Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Federação Mineira de Futebol promove campeonato sem torcida

O prazo para inscrições dos clubes para a disputa da segunda divisão estava se esgotando e somente cinco clubes haviam se inscrito.

Aí, a Federação Mineira de Futebol prorrogou o prazo para que mais clubes se adequassem às exigências e pudessem se inscrever.

Perguntei pessoalmente ao presidente da FMF, Delegado Paulo Schetinno, se aquela medida era a mais correta, já que punia aos clubes que estavam cumprindo com as suas obrigações.

Ele argumentou que só com cinco seria impossível fazer o Campeonato. Lembrei a ele, que quase todo ano, clubes sem condições se inscrevem e saem das competições, por falta de condições estruturais e financeiras, e que isso tira a credibilidade das disputas.

Ele disse que “infelizmente” não tinha outro jeito.

Parece mentira mas é verdade: a FMF prefere manter a bagunça do que obrigar os clubes a se organizarem devidamente, primando pela qualidade dos espetáculos e credibilidade das instituições.

Vejam no que deu: a segunda divisão começa esta semana e na quinta-feira passada a Federação emitiu nota oficial dizendo que, União Luziense, Arsenal, Contagem, Araxá, Jacutinga, Santarritense, Valeriodoce e Siderúrgica, terão que jogar com portões fechados.

Ora, ora, a razão de ser do futebol é a torcida, que, em Minas Gerais não pode entrar nos estádios para ver seu time jogar!

É desanimador!

Veja a nota oficial da FMF na íntegra: 

* Segunda Divisão.

Departamento de Futebol determina que os Clubes que não apresentaram os laudos de vistoria de seus Estádios devem realizar seus jogos de portões fechados.

DEPARTAMENTO DE FUTEBOL – NOTA OFICIAL Nº. 078/11 – DF

O chefe do departamento de futebol da Federação Mineira de Futebol, no uso das suas atribuições legais, com fulcro nos argumentos que se segue:

1) É de conhecimento mediano que, para a realização de partida de futebol, o estádio palco do evento, tenha as condições necessárias para tal. Nesse sentido, necessário é, laudos, a saber, Engenharia, Elétrica, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiro e Polícia Militar, devidamente assinados pelas autoridades competentes, a fim de atestar a idoneidade do estádio, durante todo o campeonato;

2) É também cristalino, que todos os referidos laudos, devem ser homologados pela FEDERAÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL, bem como pelo Ministério Público;

3) Com efeito, todas as Agremiações participantes do Campeonato da Segunda Divisão de Profissionais, edição 2011, em especial o União Luziense EC, Arsenal SC, Contagem, Araxá EC, Jacutinga AC, Santarritense FC, Valeriodoce EC, EC Siderúrgica, foram devidamente cientificadas das exigências em tela, em mais de uma oportunidade, senão vejamos:

3.1) Edital de convocação para as inscrições no campeonato em tela, OF nº. 003/11, datado de 04/02/11;

3.2) Ata de reunião do Conselho técnico, datada de 03/06/2011;

3.3) Regulamento da competição, NF nº. 056/11, datada de 07/06/2011;

3.4) Ata Ministerial, datada de 13/06/11, concedendo prazo até dia 13/07/11, para sanar irregularidades apontadas pelo CREA/MG;

3.5) Ata Ministerial, datada de 19/07/2011, recomendando a realização da partida sem qualquer público;

4) Junta-se ao fato que, o Regulamento do Campeonato, em seu art. 1, bem como o art. 23, da Lei 10.671/03 (Estatuto do Torcedor), regulamentado pela portaria 238/10, do Ministério dos Esportes, trazem, com todas as letras, a incumbência ao clube Mandante, de manter vigente os laudos supra mencionados, em todo o curso do Campeonato;

5) Em análise detida a documentação apresentada pela agremiação União Luziense EC, Arsenal SC, Contagem, Araxá EC, Jacutinga AC, Santarritense FC, Valeriodoce EC, EC Siderúrgica, em especial o laudo de engenharia, vê-se que o mesmo não preencheu os requisitos legais, sendo que,

R E S O L V E:

I – Fazer a seguinte determinação:

As agremiações União Luziense EC, Arsenal SC, Contagem, Araxá EC, Jacutinga AC, Santarritense FC, Valeriodoce EC, EC Siderúrgica, jogando como mandante nos estádios Estádio Municipal Victor Andrade Brito (Frimisa), na cidade de Santa Luzia; Estádio Municipal Fausto Alvim, na cidade de Araxá; Estádio Municipal Cel. Erasmo Cabral, em Santa Rita do Sapucaí; Estádio Israel Pinheiro, em Itabira; Estádio Municipal Luiz Moraes Cardoso, na cidade de Jacutinga, realizarão suas partidas com os portões fechados (sem a presença de qualquer público), pelas razões nesta expostas, até aprovação do laudo de engenharia, pela Federação Mineira de Futebol, bem como pelo CREA-MG;

Belo Horizonte, 28 de julho de 2011.

Edmar Francisco Pires
Chefe Depto de Futebol

Paulo S. M. Schettino
Presidente


» Comentar

Comentários:
14
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    E aí Renato Paiva, bão ??

    Não é preconceito não cara… É desconfiança mesmo… rsrs

    Mas essa minha desconfiança, não é pelo fato dele ser conselheiro do Atlético Mineiro não. Se fosse, seria até menos mal…

    Desconfio de coisa muito mais podre…

    Mas deixa eu ficar quietinho aqui no meu canto… Falar menos… Porque sabe como é né… O cara é Delegado… rsrs E já fui orientado por gente da minha família que, se eu tiver que me envolver numa confusão, envolva com qualquer um… Menos com alguém da Polícial Civil…

    Abraços

  • Renato Paiva disse:

    Preconceito, pessoal! Tem até treinador delegado! kkk

  • Marcelo Veloso disse:

    Paulo, belo comentário, o Schetinno caiu de paraqueda no futebol mineiro. Ineficiente e um boneco nas mãos dos poderosos. Só que, entendo que sem moral na cbf é Atlético e América. A diretoria do crucru tem estreitíssimas relações com a cbf, pena que ilude sua torcida e não traz quase nada pra ela. Ano que vem volta as Copas do Brasil… Quem sabe!
    Estive em Bom Jesus da Lapa por uns dias. Ótima viagem! Cidade muito comercial e religiosa, pena que em pleno sertão baiano só dá Flamengo. É maioria absoluta, inclusive, o time de lá, 2ª divisão, se chama Flamengo.
    Não adiantava rezar para meu Galo, se oração resolvesse, Bahia e Vitória eram campeões todos os anos, mas pedi aos Santos uma ajudinha. A coisa tá “braba”!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Chico,

    O que eu acho estranho, é por que elegem um “Delegado” pra ser Presidente de uma Federação de “Futebol”…

    Tá certo que ele é Conselheiro no Atlético Mineiro, mas penso que, para administrar uma Federação voltada para o “Futebol”, o ideal seria ter uma pessoa tecnicamente preparada pra isso, alguém que tenha tido boa parte da sua vida ligada diretamente ao “Futebol”.

    Não que um profissional de uma área, tenha obrigatoriamente que exercer única e exclusivamente a sua profissão. Mas daí a administrar uma Federeção, totalmente fora do ramo em que ele trabalhou praticamente a vida toda ?? Aí tem…

    Agora, vai saber o por que mesmo disso viu.. São muitos intere$$es envolvidos… Mas em prol do “Futebol” mesmo, nada…

    E o escândalo do roubo que teve lá na FMF na administração anterior ?? Houve apuração ?? Recuperaram o que foi roubado ?? Houve punição ??

    Nadica de nada !!!

    Simplesmente mudou a administração e ficou por isso mesmo…

    Tudo que estamos vendo acontecer hoje com o Futebol Mineiro, é reflexo disso. FMF e Clubes ! E infelizmente, a tendência é só piorar…

  • Eder Machado disse:

    Delegado Paulo Schetinno, chegou a hora de o Senhor se explicar. O futebol mineiro em franca decadência, nossos clubes sem força na CBF, recebendo cotas menores, nosso Campeonato sem nenhuma intervenção criativa da FMF.

    Chega!!!!!

    O “Delegado Paulo Schetinno” entrou na FMF como o Vice-Presidente de Élmer Guilherme, que acabou afastado após denúncias gravíssimas feitas durante a CPI do Futebol. Mas o Delegado Paulo Schetinno de nada sabia. E era Vice-Presidente…

    O Delegado Paulo Schetinno finge de bobo pra viver e nós todos somos omisso de aceitar uma figura dessas à frente da FMF sem protestar.

    Delegado Paulo Schetinno, caia fora enquanto é tempo. A FMF precisa de gente nova e não de um homem acostumado a favores feudais e que só envergonha os mineiros progressistas deste Estado tão abandonado nas esferas federais.

    Precisamos de um dirigente com mentalidade jovem, dinâmico, e não de um homem escorregadio que acha que ao agradar todo mundo esconderá sua incompetência notória.

    FORA Delegado Paulo Schetinno!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Prietto disse:

    Prezado Chico;

    O que vou dizer aqui não tem conexão com seu artigo acima. Trata-se, apenas, de uma sugestão de pauta para um futuro comentário seu. Vi algo no jornal Estado de Minas de hoje sobre o ataque pouco produtivo de Galo, Cruzeiro e Coelho. Penso que a miopia, premeditada ou não, não permite divisar o real problema dos tres de MG. Atacantes dependem da armação: ou diretamente feita através da assistencia dos meias; ou indiretamente pelo municiamento que os meias fazem aos laterais, que por sua vez fazem a assistencia aos atacantes. Basta observar isso e perceber que falta aos tres times mineiros volantes para saída de bola, meias atacantes eficientes e laterais que saibam correr sem bola e receber o passe em movimento na linha de fundo. No caso do Galo, além da falta de jogadores sofremos com a ineficiência do técnico, que inventa demais, substitui mal e não consegue mobilizar o potencial – limitadíssimo, por sinal – dos jogadores que tem em mãos. Epero que isso possa vir a ser assunto em sua coluna.

    Saudações;

  • André Corrêa disse:

    Chico,

    Você disse que o Siderúrgica terá que impedir a entrada do público nas suas partidas em Sabará, porém eu não vi o nome do Estádio Eli Seabra Filho na lista dos condenados pela federação.

  • josé maria soares disse:

    CHICO, PELO AMOR DE DEUS NÃO DEIXE QUE COLOQUEM CADEIRAS VERMELHAS NO NOVO INDEPENDENCIA E NOVO MINEIRÃO. LEMBRE-SE QUE DO MINEIRÃO ERAM TOTALMENTE SEM VIDA.

    – B

  • mauricio souza disse:

    Ultimamente tem tido tanto jogador ruim, que seria bom a FMF fizesse uma campeonato sem BOLA, aí os jogadores sairiam melhor, pois a bola avacalha com eles, já que eles não tem muita intimidade com a mesma

  • joao paulo cavalieri disse:

    Boa tarde Chico!

    O Futebol no interior de nosso estado é praticamente amador.
    A maioria dos estádios realmente não possuem condições adequadas para receberem partidas de futebol profissional.
    Não precisamos ir longe para constatar tais informações, o campo do querido leão de Nova Lima é um exemplo.
    Faltam vontade, competência e recursos para organizarem o campeonato mineiro da segundona.
    Com isso clubes do interior estão fadados a desaparecerem.
    Gostaria de ver pelo menos um dos times da minha cidade, Itabirito,União ou Itabirense na disputa, mas por aqui a situação é pior ainda.
    E o Dorival em, que coisa!

  • Rafael PortuGALO disse:

    No Brasil, o que é errado é que está certo e o que é certo é que está errado!

  • Paulo Henrique disse:

    É lamentável e ridículo!!

    Porém, nem um pouco surpreendente, vindo desta instituição arcaica.

    As pessoas reclamam (com razão) de inchaço em órgãos públicos. Mas a FMF, que não é órgão público, tem um quadro de pessoal (principalmente em dias de jogos) bem inchado.

    Será que todos ali são realmente necessários?!

  • Renato Paiva disse:

    E a FMF ainda cobrará mais de 1.000 reais de taxa por jogo, além de 5% da renda BRUTA!
    Ou seja, em jogos que, invariavelmente, dão prejuízo, a FMF ainda leva o dela.
    Fora 5% do bruto de ISS, outros 5% do bruto para o INSS e por aí vai.
    Enquanto a FMF não assumir o seu papel de FOMENTADORA do futebol, e continuar estuprando os clubes, teremos situações ridículas como essa de time sem campo.
    E olha que há vários times aí que disputam a competição sem ter campo em suas cidades, como o Arsenal, o Coimbra e o Contagem, por exemplo.

  • Francisco Barbosa disse:

    Em 2014 (na copa da vergonha) os Estádios serão fechados p/ brasileiros por motivo de $.

    Quanto a terceirona são muitas exigências para públicos menores que 50 pagantes.