Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Falou quem conhece: Johan Cruyff

* “‘Pela primeira vez demos um banho de futebol nos brasileiros’, celebra Cruyff”

por ESPN.com.br

Conhecido como precurssor do futebol-arte apresentado pelo Barcelona, o holandês Johan Cruyff foi só elogios aos comandados de Josep Guardiola após a goleada sobre o Santos por 4 a 0, no último domingo, no Japão, que garantiu o segundo título mundial ao clube catalão.

“Pela primeira vez demos um banho de futebol nos brasileiros”, disse o ex-jogador no programa ‘Hat Trick Barça’, do canal Esport 3. Ele prevê um domínio ainda maior do Barça: “O maior de tudo isso é que ainda tem gente que quer se sacrificar pela equipe e não para seu brilho.”

Questionado se este time é comparado ao ‘Dream Team’ treinado por ele nos anos 1990, Cruyff acredita que não e explicou: “A diferença é que estes jogadores vêm jogando com toque e profundidade desde jovens, e comigo começaram do zero. Se vê claramente em Xavi e Iniesta: onde todos têm dificuldades, eles não têm problemas.”

Sobre Neymar, o holandês afirmou que “é muito bom jogador. Primeiro deve se impôr, ainda que imagino que todo futebolista ele gostaria de jogar em uma equipe como o Barça.”

Cryuff também lembrou de Josep Guardiola e disse não se importar pelo espanhol tê-lo ultrapassado como treinador mais vitorioso da história do Barcelona: são 13 taças contra 11 do holandês.

“A mim, não me faz mal que me supere em títulos, porque todos desfrutam. No fim e em resumo, alarga minha ideia”, citou o ex-meia da Laranja Mecânica, vangloriando-se.

Ele prega a continuidade de Guardiola à frente do time catalão, pois “como tem felicidade entre os jogadores e todos, acredito que possa aguentar”, mas fez um alerta caso aconteça troca de técnico: “Tem que ser da casa, com esta filosofia, porque se troca de estilo deve perder metade da equipe.”

* http://ht.ly/83FvQ

SIGA O CHICO MAIA NO TWITTER E NO FACEBOOK:

http://www.twitter.com/chicomaiablog

www.facebook.com/pages/Chico-Maia/158667527560111


» Comentar

Comentários:
12
  • Adalton disse:

    Caros amigos,
    Sou atleticano,como todos sabem, mas o time brasileiro que vi jogar várias vezes(nessa época eu estudava em BH)..de 1969 a 1972 – e que tinha um toque de b ola extraordinário foi o Cruzeiro de Tostão, Evaldo(esse era exíminio ), Dirceu Lopes, Natal, Hilton Oliveira, Piazza; e olha que vi Santos de Pelé, Palmeiras(de Ademir da Guia), o próprio Galo campeão de 1971 que naquela oportunidade ganhou de vários times extraordinários.. mas em toque de bola era o Cruzeiro o melhor do Brasil . Não sei porque, na visão dos nossos treinadores mais modernos, os times têm que ser de jogadores grandes, centroavante parado igual poste na área, etc….o que precisa é saber marcar também como o Barcelona sabe (ocupar os espaços); NOSSO FUTEBOL PRECISA SER REVISTO (MUITAS FALTAS …O JOGO É FEIO…PARA CONSTANTEMENTE)
    2.)quanto ao Atlético: ontem foi lembrado 1971′ e penso que ficaremos mais uns 40 anos de novo se não mudar a mentalidade na formação de times…vejam que estão falando em Danilinho, Tardelli de novo..o Atlético precisa montar boas bases, trazer jogadores modernos(uns 4) para completar o time(jogadores de toque de bola) , jogadores novos e com grande vontade de vencer no futebol(claro que jogadores de potencial)
    O Atlético precisa ser bem criterioso nas contratações agora..não pode errar, senão comneça tudo de novo(irá mal no mineiro e ficará montando time às pressas no Nacional). ACORDA GALO.

  • Wagner Ávila disse:

    Esse jogo foi ótimo para mostrar pra paulistada que não há termo de comparação entre Neymar x Messi, Barcelona x Santos. O Messi é muito melhor e o time do Barcelona nem se fala. Ainda tinha gente da imprensa comparando jogador por jogador em cada posição e achando que o Santos venceria. 4x 0 foi pouco. Isso é que é choque de realidade…

  • Rodrigo Assis disse:

    Caro Samuel, o guri do orkut editou a parte que quis da entrevista do Kalil. Pois o mesmo foi enfático e concluiu que vai cuidar de futebol enão de construir prédio. Na gestão dele ninguém vai mexer um dedo no prédio da sede.

  • tom vital disse:

    O Grande Tele Santana era um técnico adepto do futebol arte.Perdeu a Copa de 1982 ( A melhor seleção brasileira que eu vi jogar)e a de 1986.
    Mas mesmo criticado pela Imprensa Bairrista de SP.Pegou o time do São
    Paulo e fez daquele time bi campeão da Libertadores e bi campeão Mundial
    de clubes.Foi a partir dai que a imprensa de SP começou a idolatrá-lo pois
    até então a Imprensa esportiva de São Paulo considerava o Tele Santana.
    Um técnico pé frio.

  • Marco disse:

    Tudo bom, Chico? Estava pensando: somos o país mais sem noção do mundo. Qualquer estelionatário se enriquece livremente no Brasil, qualquer mocréia-fruta vira musa no Brasil, qualquer cabeça de bagre é considerado craque atualmente. País sem referência, qualquer coisa tá valendo.

  • Samuel disse:

    Chico, olha que eu encontrei na comunidade do Galo no orkut:

    Matheuzinho¹³
    [VENDA DA SEDE]O Kalil disse.
    Quando o Kalil estava no programa bastidores da Itatiaia, o JVX perguntou a ele se era possível a venda da sede, ele ressaltou que não precisa ter mais que um andar ou dois no máximo, que as questões a serem resolvidas não precisaria de um espaço físico grande, ele disse que será construído um prédio na Cidade do Galo e que a administração se exercerá em Vespasiano, ele brincou ainda com o JVX que toda vez que passa no Barro Preto ele olha a sede do Cruzeiro e fala, eles gostam de jogar dinheiro fora com luz e funcionários.kkk
    Todo mundo sabe que a sede do Galo fica na região mais valorizada de BH e que poderia vender o terreno por um valor milionário e pegar 2 andares e continuar com a sede e com o mesmo terreno, porém venderia para alguma construtora. Opinião minha acho que valeria a pena pois o terreno deve valer muito.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Amigos do blog,

    Vale a pena assistir ao vídeo abaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=XRPz3TzbCvg

    geração de 1987 do Barcelona, que tinha nada mais nada a menos que Messi, Piquet e Fabregas!!! time destruidor…

    Nisso é que os times mineiros devem investir… Nem que para isso precisem ficar anos sem ganhar nada…

  • flavio azevedo disse:

    não sei se tem estas imagens ainda, vai aí fotos da NOVA ARENA DO COELHÃO!!!

    http://www.novomineirao.mg.gov.br/independencia.html

    estou meio sem postagens pois estava “concentrado” em minha monografia, “A inclusão de alunos surdos nas aulas de Educação Física Escolar”, conclusão do meu curso, Educação Física, Fundação Helena Antipoff, Ibirité!

    A Redenção do meu América é a categoria de base aproveitada em 100%.

    PS: todo mundo sabia que o Barcelona joga daquela maneira! em que mundo os profissionais do Santos estavam que ficaram abismados com o banho de bola de ontem? ninguém aguentava mais aquela puxação de saco da globo comparando Neymar à Deus. Parabéns ao bom futebol coletivo apresentado pelo BARÇA!

    FELIZ NATAL E 2012 REPLETO DE BOAS NOTÍCIAS!

  • Luciano Nogueira disse:

    Como disse no comentário abaixo. O que mais me impressionou no Barcelona foi a qualidade e a velocidade da marcação. Eles retomam a bola muito rápido, e quase sempre na intermediaria do adversário.
    Os medalhões todos ajudam muito na marcação e quando retomam a posse de bola, sabem o que fazer com ela, além de contar com o fator surpresa.

  • H.Almeida disse:

    aê chico, sei que pode parecer bobagem mas quem se interessar passe por lá e dê o seu voto!

    http://globoesporte.globo.com/platb/ilanhouse/2011/12/19/qual-o-tamanho-das-torcidas-na-rede/

  • Geovany Altissimo disse:

    Muita gente ainda nao tinha assistido uma partido do Barcelona, que viu pelo primeira vez está de queixo caido.

  • audisio disse:

    Porque o Reinaldo não está envolvido nas categorias de base do Atlético?
    Porque é controverso? Porque tem opinões políticas divergentes da maioria?
    Porque está estigmatizado pelo preconceito?
    Porque leva consigo a rebelião inenrente aos anos 70?
    Johan Cruyff levou Reinaldo para ser seu assistente nos anos 80 à Barcelona e o próprio Reinaldo foi testemunha ocular de como se montou e plantou as bases para o Barcelona de hoje. Cruyff era uma admirador confesso do futebol do Rei, quase um fã. Não seria a hora de mudar algumas coisas no Atlético? Claro que Reinaldo, mais do que ninguém, poderia colaborar com a construção de um futebol vencedor pelos lados alvi-negros.