Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Para entender melhor a ausência do Fox Sports na grade de programação da Sky e Net

Ontem ela usou o canal Speed, que já pertence a ela, na Sky, para mostrar Fluminense 1 x 0 Arsenal-AR, mas foi em caráter excepcional, pois as disputas financeiras continuam nos bastidores, e a Fox quer ter canal exclusivo, concorrendo com Sportv e ESPN, também na Sky e Net.

Veja reportagens sobre o assunto no Uol e na Folha de S. Paulo:

* “TV

A partida desta noite foi transmitida no canal Speed pela Fox Sports, que é única a emissora com direito de passar todos os jogos da Libertadores.

A Fox Sports está fora das grades da Sky e da Net e tinha indicado que não lançaria mão de canais ligados ao mesmo grupo, como a Speed, para atingir esses assinantes. Mas hoje adotou essa medida.

A Sky e a Net juntas detêm 70% dos cerca de 12 milhões de assinantes na TV paga do país.

* Sem cobertura

Fase de grupos da Libertadores-2012 começa fora dos pacotes de 70% dos assinantes de TV paga do Brasil devido a disputa bilionária

Nunca a Libertadores em sua fase de grupos, teve tantos times brasileiros: seis. Só que vai ser difícil vê-los jogar na televisão.

Isso porque a Fox Sports, a única emissora que tem o direito de passar todos os jogos da competição, está fora das grades da Sky e da Net, que juntas detêm 70% dos cerca de 12 milhões de assinantes na TV paga do país.

O contrato da Fox Sports com as duas empresas ainda não foi assinado. Tanto Net quanto Sky dizem que estão negociando, mas não dão prazos para uma definição.

A nova emissora, que começou suas transmissões anteontem, só está no ar por enquanto em operadoras de menor representatividade.

As operadoras que já acertaram com a Fox Sports foram a Oi, a TVA e a Neo TV.

A Fox Sports não lançará mão de canais ligados ao mesmo grupo, como Speed e FX, para acomodar os jogos da Libertadores, como já fizera na primeira fase em partidas de Flamengo e Inter.

A empresa considera que fazer isso iria desvalorizar a sua própria marca.

Não existe sistema de pay-per-view na Libertadores.

Assim, a estreia do Fluminense, no Engenhão, teria sua exibição restrita às operadores menores, que em alguns casos não colocaram o sinal do novo canal de esportes nos seus pacotes mais baratos.

A cúpula da Fox planeja passar todos os jogos da Libertadores. Alguns serão exibidos ao vivo, outros com atraso, já que, ao contrário do Sportv, que até o ano passado era quem transmitia o torneio na TV paga, não conta com canais alternativos.

* TV ABERTA

Na TV aberta, a Globo tem direito a passar dois jogos por semana, às quartas-feiras.

A emissora carioca vai priorizar Corinthians e Flamengo. O Santos, por exemplo, atual campeão da Libertadores, deve ter só uma partida transmitida na Globo durante a primeira fase.

Nas redes sociais, já pipocam protestos pela falta da Fox Sports nas maiores operadoras do país -um abaixo-assinado pedindo a inclusão do canal na Sky tinha até a tarde de ontem a adesão de 3.000 pessoas.

O imbróglio que vai prejudicar a exposição dos times brasileiros, e suas marcas, tem como pano de fundo uma disputa bilionária.

Ao exercer seus direitos de exclusividade da Libertadores na TV fechada, a americana Fox feriu os interesses da Globo, dona do Sportv.

A emissora nega que tenha exercido sua influência para evitar que a Fox Sports entre nos pacotes da Net e da Sky, empresas que já controlou.

* Clubes dizem não ter poder para interferir

Os clubes assistem ao imbróglio sobre a entrada do Fox Sports na grade das principais operadoras de TV por assinatura do país como meros espectadores.

Sem poder para interferir na questão, os cartolas só lamentam o alcance menor que seus times terão enquanto essa situação não ganha um desfecho.

Fora da Net e da Sky, que dominam cerca de 70% do mercado, o canal deixa de estar ao alcance de aproximadamente 9 milhões de assinantes.

“É algo completamente alheio à nossa participação”, disse o presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. “Nosso negócio é colocar o time em campo”, completou.

Mesmo sendo o atual campeão da Libertadores e com o apelo de ter Neymar, o Santos só tem uma partida (contra o Inter, na penúltima rodada) que se encaixa na grade da Rede Globo -o Corinthians tem todos os seus seis jogos marcados para as quartas-feiras, por volta das 22h.

Ainda assim, Luis Alvaro demonstrou otimismo para a resolução do impasse. “Será resolvido logo. Tenho confiança, a Fox não entraria nessa empreitada sem saber dos riscos.”

Rival santista na fase de grupos, o Internacional tem posição mais crítica.

“[Isso nos atrapalha] em todos os sentidos”, disse o vice-presidente de serviços especializados do clube gaúcho, Luciano Davi.

“Corinthians e Flamengo arrecadam mais, mas o Inter tem dado muito retorno, já que participa todo ano de torneios internacionais”, afirmou. “Desta forma, nossa marca deixa de aparecer, o que atrapalha nossos patrocinadores.”


» Comentar

Comentários:
8
  • Milton de Castro Mira disse:

    Assistindo o programa do Ronni Von, na Gazeta, vi um senhor dizendo que essas guerrinhas imbecis – por exemplo, os canais Telecine estão fora do ar há bons e não poucos dias – estão ocorrendo por retalhação entre esses lixos de enlatados e repetidos, tanto da NET como da SKY. Ninguém quer a Fox Sports. Por quê ?????
    Será que haverá a necessidade do Ministério da Comunicação nesse embróglio todo ????

  • Titi Maravilah disse:

    A Globo Sat não conseguiu o direito de transmissão, então a toda poderosa não quer que a Sky coloque o canal da Fox Sports em sua grade. E nós, como vamos ficar?,

  • Marcelo do Vale Nunes disse:

    Absurdo esta briga comercial.

  • MACGNO disse:

    Wellington Cunha disse:
    8 de fevereiro de 2012 às 15:01

    Chico , nos últimos tempos o futebol está tão chato , que “tô nem ligando”.

    abraço. EU TAMBEM TO TOMANDO ODIO DE UMAS DAS POUCAS COISAS QUE GOSTO……TO PARANDO DE GOSTAR.

  • Wellington Cunha disse:

    Chico , nos últimos tempos o futebol está tão chato , que “tô nem ligando”.

    abraço.

  • Klang disse:

    JB, senti uma ponta de mágoa nesta sua declaração. Abra seu coração, vai.

  • J.B.CRUZ disse:

    Esta LIBERTADORES para mim é indiferente….O MAIOR DAS AMÉRICAS não está lá!!!

  • Fernando disse:

    Com certeza os herdeiros do Cidadao Kane vão impedir de todas as maneiras a entrada da Fox Sports na NET. Lamentavel. Pagar tv a cabo pra que?

    Filmes dublados e repetidos, canais de esporte que nao transmitem os principais jogos, jornalismo de quinta categoria. Tá duro.