Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Será que o Independência fica pronto antes do Itaquerão?

Esta semana o Emanuel Carneiro perguntou durante o proghrama “ATurma do Bate Bola”, da Itatiaia:

___ Será que o Estádio Independência ficará pronto antes do Itaquerão? 

Que não duvidemos de nada, porque pode se esperar qualquer coisa das autoridades mineiras que aprontaram essa confusão com os nossos estádios, fechando o Mineirão sem ter outro na capital para substitui-lo e depois errando em todas as previsões de entrega da Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e agora Independência, no Bairro do Horto.

A falta de visibilidade continua dando pano pra manga e o Ministério Público de defesa do consumidor entrou na parada.

Se mandar tirar as tais grades que prejudicam a visão, fica a pergunta: quem vai pagar por este custo a mais da obra que foi feita?

A resposta é simples, né?: nós, que pagamos impostos, porque nenhuma autoridade vai assumir o erro ou será penalizada.

O que incomoda é que o governo do estado em momento algum envolveu os profissionais da ADEMG na reconstrução do Independência.

Engenheiros, técnicos e funcionários competentes e sérios, com anos e anos de experiência em todo tipo de situação vivida em jogos de grandes, médios e pequenos públicos.

O atual presidente da autarquia por exemplo, Ricardo Raso, vive sendo chamado a dar palestras país afora sobre estádios; uma das figuras mais respeitadas do Brasil sobre este assunto, foi completamente isolado desse processo, não se sabe porque.

Ele e vários outros da ADEMG, se convocados, teriam evitado um monte de problemas, criados pela falta de conhecimento específico dos curiosos que foram colocados à frente de tudo.

Com um outro detalhe muito importante: não custariam nada a mais aos cofres públicos porque já são funcionários de carreira do Estado, há muitos anos.

Coisas da administração pública brasileira!

Veja a reportagem do Globoesporte.com:

“Falta de visibilidade do Independência gera várias reações de autoridades”

Crea, Bombeiros, Secopa e Ministério Público prometem providências

O promotor Edson Antenor Lima Paula, representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa) foram ao estádio Independência para ver a questão da visibilidade dos assentos da arquibancada superior. Nenhuma medida foi tomada pelo promotor, que ficou de pedir à área técnica do Ministério Público um estudo sobre a situação e definir um prazo para que as correções sejam feitas. A assessoria do MP confirmou que nada ainda foi definido e que novas visitas ao estádio não estão programadas.

Jobson Andrade, presidente do Crea-MG, explicou que o conselho não tem poder coercitivo e não tem como função estabelecer prazos para alterações no estádio. O Crea atendeu a uma demanda e apontou o problema da visibilidade, ressaltando que o estádio atende a todos os quesitos de segurança. A fiscalização e o possível apontamento de prazo para solucionar o problema são funções exclusivas do Ministério Público, que, segundo ele, concorda que uma solução negociada com a construtora, o estado e o Corpo de Bombeiros é o melhor caminho. Andrade disse ainda que o estado alega que tem urgência na abertura do estádio, já que os clubes da capital precisam usar o estádio o quanto antes.

estadioindependencia_anapaula01

Sobre o que será feito para melhorar a visibilidade dos espectadores do nível superior das arquibancadas, se há algum prazo para que esta questão seja resolvida e se está prevista uma nova visita das autoridades, o governo e a Secopa responderam com uma nota oficial.

“A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, juntamente com o Crea-MG e o Ministério Público, trabalham para encontrar a melhor solução para que o futuro espectador não tenha a visibilidade comprometida durante os grandes espetáculos na nova arena. Nosso compromisso é fazer com que o espectador assista às atrações com segurança e conforto”.

* http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2012/02/falta-de-visibilidade-do-independencia-gera-varias-reacoes-de-autoridades.html


» Comentar

Comentários:
11
  • Ezequias disse:

    Quando está previsto agora a inauguração então?

  • * quando a torcida americana com a diretoria fizeram aquela visita ao estádio. nós torcedores abrimos o bico na hora e não aceitaríamos aquela indecencia que fizeram no estadio! nem os pessimos pedreiros que estao trabalhando na residencia de minha mãe cometeriam uma indecencia igual aquela!

    * pior de tudo é toda hora ficar escutando e vendo propagandas do governo do estado dizendo que a EDUCAÇÃO em MG está nota 10! quanta enganação! estão gastando o dinheiro publico com propagandas enganosas! até quando o nosso país será violentado pelos político???

    * em outras ocasiões comentei que o treinador azul não faz parte do perfil cruzeirense e ainda não está preparado para dirigir um time da série A!

    * para terminar avisei várias vezes que a melhor contratação do Coelhão foi ter “perdido” o péssimo Amaral! o Amaral consegue ser pior que o péssimo Dudu!

  • Anderson disse:

    Eles nao foram incompetentes nao ao colocar as grades, a competencia está em daqui um tempo trocar as mesmas por outras melhores pra isso conseguirem mais alguns milhoes por fora, os politicos sabem muito bem trabalhar com os supostos erros.

  • bessas disse:

    Chico,

    Morando perto do mineirão começo a desconfiar que o mineirão não ficará pronto em dezembro de 2012.Não sou engenheiro mas pela experiência do dia-adia e acompanhando a obra in loco semanalmente o mineirão não será entregue na data prevista em 21/12/2012 como prometeu Sérgio Barroso(SECOPA). Como sempre no Mês de setembro as “otoridades” concederão entrevista coletiva confirmando o adiamento da entrega do mineirão por diverso motivos.

    Ps? Anotem e me cobrem depois!!

  • J.B.CRUZ disse:

    Com o advento do computador e a tecnologia moderna, o ser humano de um modo geral perdeu muito de criatividade..Por que não contratar o GIL CÉZAR MOREIRA DE ABREU o construtor do MINEIRÃO para assessorar os novos engenheiros modernos??

  • Reinaldo disse:

    O Governador, prefeito e seus puxa saco irão assistir o jogo lá.

  • Resumindo: INCOMPETENTES em gênero, número e grau!

  • Fernando disse:

    O pior pra mim é o descaso que esse secretario Barroso trata a população. Cada entrevista dele é vergonhosa, é um escândalo um sujeito desses trabalhar para a população num cargo tão importante. Inacreditavel.

    Na última entrevista ele ignorou o problema da visibilidade, e disse que o que importa é que o estádio é seguro.

    Qual a função primordial de um estádio de futebol? Haja cara-de-pau!

  • Juliano Marcelo disse:

    Eles devem nos achar uns incompletos idiotas, pois fazem essa cagada que é motivo de chacota por serem tão incompetentes, para não chamarem de burros e ainda por cima me vem um senhor falar que ”APENAS” 6 mil espectadores terão a visibilidade comprometida. Espero que o Ministério Público fique de olho e bastante aberto pois soa meio estranho essa falta de “Inteligência”.

  • Sérgio Mitre disse:

    Mas se chamam a ADEMG, como ficam os amigos e as empresas amigas do governador e do ex-governador? O chato, caro Chico, é essa tonelada de propaganda mentirosa despejada em cima da gente. O tal do Barroso deu entrevista outro dia e, simplesmente, negou todas as irregularidades e afirmou que tá tudo lindo, perfeito e majestoso… provar? pra quê? Essa turma incorporou mesmo o ditado: uma mentira repetida várias vezes vira verdade. Já viu a propaganda da educação em MG? Eu queria mesmo era morar naquele Estado da propaganda…

  • PAulo Araujo disse:

    Chico a propaganda do Magela, divulgada no 98 FC, sobre o socio torcedor cego do America ficou o maximo. Retrata bem a situação desta Obra.