Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Histórias que a Globo conta e não conta

Em coluna do dia 20 de dezembro o jornalista Lúcio Ribeiro falou sobre uma realidade nacional: se não passa na Globo, pouca gente fica sabendo.

O assunto era o Barcelona.

Ontem a mesma Globo apresentou ao Brasil o senhor Eike Batista como um gênio empresarial e obviamente vai turbinar o livro dele a partir de hoje em todas as livrarias. Pena que não abordou a verdadeira história dos bastidores da origem de toda essa fortuna pessoal: o pai dele, Eliezer Batista, que além de presidente da Vale do Rio Doce, nos tempos em que ela era estatal, ocupou importantes cargos durante o regime militar, e facilitou bastante as coisas para o futuro do filho.

Mas, voltando ao assunto futebol, vejam a interessante visão do Lúcio Ribeiro:

“O Barça é real”

Manchester na Inglaterra, Real em Madri; mas “faltava” um show no domingo da Globo

Decifrando o Barcelona. Os catalães que me desculpem o trocadilho do título acima, mas agora sim sentimos o choque de realidade. O Barcelona há tempos é um time bastante admirado, o Messi é gênio, coisa e tal. Mas agora teve o “confronto direto”: eles pegaram um time brasileiro pela frente.

E o mais “importante” de tudo. Não mais em canal pago, em dia de semana à tarde. Uma piada recorrente entre meus amigos futeboleiros é que, se não passou na Globo, não existiu. Barcelona e Santos passou na Globo. E num domingo. Agora valeu (e olha que a Globo já tinha passado a final da Champions League na Inglaterra).

Domingo, o Barcelona não pegava apenas um time brasileiro. A equipe de Messi jogou contra o melhor time brasileiro. O time que tem Neymar e Ganso, as maiores esperanças de renovação do nosso futebol. O time comandado pelo treinador que em cinco anos ganhou quatro Brasileiros. O time campeão da Libertadores, o torneio em que a simples participação parece valer mais que a conquista de títulos do Nacional, da Copa do Brasil e da Sul-Americana em si.

Foi então que “descobrimos” que o Barcelona é um time de futebol de salão com 11 jogadores. Que joga contra times de futebol de campo que, perto dele, parecem ter quatro. Tem goleiro-linha, tem lateral-direito na ponta esquerda, Messi de centroavante. Que equipe é essa que não escala os melhores jogadores de cada posição, só porque no time ninguém tem posição? O Barça escala os seus melhores 10 jogadores. Ponto.

Aí começa o jogo, saída do Barcelona, um minuto e dez segundos até o primeiro santista tocar na bola. Seria assim o jogo todo. Numa certa altura, goleada desenhada e o baile seguindo, os comentaristas da Globo disseram que a “solução” era apertar na saída de bola, como querendo dizer que “atrás eles entregam”. Como se o Muricy tivesse escutado, o Santos voltou assim no segundo tempo, já que não restava coisa melhor para fazer. E nesse “aperto”, tomaram um bobinho em umas três ocasiões, da zaga “futebol de salão” do Barcelona, como é o resto do time. Não deu.

Fosse fácil, os outros já teria conseguido, certo? E os “outros”, para o Barcelona, são o Manchester United de Alex Fergunson na Inglaterra, na final da Champions, o Real Madrid de José Mourinho no Santiago Bernabeu, sábado retrasado.

Mas, como se sabe, para vencer o Barça, nem precisa muito. Basta ser um Getafe, 12º colocado no Espanholão, que venceu o Barcelona de Messi não tem um mês. Ou seja, o negócio é decifrar o Getafe, mas esse (ainda) não passa na Globo.


» Comentar

Comentários:
5
  • EDUARDO BH disse:

    Concordo com o Audisio. Esta faixa precisa ser posta, porque muitos jogadores que participaram desta partida estarão no Galo este ano. Dentre eles,por exemplo, o Rever (ótimo zagueiro e de seleção) que foi um fiasco no fatídico dia 04/12/11.
    Além disso, um bom goleiro precisa ser contratado porque “um bom time começa com um ótimo goleiro”.
    sds atleticnas !!!!

  • Thales Rosa disse:

    Chico com o mapa da mina que o eike teve em maos ate eu fico biolionario do dia para a noite!!! O Eliezer simplesmente participou da equipe que mapeou todo o território brasileiro em busca das reservas de minerais, petroleo e gas. Fizeram o mapa completo de tudo e a vale (estatal na epoca) foi tocando o plano de exploração. Isto a globo nao fala ne.. nao causa estranheza este cara adquirir em licitação publica lotes para exploração rde petroleo onde ninguem mais quer?? Ou entao ele colocar uma mina onde ninguem pensou e do nada achar ouro?? Com o mapa da mina qualquer um acha qualquer coisa.. este ai teve acesso a todas as informações privilegiadas sobre as reservas do nosso pais e fica ai posando de foda… é dificil mas nosso no nosso pais ainda existe muito isto!!

  • Daniel disse:

    Pro fanfarrão do sr Kalil o ano não começou. 2011 terminou e 2012 será do mesmo jeito, chacota, infelizmente.

  • audisio disse:

    Vamos cobrar do Clube Atlético Mineiro desde o primeiro dia do ano!
    Mostre-nos dentro de campo e deixem de blah blah blah!
    Até acredito que um ataque com Bernard, Tardelli e Danilinho com um meio de Escudero e Felipe Sotto, mais Berola e André com possibilidade do Guilherme “recuperar” seu futebol, possam trazer resultados, mas só os jogos é que mostrarão a verdade.
    Se insistir com este goleiro, ouviremos os velhos clichês no final.
    “Não podemos crucificar o rapaz pela desclassificação!”
    “Falhar todo mundo falha, o rapaz tem futuro!”
    “É ainda um jovem que dará muitas alegrias à torcida no futuro…Foi infeliz num lance!”
    “O Atlético tem que verificar o que está acontecendo com este rapaz…”
    “Talvêz seria bom enviá-lo para um outro clube para pegar experiência”.
    E por aí vai! Uma pena que quando chega neste ponto todo o trabalho do semestre ou do ano foi por água abaixo… Sem ponto de retorno, deixando a torcida estupefada e frustrada com os mesmos jornalistas tentando descobrir no que deu errado, sem a capacidade de enxegar o óbvio. Mais uma falha que comprometeu todo o resultado!

  • audisio disse:

    A torcida do Galo deveria fazer uma faixa e levar para ser colocada atrás do gol, como um protesto até que as coisa melhores de fato, ou seja, a conquista de um título importante. Que os diretores, jogadores e comissão técnica possam ver essa faixa em todos os jogos!

    [ 6 x 1 Não esquecemos…]