Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

E lá se foi o Maguila, de tantas histórias do boxe e da comunicação

José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, campeão brasileiro, campeão sul-americano, campeão latino-americano, pentacampeão continental, campeão das Américas, campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe.

“Vá em paz, LENDA!” (foto), conforme informa e deseja o Futebol Nostálgico  twitter.com/futnostalgico.

E eu também!

Com toda a humildade e simplicidade, Maguila se tornou um personagem do esporte e da mídia nacional. Que vale reflexões especialmente sobre um tema que é pouco ou nada valorizado por políticos e quem manda no país: a inserção social por meio do esporte, educação e cultura.

Só por meio do esporte, da música, das artes cênicas e etecetera a maioria absoluta dos brasileiros, jovens principalmente, têm alguma chance de conseguir ser alguém na vida. As outras opções são a marginalidade, ganhar em algum jogo de apostas ou golpe do baú.

Porém, o boxe e algumas outras modalidades esportivas são extremamente violentas e trazem danos terríveis aos praticantes.

Um grande jornalista, amigo que mora em Brasília, me enviou a seguinte mensagem, a respeito da morte do Maguila: “Internado há 7 anos, quase vegetando, por causa de doença incurável causada pelas pancadas na cabeça. Por essas e outras abomino violência como esporte”.

Pois então!

Vale demais a reflexão!


» Comentar

Comentários:
4
  • Giovani José Pinto disse:

    Ei Júlio César independente de quem o BOXEADOR vai enfrentar muitos vão por causa da GRANA que se vai ganhar, no caso do MAGUILA o dinheiro deve ter falado + alto q a razão.

  • Julio Cesar disse:

    Meu Pai gostava de boxe. Nada de MMA! E o acompanhei frente a TV em algumas lutas lutas. Acabei torcendo por Julio Cesar Chavez. Não foi Tyson, Casius Clay! E não sei porque! Não tambem por ser homonimo.
    Jogaram Maguila na frente do Holyfield! Na epoca e ate hoje me pergunto quem fez a cabeça do Maguila pra fazer aquilo. Era como promover Ipiranga X Real Madrid!
    Descanse em paz.

  • Márcio Luiz disse:

    E lá se foi mais um legado do excepcional LUCIANO DO VALLE.
    É, Chico, nossa geração tá q tá “descendo a serra”…

  • Alisson Sol disse:

    Pessoalmente, não gosto do box e outros “esportes” do tipo. Mas entendo os que gostam. Todo esporte tem risco, e há casos de pessoas com problemas mais graves ainda devido à prática do judô, futebol, e até ping-pong. E há a questão que você citou da inclusão social. O futebol, por exemplo, é bem inclusivo justamente porque consegue fazer um jogo com uma bola só, 22 jogadores e uns riscos marcando o gol.

    O Maguila foi um caso interessante, porque lembra também da sua ligação com o Luciano do Valle, e da importância da comunicação para divulgar o esporte. Que descanse em paz.