Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Montagem de time; direitos de TV; sócio-torcedor e Brasil colônia

Recebi e-mail do Marcos Vinicius Martins Ferreira que merece destaque e vale mais discussões, apesar maioria dos temas estarem um pouco passados, especialmente aqui no blog, onde temos discutido estes assuntos há bastante tempo.

Concordo com ele no que se refere à montagem do time do Cruzeiro atual.

Sobre direitos de transmissão pela TV, também concordo, mas a briga foi grande de alguns clubes, contra; mas a maioria aderiu, negociou particularmente e o Clube dos 13 até virou pó por causa disso Agora é tarde!

Zezé Perrella, que foi um dos primeiros a largar o grupo e aceitar a proposta da Globo, não é mais presidente do Cruzeiro, e o Dr. Gilvan, seu sucessor, que se vire!

Agora que terão novamente um estádio para jogar em Belo Horizonte, Atlético e Cruzeiro vão implementar pra valer o programa sócio-torcedor.

Sobre a invasão de camisas dos maiores clubes da Espanha, Inglaterra e Itália, é fato mundial, porque eles sabem trabalhar bem a imagem que construíram no exterior.

Custou muito dinheiro, muito tempo e muita competência, mas chegaram lá e não acredito que algum clube brasileiro vá conseguir isso tão cedo.

Além do mais, contam com o espírito de colonizados que muitos veículos de imprensa mantêm. Grandes e pequenos jornais, revistas, rádios, das capitais e interior, costumam abrir mais espaços para os noticiários de Barcelona, Manchester, Milan e Inter, que para os times locais, da própria cidade, do estado ou do país.

Confira o e-mail do Marcos:

“Prezado Chico,

é com desconfiança que estou acompanhando o inicio de temporada do Cruzeiro em 2012. Sempre fui a favor de contratações de desconhecidos pois é assim que se descobre novos talentos, mas desde que o time tenha uma boa base com jogadores experientes,fazer um time todo ou quase todo de jogadores com esse perfil não me agrada. Vamos aguardar.

Também não vejo com muito otimismo a situação do futebol mineiro em geral. O poderio financeiro dos clubes do eixo Rio-SP ficará ainda mais acentuado com as novas cotas de TV.

Acho que os clubes que estão fora deste eixo, sobretudo os 4 grandes, Cruzeiro, Galo, Inter e Grêmio deveriam ter liderado um movimento de repudio e não aceitação dessa situação pois não devem nada aos times do “aclamado eixo”. Enfim, se não assinassem pelo que a Globo propôs, o que ocorreria? A Emissora faria um campeonato transmitindo jogos apenas dos times de Rio e SP? Acho que faltou mais ousadia por parte dos dirigentes.

Os times do Sul criaram com sucesso o sócio -torcedor para arrecadar dinheiro e parece estar dando certo mas não creio que seja suficiente por muito tempo, pois a grana que paulistas e cariocas estão levando de tv e patrocinio é muito alta.

O Kalil até esboçou alguma coisa ao tentar convencer os clubes a não assinarem com a Globo, mas depois cedeu talvez pela falta de apoio. Inclusive acho que devemos repensar nossa forma de fazer futebol. Rivalidade só em campo, fora devemos nos unir pra sermos fortes, chega de acharmos bom apenas ganharmos uns dos outros , pois isso não leva a nada.

Mudando totalmente de assunto , é irritante sair nas ruas e ver tantas camisas de times de outros Estados e  de outros países. Em suas viagens pelo mundo, vc vê isso acontecer? Por exemplo , será que o torcedor do barcelona usa camisa do Valencia e vive-versa. O torcedor do Napoli usa camisa do Milan. O torcedor argentino usa camisa da seleção brasileira???? Eu imagino que não.”


» Comentar

Comentários:
14
  • Quem “bandeou” pró Globo e CBF não veste branco e preto! AINDA BEM…

  • Marcos Vinicius Martins Ferreira disse:

    Prezados,

    obrigado pelos cometários sobre o email que eu enviei ao Chico.Respeito os que não concordam mas , quanto às cotas de TV, não tenho a pretensão de achar que os clubes de MG e RS recebam o mesmo que os eixo RIO-SP,mas continuo achando que poderíamos ter brigado por valores maiores, pois a difrnça é absurda é criará um grande desequilibrio na competição. Valeu.

  • Cesar disse:

    Fica o tempo todo essa pergunta por que o Zeze fechou tão rápido com a Globo.
    Há fatos concretos que nos fazem pensar que seria o motivo.
    O candidato da CBF perde a eleição do Clube dos Treze para o Candidato que queria a Licitação dos direitos da TV.Havia grande interesse da CBF que os clubes fechassem com a Globo. Após esse fato a CBF saiu distribuindo títulos que alguns clubes vinham reivindicando a anos e a Entidade não dava nem bola para o assunto, inclusive um bizarro se não me engano o do ano de 1968 o Palmeiras é bi-campeão no mesmo ano, tem algum sentido isso, vocês acham que em algum lugar no mundo isso poderia ser feito, isso não pode ser levado a sério por qualquer pessoa de bom senso. Logicamente o Cruzeiro como um dos beneficiados teria que se curvar a CBF. O Flamengo brigava pelo título de 1987, portanto há 23 anos. O Presidente do Corinthians tinha até então o apoio da CBF para ser futuro presidente da Entidade, com a perda de crédito devido a suspeitas de Corrupção o Ricardo Teixeira viu o sonho de ser presidente da Fifa distante, mas mesmo assim o Andres Sanches afastou-se do Corinthians para assumir um cargo importante ligado a CBF ou a Copa de 2014.
    Vocês não acham que esses fatos poderiam justificar a situação das cotas de TV?
    Agora os clubes do Eixo são mais fortes mesmo, mas se Inter, Grêmio, Cruzeiro, Atlético, São Paulo que era a favor da licitação, Fluminense e Botafogo, clubes cariocas que se eu não me engano tem cotas iguais aos de Minas, se unissem e fechassem juntos com a TV com certeza derrubariam a diferença para entre eles o os Grupos de cima. O único que eu achei estranho fechar rápido com a Globo foi o Grêmio. Um fato que ninguém alertou que foi estranho o Santos não tem torcida maior que os Clubes citados acima, porque que fechou no grupo de R$ 75 milhões?

  • Paulo Koller disse:

    Chico e amigos do blog: só no ano passado, falei sobre o assunto “cotas de TV”, sem exagero, umas dez vezes neste espaço. Como vi que estava sendo cansativo, repetitivo e inócuo, parei de tocar neste assunto.

    Mas o Marcos tem toda a razão. E os principais responsáveis pela “roída de corda” foram os presidentes do Cruzeiro e Grêmio (que aceitaram rapidamente a proposta da Globo, “furando” o compromisso com o clube dos 13). Nesta brincadeira, perderam, por baixo, uns 6, 7 milhões de reais.

    É óbvio que os mercados de RJ e SP são maiores, e nunca tive a utopia de os times mineiros terem os maiores valores, mas não haveria acordo fácil se MG e RS se unissem para negociar efetivamente em bloco (esta estratégia forçaria a Globo a aumentar a “perda” citada acima).

    Mas o que a Globo fez (de forma inteligente, apesar de discutível)? Dividiu. Para negociar com as partes enfraquecidas. Com a palavra, os “gênios” da estratégia cruzeirense e gremista.

  • bessas disse:

    O atlético liderou esse movimento, mas aqui em MG o zezé perrela como todos já sabem, bandiou pro outro lado. Aí fica difícil. É a única hora que ser taxado como província em MG é ruím.

    Já nos contentamos fácil, fácil, com a amistoso de seleção B, sobras de jogadores de outros clubes, sobras de transmissão de jogos a vivo de nossos clubes, sobras de verbas federais…….

  • Vicente Paulo disse:

    Pelo que eu entendi em nenhum momento o Marcos quis colocar que deveria ser uma distribuição igual para todos os clubes. Lógico que todo mundo sabe quanto é forte o mercado de SP e RJ. Agora concordo com você Marcos a diferença é muito grande e isso quem aceitou foi os dirigentes com a corda no pescoço que não aguentam pagar os salários dos jogadores por não saber administrar os clubes, fazendo contratos pessimos onde o clube fica com uma divida enorme e também aqueles que tem outros interesses “que a gente não sabe” dentro da CBF. Deveria perguntar para o Zeze porque ele acabou com a copa Sul-Minas, pois foi ele que fragilizou essa excelente oportunidade que apareceu. Mas, isso ele proprio já declarou que foi um erro, entretanto a pergunta que fica foi porque ele saiu naquele momento com a copa Sul-Minas dando retorno, INTERESSES OCULTOS, só se justifica por isso. Agora vamos nos voltar para o nosso campeonato, será que os clubes da capital, Atlético, Cruzeiro, América, também não fazem isso no campeonato mineiro??? fornecem uma pequena quantidade para os times do interior que muitas vezes não são apoiados nem pelos cidadãos da própria cidade nem pela prefeitura e ainda querem um campeonato mineiro de boa qualidade… Tem tanta coisa feia no futebol que se a gente for olhar no pé da letra a gente para de torcer, acompanhar e gastar com o futebol! Abraços

  • Marcos 2012 disse:

    Muitas vezes elogiamos o futebol do Rio Grande do Sul e a tão decantada dupla Gre-Nal. Mas engana-se quem pensa que o futebol gaúcho anda essa Brastemp toda. Tirando colorados e ‘imortais’, o futebol gaúcho não possui representantes nem na série A nem tampouco na série B do campeonato nacional. Suaram pra manter apenas o Caxias na série C.
    Para efeito de comparação Minas mantém três clubes da capital nas séries A e B, e três clubes do interior nas séries B e C.
    Portanto o futebol do interior do RS vive situação bem pior do que o futebol do inteiror mineiro.

  • Marcus Vinicius Pereira disse:

    Mesmo sendo atleticano, concordo com o colega cruzeirense! Os times fora do eixo deveriam acreditar mais em seu poder de fogo! Isso não é utopia, tanto que o maior investidor hoje no esporte brasileiro é o BMG. Falta mais ousadia do empresário mineiro. Só para citar algumas de nossas “pequenas empresas” listo a USIMINAS, AÇOMINAS, Acelor Mittal, FIAT e diversas outras.

    Quanto as camisas, também concordo com o colega. Somos um povo criado a aceitar a “verdade” de que o que é de fora é sempre melhor! É com tristeza, que vejo no interior deste estado, um povo alheio a vontade da mídia e que muitos renegam as próprias raízes. O argentino é muitas vezes taxado de arrogante por amar em demasia sua pátria e sua camisa. Mas isto não faz deles que irritem compatriotas usando camisas da seleção brasileira e nem tão pouco renegar raízes como “juízes de fora”. Sou mineiro e amo este estado…

  • miro disse:

    pessoal e muita ignorancia pensar que se cruzeiro,atletico,inter e gremio se unissem poderiam acabar com essa ajuda(dinheiro) aos times do eixo do mal(corinthikans e urubu).teria pelo ou menos tds os outros times se unir contra eles mas mesmo acho que nao seria suficente.agora os torcedores do atletico porem a culpa no perrela ja e demais da conta so.

  • J.B.CRUZ disse:

    Com a nova diretoria, respiramos novos tempos..O DR. GILVAN está surpreendendo com suas atitudes prá lá de boas para o MAIOR DAS AMÉRICAS…É isso aí PRESIDENTE !!!!!

  • Clayton Batista Coelho - "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista-BH" disse:

    Respeito a opinião do Marcos, mas vejo como uma utopia os times de MG e RS conseguirem alcançar cifras como as dos times de Rio e São Paulo.

    Isso até caberia, se o futebol fosse apenas um esporte. Só que já de muito tempo, futebol virou negócio ! E é inegável que praças como Rio e São Paulo têm muito mais apelo comercial do que MG e RS. Gostem ou não. Algum publicitário poderia explicar isso muito melhor que eu.

    Por isso que o negócio pros times principalmente de MG, é fortalecer e profissionalizar o trabalho de base. E torcer para que consigam formar alguns talentos. Porém, os nossos dirigente se escondem até hoje na Lei Pelé, para justificar que as vezes não vale tanto investimento na base. E preferem continuar concedendo trânsito livre para os empresários, que todo dia estão tentando empurrar algum bonde guela abaixo.

    Enquanto esses dirigentes continuarem agindo assim, MG não voltará a ter alguma conquista em âmbito Nacional e muito menos Internacional.

    Eu por exemplo, cancelei meu cartão “Sócio do Perrella”, Ops… “Sócio do Futebol” há mais de um ano e não volto a fazer outro mesmo ! Ser bobo é uma coisa. Agora, pagar pra ser feito de bobo é outra completamente diferente.

  • Alisson Sol disse:

    Chico, em relação a: “Mudando totalmente de assunto , é irritante sair nas ruas e ver tantas camisas de times de outros Estados e de outros países.“. O Marcos Vinicius Martins Ferreira está se irritando à toa. A questão é que as camisas de clubes internacionais realmente são bonitas, com anúncios discretos e não uma “mancha laranja” que faz a pessoa parecer um outdoor.

    As pessoas usam camisas da seleção brasileira no mundo inteiro. Na liga de futebol amador onde jogo, há um time que joga com a camisa da seleção brasileira. A questão dos clubes é mais complicada porque demoram demais a anunciar as camisas a cada ano, e não contratam jogadores com nome suficiente para que a camisa seja fabricada e vendida. O Cruzeiro perdeu a oportunidade quando teve o Rivaldo. E porque diabos o Cruzeiro não vende uma camisa comemorativa com o nome do Ronaldo? O Barcelona ainda vende! Algum erro no contrato dos direitos de imagem?

    Por fim, é preciso ter jogadores que fiquem por um tempo, e se idenfiquem com o clube, ou priorizar a venda de camisas limpas (sem nome nas costas, ou “mancha laranja”). Da última vez que fui à loja do Cruzeiro, só estavam à venda 7 camisas limpas, e eu comprei todas. De resto, era só camisa de com o nome e número de um jogador que agora, um ano depois, já não está mais no clube. Querer que eu compre e use camisa com o nome do rapaz que veio de troco na venda do Guilherme, que meses depois tinha ido embora, ou com o nome do Farias, que você não sabe se está aqui no próximo mês, fica difícil.

    E o problema não ocorre só na compra da camisa do Cruzeiro. Já tentei comprar camisa do América-MG, e simplesmente não consegui!

  • pedro bozzolla disse:

    Não devemos nos esquecer nunca que o Perrela (como você bem comentou) foi um dos primeiros a abrir mão da briga. Torcedores cruzeirenses e atleticanos podem depositar com razão “mais essa” na conta dele. Não sei se foi covardia ou se havia alguma vantagem (lícita ou não) nessa “recusa em brigar” do dirigente cruzeirense. Como sempre as coisas são muito pouco claras no futebol. Chico, vai aí uma sugestão: tente uma entrevista com o Zezé para que ele esclareça de uma vez por todas porque ele se recusou a comprar essa briga. Grande abraço!

  • Avimar disse:

    Chico, você tem que arrumar um jeito de que, nós leitores, possamos compartilhar esses seus comentários no face book e no orkut. São poucos que merecem isso, e você é um deles.