Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Culpa não é das arbitragens!

É antigo, porém sempre atual e verdadeiro o ditado que diz: “violeiro quando é ruim, bota culpa na viola”.

Ontem, vi um alemão ajudar o Bayern Munich ganhar do modesto Wolsfburg, 1 x 0, pela segunda rodada do Campeonato deles. Uma covardia.

hoje de manhã, vi o senhor Marcos Vinícius de Sá Santos, fazer uma arbitragem da pior qualidade no 1 x 1 entre Democrata e Contagem, pela Terceira Divisão mineira, em Sete Lagoas.

Durante a Copa da África do Sul assistimos erros absurdos, que entraram para história.

Lembro estes fatos para alertar ao futebol mineiro, especialmente a muitos colegas, que essa tentativa de sempre responsabilizar os árbitros e bandeiras pelos maus resultados dos nossos times só vai mascarar uma verdade: estamos mal!

O gaúcho Altamir Haussman foi um dos auxiliares brasileiros na África do Sul ano passado.

Realmente não levantou a bandeira no primeiro gol do Coritiba, mas hoje, não foi o grande culpado por mais uma derrota do Galo no Brasileiro.

A defesa atleticana é lenta, tem falhado sucessivamente, mal amparada por um meio e ataque que erram passes demais e facilitam os contra ataques adversários. Foi assim o primeiro gol do Coritiba, independentemente da arbitragem. 

Sempre haverá erros de arbitragem e raramente algum time não reclama de forma veemente em todo jogo. Os melhores times superam situações como essas; os piores entram em desespero e passam a responsabilizar este fator pelo insucesso. E os jogadores, muito espertos, passam a usar o mesmo discurso!

O Cruzeiro de 2003 nem tomava conhecimento os erros dos árbitros contra si.

 

Torcida

 

O jornalista Luiz Carlos Alves nos escreveu depois de Botafogo 4 x 2 América: “Chico,
em casa; sozinho e atento ao jogo do América, tive a certeza que, se a regra permitisse, o locutor – que nem sei o nome – e o Sérgio Noronha (este me enganou por algum tempo, no passado) desceriam para o campo e iriam reforçar o time do Botafogo. Fico indignado. Já não basta a Globo nos obrigar a ouvir o Right, com toda aquela desfaçatez? Também nos seus canais que deveriam ser desprovidos de bairrismos? Já é difícil aguentar a torcida global acintosa pelo Corinthians e pelo Flamengo, mas ter que suportar o retorno da velha prática “tudo a favor do Rio” passa dos limites. Até quando?
A única dúvida que tive, até ler seu comentário, era: será que só eu percebi isso, tamanha safadagem? Permaneço absurdado.”


» Comentar

Comentários:
46
  • Adalton disse:

    Amigos, prestem atenção: garotada da base não consegue segurar essa pressão toda não; são jovens e precisam ser mesclados com alguns jogadores experientes. Eu penso que treinador anterior tb tem grande parcela por esse time estar jogando tão mal; teve oito meses para arrumar um time, dar padrão e não conseguiu. A Diretoria tb tem sua parcela, pois efetuou contratações que já sabíamos de antemão que não dariam certo´, pois jogadores qua há muito tempo estavam praticamente parados e isso demora tempo para recuperar a forma.
    O QUE TEM QUE FAZER AGORA, É O QUE DIGO SEMPRE AGUI: ARMAR O TIME DEFENSIVAMENTE, COM FORTE MARCAÇÃO NO MEIO-DE-CAMPO, NÃO DANTO ESPAÇOS E SAIR NO CONTRA-ATQQUE.

  • mauricio souza disse:

    Apenas para reflexão sobre as categorias de base do Galo:
    O AMERICA ÉSTÁ CAINDO, com Marcos Rocha e Sheslon;
    O AVAI ESTÁ CAINDO, com Welton Felipe e agora Lincohn;
    O GALO ESTÁ CAINDO, com um punhado de ‘catingoria de base’;
    Tudo bem que o time de juniores ganhou a taça BH, mas voces observaram que até os juizes, tinham estapado na camisa a mesma logomarca que o time do galo tem.

  • Paulo Araujo disse:

    É por essa e outras razões que estou cancelando este mês meu pacote do campeonato brasileiro. Chega de dar dinheiro para essa cambada ou será bando?
    A razão principal é esse equipe medíocre que o Kalil com apoio “senhor” Dorival e endossada pelo CUCA (vide entrevista antes do jogo contra o Botafogo pela Sul-americana) nos empurrou goela abaixo.

  • mauricio souza disse:

    O Galo deve ter uns 35 jogadores, e os tecnicos não conseguem arrumar 11 para por em campo. E tem gente que fala que o grupo é bom.

  • mauricio souza disse:

    Agora vem ái mais um cabeça de bagre, mas, como disse o presidente o Galo não precisa de camisa 10, então que tragam camisa 5, depois quer que o time dar liga.

  • mauricio souza disse:

    Agora, até o Werley começou a dar pitaco. Abra o olho, já tem 3 (três) anos que, Werley, Renan Oliveira, Serginho, estão no plantel do Galo, e a diretoria está esperando eles ‘explorirem’.

  • Leandro disse:

    André Correa vc certamente não viu os jogos do timaço do Cruzeiro em 2003, se vc tivesse visto saberia que o Cruzeiro foi extremamente prejudicado pela arbitragem! Só q o time era tão bom q ganhou o campeonato brasileiro com 12 pts de vantagem pro segundo colocado!

  • Leandro disse:

    Estou lendo o choro dos amigos atleticanos e muitos citam o nome do Cruzeiro não sei pq! Certamente os atleticanos daqui do blog não assistiram as partidas do Cruzeiro esse ano, o Cruzeiro foi com certeza o time mais prejudicado esse ano pela arbitragem! Se não fossem os erros em jogos q perdemos em função do juiz, estaríamos entre os líderes!

  • Marcos 2011 disse:

    Pior do que ser amaldiçoado pelos deuses do futebol é ser esquecido de uma vez por eles. E o Galo está entre os “esquecidos”, pode trazer todo o time do Barça com Pep Guardiola e tudo que o time NÃO FUNCIONA em campo! Além de ser refém de um time que já anda ruim, os jogadores demonstram não ter a menor vontade de prestar seus serviços ao clube. Na jogada do primeiro gol do Coritiba todo o Atlético “cruzou os braços”, e ainda disseram que o jogador coritibano era lento! Mais lento ainda era os marcadores galistas! A denúncia feito pelo Werley é grave. Quem “é meigo” que caia fora, muito atrapalha quem não ajuda!!! Imagine se o Galo jogar contra o Corinthians o mesmo futebolzinho que mostrou no Paraná! Vai levar uma goleada histórica, visto que a maioria das goleadas aplicadas pelo “Timão” no Galo não foram em SP e sim aqui em MG.

  • Rafael PortuGALO disse:

    CUCA, agora que você desandou a maionese de vez, metendo o pau no próprio time sem dar nome aos bois, dizendo que não tem jogador (ao falar da possível vinda do Pierre), faça a FAXINA NECESSÁRIA! ANTES TARDE DO QUE NUNCA!

    Pelo o que já vimos, PATRIC, DUDU CEARENSE, DANIEL CARVALHO E MANCINI JÁ ESTÃO FORA DOS PLANOS! ÓTIMO!

    Agora, é completar a lista, e não podem ser só no máximo 8. FORA WERLEY, LEONARDO SILVA, GUILHERME SANTOS, LEANDRO, TORÓ, RICHARLYSON, SERGINHO, RENAN OLIVEIRA, CAIO, WESLEY, RICARDO BUENO, MAGNO ALVES

    Se o Cambalhota não se explicar em 2 partidas, FORA CAMBALHOTA!

    Vamos lá Cuca, treine o time com:

    Renan Ribeiro, Roger, Lima, Rever e Eron (Pavão)
    Fillipe Soutto, Giovanni Augusto, Bernard e Wendel
    Guilherme (Berola) e André

    E FORA MALUF! PRECISAMOS DE UM DIRETOR DE FUTEBOL! FUTEBOL! ALGUÉM QUE ENTENDA DE FUTEBOL! NÃO ALGUÉM QUE SÓ QUER SABER DE FAZER NEGÓCIOS PRA LÁ DE ESQUISITOS!

  • Hernando disse:

    Gente, isto é coisa da Globo, o Kalil encarou ela, encabeçou aquela briga, conseguiu um bom aumento das quotas de transmissão, mas aí se cair não vai receber, sacanagem da globo!!

  • julio ventania disse:

    Quanto ao comentário do Luís Carlos Alves: eu já venho fazendo há algum tempo, vejo pela TV( sem som ) e ouço a transmissão pelo rádio. Pela 98,3 ( quando transmitem), e aí dou boas risadas.

  • Prietto disse:

    Prezado Chico;

    Trata-se de um tema que pode ser simplesmente esbravejado por meros torcedores ou então ser comentado com clareza de objetivos por quem quer entender um pouco o futebol: a situação (mais uma vez) do Galo no brasileirão.
    Desde o ano passado o sr. Kalil tem tecido loas à organização do Clube, situação financeira, estrutura do CT etc. Vendeu jogadores que vinham dando certo no time e prometeu substituições à altura. Mas o que estamos assistindo? Um grupo inchado com jogadores abaixo da crítica, com péssimo preparo físico, a inexistência de um time, sem esquema tático, posicionamento equivocado e jogadores que não sabem a função que deveriam cumprir em campo.
    Pior que isso, é notório o descompromisso de vários que se arrastamm em campo, marcando com os olhos, assitindo ao adversário fazer linha de passe. É bem sabido que jogador quando cai o rendimento em campo está se comprometendo fisicamente com outros programas. Na maioria dos casos são as famosas noitadas. No ano passado Diego Tardelli caiu de rendimento e ficou várias rodadas sem fazer gols. A torcida chiou e em uma bela noite ele foi encontrado em um botequim em BH tomando umas e outras. Um torcedor mais exaltado foi tirar satisfação e a coisa acabou em vias de fato. Essa ocorrência gerou aquela famosa afirmação do Kalil, de que se jogadores tomassem uns tapas da torcida não iria fazer mal a ninguém. Voce deve se lembrar.
    Com relação ao jogo de ontem o Toró teve a audácia de dizer que se sente envergonhado por mais uma derrota. Devia sentir vergonha é de ser hipócrita! Tenho amigos garçons e taxistas em BH e tenho recebido as notícias de que o rapaz em questão é frequente nas baladas e butecos na noite de BH, trocando de bar em bar até altas horas. Recentemente ainda ganhou a companhia de, ninguém mais, ninguém menos, que o recém contratado André. Ele mesmo! Mal chegou e já se aliou aos notívagos. Por essas e outras vemos Magno Alves correr sozinho aos 36 anos, enquanto garotos de 20 e poucos anos se arrastam em campo.
    O que mais me assusta, no entanto, é a falta de tato da diretoria para definir as contratações e observar esses e outros absurdos. o Clube está gastando uma fábula pra manter Daniel Carvalho no plantel pra ele se tratar de sua obesidade! Jogar não joga, mas curtir a noite, isso ele faz com maestria. Isso pra não falar em Mancine, Cambalhota, Leonardo Silva etc. Infelizmente, o Galo não tem dentro de seus quadroa administrativos pessoas com visão e dicernimento pra encontrar bons jogadores em outros clubes e muito menos pra formar jogadores em sua própria base.
    Mas isso é assunto pra outra hora.

    Saudações

  • Renan Rodrigues disse:

    Chico. você viu as falhas clamorosas das defesas de Corinthians e Flamengo? Você ja viu que a cada 10 combate do Willians do Fla, 8 são faltas? Não marcam e nem cartão.
    Não há times bons, nem bem planejados ou estruturados, o que tá na cara é a manipulação, o monopólio e a ditadura da CBF/Globo.
    Isso já era previsível e foi muito decantado aqui no blog, devido as divergências do Kalil contra essa gente. Muitos erros contra o Galo, nosso jogadores, primários, só pegam mais de um jogo, Kalil condenado a todo instante e um desrespeito total na midia, tanto mineira, como nacional.
    O time do Atlético é horroroso! Sou fã do Kalil, mas acho ele intempestivo e moroso em ocasiões erradas. Insiste muito com jogadores ruins. Como ele é bom pra enxugar, tá na hora. Agora é refazer o time com jogadores da base e ver se acha alguém bom no mercado.

  • elmo Silva disse:

    Senhor Chico maia, discordo de voce em alguns ponto. Exemplo: o jogo de ontem estava equilibrado quando o gol irregular saiu. Depois teve um penal claro no Berola, tao penal que o beque apelou e deu chute na bola em cimoa do berola, ou seja ja tinha certeza que havia feito o penal e seria amarelado, mas o juiz nao marcou nada. Depois os dois penais marcados para o coritiba foram bem duvidosos, muito menos penal do que o que houve no Berola. O coritiba fez falta o jogo inteiro, e nao nada era marcado, tanto que nao teve nenhum jogador amarelado. O atletico ja teve oito penais marcados contra ele nos 16 jogos e apenas um a favor, desses oito com toda certeza uns 6 nao foram nada. Entao os jogadores tambem sentem que a diretoria nao tem força na CBF, que eles podem correr a vontade mas que qualquer lance duvidos o juiz prejudica o time e o time sai derrotado, e ninguem fala nada. Nem a diretoria e muito menos a imprensa. Esse mesmo juiz deixou de marcar um penal para o cruzeiro contra o inter e imprensa mineira caiu de pau nele. Concordo que o time esta muito ruim, mas tambem, vem sendo sistematicamente prejudicado pelos juizes, e tudo isso acontece porque o kalil peitou a cbf e a rede globo. No futebol equilibrado como o de hoje, os erros de arbitragem decidem os jogos.

  • flavio azevedo disse:

    reclamar de arbitro é esconder os problemas individuais do elenco! aliás, desde 1971 o time alvinegro de MG reclama dos árbitros. coincidendemente nao reclama dos arbiros no campeonato mineiro pq neste sempre tem o ‘apito amigo’ favoravel à eles. tem uma “rádia” em mg que nao troca a fita e o lamentavel, é que os torcedores ainda se iludem com a manipulação midiatica deles. dede 1971.
    O Coelhão enquanto tiver o Dudu no time nao deixará de levar gols ‘juvenis’. ACORDA AMÉRICA!!!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    O Werley detectou o problema crônico do time do Atlético Mineiro…

    Segundo ele, o time está com muita “meiguice”… rsrs

    Gente, foi o Werley quem disse isso viu ?? Só estou repetindo o que ele disse… rsrs

  • Allysson Oliveira disse:

    Pois é Chico e amigos,

    Estamos quase no fim do primeiro turno e mais uma vez o combalido Galo está na zona da degola.

    Fosse o Galo um time de SP ou RJ certamente haveriam crônicas, matérias, reportagens especiais para tentar explicar esse fenômeno de insucessos históricos.

    Mas não, estamos em Minas, e como já cantou alguém, “estamos longe demais das capitais”…

    Que sina maldita do atleticano, o que será que fizemos de errado? É a maldição do manto da santa? Praga de mãe? Qual será o motivo de tanto sofrimento a tanto tempo?

    Não sei o que pensar no sobrenatural, eu acredito em trabalho, em planejamento, em resultado.

    Se tivemos grandes momentos nos anos 70, 80 não tivemos a competência de vencer naquela época. Ok, alguns dirão dos larápios do apito que nos tiraram vitórias e títulos, os Wright, os Aragão, os Márcio Rezende e os Simon da vida… Sei disso.

    Mas o atleticano tem de repensar o clube como instituição.

    Se fomos assolados por administrações desastradas e desonestas mesmo, que tiraram do clube muito dinheiro e deixaram dívidas, se quase perdemos a sede de Lourdes por penhora a luz no fim do túnel pareceu ser a chegada de Alexandre Kalil, filho de um grande atleticano histórico, que prometia nos devolver uma grandeza a muito esquecida.

    Bem, o clube concluiu seu CT, tido como o melhor do país, paga altos salários em dia, contratou supostos bons jogadores, mais de 80 em 2 anos e a coisa não anda.

    Os pífios e tristes exemplos das chamadas “Selegalo” de anos anteriores parecem ter sido esquecidos.

    Bismarck dizia que devemos sempre aprender com os erros de nossos antepassados. Hitler não leu essa parte e repetiu o Kaiser e lutou uma guerra em 2 frentes, perdendo de novo.

    No mundo do futebol vários exemplos de clubes com contratações caras na “baciada” que não conseguem formar um time: Manchester City, o próprio Real Madri que gasta bilhões e continua freguês do bom e relativamente barato Barcelona.

    O atual turbinado com petrodolares Paris Saint Germain vai pelo mesmo caminho.

    Diante desse triste quadro alvinegro, onde somos o saco de pancadas do país, a chacota da vez a pergunta de qual seria o Galo ideal ainda permanece.

    Vamos lembrar que o Galo “venceu” o primeiro turno do Brasileirão de 2009. Naquela época conseguimos montar um time competitivo. Historicamente os “campeões” do primeiro turno costumam ganhar o Brasileiro.

    Infelizmente o time se perdeu nas últimas rodadas, muito por culpa do Celso Roth e acabou ficando de fora até das vagas da Libertadores.

    Mas tínhamos um time. Aí o que fez o Kalil? Contratou o Luxemburgo e deu a ele amplos poderes. O “pofessor” desmontou um time montado e deu no que deu..

    Contratações caras que não deram em nada. Jogadores descompromissados. O Galo como bem disse o Marra parece ser o País das Maravilhas.

    Lá os “come-dorme” ficam no chinelinho, ganham milhões, não se esforçam, fazem corpo mole mesmo e ninguém cobra.

    A diretoria é omissa. A torcida fica inerte também.

    No Corintians situação parecida seria tratada de forma muito diferente pela FIEL.

    Ou seja, está tudo errado no Galo.

    Tem solução???

    Difícil para esse ano, acho o bando sério candidato à segundona, aliás merecemos cair. Não a torcida, mas esse timinho merece.

    Bem, eu faria o seguinte. Dispensaria na baciada os come-dorme, os descompromissados, enxugaria bem a folha de pagamentos, contrataria um técnico ligado ao clube, Marcelo Oliveira seria meu predileto.

    Pegaria a garotada da base, recém campeã da Taça BH e lutaria para não cair.

    O time precisa de uma identidade, precisa voltar a ter ligação com a torcida.

    Não vejo o Kalil com essa capacidade. Ele parece comandar de forma solitária.

    Um que precisa se explicar e sair é o Maluf. Que “diretor de futebol” é esse??? Contratado a peso de ouro, disputado por outros clubes, como ele não consegue perceber todos esses erros???

    O fim do mandato do Kalil vai trazer outra bomba, a dívida do clube com o Ricardo Guimarães. Essa conta ainda virá e será desastrosa.

    Será que teremos grandes atleticanos para fazer o que é preciso????

    Não sei.

    O que sei é que os atleticanos estão se afastando, o time se apequena a cada dia, se olharmos na história isso já aconteceu antes, vide alguns times históricos que sumiram do mapa.

    Hoje o Clube Atle´tico Mineiro é uma triste lembrança nos posters na minha parede.

    Tiraram uma parte da minha vida.

    Por favor, nos devolvam o nosso GALO.

    Abraços Chico.

  • kimmoreira disse:

    chico,tem muito jogador descompromissado no time do galo,atè mesmo porque estao com osalário garantido ex:mancine que recebe livre de impostos 220 mil reais pra que mostrar serviço o dinheiro tá garantido até o fim do contrato

  • Rodrigo Assis disse:

    Gente, não foi a arbitragem que contratou o Caio, nem o juiz quem o escala

  • Cesar disse:

    Continuando chico,

    Se os erros graves da arbitragem tivessem sido divididos entre Atlético e adversários, noso time estaria longe da zona de rebaixamento, mas tenho certeza que estariamos criticando esse futebol medíocre do mesmo jeito. Se a Atlético tiver que cair para 2ª que se ja pelo futebol horrível que vem jogando e não por erros de arbitragem, isso não seria justo.

  • Cesar disse:

    Chico,
    Esse negócio de dizer que não devemos reclamar da arbitragem porque o time é ruim, é a mesma coisa de você dizer que podem matar todos os presos de um presídio pois são todos criminosos mesmo!

    Nós todos sabemos que nosso time é limitado, mas não podemos concordar com esses erros constantes contra o Atlético, se a arbitragem é ruim porque que 90% dos erros graves são contra o Atlético, não deveria ser dividido. Ontem foram um gol em impedimento e um pênalti claro no Neto Berola que o Juiz não deu. Quando foi para o Coritiba ele deu com facilidade, só enxergam quando é contra o Atlético. Você não acha que nós já temos um grande sofrimento com um time ruim e ainda merecemos toda arbitragem contra nós, o time ruim já não é sofrimento o suficiente?

  • Carlos José do Amaral disse:

    Caro Chico bom dia! Eu não consigo entender essa sina do Galo,que peso danado de grande,cruz credo! Acho que a direção do CAM deveria levar o Dom Serafim pra dar uma benzida,nos ares alvinegros.
    Isso sim é peso demais.
    O melhor time do Galo:
    Geovanne,Serginho,Werley,Leonardo Silva e Richarlysson,Felipe Solto,Gilberto,Caio e Guilherme ou Dudu Cearense,Jonatas Obina e Magno Alves.
    Num tem melhor do que isso la não,esse time ai chega entre os 8 primeiros.

  • Adalton disse:

    outro ponto que ia me esquecendo: sábado eu assisti o primeiro tempo do jogo Atl.Goianiense x Santos e tb Botafogo x América: todos correram uma barbaridade, com forte marcação e espírito de luta. Todo time que marcar forte, correr muito e sair rápido para o ataque.

  • Adalton disse:

    Penso que de agora em diante o único que pode fazer algo de melhor, para tirar o time da segunda, é o treinador Cuca; ele é inteligente, sabe armar um time e peço encarecidamente que ele faça o seguinte: ARME O TIME DEFENSIVAMENTE POR FAVOR; NÃO DEIXE A DEFESA EXPOSTA, COMO TEM FICADO, POIS SÃO JOGADORES DE POUCA MOBILIDADE, APESAR DE BONS, PRECISANDO DE FORTE MARCAÇÃO NO MEIO DE CAMPO; SE ASSIM NÃO O FIZER, O GALO VAI PERDER PARA TODO MUNDO. E COLOQUE UM MEIA-ARMADOR PARA LANÇAR OS JOGADORES EM CONTRA-ATAQUES.
    No mais é torcer par a continuar na primeira em 2012 e que a montagem do time para a próxima temporada seja feita com muito clritério, com poucas mas boas contratações.

  • Paulo Henrique disse:

    O time do Galo é ridículo! Não tem esquema, não tem padrão de jogo, alguns jogadores são medíocres, outros simplesmente estão numa má vontade danada.

    São 70 contratações na era Alexandre Kalil, vulgo “Arrogante Faliu”. E o cara ainda se sente no direito de chamar torcida de burra?

    O problema do Galo é gestão! E isso vem de muito tempo.

  • Junior Gam disse:

    Pobre torcida atleticana, todo ano ter que passar por isso: Jogadores descomprometidos, falta de talento, erros grosseiros de passes,sem estádio, enfim, serissimo candidato ao rebaixamento em 2011.A Diretoria quis isso, assim será.

  • Emilio Melo Figueiredo disse:

    Dudu segue deitando o “cabelo” na seleção sub-20…

    E daqui a 4 anos, quando Fábio aposentar, já teremos um substituto. Sr. Gabriel…

  • Alison disse:

    Bom dia Chico!
    Acordo e vejo na tv o protesto de alguns torcedores no aeroporto no desembarque do GALO. e fico pensando, o povo poderia fazer o mesmo com os políticos, toda vez que que houvesse uma votação no congresso contra a população, mas a paixão pelo futebol fala mais alto, fazer o que né, vamos lá rumo a segundona com protesto, se é que vai resolver alguma coisa, pois o GALO fica, e esses cabeças de bagre, como diria o saudoso Kafunga, passam. Jogador se forma dentro do clube com amor, respeito a camisa, comprometimento, e valorizando sua história, esses que ai estão não sabem o que siguinifica isso.
    Abraços fraternais!

  • Fabrício Melo disse:

    Chico, discordo de você, todas as defesas falham, os meias erram passes sim. Embora no Time atual do Galo isso seja muito visível, não significa que os árbitros tenha que nos prejudicar. Já estamos no fim do 1º turno, veja quantos penaltis a nosso favor e jamais tivemos adversários expulsos em nossos jogos. Para os outros eles erram e acertam, para nós, os árbitros ainda não errou. Quem viu o jogo do Vasco ontem percebeu, o cara precisa assasinar, pra receber um amarelo.
    Somos os campeões pra mandar árbitros pra geladeira, ou melhor, para a praia, descansar recebendo, afinal, ganham bem pra roubar do Galo.
    No ano que o Galo foi rebaixado, foram 17 jogos sendo prejudicado, esse ano já foram 5 ou 6. São lances capitais que decidem uma partida. Quando alguém rouba do crucru, coisa rara, a imprensa faz o maior alarde, enquanto nós somos chorões.
    Lógico, isso não pode servir pra mascarar as péssimas contratações, o péssimo elenco e a péssima administração, num ambiente onde todos fazem o que querem. Pra acabar de lascar, nosso presidente montou guarda na Toca, quem sai de lá ele contrata. O hôme tem inimigos
    de norte a sul do país. Parece bêbado em fim de festa: apanha de todo mundo. Do Clube dos 13, da imprensa, da Globo, da fmf, da cbf, do stjd etc.

  • André Corrêa disse:

    Chico, eu vou fazer uma observação sobre algo que você disse: mais do que em qualquer outra época, nos últimos anos há uma necessidade enorme de se manter bons relacionamentos políticos com Globo e CBF. Se não tiver, as coisas ficarão bem mais difíceis.

    Eu não quero nem tocar nesse assunto de arbitragem porque dentro e fora do campo o Atlético vai muito mal das pernas e eu acho que isso é mais urgente, mas esses erros contra o Galo estão recorrentes e muito mal-explicados. Já devem ter ficado uns oito, dez pontos no apito desses elementos quer atuaram nas nossas partidas.

    Estou dizendo tudo isso pra contestar sua afirmação de que o Cruzeiro de 2003 passou por cima dos erros de arbitragem; você se lembra de algum erro grave contra eles naquele ano?

    Eu não.

  • paulo de tarso disse:

    Caro Chico,
    tudo bem ? estou precisando entrar em contato com o artista plastico chico maia que desenvolveu um projeto social no presidio Lauro Gomes. Por acaso é vc ? se for, envie um tel. contato para mim; se não for, vc. consiguiria este contato para mim ?
    Agradeço desde já a atenção dispensada.
    Att.,

    Paulo de Tarso

    ps. tenho uma certa urgencia na resposta. ok /

    – sao paulo

    • Chico Maia disse:

      Caro Paulo,
      não sou este Chico, de quem aliás, já ouvi falar também.
      Peço aos companaheiros frequentadores do blog, que se tiverem mais informações, que nos enviem.
      Abraço,
      Chico Maia

  • Antonio disse:

    Chico, Chico, dê uma olhada na tabela de classificação e você verá que esse ano não tem escapatória. O Galo rebaixará…Os times que normalmente frequentam o rebaixamento estão em cima na tabela. E o Galo não reage. E o time é muito fraco. Atleticano desolado.

    – Teresina

  • audisio disse:

    O filme parece o mesmo. Os erros são os mesmos. Os velhos jogadores rodados sem qualquer identificação com o clube! Desinteressados sem aptidão técnica e desqualificados e principalmente, não sabem nada do Clube nem da cidade ou de sua torcida! Péssimas contratações superestimando o talento de jogadores medíocres.
    Fórmula perfeita para a queda.
    O Cuca precisa trazer a torcida para o seu lado urgente e a única maneira é colocando os garotos da base de uma vez e dando confiança para eles. Já passou da hora destes estrangeiros irem em bora!
    Todo atleticano sabe os nomes de cor.
    Parece o mesmo filme. Daqui a pouco estou vendo Wesley, aquele do Bahia, com 40 anos de volta, Fábio Bahaino e Rodrigo Fabri sendo contratados e sendo justificados pela diretoria e presidencia como grandes jogadores! O Que o Atlético precisa é de linha dura agora antes que seja tarde demais. Daqui a pouco Ramom Menezes estará cobrando R$5.000.000,00 de idenização!

  • J.B.CRUZ disse:

    RENAN RIBEIRO–MANCINI–WERLEY–LIMA—e–RICHALYSON,—SERGINHO—FELIPE SOUTO—GUILHERME..JONATAS ¨¨OBINA¨¨–ANDRÉ–e–MAGNO ALVES….Dê 5 jogos para essa formação(independentemente de resultado) e espere o processo de entrosamento..Ainda há tempo de sair da mesmice de todos os anos…
    ———————————————————————————
    OBS; opinião de meu QUERIDO TIO GIGGIO, que já nem dorme direito há vários anos(desde 2.005), por motivos óbvios..
    ———————————————————————————
    OBS: para o LUIZ CARLOS ALVES(LENDA VIVA da crônica esportiva) digo que para não ficar com raiva dos comentaristas esportivos televisivos e bairristas do EIXO-RIO SÃO PAULO, basta colocar o áudio da T.V. em MUTE(mudo) e ouvir as narrações pela MAIOR DE MINAS RÁDIO ITATIAIA..Locutores excelentes,que não escondem a preferência esportiva, profissionais de primeira,(Narradôres,comentaristas e repórteres de campo.)

  • ivan junior disse:

    Não é só voce que percebe isso: creio que a maioria dos mineiros não suportam os RATOS e Noronhas da vida posando como baluartes dos comentaristas esportivos. Nosso futebol se corrompeu há mais de 50 anos e estaremos caminhando para um futebol brasileiro “espanhol” com somente dois times sendo campeões.

  • Rodrigo Assis disse:

    time que o medíocre caio é o camisa 10, não ganha de ngm nunca

  • Marco Nascimento disse:

    Chico e demais leitores,

    Domingo, 14, 21:28, cá estou com minha esposa aguardando a hora do sono quando sou inquerido a explicar as razões de o Galo estar na “zona da degola”.

    Ela, que pouco conhece de futebol, entra em sintonia com minhas explicações quando o tema é medição de desempenho. Simples assim.

    Não se trata de trocar o comando técnico (que também merece ser medido por seu desempenho) mas, sim, passar a medir o aproveitamento dos jogadores nas partidas.

    Claro, as regras do futebol são antiquadas e a produtividade melhoria bastante se jogadores brasileiros passassem a se comportar de forma profissional em suas atividades. É um “cai cai” sem limites que colocam à prova a idoneidade do árbitro.

    Mas isto já foi dito e repetido pelos entendidos do assunto.

    O que proponho é salário mínimo aos jogadores e ganhos por desempenho em metas pré acertadas.

    Imagine um jogador que esteja em vias de se acertar com outro clube e, mesmo jogando mal, não entra no limite das 3 substituições em uma partida. Entraria em uma dividida? E mesmo que não estivesse em negociação, partiria para o embate?

    Claro, há exceções à regra, mas a grande maioria em este perfil mesquinho de achar que são intocáveis.

    Vida que segue!

  • André Corrêa disse:

    São 20h29: depois de tanto tentar, neste momento o Atlético acaba de entrar no Z4.

  • André Corrêa disse:

    Depois de mais uma atuação catastrófica, duas coisas chamaram a minha atenção:

    1) A revolta do Werley, ao final da partida, em uma entrevista ao Velho Abras. Se aquela indignação toda se converter em atitudes internamente, podemos esperar alguma coisa. Eu quero ver é se depois daquelas declarações fortes o zagueiro vai jogar na quarta; Renan Ribeiro endossou tudo que ele disse.

    2) Cuca foi muito sutil, mas na sua entrevista ele deixou claro que já percebeu que tem gente de má vontade no grupo. Falou ainda que, se precisar, vai cortar 4, 5, 7 ou 8 cabeças sem compromisso, se precisar. Disse que vai falar com o presidente sobre isso.

    Em 2005, quando a vaca já tinha ido para o brejo. Lori Sandri sumiu com os medalhões do time e botou a geração de Lima, Tchô, Rafael Miranda e cia pra jogar. O resultado foi quatro vitórias e um empate nas últimas cinco partidas, tudo em função do novo espírito e do comprometimento da garotada que passou a respeitar a camisa do Atlético.

    O Caixa hoje foi feliz quando disse: se continuar sem alma desse jeito, ponham a base campeã da Taça BH pra jogar o Brasileirão. E se tiver que cair, que caia. Mas que caiam com pelo menos alguma decência.

  • Ulisses disse:

    Ganhamos ontem de uma maneira normal, apesar de no início, o time deles parecer que iria querer complicar, mandou até bola na trave, todavia depois de uns 15 minutos a coisa encaixou e 5 ficou até de pouco, era pra ser de 7 ou mais. Valeu pela atuação da equipe que no fritar dos ovos jogou até bem, inclusive os dois laterais que têm que jogar somente o feijão com arroz.
    O mequinha até que tentou encarar o fogão, porém foi imaturo e acabou tomando uma virada histórica, mas que o time verde melhorou é fato, tem que passar a atropelar os chamados pequenos e mordiscar pontos dos grandes.
    O CAM, não faz outra coisa a não ser trazer sofrimento para a torcida e convenhamos quase ninguém acreditava em resultado diferente no sul.
    Culpar sempre a arbitragem e tapar o sol com a peneira. Que tratem de jogar bola e vençam e convençam, pq ficar sempre transferindo responsabilidade é fogo. Como o CM citou, o time azul de 2003 atropelava os times e os sopradores de latinha sem qualquer cerimônia.
    O problema agora é emocional e simplesmente jogar o trivial não basta mais.

  • Alison disse:

    Boa noite Chico!
    Concordo com voçê, quando a entonação não é boa precisa colocar a culpa em alguém, não estou mais assistindo os jogos do GALO, porque não quero estragar o meu final de semana com minha família, A diretoria do GALO vendeu seus melhores jogadores, contratou mal e agora esta a caminho da segunda divisão, a culpa, se é que ela existe só pode ser da diretoria que se mostrou muito imcompetente, não aguentamos mais o Kalil com suas lorotas.

  • Entra técnico e sai técnico e ainda não descobriram que o Werley, Patric, Serginho, Leandro, Guilherme Santos, Renan Oliveira, Toró, Caio, Wesley e mais alguns jamais poderiam sequer vestrir a camisa jogar no maior de MG. Quanto sofrimento… “só” o Kalil, Maluf e Cuca e seus antecessores ainda não perceberam isso!
    – Reaja, Galo: prá frente e prá cima, sempre!

  • Marcos 2011 disse:

    Por culpa na arbitragem não adianta. Se Cuca não conseguir cumprir a promessa que fez de por a casa em ordem, após o jogo contra o Coritiba, o destino do Atlético mineiro será mesmo a segunda divisão. E desta vez duvido que volte com a rapidez que voltou em 2006. Destino esse que será seguido pelo América. Quanto ao Cruzeiro, a goleada que aplicou no Avaí não foi além de obrigação. Dessa vez a meta cruzeirense não será Libertadores ou título. Não seguindo o mesmo caminho dos rivais já está de bom tamanho!

  • Cesar Fonte disse:

    Chico,
    Estava quarta-feira em Salvador e por algum acaso escutei a Radio Cbn, no jogo entre o Atlético x Botafogo. Um dos comentaristas disse em bom tom que o desempenho de um atleta do time carioca naquele dia não foi o esperado devido a alta turbulência que ronda a cidade de Ipatinga, o que teria atrapalhado a performance deste atleta. Enfim, abraços

    – Belo Horizonte