Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Deputados visitam Independência que vai ganhando forma

Da Secopa:

* “Deputados visitam Independência”

Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa visita o estádio, que terá conclusão de obras em dezembro deste ano

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa), recebeu, na manhã desta segunda-feira (21/11), representantes da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no estádio Raimundo Sampaio, o Independência.

Os deputados Célio Moreira, autor do requerimento, e Anselmo José Domingos puderam ver o gramado, plantado em outubro, e a cobertura, que já possui 100% das estruturas metálicas instaladas.

De acordo com Sergio Barroso, secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, as obras serão concluídas em dezembro deste ano e a inauguração será em fevereiro, com um jogo da Seleção Brasileira. “Por isso, o Independência tem hoje o gramado mais moderno do Brasil, que vai garantir um campo sem buracos, totalmente nivelado. A inauguração é tão importante que tudo tem que estar bem feito para que os torcedores possam ver aqui os ídolos da Seleção Brasileira, como Neymar e Ganso”, disse Barroso.

Para o deputado Célio Moreira, a questão ambiental está sendo tratada “da melhor maneira”. “Pelo o que pudemos ver, as obras já estão em fase final e o Independência será um dos estádios mais modernos do mundo. Para o ano que vem, teremos garantidos aqui 25 mil assentos para os torcedores assistirem o Campeonato Mineiro de Futebol”, disse o deputado, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa.

O deputado Anselmo José Domingos elogiou o Independência e ressaltou a importância de projetos de mobilidade urbana para o bairro. “O estádio está ficando lindo e vai receber muito bem as pessoas, mas é importante garantir o acesso dos torcedores em dias de grandes jogos”.

Segundo Sergio Barroso, tanto o Governo de Minas quanto a Prefeitura de Belo Horizonte trabalham em projetos de segurança e mobilidade para a região. “Teremos aqui um grande estudo de mobilidade urbana, que contemplará todo o entorno do Independência, além da implantação do Projeto Olho Vivo [câmeras instaladas ao redor do estádio, funcionando 24 horas por dia] e de iluminação especial para as vias”, garantiu o secretário da Copa do Mundo.

Status da obraJá estão concluídas a fundação e contenção dos prédios de serviço e arquibancadas, estrutura pré-moldada das arquibancadas, instalação de estruturas metálicas para as coberturas, sistema de drenagem do campo e plantio do gramado.

A construção do estacionamento, que terá 422 vagas, já foi iniciada, assim como a construção dos vestiários. Para a instalação das novas cadeiras, que tem início ainda em novembro, furos estão sendo feitos nas arquibancadas.

O novo Independência terá capacidade para 25 mil pessoas, duas torres de serviços que abrigarão bares, centro de comando, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A nova iluminação melhorará a transmissão de jogos noturnos pela televisão. Serão 32 bares e lanchonetes espalhados pelos setores do estádio, além de duas lojas. Para a imprensa, 18 cabines de rádio e TV e 72 postos de trabalho para redação.

Os camarotes e áreas VIP terão capacidade para 2.225 pessoas.

Gramado A grama plantada é do tipo ‘Bermuda Celebration’, com Certificação de Pureza Genética registrada no Ministério da Agricultura.

Uma empresa especializada foi contratada para acompanhar o desenvolvimento e crescimento da grama, controlar a irrigação, adubação, controle de pragas e doenças e replantio.

A irrigação será feita por um sistema automatizado. Além de racionalizar o uso da água, a rega pode ser feita à noite, o que é mais saudável para a grama pois a temperatura é menor e, por conseqüência, menor evaporação de água.

SECOPAFoto: Bruno Sales

O secretário de Estado Extraordinário da Copa Sergio Barroso (centro) recebe a visita dos deputados Célio Moreira (esq.) e Anselmo José Domingos (dir.) no Independência.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa)

SIGA O CHICO MAIA NO TWITTER E NO FACEBOOK:

http://www.twitter.com/chicomaiablog

http://www.facebook.com/pages/Chico-Maia/158667527560111


» Comentar

Comentários:
5
  • pedro bozzolla disse:

    Vai ser legal assistir jogo no Indepêndencia? Vai. Vai ser coisa de primeiro nível? Não. Poderia ser várias vezes melhor? Certamente. Estamos sendo engabelados? Sim! O lema é “devagar, porém mal feito”. Não sei se os internautas se lembram, mas quando começaram com o papinho do Independência, as “otoridades” diziam que haveria um estacionamento embaixo do campo… cadê o estacionamento subterrâneo? Cadê a linha de metrô que chegaria até o Mineirão para a Copa? Cadê os corredores de BRT que seriam 8 ou 9 e que agora viraram 2… nós merecemos os políticos que temos. Só para lembrar: o nosso prefeito, fomos nós que elegemos; nossos deputados, fomos nós que elegemos; nosso governador, fomos nós que elegemos; nossos senadores, fomos nós que elegemos; nossos vereadores, fomos nós que elegemos. O resultado de anos e anos de péssimos políticos é esse engôdo que somos obrigados a engolir.

  • Será se esses “nobres” deputados podem pelo menos sugerir à CBF que haja uma arbitragem imparcial evolvendo todos os clubes do campeonato brasileiro? ou sentem vergonha em defender as causas de MG? Porque não elaboram uma lista contendo as pessoas “non gratas” que vivem prejudicando o futebol mineiro (Ricardo Teixeira, Arnaldo César Coelho, José Roberto Wright, Márcio Rezende de Freitas, e outros que infelizmente não me vieram à memória!), e levem em mãos à CBF, aos clubes, ás Federações estaduais, ao STJD, ao STF e até à Presidência da República? Até quando vamos tolerar a conivência por parte dessas ditas “Autoridades”, que representa o povo? QUANTA INCOMPETÊNCIA!
    – Para evitar prejuízos aos cofres do Galo e Cruzeiro, bastaria que esses clubes firmassem uma parceria honesta e construísse seus estádios. Aí sim, ficariam livres dos “mandos e desmandos” do governo estadual…

  • dan disse:

    E a obra prevista pra junho de 2010 será entregue com quase 2 anos de atraso.

    Já perceberam pelas fotos das obras que vão existir gradis horrorosos (guarda-corpo) em todos os setores, similares ao Engenhão? Espero que não atrapalhe a visão, principalmente no setor superior, já que a arquibancada do estádio é muito inclinada.

    Alguém sabe me dizer pq não foi construído um tobogã fechando a ferradura?

  • Chico, como assim a capacidade do Independência era de 10 mil pessoas? Lembre bem de um Galo 2×0 Goiás pela Copa do Brasil de 89 onde 23 mil pessoas estavam no estádio (eu tinha 12 anos e fui de cadeira com meu pai).

    Já estou até vendo. Com a falta de educação gigantesca do nosso povo (vide reportagem sobre os cadeirantes na Arena do Jacaré) e incapacidade de se manter um padrão decente de segurança dentro dos estádios (seja particular ou seja pela PM), venderão 15 mil ingressos no novo “Campo do Sete” e 50 mil no novo “Gigante da Pampulha” – só por questões de segurança… Vergonha!

  • Alison disse:

    Boa noite Chico!
    Gostaria que voçê falasse sobre os prejuizos que GALO e cruzeiro podem ter com essas novas arenas na mão da iniciativa privada, acho que Aécio passou mel de coruja nos dois ao não deixa-los contruir seus estádios, dizendo que iria repassar a administração do Mineirão para GALO e Cruzeiro e agora Chico como é que fica o futebol mineiro?
    Abraços!