Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

IPVA, IPTU, Governos, PQP!

Li agora no site da Itatiaia sobre mais essa enfiada de mão no bolso de todos nós.

E ouvi que o governador vai reclamar com o governo federal que o tratamento às nossas rodovias federais continua de mal a pior.

Lembrei-me que o IPVA cobrado em Minas é o dobro do valor, do Paraná, por exemplo.

Lembrei-me também que o Ministro Fernando Bezerra mandou 90% dos recursos do ministério dele para o estado dele, Pernambuco, para atender a redutos eleitorais do filho dele.

Coloquei tudo no liquificador e lembrei-me também que uma semana atrás eu estava transitando em estradas como essa da foto, no Paraná, estado que arrecada muito menos que Minas Gerais, e teoricamente, teria políticos de menor prestígio em Brasília.

PARANABR

É a BR-277 que liga Foz do Iguaçu a Cascavel.

Dureza!!!

“Pagamento do IPVA 2012 começa nesta segunda-feira”

Proprietários de veículos com placas de final 1 começam a pagar o imposto no primeiro dia da semana.

Proprietários de veículos com placas de final 1 começam a pagar o  Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2012 em Minas, na próxima segunda-feira (16). A escala de vencimentos, por final de placa, vai de 16 a 27 de janeiro, para a primeira parcela ou parcela única.

O contribuinte pode optar pelo pagamento do IPVA em três vezes, com vencimentos nos meses de janeiro, fevereiro e março, ou à vista, obtendo desconto de 3%. Mais de 7 milhões de veículos em todo o Estado estão sujeitos ao pagamento do imposto.

O valor mínimo para pagamento do IPVA em três parcelas é de R$ 90,00, e os veículos movidos exclusivamente a álcool têm um desconto de 30% em relação ao mesmo modelo movido a gasolina. A Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), no valor de R$ 66,38, vencerá no dia 2 de abril.

O não pagamento do IPVA nos prazos estabelecidos sujeita o contribuinte a multa de 0,3% ao dia (até o 30º dia), multa de 20% após o 30º dia e juros (Selic) calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, conforme o caso.

http://www.itatiaia.com.br/site/noticias/noticia/6402

SIGA O CHICO MAIA NO TWITTER E NO FACEBOOK:

http://www.twitter.com/chicomaiablog

www.facebook.com/pages/Chico-Maia/158667527560111


» Comentar

Comentários:
13
  • Aurélio disse:

    Nossos políticos são omissos, principalmente os do PT, que endeusam o Lulinha e não lutam por mais recursos para o Estado.

    O Lula em campanha para eleição e reeleição falava as mil maravilhas do povo mineiro, passadas as eleições nem dava as caras e muito menos recursos para o estado. Já a Dilma na época de eleição veio e falou que nasceu em Minas, que tinha muita identificação com a terra, mas foi criada no sul. Passadas as eleições nem deu as caras mais.

    Minas tem que mostrar ´pra eles nas próximas eleições, votando contra esse partido que institucionalizou o roubo, a corrupção e outras práticas ilícitas.

  • Marcos 2012 disse:

    Onde escrevi Renato, leia-se Eduardo Azeredo.

  • Marcos 2012 disse:

    Minas Gerais mesmo com uma arrecadação de primeiro mundo se comporta como terra de quarto mundo a começar pelos nossos políticos: como eu já disse nesse blog, político mineiro já foi exemplo para o Brasil; hoje em dia político mineiro é tão corrupto e desonesto(ou até mais) do que os tradicionais políticos do Nordeste, que mantém por anos uma vida de rei, enquanto nos sertões nordestinos a população de lá morre de fome e vive esquecida nas secas que afligem a região.
    Perdi a conta de quantos prefeitos foram cassados por essas terras de Minas por causa de corrupção. Deixou de ser raridade ver algum grande nome da política mineira sendo acusado de algum ato ilícito, vide Renato Azeredo, Fernando Pimentel ou até mesmo o Anastasia. O baixo nível da elite mineira já atinge o futebol, onde um dirigente quase manda pro beleléu um tradicional time de BH para ganhar uma vaguinha no Senado.
    Ou o estado de Minas reinvente seu estilo de fazer política ou jamais irá ver melhorias no metrô de BH, nas suas estradas ou no seu principal anel rodoviário.

  • jean disse:

    Chico, como sempre insuperável. abraço

  • J.B.CRUZ disse:

    I.P.V.A, I.P.T.U, I.C.M.S., I.S.S., I.P.I., CARNÊ DO SÓCIO-TORCEDOR, DÍZIMO DA IGREJA, MATERIAL ESCOLAR, OFERTAS EXPONTÂNEAS, IMPOSTO DE RENDA, CONTRIBUIÇÕES,EMOLUMENTOS,TAXAS DE SERVIÇOS, ETC,ETC,ETC,,,,Mas, o brasileiro aguenta,,,é um povo feliz!!!

  • Alisson Sol disse:

    Como disse o Anderson Palestra, na letra da lei, o IPVA, como “imposto”, não tem qualquer destino designado para a receita (vide link). O problema é que a maioria das pessoas não tem qualquer conhecimento sobre a diferença entre imposto, taxa, contribuição, etc. Acho também injusto do governo querer que as pessoas parem de viver suas vidas em fiquem estudando como melhor se aproveitar dos buracos na legislação fiscal.

    Outro problema terrível do Brasil são as contas gerarem praticamente na data do vencimento ou, em alguns casos, o governo dizer às pessoas que devem pagar certas contas, e se virar no esquema “imprima você mesmo” a guia, e vá ao banco e pague, pois senão pagará encargos devido a uma conta que nunca recebeu. Isto é ilegal em quase todo país civilizado, pois o indivíduo não pode ser obrigado a proativamente ficar procurando as contas que tem de pagar!

  • Paulo Henrique disse:

    Eis um dos motivos para o IPVA em MG ser tão alto.

    Apesar da fonte (outro curral do Serra), a notícia é bastante coerente.

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,em-minas-anastasia-paga-fatura-eleitoral-de-2010-,817281,0.htm

  • EDUARDO BH disse:

    Enquanto tivermos politicos fracos e sistemática oposiçao ao Governo Federal, nao haverá bons investimentos em Minas Gerais. Os últimos governantes mineiros fizerao pouco pela nossa terra. Minas carece de mais atençao e respeito.

  • Paulo Henrique disse:

    A carga tributária é alta, mas o pior de tudo é o mau uso do dinheiro.

    Minas Gerais tem péssimos exemplos, na arrecadação e no gasto, mas que quase não aparecem.

    Por falar em estrada, já vi situações horríveis, mas a BR251 entre Montes Claros e Salinas está pior que campos de guerra com trincheiras.

    http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/01/chuva-piora-ainda-mais-situacao-da-br-251-no-norte-de-minas-gerais.html

  • Fernando disse:

    Perfeito Chico, post irretocável.

  • Anderson Palestra disse:

    Chico, tudo que significa imposto é porque há riqueza.
    O IPVA, na letra da lei, não é para consertar estradas.
    O IPVA é porque o sujeito tem grana para ter um carro, logo, por ter essa virtude, ter carro, é necessário pagar.
    Mas concordo que esse dinheiro deveria ser destinado ao conserto.

  • alicecoelhoferreiracc disse:

    cadelas ecachorros nao dirigem e nem bebem,so agua nao use animais paradesafogar suas raivas contra essespioresmotoristas impunes pq no brasil os viloes e q tem vez alice

    – saojoaodelrei33734123,,32