Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A melhor Copa, sem Brasil e Argentina, e a segunda melhor, num dos palcos de 2026

Foto: x.com/copaamerica_POR/status

Por mais que não signifique nada, grande parte da imprensa adora realçar as estatísticas, tipo a estreia do Brasil no zero a zero com a inexpressiva Costa Rica: 70% de posse de bola, 19 finalizações contra apenas duas dos costariquenhos. Paquetá, o suspeito de participar da máfia das apostas, jogou o tempo todo, mandou uma bola na trave e foi muito paparicado pela imprensa, principalmente do Rio.


Quem gosta de futebol está se deliciando com a Eurocopa, cuja fase de grupos termina nesta quarta-feira, e a Copa América, começou sexta passada. A Euro é fantástica, com estrutura, qualidade de futebol e motivação semelhantes à Copa do Mundo. Se tivesse a participação de Brasil e Argentina não faltaria mais nada.


Tive o privilégio de cobrir uma edição, a de 2012, realizada pela Polônia e Ucrânia. Sensacional. Show de organização, dois países surpreendentes, maravilhosos. A Espanha foi a campeã, Itália vice, Alemanha (3ª) e Portugal em quarto.


A edição deste ano já tem o primeiro confronto das oitavas de final definido: Suíça x Itália. Também já estão classificadas e aguardam os próximos adversários: Alemanha (1ª do Grupo A),Espanha (1ª do Grupo B), Itália (2ª do Grupo B), Portugal (1º do Grupo F), Inglaterra (sem posição definida), Holanda (sem posição definida) e França, também sem posição definida.

Foto: x.com/UEFA


Nos Estados Unidos, cuja Copa do Mundo de 2026 será lá, no México e Canadá, a Argentina, atual campeã, começou vencendo o Canadá por 2 a 0. Os anfitriões venceram a Bolívia, 2 x 0. Outros candidatos ao título, Uruguai 3 a 1 no Panamá e Colômbia 2 a 1 no Paraguai.


No Grupo B, Venezuela 2 x 1 Equador e México 1 x 0 Jamaica. Nesta segunda-feira, o Brasil cheio de estrelas, apertou bastante a Costa Rica, porém na base do “sol de inverno”, aquele que não esquenta tanto. Empate sem gols. Titular, Arana jogou menos que joga no Atlético. Muito menos! Coisas da seleção.


» Comentar

Comentários:
9
  • Mauro Lopes disse:

    Chico, tem alguma coisa muito errada nessa Saf do Atlético. O time principal daqui a pouco nem tem onze jogadores pra por em campo e sofre goleadas humilhantes no Brasileiro. O time feminino vai entrar pro Guiness como a pior equipe da história do futebol mundial. E hoje, o sub 20, seguindo o exemplo dos adultos, tomou de quatro do Cruzeiro. Tem alguma coisa muito errada nessa Saf.

  • Luciano carvalho disse:

    Seleção hoje em dia, está igual A VOZ DO BRASIL.
    Todo mundo sabe que existe, mas ninguém presta atenção.

  • Márcio Luiz disse:

    Chico, uma pena eu não ter visto seu podcast com o Procopão ao vivo para poder te pedir para fazer uma “provocação” a ele, que sabe tudo e mais um pouco sobre o mundo da bola:

    No nosso futebol há casos muito curiosos de jogador que começa na base tentando a sorte como ATACANTE, mas devido ao pouco trato com a pelota algum treinador mais observador o coloca pra treinar de ZAGUEIRO e este jogador muda da água para o vinho. E eu cito 3 exemplos:

    Ele PROCÓPIO, o LUIZINHO (esse jogaria tranquilamente como atacante também) e o CLEBÃO. Sem falar do Cleisson, que começou como centroavante e virou volante/lateral…

    Falo isso porque fico observando a dificuldade com a bola que demonstra esse voluntarioso CADU oriundo da base do GALO.
    Tem “porte”, estatura, raça, mas… é grosso de dar dó no trato com a redonda.

    Então, não seria o caso de testar esse rapaz como ZAGUEIRO? Acho que ainda há tempo, rs.

  • Sérgio Lopes disse:

    Boa tarde Chico Maia, como vai? Sou Sérgio Lopes, jornalista da Zona da Mata Mineira. Você já divulgou uma matéria minha a respeito do Cruzeiro. O Tupi de Juiz de Fora, caiu para terceira divisão do futebol mineiro. Fiz artigo a respeito da queda do galo carijó , saiu na edição de hoje , Jornal Tribuna de Minas. A incompetência dos dirigentes, o fanatismo dos torcedores de Juiz de Fora pelo (Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense) preterindo o Tupi e a falta de apoio financeiro dos empresários locais culminaram na queda do Tupi para a terceira divisão do estadual. Leia o artigo completo! Gostaria que você comentasse ou divulgasse nos seus canais de comunicação.

    Segue o link do artigo: https://blogdosletradosdesalienados.blogspot.com/2024/06/artigo-tribuna-de-minas_25.html?m=1 ou

    A derrocada do Tupi (tribunademinas.com.br)

    Abraços,

    Sérgio Lopes Jornalista

  • AROLDO GERALDO FILOGONIO DIAS disse:

    “Seleção” já era , acaba com isso gente. Nem os jogadores ligam mais pra isso. Aliás até ligam quando recebem uma convocação e são valorizados e depois foda-se. Já já muitos anos deixei de ser alienado e não torço pra seleção. Ainda mais hoje que tentam enfiar guela abaixo os “craques” : Paquetá, Rafinha, Vini Júnior, Rodrigo e Cia.

  • Marlon Brant disse:

    Chico, bom dia. Nem perco tempo com Seleção Brasileira e sinceramente, do fundo do coração não torço e para mim é indiferente. Assisti foi ao jogão entre Croácia x Itália. Que partida maravilhosa, que jogador é este Luca Modric que aos 38 anos ainda joga como se fosse um menino. O cara transpira seleção do seu Pais e ontem o “Sobrenatural de Almeida” andou no campo…Primeiro o pênalti que o próprio Modric bateu mal e Donnarumma pegou mas 37 segundos depois ele faz o gol da Croacia, onde o estádio estava um loucura com a classificação nas mãos. No ultimo lance, um jogador italiano carrega a bola, ninguém chega e dá uma porrada no cara, ele coloca o jogador italiano na cara do gol e ai….só os deus do estádio vão explicar….o cara chapa a bola, pode chutar 1.000 vezes que não acerta nunca mais…..e a Croácia com uma das mais belas gerações do Pais vai dando adeus a mais uma Euro!! Que torneio, que competição, que jogos maravilhosos, que jogadores, que respeito uma equipe pela outra, tudo, mas tudo, mas tudo muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo diferente do Brasil e América do Sul. Ai vem alguns lunáticos e me perguntam? Porque parei de assisti jogos no Brasil (Somente do ex-cabuloso)???? Precisa responder???

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    Erro ao digitar valor 30 vezes menos do savinho, veio sem prática com celular.

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    Futebol hoje, o que eu acompanho e torço só o do galo, pra quem viu seleção antigamente hoje não entusiasma mais com o tanto de craque que a cada rodada do brasileiro imprensa que fazer a gente engolir, antes seleção fazia até injustiça de tanto jogador fora de série existia, hoje qualquer perninha tá sendo convocado desde que tenha um bom empresário e chance de ser vendido, hoje que já tô veio , virei ranzinza e crítico d+, continuo sendo galo, mas não tão cego como antes, só um exemplo como venderam o savinho por 30 vezes menos que os jogadores, Rodrigo, endrick, Estevão e o Vinicius junior, vão dar desculpa senão vendesse ele ia sair, mas o motivo ninguém fala, preferem valorizar Patrick, Edenilson, Kardec, Mariano e outros que vêem de fora, aí o jogador força a barra mesmo, taí aí o Zaracho vão ficar esperando ele sair de graça, pois até hoje não renovaram o contrato dele.

    • Antonio da Silva disse:

      O Savinho entraria na fogueira, iriam chamá-lo de “foguete molhado”, seu desvalor seria muito maior. O Kadu e o Isaac estão indo por esse caminho…Veja o futebol do Fumacinha no Bahia! Feio mesmo foram os valores do Estevão, Vitor Roque, Murilo, Dudu, Rôni; mal vendidos pelo crucru por causa de más gestões. No Palmeiras e Flamengo, o poderio econômico, aproximação da cbf/Bobo, favorecem os títulos e a valorização do atleta, alem do bom futebol dos garotos.