Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Dia Santo e Furacão em Guadalajara; lançamento dos livros sobre Dídimo Paiva em BH

Hoje também é dia santo em Guadalajara e em todo o estado de Jalisco, em homenagem à Virgem de Zapotan.

Desde ontem à tarde romeiros de várias partes do México chegam à cidade, mesmo com a forte chuva intermitente e a previsão da passagem do furacão “Jova”.

Os jornais de hoje aqui destacam a virada do Brasil sobre a seleção mexicana ontem, no amistoso em Torreon.

Dizem que apareceu um “pouco de mágica” do futebol brasileiro, dando destaque para Ronaldinho Gaúcho e o fato do time do Mano Menezes ter jogado todo o segundo tempo com 10 jogadores, por causa da expulsão do Daniel Alves.

Ontem também teve o ensaio geral para a cerimônia de abertura do PAN, sexta-feira. Organizado pela mesma empresa de eventos que vai fazer a festa em Londres ano que vem.

Obrigado ao jornalista Marco Lacerda, que enviou o link da ótima revista digital DOM TOTAL, que traz reportagem sobre o lançamento, amanhã, de uma obra imperdível, sobre Dídimo Paiva, um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro, retratado por Alberto Sena e Tião Martins.

Já tive o prazer de bater longo papo com o Dídimo, realmente um jornalista especial.

“Dídimo Paiva: A história de uma paixão”

Jornalista Dídimo Paiva é homenageado em dois livros sobre sua carreira e trajetória de vida

Por Sílvia Rubião

Dídimo Paiva, reconhecido como um dos mais brilhantes jornalistas de seu tempo, terá um perfil biográfico e uma pequena amostra dos milhares de artigos que publicou ao longo de mais de 60 anos de carreira registrados em livros.  São eles: “Passos de uma paixão – Dídimo Paiva e a dignidade no jornalismo” e “Um bunker na imprensa – Dídimo Paiva em seis décadas de profissão”. Com o selo da Conceito Editorial,  as duas publicações serão lançadas nesta quinta-feira (dia 13), às 19h30, no Palácio das Artes.

DIDIMO

Com texto final do jornalista Tião Martins, “Dídimo Paiva e a dignidade do jornalistmo” é perfil biográfico criado a partir de longas conversas do jornalista Alberto Sena com Paiva. Sena ouviu também diversos amigos, colegas e parentes do personagem, o que possibilitou registrar o seu percurso desde a infância na pequena Jacuí, no Sul de Minas, até os grandes momentos que o notabilizaram como profissional exemplar e líder classista, sempre considerado modelo de ética, coragem e independência.

A intransigência em aceitar cargos públicos, os embates com autoridades, como o poderoso general Golbery do Couto e Silva, a defesa aguerrida dos colegas perseguidos pela ditadura são algumas das passagens destacadas. O volume traz também prefácio do escritor Fernando Morais e notas finais do jornalista Anis Leão, que destaca alguns momentos de sua longa convivência com Dídimo Paiva. A orelha é assinada pelos jornalistas Paulo Lott e Washington Mello, idealizadores do projeto de registrar em livro parte da vida e da obra do jornalista.

Um bunker na imprensa

O segundo título traz um panorama da grande produção do jornalista, com diferentes temas e abordagens, mostrando o observador arguto, o crítico implacável e o sensível homem de ideias. São textos que registram desde os primeiros passos de Dídimo Paiva na imprensa paulista, nos anos 1940, até os últimos editoriais publicados no Estado de Minas, onde trabalhou por mais de 40 anos. Há também uma amostra das históricas reportagens publicadas no semanário Binômio, cujo fundador, José Maria Rabêlo assina a orelha. O prefácio é do jornalista Mauro Santayana.

Organizada pelo cientista político André Rubião, a coletânea é resultado de pesquisa coordenada pela historiadora Rosângela Guimarães no arquivo que o jornalista mantém em sua casa de Mariana (MG). Durante mais de quatro meses, a pesquisadora e uma equipe de quatro estagiários esmiuçaram mais de 100 caixas onde identificaram parte dos estimados 15.000 artigos, reportagens e editoriais que Dídimo escreveu ao longo de sua carreira. Feita a pré-seleção temática, o próprio autor orientou o organizador na difícil tarefa de escolher aqueles que seriam os mais representativos dos grandes momentos que viveu não só como repórter e articulista, mas também como membro e dirigente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

Aos 83 anos, Dídimo Paiva hoje está aposentado. Em pleno vigor intelectual, divide o seu tempo entre a leitura de livros e jornais, o acompanhamento do noticiário político-econômico, a organização de seu acervo e a finalização do seu livro A Maldição dos Países Ricos em Minerais. Sua presença no evento de lançamento está confirmada.

Serviço

Lançamento dos livros “Dídimo Paiva e a dignidade no jornalismo” (190 páginas) e “Um bunker na imprensa – Dídimo Paiva em seis décadas de profissão” (311 páginas)

Local: Palácio das Artes

Data: 13 de outubro

Horário: 19h30 às 22h30

Preço da caixa com os dois livros no lançamento: R$30,00

* http://www.domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=374440

SIGA CHICO MAIA NO TWITTER:

http://www.twitter.com/chicomaiablog


» Comentar

Comentários:
0