Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Americano pede à imprensa mesmo tratamento dado a Atlético e Cruzeiro

Caro Chico!
Como você está envolvido com a Copa América e não tem postado nada do Coelhão, sugiro o seguinte:

“Muito estranho o comportamento da nossa imprensa em relação aos times mineiros. Enquanto o Cruzeiro esteve na zona do rebaixamento, foi muito forte a pressão sobre a diretoria, exigindo a demissão do Cuca.

Assim que terminou o jogo do Atlético contra o Inter, todos os repórteres se dirigiram diretamente ao Dorival Júnior, quase que o pressionando a demitir-se.

Veja bem: O América faz uma campanha ridícula desde o final do mineiro, quando perdeu em casa para o América/TO (o mesmo que tomaria duas sapecadas homéricas em seguida), perdeu e empatou amistosos (Flamengo e Botafogo) e, até agora, no brasileiro, só venceu o Bahia. Seguidamente, são 7 derrotas, uma vitória e 3 empates e cinco pífios pontos em 18 disputados.

Onde anda a imprensa que, diante de tantos resultados negativos seguidos, não cobra a dispensa do técnico, como quando se trata de Atlético ou de Cruzeiro? Infelizmente, o seu conterrâneo já passou da hora. O grupo é razoável mas não apresenta nada. Não tem jogada ensaiada; não tem batedor de falta (quando aparece uma, quem pegar a bola primeiro bate, como em peladas, e sempre é um chutão em direção à barreira); falta cobertura para os zagueiros que têm levado gols seguidos e ridículos. Falta treinamento mesmo.

O time ficou 10 dias, literalmente parado, porque fez tão somente dois coletivos e ainda liberou jogadores para tratar de assuntos particulares. Resultado: no início do segundo tempo, contra o Flamengo, o time estava arrastando-se em campo. Ficou com dez e o empate e virada viriam fatalmente, como vieram.

Não vejo a imprensa – talvez envolvida demais com técnico novo no Cruzeiro, que iniciou a reação por causa da troca e envolvida com as goleadas que o Atlético levou e com o compromisso de ela, a imprensa, demitir do Dorival – repito, não ouço a imprensa  falar do América.

Fui ao jogo América X Flamengo e, tendo saído de casa às 17:30, só entrei no estádio às 20:10 com mais de 30 minutos já jogados. Apenas um canal de televisão passou os lances mais importantes do jogo. Assim pude ver a roubalheira que foi, muito além do que vi no campo. Lances decisivos, que influenciaram no resultado final.

Ninguém fala nada? Isto vai até o fim desse jeito? A imprensa, que deveria ser MINEIRA e não atleticana ou cruzeirense, nada vai falar? Se fosse com um dos dois, o silêncio seria o mesmo? Claro que não! Foi algo de muito escandaloso.

Vamos deixar que “mandem” o América de volta à Série B, sem nenhuma reação? Sinto que decidir, desde logo, qual é um dos 4 rebaixados, e venho falando nisso há muito tempo, é muito bom para os grandes em crise, porque sobrariam apenas três vagas. Entretanto, é justo que se faça isso?

A minha saga para chegar à Arena do Jacaré foi a mesma de muitos outros americanos que só chegaram no intervalo. Isto deveria merecer um pouco mais de respeito da imprensa, da diretoria e do time,  já que, se o rebaixamento estiver definido, não vale a pena tanto risco como o que temos passado para prestigiar. Dá vontade de jogar a toalha como já o fez a maioria dos americanos”.

Um abraço!

Marcio Amorim


» Comentar

Comentários:
17
  • para vc Mauro Fernandes:

    joga-se com tres volantes para que os laterais tornam-se alas, aliás no América o forte deles é atacar. a nossa dificuldade não é a quantidade de armadores ou volantes e sim estes saberem posicionar-se em campo. os volantes são para proteger os zagueiros e dar cobertura aos alas.
    na verdade ficaríamos defendendo com 5 jogadores (2 zag. e 3 volantes) e atacando com 5 jogadores (2 alas, armador e 2 atacantes). perdeu a bola no ataque, os alas voltam ate o meio campo e os atacantes marcam a saída de bola, simples assim.

    temos dois zagueiros “velhos” e 3 volantes “velhos” é a hora de pensar e mesclar o time com jovens jogadores e os “velhinhos”. substituir jogadores sem alterar o esquema, isto que o MF não consegue colocar em seu trabalho.

    olha so que “simples” seria:

    Flávio

    Gabriel
    Otávio

    Dudu (proteção aos zagueiros)
    China (cobrir o ala direita)
    Leandro Ferreira (cobrir o ala esquerda)

    Marco Rocha (ala direita)
    Gilson (ala esquerda)

    Rodriguinho (jogar “solto”, o famoso “1” assistindo aos 2 atacantes)

    Alessandro
    Fábio Junior

    …sem mais…

  • Paulo Henrique disse:

    Márcio,

    para ficar claro: eu disse que discordo de quase tudo em relação ao que disse sobre atuação da imprensa.

    Nos temas futebolísticos, realmente as ideias combinam bastante.

    Sobre a maneira educada, isso não é mais que obrigação.

    Um abraço e boa sorte ao América (menos nos jogos contra o Galo)!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Prezado Márcio Amorim, td belê ??

    Vc tocou num ponto, que eu mesmo nunca tinha imaginado por esse ângulo…

    Tenho “Coelho” no meu sobre-nome ! rsrs Tivesse nascido Americano, eu seria um Torcedor Oficial ! rs

    Mas falando sobre o seu América… Creio que se o América conseguir permanecer na 1ª Divisão, a tendência é permanecer por muito tempo… Com o Independência pronto ano que vem, o América vai recuperar uma nova fonte de renda, que agora deverá ser melhor explorada.

    Aí, só falta a Diretoria Americana entender que está no meio dos “grandes” e contratar jogadores a altura da 1ª Divisão e parar de liberar “Diamante Bruto” a preço de banana.

    Abraços

  • Márcio Amorim disse:

    Corrigindo:
    Disse e não “dise”

  • Márcio Amorim disse:

    Caríssimo Paulo Henrique!

    Não podemos deixar parecer “conversa de bêbados”.

    Como o senhor discorda do que eu disse (quase tudo), se eu concordo com o que o senhor disse, literalmente, em tudo?

    Vejamos:
    1 – O senhor disse que “contra o Flamengo concordo que a arbitragem errou”. E foi o que eu disse. Não mais.
    2 – O senhor disse que “o time do América não é ruim. Se acertar a zaga…” foi o que eu disse. Dise mais: falta treinamento mais elementar.
    3 – Concorda comigo quanto ao treinador.
    4 – O senhor disse que o América errou ” ao não usar o campeonato mineiro para laboratório. O Chico Maia colocou aqui no blog várias vezes essa minha opiniao, que é a mesma sua.
    5 – Eu não chutei o balde. Disse que dá vontade de fazê-lo e que muitos americanos já o fizeram. Eu não preciso rever os meus valores, porque vou a jogos a que muitos diretores faltam. Só que está dificil e começo a repensar, não valores, mas se vale a pena tanto sacrifício inútil.

    Finalmente queria muito que a próxima derrota, que já veio contra o Santos, servisse para o MF sair dignamente como o Cuca.

    Acho que não acontecerá. Continuaremos esperando que o orgulho próprio seja derrotado pelos péssimos resultados.

    Resta, então, agradecer a maneira educada e esportista com que se preocupou com o assunto. Ao contrário de outros, cuja felicidade maior (e acho que é uma felicidade muito efêmera) é diminuir o América e, consequentemente, os americanos como eu.
    Um abraço!

  • Paulo Henrique disse:

    Caro Márcio,

    respeito sua opinião, mas discordo de quase tudo.

    A mídia é movida a venda de jornais, de notícias e de cotas publicitárias. É natural que ela privilegie onde há mais público-alvo. E não há como negar que a quantidade de torcedores de Atlético e Cruzeiro é muito maior que do América.

    Sou atleticano e não costumo ler o conteúdo de notícias dos rivais. Logo, falarei apenas pelas notícias do Galo. Eu acho que a imprensa que você diz favorecer o Galo, mais atrapalha que ajuda. Exemplo: basta o Galo dar um vexame para os jornais (especialmente o Estado de Minas) vir com a mesma ladainha de sempre: “fulano receita trabalho, ciclano pede paciência, beltrano quer atenção, etc”. A mídia expõe muito o Galo, mas seu conteúdo em nada ajuda. Outro exemplo, jogadores péssimos, como Werley e Ricardo Bueno, têm sua bola enchida pela imprensa (salvo raras exceções) sempre que a torcida se volta contra eles através de reportagens. Muitos jornais fazem o jogo dos empresários, não da torcida ou do clube. Isso é ajudar?

    O Galo é um clube manchado por escândalos de corrupção que beneficiam dirigentes picaretas em detrimento de sua apaixonada torcida. Que dia você viu a imprensa se debruçar nisso? Isso é ajudar?

    Sobre o América, continuo achando que a torcida reclama demais. Contra o Flamengo, concordo que a arbitragem errou. Mas a zaga do América (no segundo e terceiro gol) foi muito pior que o juiz.

    O time do América não é ruim. Se acertar a zaga e colocar um bom atacante no lugar do, ex-jogador em atividade, Fábio Júnior pode melhorar bastante e sonhar mais alto.

    Concordo com você quanto ao treinador. Entendo que o Mauro é muito bom para série B, mas fraco para série A.

    O América errou ao não usar o campeonato mineiro para laboratório. Alguns atletas só servem para estadual mesmo.

    Com todo respeito à sua opinião, mas torcida que já chuta o balde (joga a toalha) com 7 rodadas de 39, por culpa de treinador, imprensa e governo (estádios), tem que rever e muito seus valores.

  • geovany disse:

    meu filho, isso é a sina americana, não há como fugir.

  • Márcio Amorim disse:

    Ao caro J.B. Cruz!
    Talvez eu tenha me expressado mal. Quis dizer que os acontecimentos paralelos e os posteriores, envolvendo Atlético e Cruzeiro, talvez tenham ofuscado a roubalheira impetrada na Arena na última quarta-feira. E reclamo, também, da omissão da imprensa quanto ao trabalho do MF. Parece que está tudo bem, quando não está.

    Caro Jefferson Luiz de Melo!
    Temos lá, no América, duas “revelações” do Cruzeiro e uma do Galo: Camilo, Eliandro e Sheslon. Quer os três no Cruzeiro? Busque-os quando precisar! São ridículos! As categorias de base de Atlético e de Cruzeiro jamais emprestariam um “Danilo” ao América. Quando disponibilizam alguém deve ser do naipe desses três citados.

    Quanto ao caro Renato!
    Lamento que o senhor pense assim. Entretanto, se pensar/falar isto sobre o América o faz mais feliz… paciência. O América, talvez, não seja mesmo tão grande, mas a sua opinião jamais o fará menor.

    Caro Clayton Batista Coelho!
    Sei, por acompanhar sempre os comentários nesse blog, que, apesar do sobrenome, o senhor não é americano. Fico feliz por receber apoio inteligente ao que eu disse, porque é constrangedor pedir o emprego de alguém. Porém, no futebol é assim. Não se pode ficar esperando, esperando, esperando… agradeço a a força.

  • J.B.CRUZ disse:

    Dizer que a IMPRENSA ,MIDIA de um modo geral,não prestigia o AMÉRICA, é ser ingrato no mínimo com um orgão esportivo que é a RÁDIO ITATIAIA..A emissôra de januário e Emanuell, sempre tem acompanhado ao longo dos anos os 3 mineiros em todas as competições em que eles estão disputando..Acompanhou o AMÉRICA nas séries C e B, com equipe própria (NARRADOR,COMENTARISTA e RÉPÓRTER DE CAMPO) transmitindo todos os jogos..

  • J.B.CRUZ disse:

    Dizer que a IMPRENSA (MIDIA de um modo geral não prestigia o AMÉRICA, é ser ingrato no mínimo com um orgão esportivo Q

  • Jefferson Luiz de Melo disse:

    Sou Cruzeirense, é lamentável ler: “tivesse o América algum jornalista realmente Americano… Sendo o Cruzeiro o clube que mais títulos importantes tem em Minas, o tratamento diferenciado é para o “coitadinho” do galo. Acredito que o americano se considera a trerceira força ou até mesmo a 4ª força de Minas, sentido isso essa pobre imprensa esportiva mineira acompanha, erradamente! É preciso parar de chorar sempre e chorar de vez em quando com muita força para ser notado e respeitado. Por que não utilizar ex-juniores do Cruzeiro sempre ao invés de vê-los em outros estados e fazer esse negógio com o Cruzeiro e o galo ao invés de trazer jogadores sem compromisso, acredito que os ex-juniores jogariam com mais vontade! Concordo que a troca de treinador será ótimo para o América. Sugestão: ao invés de sorteios, por que não oferecer ônibus (os intermuncipais) de graça? Corrigindo o sr. Marcus Montenegro, o ditado correto é: um peso e duas medidas! América tem que continuar na primeira! Obrigado

  • Sérgio Drummond disse:

    Estive no jogo de quarta-feira e parecia que o América que era o time visitante. A torcida do Flamengo ocupou o melhor lugar para assistir o jogo e ainda tendo acesso a dois bares e banheiros limpos e iluminados. Já nós americanos, tivemos que nos conformar com banheiros químicos, em implorar, através da grade de isolamento, para que um funcionário dos bares “entregues” ao Flamengo nos atendesse ou tinhamos que dar a volta no estádio para sermos atendidos no bar próximo ao portão de entrada da imprensa e cadeira especial. Ao questionar a PM sobre a divisão das torcidas, fui informado que foi um acordo feito pela diretoria do América, FMF e, por incrível que pareça, pela diretoria do Flamengo. O pior ainda aconteceu: o time do América entrou com o uniforme reserva, deixando o tradicional para a equipe do Flamengo.
    Acho que esta quarta-feira foi, literalmente, uma noite mediocre!! Costumamos muito a falar “que tem coisas que só acontecem com o América”, mas acho que, as vezes, ele faz por merecer. Como que um time que não trata bem a sua torcida e ainda favorece a adversária, que como mandante do jogo não entra com o uniforme tradicional, que jogando em casa entra sempre com três volantes quer ser respeitado como um time de 1º divisão, deixar de sempre ser prejudicado pela arbitragem ou ser respeitado por todo o Brasil……..?
    Espero que as coisas erradas mudem!!!!
    Saudações americana!!

  • Renato disse:

    O império Perrellista deva está em festa. Afinal o Anão de jardim tornou-se Senador com a esperada morte do Itamar Franco.
    Cuidado anão, é como diz o ditado: “quem com ferro fere, Com ferro será ferido”

  • Renato disse:

    É inegável que toda imprensa mineira, sempre quis ver um cruzeiro forte e vencedor de títulos.
    Discordo do torcedor do América , sobre o Galo. Na verdade a imprensa tem o prazer de desestabilizar o Atlético, com as divulgações sobre dívidas, ações trabalhistas etc.etc.etc. A rádio de “minas” até criou um programa semanal (dossiê do Galo) Isso arrebentou com o Clube.
    Acho que a imprensa não tem que se preocupar com o América, Até porque esse clube não tem expressã, torcida e não tem nenhuma importância no cenário Nacional

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Eu também concordo plenamente com o que o Marcio Amorim comentou.

    No meu ponto de vista, isso se deve ao fato de as vezes, a paixão falar mais alto, do que o profissionalimsmo do Jornalista.

    Tivesse o América algum Jornalista realmente Americano, que comentasse os jogos do América, talvez pudesse acontecer a mesma coisa.

  • Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro- Poetinha disse:

    Caro Chico Maia,

    Concordo plenamente com que o Marcio postou e gostaria de colocar outros assuntos. Uma vergonha, nós que fomos os mandantes, deixamos o Flamengo jogar com o uniforme oficial, perdemos metade do espaço que era nosso por direito, tivemos que enfrentar banheiros químicos, já que a divisão fez com que o time visitante tivesse acesso aos banheiro limpos. Além disso, vários amigos chegaram atrasados e tiveram que entrar pelo portão da torcida do Flamengo porque os portões do América estavam fechados. Quando será que irão colocar um sistema de som decente na arena? Ninguem consegue entender o que os locutores falavam no sorteio dos brindes.
    Qdo estava chegando em Prudente de morais, um acidente de proporções grandes ceifou vidas de torcedores que iam para o jogo. Não ví a mídia falar sobre isso, do risco que corremos toda semana para assistir os jogos em Sete Lagoas.
    Realmente um absurdo o que fizeram nos tirando os estádios sem um planejamento decente.
    Chico, não sou de reclamar contra arbitragem, mas se formos olhar com frieza, fomos prejudicados na maioria dos jogos. Basta alguem verificar os lances. Contra o Bahia um penalty inexistente, contra o vasco um gol anulado, contra po internacional outro gol anulado erroneamente, Contra o Flamengo nem preciso falar. Gol de empate do Flamengo foi gerado de uma falta de ataque no Gilson escandalosa. O juiz amarelou o nosso tiume no primeiro tempo e no segundo, num lance normal expulsou o Leandro Ferreira usando de 2 pesos e duas medidas, já que o Willians tinha cartão amarelo e tinha feito uma falta igual.
    Assim fica difícil. Jogar contra a mídia e a arbitragem.
    Falar do Mauro fernandes é chover no molhado. Tá virando um Adilson Batista, ou seja um professor Pardal. Técnico fraco para a série A, ma como não temos grana para trazer um melhor, teremos que aguenta-lo por mais um tempo ou então que alguem dê uma traulitada na sua cabeça(brincadeira) para deixar de ser tão teimoso.
    No mais, desejo uma ótima cobertura e que o Brasil possa nos trazer o caneco.
    Estou firme acompanhando o seu blog, alias um dos poucos que leio e comento.
    Abraços

  • Flávio Henrique disse:

    Vou postar a opinião aqui do Flávio Drummond,na qual concordo

    http://globoesporte.globo.com/platb/flaviodrummond/

    —————————————————————-
    Espartanos,

    Apenas para refletir…

    O Figueirense, que foi eliminado pelo Avaí nas semifinais do Campeonato Catarinense 2011, ocupa, com méritos, a quarta posição do Brasileirão. Em sete partidas, conquistou quatro vitórias, um empate e sofreu duas derrotas.

    Venceu o Cruzeiro por 1×0 em SC; perdeu para o São Paulo por 1×0 fora; venceu o Atlético/GO por 2×0 em SC; empatou com o Vasco no RJ por 1×1; venceu o Atlético/PR em casa por 2×0; perdeu para o Inter por 4×1 em RS e venceu o Santos por 2×1 em SC.

    O Figueirense, DIRETORIA AMERICANA, subiu juntamente com o América no ano passado.

    Contra o Figueirense, DIRETORIA AMERICANA, conquistamos duas vitórias pela Série B em 2010.

    O Figueirense, DIRETORIA AMERICANA, manteve também a base da Série B. OITO atletas que jogaram a última partida da Série B em 2010, entraram em campo contra o Santos ontem: Wilson, João Paulo, Roger Carvalho, Juninho, Túlio, Ygor, Maicon e Fernandes.

    Só que o Figueirense, DIRETORIA AMERICANA, TROCOU DE TÉCNICO.