Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Atlético 2025. Não querer contratar, vá lá; mas desmanchar o time, é tenebroso

Foto: x.com/Atletico

Sempre houve surpresas no futebol mas com tanto dinheiro envolvido nos últimos anos elas andam cada vez mais escassas. Uma zebra aqui, outra ali, acontece, mas a conquista de grandes títulos é só para quem tem elenco muito forte, com titulares de alto nível e peças de reposição à altura.

Quando estavam assumindo o controle total do Atlético, os donos da SAF sabiam disso e montaram um grande grupo, com ótima comissão técnica, para que o Galo fosse campeão brasileiro, da Copa do Brasil e chegar muito perto da segunda Libertadores da história do clube, em 2021.

Com a alegria total da torcida em função das conquistas, cinco meses depois, os ainda quase donos do clube, conseguiram aprovar com facilidade a venda do Shopping Diamond Mall no Conselho Deliberativo. Quase unanimidade.

“A venda do Diamond Mall permitirá que o Atlético possa ter três, quatro jogadores do quilate do Hulk”, afirmou Rafael Menin, ao Globoesporte.com, na época.

Naquela euforia toda da massa, ai do conselheiro que votasse contra ou não comparecesse à votação, no dia 30 de maio de 2022.

Pouco mais de um ano depois, no embalo da mesma euforia e promessas de que em cinco anos o Atlético estaria entre os maiores do mundo, o Conselho aprovou, no dia 20 de julho de 2023, a SAF, com a venda de 75% do Galo para os 4rs.

Para a temporada que está se iniciando os donos alardearam que conseguiram “segurar” o goleiro Everson, que era pretendido pelo Bahia.

Depois, que a venda do Paulinho, um dos mais importantes do time, foi um grande negócio.

Agora, o diretor de futebol Victor e parte da imprensa tentam desqualificar jogadores muito importantes como o Battaglia e o Zaracho, para tentar justificar o injustificável, que é a entrega deles ao Boca e ao Racing, clubes argentinos que não têm nenhuma capacidade financeira para competir com os grandes clubes brasileiros.

Só para comparar: o Velez Sarsfield, campeão deles em 2024 recebeu o equivalente a R$ 3 milhões pela conquista. O Botafogo, campeão brasileiro, recebeu R$ 48 milhões.

Essa estratégia de jogar a torcida contra jogadores para negociá-los é manjadíssima. Coisa dos anos 1970/1980, quando até se combinava com os caras para que a folha de pagamentos fosse aliviada e eles pusessem botar algum a mais no bolso pela transferência.

Clube quando quer montar time de verdade põe dinheiro, segura os melhores e fim de papo.

Vamos ver quando a bola rolar.

Se o lateral-direito Natanael, que está vindo do Coritiba, vai dar conta do recado, se Gabriel Menino e Patrick, ex-Palmeiras, resolverão em suas posições, se o atacante Junior Santos, ex-Botafogo, e outros que devem chegar, servirão para Cuca montar um time competitivo como ele quer.

Se alguém quiser refrescar a memória sobre a SAF, a transferência do Centro de Treinamento e a Arena MRV, mais os 75% para a “Galo Holding”, só acessar o link do site do Atlético:

“A negociação é fundamental para o saneamento das finanças do Clube, um dos pilares da gestão do presidente Sérgio Coelho e do vice-presidente José Murilo Procópio.”

Votação para a venda do Diamond Mall 30.05.2022

Fotos: Bruno Sousa / Atlético

https://atletico.com.br/conselho-aprova-venda-de-percentual-restante-do-diamond-mall/


» Comentar

Comentários:
15
  • Bruno disse:

    Não estou entendendo este desespero. As dispensas no Galo eram previsíveis e sempre foram apoiadas pela torcida (Que Bipolaridade). Saída de Vargas, Lemos, Kardec, Mariano sempre foram pedidas. Zaracho e Bataglia não queriam ficar, o que fazer? Encostar e ficar pagando salario? Qual a vantagem desta situação. Poderia sim ter apurado um valor maior, mas vão com Deus. Paulinho, vai ficar sem jogar até maio, sempre foi um cara contestado pela quantidade de gols perdidos. Foi uma grande venda, acredito que uma das maiores do Galo e do Futebol Mineiro. Agora precisa de repor, e não da para fazer loucuras, contratar a peso de ouro apostas, como o CSA tem feito, jogadores quem nem titulares eram em 2024 e com altíssimos salários. Os gestores do CSA esquecem de fatos recentes, o dinheiro do Pedrin Mercadinho não é infinito, muito pelo contrário, é um empresário de um segmento muito delicado (varejo) principalmente no Brasil. O Galo precisa ser responsável com suas finanças, a instituição precisa ser sustentável, precisa equacionar as dividas, investir sem fazer loucuras. Veja o “curintia” 2,4B de dívidas, torcida fazendo vaquinha para pagar arena, nao arrecadaram nem 10% do valor da divida (alguem ai deve lembrar do fica Ronaldo, doações via conta da CEMIG). Pé no Chão Galo, profissionalismo, e isto que precisamos.

  • Paulo César disse:

    Concordo com sua análise, Chico. Esta postura de jogar eventuais problemas somente após rescisões não começou com Zaracho e Bataglia. Não sou ingênuo em acreditar que jogador e representante seriam os mocinhos destas relações meramente financeiras e comerciais, quando o assunto é renovação de contrato. Nâo há santo nesta história. Mas estes gestores do Galo têm “errado” tanto em previsões, projeções, cenários e se calado em vários momentos críticos nos últimos anos, que é possivel, sim, desconfiar da veracidade total ou parcial do que se conta.

    Sobre a relação com a parte não-alienada da torcida: não se trata de expor alguém ao ridículo, mas sim, de resgatar a confiança do torcedor médio. Logo, seria importante uma sinalização de humildade de um CONTROLADOR (nada de executivo contratado), assumindo que as projeções foram erradas, que futebol é diferente de outros negócios, e que não há data realista projetada para se “zerar” as dívidas. E “convidar” o torcedor a confiar novamente neste grupo gestor que “teria” errado tentando acertar.

    Tenho certeza que boa parte da torcida descrente, irritada e desconfiada, daria uma nova chance em termos de confiança e credibilidade aos controladores. Esta postura, até certo ponto, pedante e arrogante de se falar somente nos bons momentos, acaba desgastando a relação.

  • Marlon Caldeira Brant disse:

    Chico, bom dia. Na DENARC, antiga Narcóticos ou Tóxicos e Entorpecentes no DI da Lagoinha, conhecia uma pessoa bem próxima de mim que era investigador e sempre estávamos lá para almoçar e trocarmos ideia. Porque falo isto, faço um paralelo meio estranho, mas bem parecido entre os gestores do seu time e um traficante. Os 4RRRR’S (meu irmão Ricardo fala 4RRRRatos, kkkkk) fizeram o que um traficante faz…Doa a droga ao usuário, vai viciando o cara, vai dando uma porções aqui e ali, o camarada acha que esta “bem” com os caras, vai ganhando status de patrão e ai quando os verdadeiros patrões vão cobrar, o sujeito num tem grama para nada. Ai vai trabalhar pros caras o resto da vida, sem direito a nada e vai entregar o que tem de valor. Parece seu time….. Os tais 4RRRR’s enfiaram dinheiro no clube, todos achando que eles eram bonzinhos e queriam só ajudar, não importava o valor, montaram um time muito bom, ganharam títulos e venderam tudo que o clube possuía aproveitando as euforias de todos, torcidas, conselheiros, imprensa e puxas sacos. Agora a situação está ai, sem patrimônio, sem grana, um clube esportivo falido (Igual ao Cruzeiro Esporte Clube, falidíssimo), mas os donos que compraram fazem o que quiser sem dar satisfação a ninguém, compra e vende quem querem e só visam lucro. Torcida, que se dane. Torcedor tem que entender que quem compra, manda e vai fazer o que quiser. Ponto final. Se o Chico Maia compra o Democrata Jacaré, ele contrata e vende quem ele quiser, e não precisa dar satisfação a ninguém, Assim são as SAF’S. Podem esperar, Cruzeirenses e Atleticanos, os clubes agora tem donos e nós fomos apenas consumidores de seus produtos. Simples assim.

  • Herminio José Fernandes disse:

    SAF amadora é dose.pra leão,negociar um joven tão promissor como Alisson por 72 milhoes de reais ou seja pela metade do valor que foi vendido o Paulinho e.se doer o coração de qualquer atleticano ,flamengo ou palmeiras estarão neciando um jogador desse quilate por 72 milhões mas de dólares ou seja por um valor 6 x maior. Como são amadores esses 4 R

  • Clóvis Mineiro disse:

    Embora eu entenda que o custo/benefício do Zaracho era péssimo, além de tudo queria retornar a Argentina e poderia sair de graça em 2025. Bataglia também queria voltar para seu país e depois da Lei Pelé não se consegue segurar atleta insatisfeito. O que me estranha é um monte de propaganda de lucros com a Arena, venda de patrimônio, arrecadações com vendas de atletas e boas colocações nos torneios e vem com essa de dívida aumentando. Victor já demonstrou que não é do ramo, melhor ir gastar o que ganhou atrás Se contratarem Júnior Santos vá lá, mas Cuello, sei não.

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,
    O A. Mineiro fazendo convite a torto e a direito para diretores de futebol empregados.
    Queria saber que dia vai cair a ficha do Chorão Victor?

  • PAULO CELSO disse:

    Perfeita a sua análise, caro Chico. A SAF DO GALO é NOTA 10 EM DESMANCHE DE TIME NO BRASIL. E DEIXA O ATLETICANO TEMEROSO DO QUE VEM POR AI.

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    Se estão confiantes que os jogadores da base dão conta do recado ontem levaram um balde de água fria, o time ruim, fico com pena do Léo Silva um profissional exemplar e ter que segurar está bomba, não me importaria de ter um time mais ou menos, o que incomoda é uma dívida que só aumenta, venderam o patrimônio com um discurso e a realidade é outra, o dia que a torcida entender que o time que a gente tinha e amava hoje tem dono e dono faz o que quer verão que este negócio de SAF, que foi criado para os times acertarem suas pendências era bom só no projeto mas na execução continua igual antes

    • Mauro Lopes disse:

      O torcedor também pode fazer o que quiser. Pode cancelar o sócio torcedor, não renovar o pay per view, parar de comprar camisas e outros produtos que são oferecidos às centenas com a marca do clube. Assim como na política de um país democrático, os times de futebol dependem totalmente da vontade da maioria.

  • Pedro Vitor disse:

    Boa noite

    Ouvi a entrevista de Cuca e Victor, ontem.

    Realmente pelo que o Victor falou, não havia como manter o Matias Zaracho, apesar de que o valor foi bem abaixo do que o Atlético pagou à época da vinda, creio que basearam também no custo benefício que ele, teve em 2024.

    Meu questionamento era o valor baixo, já o Battaglia, considero que o Atlético perdeu um titular, incontestável, precisa repor essa perda de alguma forma, um jogador que ninguém dava atenção, mas que encaixou em mais de uma posição e dava retorno técnico.

    Sobre o Rubens Menin e os 4erris, o ponto é que erraram em tudo que disseram, prometeram, a cada dia que passa, a credibilidade vai caindo, mas isso não quer dizer que o Atlético está ruim, que a imprensa pode bater no time, tem que separar o joio do trigo…

    Uma coisa é iludir o torcedor, falar mentiras, e fazer completamente o contrário, outra coisa, é a imprensa querer manipular as notícias, e dar um “zoom ” naquilo que vende mais.

    Em termos de qualidade, acho que o Atlético com o Cuca, vai estar forte, e vai aos poucos, acertando o time e elenco, gostei do nome do Júnior Santos, é um Eder Luís, nos padrões atuais, aquele jogador objetivo, rápido, que faz gols importantes.

  • Jerônimo disse:

    Chico,
    Ouvi dizer que o CAM (Clube Atlético Menin) não está contratando porque estaria com dificuldades para efetuar os pagamentos das negociações.

    Dizem que os clubes que estão vendendo os jogadores enviam o código do PIX, mas o dono do Galo não quer efetuar a transação, pois ele não quer pagar o tal imposto do PIX…rsrsrs. É piada, mas se soltar isso por aí, muita gente “esperta” vai acreditar. Afinal, tem “cidadão de bem” que acredita em tudo o que recebe pelo Zap Zap.

    Brincadeiras à parte, pagar R$ dezenas de milhões na compra do Junior Santos é bizarro. Vai recuperar isso quando vendê-lo, daqui uns anos? Vai recuperar isso ganhando títulos? Essa conta não fecha…

    • Paulo F disse:

      La vem o ignóbil com assunto político outra vez. Te desafio a mostrar qualquer pessoa que tenha dito que o pix seria taxado. Pro trabalhador que irá passar a pagar imposto de renda de 27%, seria melhor que fosse mesmo!

  • Raws disse:

    Além de ter certeza que você Chico, tem muito mais informações que nós meros torcedores, concordo e discordo de algumas colocações. Conforme comentei em post anterior, qual a outra solução para segurar os atletas que querem sair?
    Pague mais? Se a analise for simples assim, Hulk nâo trria vindo e nem estaria no Galo.
    Não sou puxa saco de dirigente, só acho que certas críticas são mais por acúmulo de erros do que por certos contextos.