A Covid-19 está mostrando a falta que fazem lideranças competentes e de pulso forte em todas as atividades humanas. No futebol, por exemplo, estamos vivendo no mundo a mesma desorientação social e política do Brasil, onde o governo federal bate cabeça com governos dos estados e prefeituras. Devido à falta de um programa e determinações únicas, cada um faz à sua maneira e o número de mortos se acumula, com recordes diários.
No futebol, o Flamengo forçou a barra, fez a Federação do Rio recomeçar o campeonato, na marra, e negociou com o governo federal, isoladamente, mudança importante na legislação dos direitos de transmissão pela TV. Aqui, a Federação quer recomeçar o campeonato, mas a maioria dos clubes do interior não tem mais time e nem dinheiro para remontá-los. Todos estamos cansados de saber que a maioria absoluta tem o dinheiro contado, a “conta do chá”, para três meses de temporada. Período que já se expirou em 2020, e fim de papo.
Mas essa loucura não está acontecendo só aqui e quem deveria ter agido com antecedência para evitar tanta confusão é a FIFA, entidade que tem o poder absoluto do futebol no planeta. Com executivos competentes e muito bem pagos para isso. Mas, parece que continuam seguindo a fórmula Blatter e Havelange, de manter a entidade como máquina de ganhar dinheiro, sem se aprofundar nos problemas do futebol como um todo. Pensam que só existem os grandes clubes, das Séries A e B de cada país. Mesma linha de pensamento da CONMEBOL, CBF e demais federações Sul-americanas e as federações estaduais do Brasil. E corremos o risco de ver aqui, nas próximas semanas e meses, o que ocorreu agora há pouco no campeonato russo da primeira divisão. O Thiago Reis, da Itatiaia, retwittou o jornalista brasileiro Fábio Aleixo, que mora na Rússia, e ele conta resumidamente a história:
Fábio Aleixo: @fabiopaleixo “Fim do jogo da VERGONHA. Sochi 10 x 1 Rostov. Com seis casos de covid e time principal todo em quarentena, Rostov mandou a campo time com média de 17,2 anos. Garotos que não treinavam há 3 meses. Jogo só ocorreu porque Sochi não aceitou adiar.
@thiagoreisbh: * “Tem algo próximo disso a acontecer em MG. Fazer o futebol voltar na marra. As equipes da capital estão prontas e as do interior destruídas! Mas só se pensa no poder econômico… #Snsb”
Fábio Aleixo: @fabiopaleixo “E o goleiro de 18 anos, que pegou um pênalti, fez lindas defesas levou DEZ gols foi eleito o melhor em campo.”
“Para quem não acompanha a Liga Russa. O Rostov é quarto e briga por vaga na Champions. O Sochi luta para não cair. Apesar de ser nono, está a quatro pontos do penúltimo apenas.”
“Jogadores do Rostov voltam à casa e torcida canta: “Adiante time, estamos com vocês”
Fábio Aleixo: @fabiopaleixo “Aqui o Rostov explicando toda a situação (em inglês). Vale a pena ler. fc-rostov.ru/press/news/135
***
Pois é! Se a FIFA tivesse editado normas básicas, para serem seguidas pelas federações em todo o mundo, clube nenhum atropelaria outro, nem fora, nem dentro de campo.
» Comentar