Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Por isso é que não tem jeito

Vejo o ex-Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos no “Bom Dia Brasil”, contratado pelo Carlinhos Cachoeira, Demóstenes, Delta e outros para fazer a defesa deles.

Antes de se tornar Ministro do governo Lula já era um dos mais renomados advogados de defesa de gente dessa espécie.

E assim foi com os governos FHC, Itamar, Collor, Sarney e militares!

Nos estados também funciona assim: normalmente os secretários de Segurança, agora chamados de “Defesa Social”, advogam antes de assumir o cargo, também, para grandes bandidos. Depois que saem, voltam aos seus escritórios e reassumem ou dão sequência às causas de seus “clientes”.

Além de advogados brilhantes, quase todos são ou foram excelentes professores nas escolas de Direito país afora e participam ou participaram de comissões que criam e mudam as leis. Normalmente, leis que amaciam a situação dos bandidos.

Graduei-me em Direito e tive professores que servem de exemplo disso. Hoje, tenho vários colegas dos tempos de escola, que ocupam cargos de relevância nas diversas cortes do Judiciário, Legislativo e Executivo; nas cidades, no Estado e na União.

Mas ninguém precisa se tornar advogado para manjar essas coisas. É só se informar pelos noticiários dos diversos meios de comunicação.

E para não ser enganado ou manipulado, é bom ouvir, ler e ver o maior número possível de rádios, jornais, revistas, TVs, blogs, sites e portais, porque cada veículo tem os seus interesses. Muitas vezes, “inconfessáveis”, como dizia o saudoso Leonel de Moura Brizola!

E assim caminha o Brasil e a humanidade!


» Comentar

Comentários:
10
  • Carlos Veloso Leitão de Figueiredo disse:

    Não entendí…. o que não pode é um profissional exercer uma função público e ao mesmo tempo defender interesses privados. Isso sim, é condenável.

  • Vladimir disse:

    Verdade Chico, pode não ser ilegal, mas é imoral, antiético, e o Marcio não precisa desta causa.
    Outro ponto importante é que ele Marcio, conhece bem os meandros da justiça, pois esteve lá diretamente, além de que sua pessoa dá um ar de idoneadade aos bandidos, algo como: Se esse cara é seu advagado de defesa é porq são inocentes.
    Dizem que ele cobrou 5 milhões para defender aquele médico famoso que molestava as pacientes.
    Só lendo Nietzsche para entender!

  • mauricio souza disse:

    O problema, é que toda pessoa é honesta, até o dia em que ela se elege para exercer algum cargo politico.

  • É lamentável !
    É mais uma vergonha !

    E o pior, é que isso deve ser fichinha perto do que esses caras devem aprontar na surdina…

  • Frederico Dantas disse:

    Advogado via de regra ignora isso, mas deveria escolher sob sua avaliação moral as causas que defende. Ou então eles as escolhem exatamente após fazer esta avaliação.

  • Toni Neto disse:

    Grande Chico Maia,

    como sempre falando a verdade.

    Abraços.

    Toni Neto

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!

    E caso você fale mal do sistema corrupto e ladrão dos cofres públicos implantado no Brasil dos últimos anos – além de ter criado uma redoma de proteção a bandidos – vai aparecer alguém aqui para defender. Ou até chorar, porque acha injusto falar mal de vagabundos.

    Neste caso específico, José Esteves, não se trata de ser ou não ser justo o sistema, é estar ou não estar as três esferas do poder infestadas de bandidos e patifes da pior espécie.

  • Jean disse:

    Nós, pobres mortais, nem imaginamos os conchavos, as conversas ao pé do ouvido, as tramoias que acontecem na alta cúpula. O “povo” é considerado uma simples massa de manobra na conquista do poder, por isso a falta de interesse na melhoria da educação e no esclarecimento das pessoas. Fazer o que?

  • Tomás disse:

    Uma dica que dou aos amigos: Cuidado com as eleições legislativas. E no legislativo que as leis são feitas e as leis, depois de feitas, obrigam, restando apenas chorar sobre o leite derramado. Isso ocorre em todos os níveis: municipal, estadual e federal. Por exemplo, votamos para vereador sem a menor preocupação com a função que ele terá, isto é, propor, analisar e votar leis. Um belo dia, o cidadão recebe uma guia de imposto sobre serviço e lá está uma taxa anexa que praticamente dobra o valor do imposto. Aí… começa a reclamação.. Isso é um absurdo! Uma roubalheira! E é, mas basta verificar e lá está a lei votada pelos nobres vereadores dando legalidade a essa taxa. Sei que é dificílimo votar para o legislativo. Desconheço eleição mais difícil do que aquela que elege vereadores, mas temos que nos esforçar. Hoje, com a internet, dá para fazer um levantamento sobre a vida política do camarada e, ao menos, voltar em quem tenha a mínima coerência e competência para exercer a função legislativa.

  • José Esteves disse:

    – Infelizmente desconheço um sistema de justiça que seja justo. E acho que nunca haverá.