
José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, campeão brasileiro, campeão sul-americano, campeão latino-americano, pentacampeão continental, campeão das Américas, campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe.
“Vá em paz, LENDA!” (foto), conforme informa e deseja o Futebol Nostálgico twitter.com/futnostalgico.
E eu também!
Com toda a humildade e simplicidade, Maguila se tornou um personagem do esporte e da mídia nacional. Que vale reflexões especialmente sobre um tema que é pouco ou nada valorizado por políticos e quem manda no país: a inserção social por meio do esporte, educação e cultura.
Só por meio do esporte, da música, das artes cênicas e etecetera a maioria absoluta dos brasileiros, jovens principalmente, têm alguma chance de conseguir ser alguém na vida. As outras opções são a marginalidade, ganhar em algum jogo de apostas ou golpe do baú.
Porém, o boxe e algumas outras modalidades esportivas são extremamente violentas e trazem danos terríveis aos praticantes.
Um grande jornalista, amigo que mora em Brasília, me enviou a seguinte mensagem, a respeito da morte do Maguila: “Internado há 7 anos, quase vegetando, por causa de doença incurável causada pelas pancadas na cabeça. Por essas e outras abomino violência como esporte”.
Pois então!
Vale demais a reflexão!
» Comentar