Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ação e reação: goleiro agressor foi indiciado e terá apoio do Sport

Do Uol e do Terra:

* Goleiro que agrediu vascaíno será indiciado por tentativa de homicídio

Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte

O goleiro Gustavo, do Sport, que atingiu Elivelton, do Vasco, com uma voadora em jogo disputado pela Taça BH de juniores, será indiciado por tentativa de homicídio qualificado. Ele é aguardado na manhã desta quarta-feira, às 9h, para prestar depoimento para o delegado Paulo Tavares Neto, que instaurou o inquérito em Barão de Cocais, onde foi disputada a partida.

O crime é qualificado por motivo fútil e meio que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima. A pena prevista é de 12 a 30 anos, com redução de 1/3 a 2/3, por se tratar de mera tentativa.

O próprio jogador vascaíno, que realizou exames pela manhã, prestou depoimento na tarde desta terça-feira. Além de Elivelton, Paulo Tavares Neto ouviu depoimentos de cinco jogadores do Vasco. Segundo o delegado, os atletas apenas relataram a agressão.

“Eles contaram aquilo que foi estampado pela televisão. Que o goleiro do Sport deu uma voadora por trás e atingiu a nuca do jogador do Vasco”, disse.

Gustavo, que foi demitido pelo Sport, atingiu Elivelton em jogo da Taça BH de juniores na última segunda-feira. Nos minutos finais da partida, disputada em Barão de Cocais, após confusão entre os jogadores das duas equipes, o goleiro do time pernambucano deixou sua meta e acertou o atleta vascaíno, que estava de costas, com uma voadora.

Elivelton deixou o campo em uma ambulância. Após passar por exames em hospitais de Barão de Cocais e Itabira, o jogador do Vasco não teve constatada qualquer lesão na coluna cervical e foi liberado.

Já Gustavo foi demitido pelo Sport logo após a partida. O clube pernambucano anunciou a decisão através de seu site oficial, mas, nesta terça-feira, manifestou a intenção de disponibilizar acompanhamento psicológico ao goleiro.

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/07/26/goleiro-que-agrediu-vascaino-sera-indiciado-por-tentativa-de-homicidio.htm

 

* Diretor do Sport: “goleiro chegou a chorar e está desesperado”

Goleiro do Sport terá apoio psicológico e jurídico

De acordo com Marcos Amaral, diretor das categorias de base do Sport, o goleiro Gustavo vive momentos de desespero após a agressão ao vascaíno Elivélton, na última segunda-feira, em partida da Taça BH de Juniores. Em entrevista ao Terra, o dirigente relatou que o jogador e ele próprio até cogitaram um pedido de desculpas ao agredido.

“Mantive contato com o atleta e ele chegou a chorar, está desesperado, porque não é fácil. Ele está sendo taxado de violento no mundo todo e é alguém que não tem nenhuma mancha no clube. Pediremos desculpas ao presidente do Vasco, Roberto Dinamite, e o Gustavo queria se dirigir ao hospital para pedir desculpas. O rapaz ficou fora de si quando tomou ciência de tudo”, relatou Marcos Amaral.

O diretor confirmou que Gustavo teve o contrato rescindido após o episódio, mas deu mais detalhes a respeito do tratamento psicológico que o clube pernambucano pretende oferecer. “É um equívoco achar que tem de punir e jogar na rua da amargura. O Sport tem uma visão de formador, o rapaz precisa de apoio. Psicólogos me falaram sobre momentos de surto, em que ele se desconecta da realidade do mundo. Após isso tudo ele vai ver o que fará da vida dele”.

Até mesmo a hipótese de Gustavo ser reaproveitado pelo Sport foi levada em conta pelo dirigente. “Hoje estou aqui e amanhã posso não estar. Pode ser que ele tenha uma nova chance no Sport em um momento qualquer, mas temos de orientá-lo para não se perder e não perder o caminho de um atleta com futuro. Não estamos acobertando a atitude dele”, comentou Marcos.

Segundo o dirigente, o goleiro chegou ao Sport em 2010 a partir do futebol alagoano por indicação de um olheiro ligado ao clube pernambucano e tem 18 anos completados em março. Marcos só não concorda com a possibilidade de Gustavo ser processado por tentativa de homicídio. “A cena é forte, mas daí dizer isso é uma distorção”.

http://esportes.terra.com.br/futebol/noticias/0,,OI5262381-EI1832,00-Diretor+do+Sport+goleiro+chegou+a+chorar+e+esta+desesperado.html


» Comentar

Comentários:
9
  • Augusto disse:

    No tempo de Edmundo, Capetinha, ele não faria isso de jeito nenhum

  • Rafael disse:

    Cadeia nele!

  • Gilmar disse:

    O goleiro que podia ficar rico com futebol,agora vai carregar lata de concreto nas costas se quiser comer no dia seguinte.Tem que demitir esse pilantra mesmo.Prender eu já duvido que vai,nem os que matam vão presos,quem dirá os que só tentam.Só não vai dar em Pizza esse caso se o sr. Juiz do tribunal quiser aparecer na TV e condenar o cara.

    E não me venham com essa de que ele é um garoto que não é!Deixa sua mulher com um muleque de dezoito anos pra ver como ele é apenas um garotinho!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Qualquer tipo de golpe, ainda mais aplicado com força excessiva, nas partes vitais (pescoço, cabeça, peito, etc) deve ser considerado sim uma tentativa de homicídio.
    Nosso corpo é muito mais frágil do que imaginam certos defensores do mal.

  • Klaillton Saraiva disse:

    Nós brasileiros, não podemos reclamar da situação de impunidade, injustiça e improbidade moral das pessoas públicas.
    O réu confesso de hoje, por estratégia de advogados bem pagos, é alvo de compaixão e comiseração amanhã. Temos muito mais compaixão por um delituoso, do que pela família que perde um ente querido.
    Uma destas estratégias é o CHORO. Todos temos pena de quem chora e sempre choramos juntos. Nós brasileiros, sempre aderimos, a fila e choro, muitas vezes nem sabemos o motivo.
    Faustão criou um quadro em seu programa, onde pessoas notórias contam o sofrimento de suas vidas. E o choro da tela contamina o Brasil todo. Será que sabemos a verdade?
    Luiz Zveiter, que cansou de lascar com o Atlético, tinha péssima imagem em Minas. Assessorado pelo Jaeci, chorou no AE afim de melhorar sua imagem entre os mineiros…
    Cris, zagueiro do cru cru, chorou e se disse ameaçado de morte em BH. Teve pena reduzida e o direito de exercer sua profissão no estrangeiro e até hoje não cumpriu sua pena.
    Andrés Sanchez, chorou diante das câmeras ao receber subsídio ou como queiram, isenção de impostos do governo paulista de 420 milhões. Lágrimas de crocodilo. Fica vermelha cara sem vergonha!
    É sempre assim, o CHORO nos comove. Talvez seja pela nossa religião mor, cuja temência e subordinação nos faz seres tipo “manteiga derretida” e por qualquer sofrimento alheio, lá vem o “toró de lágrimas”.
    Mas, precisamos da religião e ela de nós. Ela também perdoa muito fácil, é só rezar mil Avé Maria e mil Pai nosso e serei salvo. Particularmente, entendo que, pecado é tudo aquilo que fazemos, arrependemos e não voltamos a fazer mais. Se voltarmos, deixa de ser pecado.
    Talvez, seja por isso que o perdoado de hoje é o novo delituoso pecador de amanhã.
    Há milênios atrás, já se previa: “dente por dente, olho por olho”, portanto minha gente, quem comete um delito, tem que ser punido conforme seu grau de culpabilidade.
    Precisamos acabar com essa bondade com quem, naquele momento, não merece. Precisamos deixar de ser menos hipócrita, menos vulnerável e parar de ir dormir pensando uma coisa e acordar com outra na cabeça. Tinha um colega de faculdade que sempre dizia:”…o brasileiro pensa uma coisa, fala outra e executa uma 3ª opção…” Precisamos prever a sociedade que queremos. Abaixo a impunidade!
    Menos mal que ainda somos o povo mais alegre e vivedor do planeta. Ainda não nos deixamos vencer pela melancolia dos drogados, pelo banzo dos escravos, nem pelo pessimismo de Schopenhauer.
    Mas como tudo tem um agravante, estamos nos tornando o país dos “cornos”, porque perdoamos demais. E como bem disse um certo Freud do sertão: quem prova da 2ª, sem a 3ª não fica.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Não sei os rumos que o ocorrido pode tomar. Só sei que não pode acabar em pizza porque não se tratou de um tumulto comum entre atletas, depois de um lance mais ríspido, com simples empurra-empurra.

    É um fato atípico que correu mundo e todos aguardam um desfecho que não seja desqualificar o fato e amenizar para o goleiro aquilo que foi uma agressão covarde e totalmente sem sentido, já que não havia briga generalizada no campo.

    A hora de agir com pulso firme é agora, e eu já vejo muita gente preocupada com o futuro do rapaz desequilibrado e esquecida de que o futuro e a própria vida do outro estiveram em perigo .

  • Jefferson Luiz disse:

    O cara de pau tem razão em classificar em distorção quando poderá ser processado por tentativa de homicidio. A sorte é que não fraturou o pescoço, este ser diferente diria o que se o jogador tivesse morrido? Infelizmente o vermelho que invadiu o Brasil permite que o errado é que está certo, sendo que teve 85% de apoio para mudar. Neste país pode matar que tendo dinheiro fica livre. Alguém discorda? Expulsão desse bandido do futebol antes que seja tarde, exemplo, antes que seja tarde! Demagogia não cabe nestes atos! Ou é ou não é do lado do bem e do direito de punir exemplarmente! Tenho Dito!

  • OSVALDO FILHO disse:

    É por esse e outros posicionamentos humanos que Ronaldo (o fenômeno) é tão querido e respeitado em todo o mundo. Execrar um jogador com 19 anos não corrige nem o atleta nem o ser humano. Parabéns, Ronaldo! Juízo, Gustavo!

  • jairo lopes torres disse:

    Camias 10:

    Marcelo, Palhinha,Ewerton, Renato Morumgaba, Zenon,Negrine, Ramon Menezes, Robert, Marcinho jogariam facil e com status para serem os melhores do campeonato brasileiro.

    – Divinopolis