Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Problemas financeiros serviam para justificar grandes vendas pelo Cruzeiro

Uma outra importante mudança pela qual o Cruzeiro vai passar com o novo presidente será na forma de tratar temas considerados delicados na “Era Perrela”.

Dinheiro, por exemplo.

Todo clube passa por apertos. O Flamengo está com salários do seu elenco atrasados.

A até outro dia bilionária Traffic está atrasada com o Ronaldinho Gaúcho.

Falar em dívidas ou dificuldades financeiras na Raposa era um tabu; assunto proibido, intocável.

E grande parte da imprensa entrou nesse jogo, voluntária ou involuntariamente.

Todos os grandes clubes brasileiros têm e sempre tiveram dívidas, mas o Cruzeiro, para justificar as vendas milionárias de tantos jogadores, sempre procurou passar a impressão que vivia num mar de rosas, e a cada venda, para acalmar a torcida, vinha com essa: “temos que fazer boas vendas a cada temporada para manter os salários e demais contas do clube em dia”.

Quem lê este blog há mais tempo vai se lembrar que, em março de 2010, falei de salários atrasados lá e foi uma confusão. Na época o diretor de futebol era o Eduardo Maluf, que convocou uma coletiva e falou até quase babar os cantos da boca, e dizer que os salários estavam em dia; atrasados “só” o direito de imagem dos jogadores, ou seja, a parte maior.

Ontem foi o Valdir Barbosa quem deu a entrevista coletiva para explicar o atual atraso, porém, foi menos virulento que o Maluf em 2010.

Pelo que conversei com o Dr. Gilvan, antes de ele assumir a presidência, e pelo que tenho conversado com amigos e assessores dele, a ordem agora é mostrar toda a realidade ao público, e tentar evitar a perda de jogadores fundamentais ao time.

Simplicidade e transparência também geram bons resultados. Um dos grandes presidentes da história do Cruzeiro foi o Benito Masci, pouco lembrado pelos torcedores porque ficou apenas um mandato; infelizmente morreu cedo. Mas foi sucedido pelos irmãos Salvador e César Masci, que levaram o clube a grandes títulos em fins dos anos 1980 até 1994.

Pois Benito quando assumiu a presidência, cortou até o cafezinho que era servido na sede do Barro Preto e Toca da Raposa, para equilibrar as contas do clube.

Fatos que sempre foram expostos normalmente e que fazem parte de qualquer organização.

SIGA O CHICO MAIA NO TWITTER E NO FACEBOOK:

http://www.twitter.com/chicomaiablog

www.facebook.com/pages/Chico-Maia/158667527560111


» Comentar

Comentários:
20
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Bessas, crônica sobre um assunto crônico, né? rsrs

    Pavão, entendi sua provocação e aceito numa boa. Mas podes crer que, dentre as minhas muitas dificuldades como ser humano falho que sou, desenvolver um texto com assunto e conteúdo confesso que nunca foi uma dessas dificuldades.

    Saudações!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Clayton, ( Xará ! )

    Se eu publicar coisas que “ouvi falar”, mas que não tenho provas para confirmar, vc sabe pro lado de quem a corda pode acabar arrebentando né ?? rs Temos que tentar filtrar tudo que a gente ouve, porque a onda de boatos é muito grande.

    Ano passado eu comentei com o Dudu GALOMAIO ( Via MSN ) uma coisa que “ouvi falar” lá no Clube e que depois acabou se confirmando. Nunca saberei se foi uma “simples” coincidência…

    Quanto a sua sugestão, de criar um nick pra aí sim falar uma ou outra coisa que as vezes eu “ouço falar”, não seria correto da minha parte.

    Caso queira bater papo de vez em quando pelo MSN, pode me adicionar: clayton_hoteis@hotmail.com Aí, por lá eu posso comentar coisas contigo que por aqui infelizmente não posso.

    Abraços

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Valeu Dudu GALOMAIO !

    Obrigado !

    Deus realmente sabe o que faz.

    Abraços

  • mauricio souza disse:

    É depois que o ZZ saiu de cena, todo dia tem um programa falando das dívidas.

  • Marcos 2012 disse:

    Vendas no Cruzeiro, depois de 2003, não foram utilizados por melhorias no clube e sim pra encher bolsos de cartolas. Arrecada-se muito para não colher nenhum resultado palpável. Hoje em dia as chances de o Cruzeiro ser campeão de alguma coisa são nulas, se bobear pode passar mais de 40 anos de mãos abanando a exemplo do Atlético. Hoje em dia tá mais fácil o Cruzeiro cair pra segunda divisão do que ganhar ao menos uma copa do Brasil.
    Na minha opinião esse negócio de infra-estrutura exemplar, baixo défict, e administração exemplar viraram mitos. Até o Atlético tem infra-estrutura e gestão melhores que o Cruzeiro.

  • Pavão disse:

    Dudu ,
    Mandou bem heim ?
    Ninguem me tira da cabeça que este texto foi comprado…

  • bessas disse:

    Dudu,

    Tava inspirado hein??!! Parece uma crônica.

  • Jose Dias disse:

    Não entendi uma coisa. Se vendia e mesmo assim não estava tudo em dia, como agora sem vender vai manter em dia? Não ouvi falar de qualquer medida para redução de custos, a não ser a saída de Fabricio e Parana que deviam ganhar mais que os contratados. Mas e aí? Só isso resolve?

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Acabou a ilusão cruzeirense, acabou a comparação com os grandes clubes do mundo e acabou a arrogância, porque sei que tem mais caroço embaixo desse angú, como a pressão que o Zezé está fazendo, para ser excluído dos avais que ele firmou, em empréstimos bancários, isso incluí a pressão pela venda do Montillo. A realidade é dura, hoje o Galo é infinitamente mais estável financeiramente que o cruzeiro, mas ainda está longe do ideal.

  • sergio disse:

    Paixões deixadas de lado, o que realmente o cruzeiro acrescentou ao seu patrimônio após a administração do perella? Um prédio no Barro Preto, que dizem possui apenas dois andares utilizados e que foi revestido de vidros espelhados, onde quem está do lado de fora não consegue ver o que ocorre dentro; um clube sucateado no mesmo bairro; a tão alardeada toca ll, com muros da parte de fora ainda no reboco, junto a uma grande favela; a abandonada toca l, que ficou destinada para as categorias de base, que por sua vez não tem revelado ninguém. Um clube que conquistou uma libertadores, foi a uma final de mundial interclubes, ganhou quatro copas do brasil, na opinião deveria estar com mais patrimônio. Estou certo ou errado? Houve muita propaganda, não havia adversário, muita grana jogada para fazer publicidade e aí? Por que onde está a sede administrativa não foi construído um shopping como fizeram Atlético e América? Um abraço.

  • J.B.CRUZ disse:

    Como na vida (principalmente nestes tempos modernos), algumas virtudes do ser humanos foram para o saco e ninguém é totalmente bom ou mau, não seria mais fácil capitalizar as boas coisas que o outro tem e ignorar os erros ?? ..Quem se julgar isento de erros e culpa que atire a primeira pedra…Agora erros pontuais como: ROUBAR e MATAR, que paguem de acordo com a LEI vigente para todos…

  • Paulo disse:

    Futebol é caro.
    Pagar em dia custa caro.
    Todo ano precisamos vender um jogador para “fecharmos” o ano.
    Todo ano temos prejuízo operacional.
    Futebol é deficitário.

    Lendo as frases acima, parece que estamos diante de um Manchester, de um Real Madrid, de um Barcelona, de um Milan. Pois na Europa a margem de lucro é realmente apertada (clubes arrecadam muito e gastam igualmente muito para ter os melhores do mundo).

    Mas… no Brasil? NOs últimos 15 anos, o Cruzeiro:

    – Disputou 8 Libertadores (chegando à Final de 2, e ganhando 1);
    – Vendeu Fábio Jr, Giovanni, Evanilson, João Carlos e outros que não me lembro por valores realmente estratosféricos;
    – Se arrogou o direito de ter o maior patrocínio de MG à época da Xerox;
    – Teve rendas fabulosas no Mineirão (só a da final da Libertadores de 2009ultrapassou os 5 milhóes de reais – e não se pagou bicho…);
    – Segundo o próprio presidente, tem um teto de R$ 150 mil de salários;
    – Teoricamente não fez loucuras administrativas nos últimos anos.

    Como é possivel se ter “problemas de caixa” em um clube como este? Onde estão as economias de anos e anos de receita 50, 60, 70% maiores que as do rival, sendo que os custos eram parecidos? Sinceramente? É inadmissível o Cruzeiro, com base nos últimos 15 anos, estar nesta situação. A conta simplesmente não fecha.

  • Clayton disse:

    Clayton fala ai pra gente as coisas que vc fica sabendo.. se nao quer dar seu nome coloca um nome qualquer e pronto…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Leandro, pode não parecer mas você está de certa complementando o que eu escrevi. Não discordamos nisso.

    Eu apenas me referi a um outro ponto da dinastia Perrella, onde o mesmo “deu um tiro no pé”, alimentando o já gigantesco ego da torcida.
    Não me restam dúvidas que ele cometeu atrocidades contra o patrimônio do clube, agindo como ditador e pouco se lixando pras pessoas que torcem pelo time. Porém, não fosse o quase, mas quase, mas quase mesmo rebaixamento ano passado tudo estaria na boa…

  • Leandro Alves disse:

    Dudu!!!

    O Zéze já e deputado, e elegeu seu filho vereador também, você acha que as custas de quem? venda de Ramires AS VÉSPERA DE COPA DO MUNDO, DUDU ACABANDO DE VOLTAR DO MUNDIAL, SUPER VALORIZADO, NUNCA LHE PARECERAM SUSPEITAS NÃO, O Zéze fez muito pelo cruzeiro, sim mas quando entrou para a politica descobriu certos truques que o transformaram ele em um monstro sugador de dinheiro.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Eu, a cada dia que passa, vou me convencendo mais de que vou curtir só as lembranças que eu já tenho guardadas do Cruzeiro. O amor que tenho pelo Clube. Mas aquela ansiedade e expectativa que eu sempre tinha, de que “esse ano vai”, acabou !

    Torcer, sempre. Claro. Mas infelizmente não consigo vislumbrar o Cruzeiro conquistando nem uma outra Copa do Brasil, para os próximos 05 anos pelo menos.

    O Dr. Gilvan é bem intencionado. Mas esse futebol podre de hoje em dia, infelizmente não é feito só disso.

    Tristes informações que eu tive lá no clube ano passado, que inicialmente eu preferi acreditar que eram meros boatos, depois se confirmaram. E agora, tive outras “informações”, que também quero crer que sejam novos boatos, mas temo que também acabem se confirmando.

    Por isso que há alguns dias, eu comentei aqui que acho que o Dr. Gilvan não chega nem ao final desse primeiro mandato.

    Depois do ano passado, das coisas que aconteceram, vcs nunca mais verão aqueles debates meus as vezes acirrados com algum Atleticano aqui no Blog. Não vale a pena. O futebol é podre e a gente ainda fica criando inimizade atôa.

    Claro, a provocação vai continuar, a zoação, mas aquela coisa de ficar batendo boca por causa do Cruzeiro, acabou !

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Ao amigo Clayton,
    meus sinceros sentimentos pela perda.
    Deus está no comando, meu caro.
    Ele sabe de tudo e assim faz acontecer.

    Vida que segue.

    Abraço!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Esse mundo é mesmo cruel com aqueles que nele não sabem viver.
    Zezé Perrella foi sim um dirigente competente, mas como ninguém é 100% em nada, o mesmo foi pouco inteligente ao criar um monstro ora denominado “china azul”.

    Por sua arrogância, nunca hesitou em “vomitar” vantagens sobre os mais desprezíveis aspectos, até mesmo onde não havia motivo pra se gabar, o nanico arrotou toda sua presunção e com isso sempre inflamou o ego dos nada, nem nunca, humildes cruzeirenses.

    Resultado: com a escassez de bons resultados (a sorte não aparece sempre), os seus súditos, cujos orgulhos já se aportavam no mais alto degrau da soberba, o expulsaram do trono, via insultos e cobranças em nível máximo, fazendo até parecer que não era ele o homem responsável pelo até então nada crível título de campeão brasileiro (pra mim sua maior e mais importante conquista) e também de uma Libertadores, ainda que aos trancos a barrancos.

    Tivesse o mesmo se contido um pouco mais, talvez estaria agora com outra imagem. Creio que ainda chorarão por ele, pois se o atual mandatário continuar nessa de “viver a realidade”, logo será conclamado a se retirar, pois realidade é o que nossos irmãos cruzeirenses menos apreciam.

    Esse discurso de “não posso”, “não consigo” é inaceitável para a soberba azul.

    Saudações!

  • Fernando disse:

    Infelizmente o Maluf e Kalil não tem nenhum bom senso e autocritica. Pelas entrevistas, nunca assumem os erros. “A diretoria trouxe quem a torcida quis”, ” Os jogadores fizeram corpo mole” etc etc…

    E entra ano sai ano, o resultado sempre é o mesmo.

    Além de competencia e seriedade, obviamente, falta humildade.

    Pra finalizar… não é que o REI do Z4 ta trazendo mais um zagueiro que não joga nada? Rafael Marques o nome do sujeito, reservão do Gremio que saiu chutado do Olimpico. Dá-me paciencia.

  • audisio disse:

    Primo Rico! Heheheheheheh!
    Sem discutir ética, moral, civismo, conduta e outras coisas ligadas a estes temas, como atleticano e adversário, que a gestão Perrela ficará marcada como uma das mais vitoriosas na história do Cruzeiro. Conhecedor profundo de futebol, tenaz provocador, raposa na esperteza, vivaz e farejador de oportunidades de negócios, descobridor de talentos, Zezé foi a mola impulsionadora que fez do Cruzeiro o clube vencedor destes últimos 15 anos.
    O Gilvan não passa, de acordo com as primeiras impressões, do lugar absolutamente comum entre os dirigentes esportivos. Num futebol polarizado como o mineiro, onde o sucesso de um é diretamente proporcional ao insucesso do rival, visto que não se podem ter dois vencedores, antevejo uma era difícil para os cruzeirenses. Para aguentar a barra no ambiente do futebol, onde a sacanagem, as malandragens, os esquemas e tramoias prevalecem, um homem com o perfil correto do Dr. Gilvan terá uma tarefa homérica e espinhosa.