Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Valeu em Recife: em outros tempos se o Atlético pudesse perder de 2, perderia de 3

Lemos se apavora quando a pressão adversária é muito forte – Foto: twitter.com/sportrecife

Perdeu, mas ganhou: Atlético desfalcado contra o Sport em casa, que fazia o jogo da vida

Para mim, aperto normal, contra um bom adversário e diante de tantas circunstâncias. Sou de um tempo em que, mesmo com elencos muito melhores do que esse, se o Atlético podia perder de 1, perdia de 2, se podia perder de 2, perdia de 3, e se podia perder de 3, perdia de 4. Parece que, com Gabriel Milito estes tempos mudaram!

O jogo valia muito para ambos. De cara R$ 3,465 milhões para quem passasse para as oitavas de final dessa Copa do Brasil. Mas valia mais ainda para o Sport, que disputa a Série B do Brasileiro, jogava em casa e tinha a faca e o queijo nas mãos para conseguir o placar que precisava.

Partiu com tudo pro ataque, desperdiçou oportunidades incríveis, marcou um gol e continuou tentando. Só que do outro lado estava o Atlético, com elenco melhor, e que mesmo seriamente desfalcado, não abriu mão também de atacar e correr riscos.

Um grande jogo, como era de se esperar. O Atlético continua sentindo a ausência de Hulk, sentiu a falta do Otávio e também do Jemerson, que foi para o Grêmio. Lemos se apavora em momentos de muito sufoco, como hoje. Alan Franco jogou menos do que joga esta noite.

Mesmo com tantos problemas o time empatou o jogo em belíssimo gol do Paulinho. Até agora não entendi o motivo de o VAR anular. Os elementos da cabine disseram ter achado falta do Zaracho na origem da jogada. Vida que segue.

Claro que duas derrotas consecutivas incomodam e criam marolas, mas não vi erros do Milito nem na escalação nem nas mexidas durante a partida.

O Galo tem as suas limitações técnicas e ele vem tirando coelhos da cartola para superá-las. Muita gente já via o Atlético como o melhor do time país, com a soberba tomando conta. Vem jogando um belo futebol, possivelmente, sim, o mais bonito, porém, não tem o melhor elenco.  

Por isso, discordo da opinião do jornalista/fotógrafo Eugênio Sávio, que me enviou durante o jogo: “Absurdo o Galo passando tanto aperto diante de um time Série B”.

Rômulo entrou no lugar do Lemos e foi bem Foto: twitter.com/Atletico


» Comentar

Comentários:
22
  • Fernando disse:

    Espero que não mas acho que Milito perdeu o controle desses caras “mau” pagos. Se continuar isso já e treta de elenco com técnico. Infelizmente o ser humano é um bicho ignorante: desmata a amazônia e chora por enchentes.

  • William Dorneles disse:

    O juiz foi um caso a parte, fato! Agora, o Alan Franco é limitadíssimo, não tem posicionamento, não desarma, ruim com a bola no pé. O famoso jogador cerca Lourenço! O problema do time está no meio campo. SAN

  • Pedro Vitor disse:

    Não vi o jogo, estou viajando a serviço, literalmente no “meio do mato “, mas a escalação foi um pouco soberba, não?

    Lemos não tem a velocidade de Jemerson, e nem o posicionamento de Fucks, acho que o Milito ficou com receio de lançar o Rômulo, e outra precisávamos ou ainda é preciso saber, quem poderá ser o substituto do Otávio.

    Eu falei, essa característica é muito importante para o time, um volante que sabe armar, desarmar, e e cobrir lateral!

    Foi por isso que pensava no Zaracho.

    É quem tem essa virtude, mas não é como segundo homem é como primeiro homem de meio de campo!

    E o Hulk mesmo não estando entendendo o esquema tático, é jogador que puxa marcação, é um em cima o tempo todo, e outro na sobra, e esse da sobra, é quem deixa a defesa desguarnecida, onde o Scarpa se infiltra.

    Time está mexido, e desencaixou, já está nítido isso para mim.

    É tempo de reorganização, e mudanças. Jemerson apesar de fazer falta, não queria ficar, um jogador sem foco não ajuda em nada, muito pelo contrário!

    Vamos aguardar quem virá.

  • Julio Cesar disse:

    Por pouco a decisão não foi pros penaltis.
    E um pouco mais….eliminação direta
    Mas que “falta” tiveram coragem marcar. Só porque foi gol.
    Golaço !!

  • Juliano Salvador disse:

    Pelos programinhas e os fakes, o Galo foi eliminado da CB 2024. Gente não tem time bobo mais, até o River Plate foi desclassificado da Copa Argentina pra um time pequeno. Outra coisa, o Galo perdeu duas partidas fora e já é um desastre. Esse povim não perde a chance. Galôôô!

  • Robinho Ferreira disse:

    Sem desespero,classificado e Milito continua fazendo bom trabalho. o melhor futebol das americas vai ganhar tudo ainda.

  • Leo Silva disse:

    O Galo é um mistério. Quando tem tempo para treinar, o time piora. Pela lógica, seria o contrário. Mesmo com os desfalques, poderiam fazer um jogo mais digno. Não espero uma máquina de futebol, mas um time consistente.

  • Wallison Silva disse:

    Chico, bom dia!

    Respeito a sua análise, mas divirjo dela.

    1 – Atlético teve uma semana livre para fazer os devidos ajustes.
    2 – Sport vinha de dois jogos, ambos foi derrotado, por adversários inferiores a ele. Perdeu para o Avaí em casa.
    3- Milito poderia ter simplificado: dois zagueiros de origem e o Battaglia no meio fazendo a contenção para iniciar a partida.
    4- Sem um cão de guarda no meio, ficamos perdidos. Teve um lance, salvo engano, do Lucas Lima. Ele pegou a bola na intermediária e a levou dentro da área sem ninguém dar o bote.
    5 – O Gol prematuro tirou a paz e organização do time.

    No somatório disso tudo fica o aprendizado, pois se fosse um time mais qualificado, hoje, estaríamos lamentando não só a derrota acachapante, mas também a eliminação da Copa do Brasil.

  • Antonio da Silva disse:

    A maioria dos times grandes classificaram levando sufoco. Infelizmente, a bolinha do Galo nos sorteios da cbf, teima em procurar times chatos, não duvidem que o próximo será contra o Botafogo e ai amigos, é jogar contra 12. O Galo está com o elenco reduzido, Milito tem dificuldades, decidir na casa do adversário é sempre mais difícil, mas estamos classificados. Mais dindim para o Galo!

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    O que incomoda é que todos apaixonados pelo galo que usam este espaço democrático sabem todas as deficiências do time, mas diretoria do galo prefere tachar de cornetas do que ouvir nossas demandas, só servimos pra consumir o resto é resto, vão acabar queimando o Alisson, e fritando o treinador, o Vargas que nos crítica vamos ontem não fez gol mas defendeu um que iria nos custar a classificação, se continuar sem repor peças podemos nos preparar para mais um ano cheio de desculpas, o goleiro pra variar tudo que vai e gol, a camisa branca é linda mas me desanima quando vejo o galo jogando com ela, poderia fazer outro modelo como segunda camisa, o gol anulado o CURINTIA teve um lance quase igual,as o gol deles vou validado, não sei explicar mas depois que o galo teve tempo pra treinar jogou pior, o Milito que abra o olho e peça reforços pois vai acabar sobrando pra ele, pra que reclama do Hulk, sem ele viramos um time normal, só que daqui a pouco ele para de jogar

  • Paulo F disse:

    Chico, talvez você não tenha escrito sobre o Igor Gomes porque não viu ele em campo, mas ele foi escalado. Esse cara acaba com o Galo toda vez que entra em campo. O time perdeu o meio campo e também poder ofensivo, é um cemitério de jogadas. Depois da sua saída o time melhorou consideravelmente, mas esbarrou no juiz completamente mal intencionado. Além dos cartões absurdos que devem ser por causa de casas de apostas, a falta inexistente que fez com que o gol fosse anulado estava bem na frente dele, um absurdo! O juiz fez de tudo pro jogo ir pros pênaltis. Por isso não considero uma derrota, foi uma vitória de 2×1 em um jogo de 180 minutos.
    Acho que esse ano, por o Galo estar bem, ainda veremos novos capítulos dessa roubalheira descarada.

  • Giovani José Pinto disse:

    Bom dia a todos, perder pro sport é dose + na derrota do sport pro Avaí o time jogou praticamente quase todo o segundo tempo com 2 jogadores a – EXPULSOS.

  • Raws disse:

    Independente de ser time de série B, quem viu o jogo em BH, se surpreendeu com esse time do Sport, então lá não seria fácil. Teve gente falando que a classificação não foi merecida. Peraí, aqui poderia ter sido 5×0 e porque jogou mal ontem esqueceram o primeiro jogo? É mui difici…
    Ontem o que me preocupou foi o estilo perninha que o Alisson entrou. A corridinha de migué dele na recomposição, em um jogo pegando fogo, foi de desanimar.
    Nada justifica a anulação do gol, ou melhor a má intenção justifica. Esse árbitro de ontem estava doido para ferrar com o Galo, inclusive nos cartões e os 10 minutos de acréscimo, pode isso Arnaldo?

  • Germano Brás disse:

    O importante é a classificação, o resto é dor de cotovelo de quem foi eliminado pelo Sousa.

  • Gilberto Costa - Montes Claros disse:

    Chico, para mim a sorte do Milito acabou, desde o jogo contra o Peñarol. Até ali, toda besteira que ele fazia dava certo. Nesses dois últimos jogos ficaram escancarados seus erros. Se não mostrar competência, o Galo vai sair precocemente dos Mata-matas e despencar no brasileirão. Vamos conferir a partir do próximo jogo contra o fraquíssimo Caracas.

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico.
    O que aconteceu com o “time que está encantando o futebol sul-americano “?
    o mágico milito gastou seu repertório?
    Queria saber qual é o problema particular de super herói.

  • Fernando disse:

    Hoje foi mais do mesmo em Rosário. Não entendi porque o galo dava tanto espaço,não fechou o meio do campo e levou tanto sufoco sem nenhuma estratégia técnica. Já que o sport tava querendo pressionar, tinha que ter o contra-ataque armado pra alguém correr como aconteceu raras vezes com Arana. Tem que ter um velocista nessas condições. O time errava só de estar com a bola no pé. Agora o apitador ajudou o Sport é nítido. Gol mal anulado, faltas pro Sport que não existiram e 10 min de acréscimo? Pqp

  • Silvio Torres disse:

    Chico, acho totalmente válida sua análise e bastante louvável a forma otimista de encarar os fatos. Há poucos dias, por exemplo, fomos obrigados a relembrar o deplorável e covarde papel que o Atlético do Tafarel fez nos anos 90 contra o Rosario. Mas..que desanima, desanima. Levar duas ferroadas seguidas de Peñarol e Sport é dose. E muitos “inocentes do Leblon” estavam acreditando no fim da Hulk dependência.

  • Márcio Luiz disse:

    Pois eu concordo, Chico, com o seu colega jornalista/fotógrafo.

    Uma coisa é se classificar jogando “o jogo”; outra é se classificar como foi hoje. De maneira covarde, contra um time que no fim de semana perdera EM CASA pro AVAÍ!!!
    O Galo tava parecendo aquele boxeador que a todo momento procura o “clinche” pra não apanhar muito e ir a nocaute, visando a vitória “por pontos”…

    Estou, por óbvio, feliz com a classificação do Galão, porém muito, mas MUITO preocupado se o nosso Militão da Massa não é mais uma carruagem prestes a virar abóbora na nossa história.
    Ou, pior, se não tem caroço nesse angu, onde jogadores que suavam sangue até outro dia, passaram a trotar em campo.

    Eu hei de estar completamente equivocado. SARAVÁ!!!

  • Fred disse:

    O senhor que comanda o VAR ficou procurando algum motivo pra anular o gol: mediu com aquela linha um impedimento, não colou, viu uma emboleira de pernas 10 minutos antes do ataque e rá… falta de ataque. Um absurdo.

  • Maurício (Ibirité) disse:

    Discordo viu Chico. O Flamengo tomou um calor do Amazonas, mas classificou vencendo. O Galo classificou perdendo; se nas oitavas pegar um time mais acertado e jogar o que jogou hoje, vai ser eliminado.