braço a torcer e se bobear foi feito até para argumentar agora a favor da venda de mando. Sou torcedor do América e afirmo que essa diretoria me envergonha. E não vão prestar conta dos valores arrecadados com essa questão dos mandos, assim como foi na venda do Richarlison, goleiro Mateus, lateral Danilo e em breve o Matheusinho…clube arrecada com venda de jogadores, mas está sempre sem dinheiro.

  • J.B.CRUZ disse:

    Todos são contra, até que chega a necessidade,,,,,,,,Cada um sabe onde o ‘calo’ aperta….Em uma época, onde se privatiza tudo, governos perdulários, diretores de clubes e de empresas; incompetentes e sem criatividade, assumem responsabilidades sem terem competência nenhuma para os cargos..Só pode dar nisso…

  • Rogério Perdigão disse:

    Por essas e por outras, fico perplexo quando algum atleticano se diz simpatizante desse ex-clube-em-atividade. Essa pereba, essa ameba do futebol deveria ser extinta a bem da sanidade pública. Mas, sejamos justos, não é por causa dessa porcaria de ex-rival que estamos perdendo o título. Erros grotescos tem sido cometidos pela diretoria atleticana. Faltou planejamento. Essa atitude dos coelhinhos é apenas a prova cabal, definitiva, que o futebol brasileiro não é minimamente sério. Se fosse, haveria rebaixamento automático, só pela aceitação da proposta. Mas isso é nosso Brasil, lugar onde um preso, bandido de tornozeleira, conduz outros presos ao calabouço. Nem Jesus Cristo salva esse lugar…

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Sempre brinco e critico o time do America, so que esta noticia nao e brincadeira e falta de respeito mesmo !!! So no Brasil mesmo que o cara da um calote deste em um monte de gente e nao vai preso !!!!

  • José Eduardo Barata disse:

    Perfeito . Esses dirigentes mequetrefes dos clubes brasileiros
    têm que encontrar respostas à altura de suas atitudes que só
    trazem prejuízos às agremiações esportivas .
    Tem que ter alguém nesse mundo de meu Deus para começar
    a dar um basta nesse circo de horrores que se tonou o futebol.

  • Marcelo Araujo disse:

    infelizmente o mequinha se mostrando mais uma vez ser um time minúsculo. mequinha, sempre melequinha. que amargem a mesma sina da portuguesa, por se vender ao famigerado eixo do mal.

  • André Corrêa disse:

    Venderam o mando dos jogos contra Flamengo e Palmeiras, partidas em que a torcida do Atlético certamente marcaria presença para pressionar rivais diretos do Galo na disputa pelo título.

    O América é, ou não, a namoradinha do Cruzeiro?

  • Libânio disse:

    Perfeito Marcio. Essa decisão da diretoria do America MG é condenável de vários aspectos. Esportivamente é uma vergonha, absurdo mesmo. Do ponto de vista dos sócios é um escracho. Chute na bunda de quem se comprometeu com o time. É por essas e outras que o time está caindo com uma campanha ridícula. As cabeças que comandam o America são completamente amadoras.

  • Geraldo Magalhães disse:

    Se fosse o Cru cru disputando o G-4, o Mequinha não faria isto. Novidade nenhuma, é por essas e outras que não se desgruda da Segundona.

  • Lucio disse:

    É preciso que a F.M.F. tome providências URGENTES sobre a venda de mandos de campo por parte do América para Flamengo, Palmeiras e São Paulo. Isto prejudica DEMAIS os interesses do futebol mineiro, atrapalhando a busca de Atlético e Cruzeiro em suas lutas pelo título de campeão nacional e vaga na Libertadores 2017, e contra o rebaixamento, respectivamente. A Federação, através de seu presidente, mais a pressão dos 2 clubes interessados, precisa agir IMEDIATAMENTE contra esta pouca vergonha no futebol brasileiro e se posicionar FORTEMENTE contra esta maracutaia!

  • Julio Cesar disse:

    Faço zoações com Avacoelhada mas Marcio Amorim, voce foi de uma felicidade e clarividencia impares em sua analise. Nem tanto pelo interesse do Galo que esta na colocação que esta por seus proprios erros. Claro que um estadio cheio motivaria os jogadores que mesmo com o rebaixamento, algumas boas atuações levam a valorização.
    Parabens e solidarizo pelo seu sentimento e de todos torcedores que se sentiram usurpados. Esta é a palavra correta: usurpados !

  • Alisson Sol disse:

    Tem coisas que eu vejo/leio no Brasil que só dá para acreditar porque você sabe que realmente ocorre… e fica por isto mesmo. Entrar na “justiça” só funciona quando se tem a esperança de que a “justiça” resolva a situação. Agora, o Márcio Amorim vai fazer o que? Entra na justiça, e espera uns 10 anos para o processo “tremitar”?

    É só ver o caso das “cadeiras cativas” do Maracanã: o estádio tinha umas ~5mil cadeiras cativas, mas teve de ser entregue à FIFA “sem ocupação”, e depois o mesmo para as Olimpíadas. Não sei qual o resultado do caso, mas só no Brasil é que a cadeira “cativa”, não é “cativa”… Aí o processo rola por anos na “justiça” até o evento passar, e se decide ao final por alguma indenização insignificante.

  • Silvio T disse:

    É uma ação coletiva na justiça. Mesmo que demore dois, três anos, é ganho certo. E se tem uma coisa que esse time “namoradinha” da toca tem é grana. Ganharam estadio, faturam com os jogos do galo, com o shopping e com direitos de TV. Não sei é prá onde tá indo o dinheiro, já que as contratações não servem nem pra série B.

  • Jorge moreira disse:

    Parabens Márcio direito é direito,o problema e deste conselho mentiroso e vendedor de ilusões

  • Celso Gomes disse:

    Qual é a média de público do América? Dar 40%,da carga total de ingressos no Independência,aos flamenguistas, palmeirenses e são paulinos a 120,00 cada e, os outros 60% para os americanos, atleticanos e cruzeirenses ao preço de 25,00 cada, não deixaria todo mundo feliz?

  • Stefano Venuto disse:

    Marcio Amorim está totalmente certo, um falta de respeito isso, e pior, como os clubes podem exigir fidelidade do sócio torcedor dessa forma?

  • Celso Lima disse:

    A diretoria do América é uma piada, não transferiu o jogo contra o cruzeiro para o Mineirão, poderia ganhar muito mais do que os 147mil reais de renda que o independência registrou naquela partida e seus torcedores não ficariam prejudicados, mas vende os mandos de campo contra o flamengo, o palmeiras e o São paulo….tem mais é que voltar para a série C.