Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A fantasia da Copa!

Sempre haverá uma justificativa para maus resultados, corretas ou não. Mas quando as coisas não vão bem as “explicações” ficam desencontradas, dentro do próprio grupo, onde cada um acha uma coisa e muita gente fala ao mesmo tempo, sem ter certeza de nada.

Ou então, culpa-se o árbitro, mesmo que seja em três jogos seguidos. Mais fácil do que assumir uma ou mais falhas do próprio goleiro, uma zaga vacilante e a demora em definir um time.

Joel Santana conseguiu cinco vitórias comandando o Cruzeiro. Depois de tirar a invencibilidade do Corinthians foi chamado de gênio por causa da formação do meio campo que surpreendeu ao adversário. Houve até quem usasse a velha, ridícula e pobre de consistência frase “nó tático” do Papai Joel no Tite.

 

Mudança

 

Na terceira derrota sob seu comando, contra o Botafogo, Joel foi vaiado e chamado de burro pela torcida e por 20 mais comentaristas. O gênio virou uma besta de uma hora para outra.

As vaias aumentaram depois das substituições do Gilberto e Fabrício, mas quem vaiou não sabia que o Gilberto já tinha manifestado verbalmente cansaço ao treinador e que Fabrício estava sentindo dores, também querendo sair. Joel pediu a ele que fosse até quando aguentasse.

 

Foi mal

 

Roger apagou incêndio com gasolina, ao dizer dizer que o “Cruzeiro ainda não se adaptou à filosofia de Joel Santana”. Coincidentemente, na capa da revista Placar deste mês, voltada a BH, o técnico cruzeirense, pede, “Me levem a sério”. A instabilidade do Cruzeiro não é culpa do Joel, como não era do Cuca. É um time cuja data de validade está vencendo, se já não tiver vencido. Alguns grandes jogadores, porém, cavalos cansados, que se machucam com frequência ou já não aguentam correr como em tempos atrás.

 

Foco errado

 

Dorival Júnior preferiu jogar, de novo, a culpa da derrota na arbitragem, agora do Sandro Meira Ricci: “Ele, árbitro, desequilibrou. Estamos tendo contra o Atlético erros constantes, que têm nos tirado pontos importantes. E aqui não é chorar, não. Não é lamentar, não. É uma constatação.” Não vi o Meira Ricci errando ao ponto de prejudicar o Galo. Mesmo depois de rever o lance na TV, não tenho convicção se houve falta do atacante do Palmeiras que originou o segundo gol verde.

 

Convicções

 

Estou convicto que o goleiro Giovani falhou feio no 1 x 0 do Palmeiras, também no terceiro palmeirense. Claro que o Dorival não vai reconhecer que a cada jogo um ou mais de seus jogadores entrega a rapadura, e nessa toada o Atlético vai marcando passo na classificação. Bola pelo alto na zaga atleticana é um suplício. Berola e Wesley entraram bem no jogo.

Dá não!

 

Neste sábado perdi minhas ilusões em relação a briga pelo título por um dos nossos clubes. O Atlético tem demonstrado raça, muita vontade, mas nem sempre “querer é poder”. Sem um elenco mais qualificado fica difícil. Tá certo! O Campeonato ainda tem muita bola pra rolar, e com muito boa vontade e fé, dá pra dizer que Atlético e Cruzeiro vão lutar por uma vaga na Libertadores.

Mais uma

Quando eu enviava a coluna, aos 17 do segundo tempo, o América pedia de 2 x 1 para o Coritiba, com poucas chances de reverter o quadro. Lamentável!

* Estas e outras, amanhã em minhas colunas no O Tempo e Super Notícia!


» Comentar

Comentários:
10
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    A única notícia positiva da segunda-feira:

    Taça BH: Galinho goleia o Corinthians e avança às quartas de final

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Deixando claro que campanha do Galo é sofrível. Ridícula.
    Mas nem por isso os árbitros podem “roubar a vontade”…
    Temos que separar as coisas.

    Boa semana a todos!

  • Marcio. disse:

    Antes de reclamar da arbitragem o Dorival tem que explicar porque manteve 3 zagueiros quando seu time perdia o jogo na metade do segundo tempo. Esse cara tá de brincadeira, escala mal, substitui pior e ainda não temos um time em agosto.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Caro Chico, bom dia!
    Coisa rara, discordarei absurdamente de sua opinião.
    Que o Galo está mal todo mundo sabe. Que o treinador está perdido e não consegue fazer o time engrenar também não é novidade.
    Mas querer “apagar” os erros da arbitragem não acho que seria o correto.
    O time tem que ser cobrado, assim como a direção técnica e diretoria, mas que aconteceram erros graves isso não de pode negar, de jeito nenhum.
    Lembre-se que esses erros foram contra São Paulo, Vasco e Palmeiras.
    Isto te diz alguma coisa?
    Vc, com tantos anos de janela, acredita mesmo em coincidência e que pela má campanha do time não se possa reclamar erros tão grosseiros???
    O que vc meu amigo, diz não ter visto, te garanto que foi muito visível. No segundo gol do Palmeiras, nem sequer falta houve no meio-campo. Na cobrança da mesma, HOUVE SIM um empurrão no zagueiro do Galo que subia pra cabecear defensivamente e foi deslocado.
    Não podemos jogar a culpa na arbitragem pela fraca campanha, muito menos aceitarmos passivamente estes assaltos praticados a favor do eixo do mal (que existe, quer queiram, quer não!).
    Se o time merecer o castigo do descenso, que caia POR INCOMPETÊNCIA PRÓPRIA e não em favorecimento desta corja da CBF.

    Abraço!!!

  • Alisson Sol disse:

    Acho que o diagnóstico foi perfeito. O Cruzeiro está com um time velho e cansado. Eu creio que li uma boa notícia de que o Joel está olhando para as categorias de base como solução. É algo importante: não dá para jogar futebol em 2011 com jogadores que “mostraram bom futebol em 2001”, foram para a Europa e voltaram.

    A Europa vai devolver muitos jogadores ao Brasil agora que foi imposto aos clubes um limite de folha de pagamento para tentar evitar muita disparidade entre os clubes financiados por petróleo da Arábia e aqueles tentando jogar com o “apoio local”. É ver o esforço que o Manchester City tem feito para vender o Tevez.

  • Paulo Koller disse:

    Chico bom dia.

    Que a (ir)responsabilidade pelo atual momento dos clubes mineiros deve ser creditada aos dirigentes não há a menor dúvida. Mas chamo a atenção para um fato: dos atuais 8 primeiros colocados, nada menos que 7 (SETE!!!) pertencem ao “eixo” (arrisco-me a dizer que o Santos rapidamente se juntará a este grupo).

    Constatações:

    a) até o Inter, que é simbolo de renascimento e paradigma de boas administrações, está caindo pelas tabelas;
    b) o Cruzeiro, tido e havido como organizado é nono graças à derrota do Figueirense;
    c) o Grêmio luta com o Galo para saber qual dos dois estará na zona do rebaixamento em, no máximo, duas rodadas.

    Ironicamente, o Vasco, que começou o ano sendo um arremedo de time, uma piada viva, tomando goleada sobre goleada no fraquíssimo Carioca, se acertou (e olhe que, administrativamente, o Vasco pode ser taxado de tudo, menos de sério e organizado).

    Sei que os novos contratos com as redes de TV só terão vigência a partir de 2012. Mas os adiantamentos, somados às maiores cotas de patrocínios em camisas e verbas de campeonatos regionais (o dobro da verba dos times de MG e RS) já começam a fazer a diferença.

    Repito: não quero desviar o foco da incompetência administrativa dos clubes e respectivas comissões técnicas, mas em um cenário financeiramente tão desequilibrado (acentuado pelo fechamento do Mineirão e Independência), o abismo tende a ficar cada vez maior.

    Imagine a situa$$$$ão do América!

    Sei que é assunto “requentado”, mas com a palavra os dirigentes que não souberam ousar e equilibrar financeiramente as forças do futebol (a ponto de um Corinthians, sozinho, valer mais que um Atlético + Cruzeiro).

  • Fabrício Melo disse:

    Chico, ainda não vi ninguém errar em favor do Galo…
    O Júnior Brasil ontem no Meio de Camo – Rede Minas: criticou Perrela, Kalil, Teixeira, arbitragem. É isso queremos, um jornalismo crítico, só que na Itatiaia, normalmente, eles não fazem isto. Moral da história: a Itatiaia faz o jogo do poder…
    Será porque poucos times conseguem ganhar duas seguidas, assim que o Brasileirão se aproxima do meio para o fim? Quem viu o Vasco jogar contra o Bahia e ontem contra o São Paulo… Os últimos estão ganhando, daqui a pouco voltam as ajudinhas ao Curingão.

  • SUZANDER CABRAL disse:

    CHICO, TENHO IDO À ARENA DO JACARÉ EM TODOS OS JOGOS, NÃO SÓ PORQUE GOSTO DE FUTEBOL, MAS PORQUE ANO QUE VEM A PARTIR DE JULHO ISSO SERÁ RARIDADE.
    NO ENTANTO, ESTOU ABISMADO COM A SITUAÇÃO DE SUGEIRA DOS ASSENTOS. COMO NÃO HÁ CHUVAS A POEIRA ACUMULOU E ESTÁ UMA COISA HORROROSA.
    O APELO PELA LIMPEZA NÃO É SÓ MEU, MAS DE TODOS OS OS FREQUENTAM A ARENA.
    POR FAVOR PUBLIQUE O NOSSO PROTESTO.
    ATENCIOSAMENTE,
    SUZANDER CABRAL

    – SETE ALGOAS

  • J.B.CRUZ disse:

    CRUZEIRO ganhou do CORINTHIANS e perdeu para galinho goianiense botafogo dentro de casa…SANTOS ganhou do galinho caseiro e perdeu para FLAMENGO e galinho paranaense..Corinthians estava invicto e perdeu 2 diretas..Ceará enfiou 3 x 0 no galinho e perdeu pro flu que tinha perdido pro galinho…Moral da história, ESTE CAMPEONATO ESTÁ NIVELADO POR BAIXO…O que vai salvar no final é os CLUBES que tem histórias no futebol…Todos já sabem os nomes de papadores de TÍTULOS!!

  • Marcos 2011 disse:

    Como dizia você, Chico Maia, nesse finzinho de mês de julho o futebol mineiro virou pó. O América, pra variar, levou mais uma patada no Brasileirão e ganhou de presente dos paranaenses uma lanterna. Mesmo com um ou outro vacilo, enxergo uma goleada acachapante do Corinthians sobre o pobre Coelho na próxima rodada. E o Flamengo assinalando uns 5 no Cruzeiro. Sem contar que as cores do Grêmio já são o bastante para apavorar os atleticanos.
    Sobre o sorteio das eliminatórias da Copa, sem comentários. Dinheiro para dar um salário decente aos seus bombeiros o RJ não tem, mas pra satisfazer os egos do Ricardo Teixeira e da dama de ferro- a Rede Globo- dinheiro tá sobrando. Eu como brasileiro me sinto envergonhado ao ver uma Copa servindo de farras para cartolas e políticos. Obras e eventos superfaturados, tem que ir um “troquinho” para o bolso dessa laia.