Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Flamengo aposta agora em Jorge Sampaoli, um Yustrich dos tempos atuais

Foto: twitter.com/Libertadores

Dorival Knippel, filho alemães, nascido em Corumbá-MT, apelidado de Yustrich, por causa da  semelhança física com um goleiro do Boca, foi lutador de boxe, goleiro, e um treinador que marcou época no futebol brasileiro nos anos 1960/1970/1980.

Dirigiu alguns dos maiores clubes do Brasil e o Porto, de Portugal. Disciplinador, exigente com  jogadores e dirigentes, grosso, arrogante e valentão, com histórico de agressões físicas e verbais a jogadores, repórteres e dirigentes.

Normalmente, seus times tinham  ótimo começo, com prazo de validade de três a seis meses. A partir daí, a paciência principalmente dos jogadores se esgotava e os maus resultados prevaleciam e ele caía.

Foto: Almanaque do Cruzeiro

As duas únicas grandes diferenças dele para o argentino Sampaoli eram a estatura física e a esperteza para ganhar dinheiro com o futebol. Com seu 1,9 m de altura e porte de boxeador, intimidava seus interlocutores e ganhou a fama de mau, o “Homão”.

Sampaoli mede 1,67 e se fosse ganhar um apelido aqui em Minas, seria “Tampinha”, ou daí pra baixo, o que não deu a ele a condição de ser intimidador pelo porte físico. Yustrich pagou caro pelo temperamento e pelos inimigos que fez por onde passou. Quando entrou em decadência adotou postura de gente normal, mas aí era tarde. Não deu tempo de refazer amizades, pedir desculpas ou melhorar a mudar a imagem da prepotência. Morreu sozinho e sem dinheiro em Belo Horizonte, aos 73 anos de idade, depois de quatro meses internado, lutando contra um câncer. Só não foi enterrado como indigente porque o então presidente do Atlético, Afonso Paulino e o ex-presidente do América, Wilson Gosling, bancaram as despesas.

Sampaoli faz ótimos contratos, muito bem redigidos por seus agentes e advogados, tipo Eduardo Coudet. Quando seus times começavam derrapar ou quando quer sair, começa exigir reforços,  criar casos e é demitido ou negocia a demissão, sempre é ótimas condições para ele.

No mais, as outras semelhanças entre o recém contratado técnico pelo Flamengo e o falecido ex-comandante do próprio Fla, Atlético, América, Cruzeiro, Corinthians e etecetera e tal, são as mesmas.

Sampaoli tem apanhado bastante da vida, apesar dos bolsos estufando de dinheiro. Quem sabe aprendeu alguma coisa da vida fora dos gramados? Se sim, pode se dar bem no Flamengo, porque realmente é um grande treinador e o clube carioca tem dinheiro para atender a todas as exigências e caprichos dele.

Foto: acervodocoelho.com.br/1948-campeao-mineiro

A propósito, breve teremos um ótimo livro sobre o Yustrich, de autoria do jornalista gaúcho José Luiz Costa, ex-jornal Zero Hora, que está pesquisando há quase cinco anos, inclusive esteve em Belo Horizonte, conversando com muita gente que conviveu com ele.


» Comentar

Comentários:
2
  • Eduardo Silva disse:

    Chico,, bom dia!

    Pelo que estamos vendo os dirigentes do Mengão Cabuloso gostam de viver perigosamente, com muita, mas muita emoção mesmo!

    Como esses caras tem dedo podre pra contratar técnico de futebol! Essas multas rescisórias deveriam ser pagas pelo otário do Marco Braz que virou chacota e meme pela música do Real Madrid, pode esperar, a sua hora vai chegar….kkkk

    A torcida do Flamengo deveria EXIGIR a saída desse perfeito idiota que está ferrando com o clube. E ficam com esse fetiche de trazer o Jorge Jesus e não conseguem e agora fecham com outro maluco: Sampaoli!

    Como bem disse é técnico que já chega com prazo de validade vencida, chega uma hora que ninguém aguenta a chatura do cara. Ainda mais o Flamengo com elenco recheado de medalhões, cada um mais mascarado que o outro.

    O Coudet no Alt Mineiro podem já fazer o bolão, em qual mês mandam ele embora COM pagamento de multa integral é lógico!

    Como sempre digo, tem clube que tem dinheiro mas não acerta nunca!

    O treim tá feio!

  • Fred disse:

    Eu já havia comentado que o Flamengo fecharia com o Sampaoli. A conversa de negociação com o JJ era apenas pra fazer média com a torcida, nunca que o português iria sair da Turquia disputando o título nacional – e pagando uma multa alta – pra vir pro Rio.

    Na minha humilde opinião, o trabalho do argentino no Flamengo vai ser 8 ou 80. O elenco rubro negro tem bons jogadores do meio pra frente, em tese vai se encaixar no perfil tático do bielsismo que o Sampaoli monta sempre, e a tendência seria o time embalar. Mas sabemos que o sujeito cobra muito dos atletas, é estouradinho, e o elenco rubro negro tá cheio de veteranos que talvez não estejam a fim de “ficar ouvindo desaforos”. Dá pra boicotar o treinador e derrubá-lo, é um pulo.